General Freire Damião

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

General Freire Damião

#278390 | Gonçalo Frutuoso | 12 jun 2011 18:22

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguns dos confrades tem dados sobre a ascendência e possivel descendência do General Freire Damião?! Os dados que tenho indicam que a mãe do General é Maria Teresa Figueira Freire, filha do Dr. António de Carvalho Figueira Freire.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312040 | jascb | 16 ago 2012 23:35 | Em resposta a: #278390

Boa noite Gonçalo

A Mãe do General António Freire Damião, de nome Maria da Graça Figueira Freire, era filha de Justino Xavier da Silva Freire e de Maria da Graça Carvalho Figueira.

Cumprimentos,

José Costa Bastos

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312051 | aeiou2 | 17 ago 2012 08:18 | Em resposta a: #278390

olá Gonçalo de Almeida,

Essas pessoas são da região de Almeida, Vila do Touro...?


Bom dia de férias ou de trabalho


Maria Oom de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312052 | Gonçalo Frutuoso | 17 ago 2012 08:24 | Em resposta a: #312040

Bom dia José,

Agradeço a informação. Afinal tinha os meus apontamentos trocados. Tem mais alguma dado sobre a descendência do General Freire Damiãol? Já recolhi mais informações sobre os Sequeira Cardoso e a sua descendência, mas ainda tenho que tratar a informação. Aliás, pelas ligações familiares relevantes, penso incluir um título dedicado aos Cardosos da Ponte de Rol, dos quais eu e o José descendemos através de Veríssimo Júlio Máximo Cardoso Ferreira e através de D. Leonarda Rosa Teresa Arcângela (Pereira Cardoso).

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312053 | Gonçalo Frutuoso | 17 ago 2012 08:26 | Em resposta a: #312051

Olá Maria Oom,

Estas pessoas tem origem em Torres Vedras e Lourinhã.

Cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312057 | aeiou2 | 17 ago 2012 09:43 | Em resposta a: #312053

Agora não tenho tempo mas depois vou espreitar um ficheiro que fiz em tempos atrás e onde julgo encontrar esta gente


Bom dia!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312069 | jascb | 17 ago 2012 12:20 | Em resposta a: #312052

Boa tarde, Gonçalo

O General António Freire Damião, que era primo direito e afilhado de baptismo de minha Avó materna, Maria Teresa Freire de Moura Guedes (Santos Bernardes pelo casamento), deixou efectivamente descendência. A única informação segura que lhe consigo dar é o nome do filho, António Cortez Freire Damião, que curiosamente consta, "isolado", aqui no Geneall. Julgo que há também uma filha, mas não me recordo do nome.

O General António Freire Damião tinha só uma irmã, de nome Margarida, que também deixou descendência, nomeadamente uma filha que também consta, "isolada", no Geneall: Maria da Graça Freire Damião Ferreira.

Tenho vindo a tentar completar as várias pontas da rede dos meus familiares, antepassados e colaterais, aqui no Geneall, a partir de alguns que foram introduzidos por outros "confrades". Pode verificar que já consta uma das linhas de descendência de Justino Xavier da Silva Freire e Maria da Graça Carvalho Figueira. Vou tentar prosseguir, introduzindo o que sei sobre outras linhas dessa descendência, nomeadamente fazendo as ligações aos que constam "isolados" como os que acima referi.

Cordiais cumprimentos,

José Bastos

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312088 | Gonçalo Frutuoso | 17 ago 2012 19:21 | Em resposta a: #312069

Caro José,

Grande parte dos dodos existentes fui eu que os introduzi. Verifiquei que D. Ana Luísa de Carvalho Figueira cc Francisco Fêo e Torres já contava no Geneall e fui introduzindo a sua ascendência, bem como os seus colaterais, incluíndo a minha ligação aos mesmos. Eu introduzi o nome do Dr. Justino da Silva Freire e de Maria da Graça de Carvalho Figueira e já reparei que fizeram a ligação aos Moura Guedes. Eu não tenho tido tempo para lançar mais dados. Era engraçado ligar a família aos Appleton Figueira, uma vez que descendem de Fabião de Carvalho Figueira, irmão de D. Maria Eugénia Figueira de Carvalho, e pai do Almirante Gabriel de Carvalho Figueira.

Obrigado pelos dados.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312095 | AQF | 17 ago 2012 21:19 | Em resposta a: #278390

Caro Confrade Gonçalo de Almeida,

Só agora vi este tópico, agora com mais de um ano, daí o atraso na resposta.

