Brigadeiro Francisco Santos Caravana, Barcelos
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos
Brigadeiro Francisco Santos Caravana, Barcelos
Gostava de saber sobre os ascendentes e descendentes.
Obrigado
Link directo:
RE: Brigadeiro Francisco Santos Caravana, Barcelos
Boa Noite!
Tenho bastantes dados sobre a família do Brigadeiro Francisco Filipe dos Santos Caravana, que foi presidente da Câmara de Barcelos, em cuja presidência Barcelos foi elevada a cidade. Ainda me recordo de o ver já nonagenário no dia em que secelebrava em Barcelos, na Festa das Cruzes, os 50 anos da elevação a cidade.
A família Caravana de Barcelos, é originária de um maltez, Caruana de apelido (aliás apelido comum em Malta, que veio para Portugal por intermédio da Ordem de Malta, e viveu na Comenda de Chavão, mudando o nome para Caravana. Chamava-se JOSÉ ANTÓNIO CARAVANA (ou CARUANA), e era natural da cidade de La Valeta, da Ilha de São João de Malta. Foi Escudeiro do Comendador de Chavão, Frei Francisco de Carvalho Brito. Mais tarde veio a ser funcionário da Administração do Tabaco da Vila de Barcelos. Faleceu a 13/12/1838 na freguesia de São Mamede de Arcozelo, Barcelos. Casou três vezes e foi pai de 9 filhos.
Era bisavô do Brigadeiro Francisco Filipe dos Santos Caravana.
É descendente desta família?
Se desejar saber mais detalhes, pode contactar-me para o meu e-mail trigueiros@gmail.com
Cumprimentos
António Júlio Trigueiros
Link directo:
Gostava de saber o nome dos pais e dos irmãos do Francisco Santos Caravana.
Este senhor é primo do meu pai.
Pode ser uma pista para fazer a minha árvore geneológica.
Os meus melhores cumprimentos
RMC
Link directo:
Caro Rmcot
Tenho um nome de Barcelos que pesquisei no Anuário de 1909,talvez lhe interesse:
- DAVID de SOUSA CARAVANA - Ajudante do Contador no Tribunal Judicial de Barcelos
Os meus cumprimentos
João Barroca
Link directo:
Sou a neta mais velha do Brigadeiro Caravana. David Caravana era o pai do meu avô.
RespostaLink directo:
DAVID DE SOUSA CARAVANA, n. a 28.12.1855, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos. Proprietário. Contador-interino do Tribunal de Barcelos.
C. a 25.1.1885, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos, c., D. MARIA DO CARMO SANTOS, n. a 24.6.1859, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos, Proprietária, fª de Sebastião Maria dos Santos, Escrivão da Câmara de Barcelos e de sua mr. D. Maria da Graça Nunes dos Santos. Neta paterna de Joaquim José dos Santos e de sua mr. D. Maria do Carmo; neta materna de António Silvério dos Santos e de sua mr. D. Maria Rosa dos Santos.
Filhos:
1 D. HERMINIA LUÍSA, n. a 23.11.1885, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos.
2 D. LAURA DOS ANJOS, n. a 30.3.1887, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos.
3 JOSÉ MARCELINO, n. a 15.4.1889, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos.
4 D. MARIA SOFIA DE SOUSA CARAVANA, n. a 19.5.1891, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos, onde fal. a 5.11.1905, solteira.
5 FRANCISCO FILIPE SANTOS CARAVANA, que segue.
6 D. ADELAIDE AUGUSTA, n. a 14.6.1896, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos e batisada a 7.11.1896. (Foram padrinhos desta menina, Joaquim Augusto Pinto de Sousa Rebelo, Visconde da Graciosa, solteiro e D. Adelaide Júlia de Sousa Rebelo, viúva, Viscondessa da Graciosa).
7 D. JOAQUINA MERCEDES, n. a 8.11.1898, na freg. de Santa Maria Maior - Barcelos.
De todos os filhos deste casal, só FRANCISCO FILIPE SANTOS CARAVANA teve descendência. Todos os outros irmãos morrerem bem jovens
Link directo:
Boa tarde
Muito obrigada pela informação. Eu sou bisneta de João Tomás dos Santos Pereira e de Conceição dos Santos Pereira, Barcelos. A minha avô Ana dos Santos Pereira, Barcelos filha dos nomes acima citados. O meu pai José Maria dos Santos Pereira, Viana do Castelo
Lembro-me do meu pai já falecido de falar do primo Francisco Santos Caravana.
Gostava de saber o grau de parentesco de Maria do Carmo Santos e do Sebastião Maria dos Santos.
Sei que Rodrigo dos Santos era filho de Sabastião Maria dos Santos.
Gostava de saber se o Sebastião Maria dos Santos tinha mais filhos.
Os meus melhores cumprimentos
Rosa Maria Santos
Link directo:
Cara Rosa Maria