Eu conheci o Gen. Freire Damião, por ter casado com uma prima minha pelo lado Cortez. Quanto à ascendência dele não tenho mais do que aqui já foi dito, mas sobre a respectiva descendência e a ascendência da esposa tenho a seguinte informação retirada do meu site:

A) Descendência de Maria Inácia Louro Cortez

Maria Inácia Louro Cortez & António Freire Damião
1. António Cortez Freire Damião & Ana Maria Granger Ary dos Santos 1953
1.1. Maria Santos Damião
1.2. António Santos Damião
1.3. Diogo Santos Damião
2. Maria Teresa Cortez Freire Damião & Joaquim José R. Reis Santos
2.1. João Pedro Damião Santos
2.2. José Manuel Santos
2.3. Leonor Damião Santos

B) Ascendência de Maria Inácia Louro Cortez até à 5ª geração

* Geração 1
o 1 - Maria Inácia Louro Cortez
* Geração 2
o 2 - António Simões Cortez
o 3 - Josefa Louro
* Geração 3
o 4 - José Simões Cortez 1851-1929
o 5 - Maria Emília Simões 1859-1928
* Geração 4
o 8 - Manuel Simões
o 9 - Maria Cortez
o 10 - João Simões †
o 11 - Joana Maria Simões †
* Geração 5
o 18 - José Cortez Garcia 1787-
o 19 - Angélica Antunes †

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312096 | Gonçalo Frutuoso | 17 ago 2012 21:38 | Em resposta a: #312095

Caro confrade Ângelo da Fonseca,

Agradeço imenso os dados que me deu a conhecer. Já posso completar a minha base de dados.

Com os melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida.

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312108 | jascb | 17 ago 2012 23:45 | Em resposta a: #312088

Caro Gonçalo

Acho que os Appleton Figueira descendem de um irmão de Gabriel Carvalho Figueira. Tenho uns elementos elaborados por uma pessoa de outro ramo dos Carvalhos Figueira que permitem explicar essa ligação.
Que elementos tem sobre Gabriel Carvalho Figueira? Eu tenho a datas e locais de nascimento, baptismo e casamento, incluindo padrinhos,bem como ascendência e descendência - a única filha era a minha Trisavó Maria da Graça Carvalho Figueira. Mas não tenho a data da morte. Se tiver mais informação sobre ele, gostava que me dissesse e, se possível, ma enviasse por e-mail.
Entretanto notei que há um erro recorrente em informações do Geneall sobre Torres Vedras que é a confusão entre a freguesia de S. Pedro (e Santiago), que é uma das duas da Vila (agora Cidade), e S. Pedro da Cadeira, que é a freguesia mais a sul do litoral do Concelho, como sabe. Em alguns casos já propus correções.

Amigos cumprimentos

José Bastos

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312117 | Gonçalo Frutuoso | 18 ago 2012 09:15 | Em resposta a: #312108

Caro José,

Sim, os Appleton Figueira descendem de José António de Carvalho Figueira, n. a 21.8.1844 na Quinta da MoutaLonga, filho de Fabião de Carvalho Figueira e de D. Maria Inês de Carvalho. José António casou a 13.3.1864 na fregusesia de Santos-o-Velho da cidade de Lisboa com D. Maria da Conceição de Carvalho Figueira, n. em Sacavém, freguesia de Nossa Senhora da Purificação, filha de Jacinto d´Almeida, empregado da Companhia de Goa, e de Maria de Oliveira. Daquilo que sei José António de Carvalho Figueira foi enfermeiro naval?. Do seu casamento nasceram pelo menos dois filhos: Alice, n. 12.11.1864 na freg. de Santa Engrácia de Lisboa e Fabião de Carvalho Figueira, n. 5.8.1872 na mesma freguesia. É do casamento de Fabião de Carvalho Figueira com D. Eustáquia Vitória Appleton que surgem os Appleton Figueira.

Em relação a Gabriel de Carvalho Figueira não tenho a data da morte, embora também tenhas a data de nascimento e os padrinhos. A sua prima Maria do Rosário Santos Bernardes é que deve ter mais informação. Em tempos ela passou-me alguma, mas faltavam bastantes datas.

De facto, também já reparei nesse erro. Temos sempre que colocar S. Pedro e Santiago na freguesia e não S. Pedro, porque caso contrário o Geneall assume que é S. Pedro da Cadeira. Este fim de semana quero ver se lanço mais uns dados. Quero ver se coloco a nossa ligação aos Soares Barriga de Melo e aos Buitrago.

Cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Resposta

Link directo:

RE: General Freire Damião

#312125 | jascb | 18 ago 2012 12:27 | Em resposta a: #312117

Muito obrigado pelos dados que enviou.
Amigos cumprimentos,
José Bastos

Resposta

Link directo:

General Freire Damião

#384952 | ritappleton | 30 set 2017 20:16 | Em resposta a: #312117

Olá Gonçalo,

Estava a procura de informação sobre o meu bisavó Fabião Carvalho Figueira e encontrei estas suas mensagens. Gostaria, se possivel, que me ajudasse a perceber de onde vem este ramo da familia.

Tenho conhecimento que o meu bisavó era um excelente musico e que casou a 19.02.1898 com a minha bisavó Eustáquia Vitoria Appleton. Conheço a descendência desta, mas dele não sei mais nada.

Obrigada,

Rita Appleton Figueira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 jun 2024, 14:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen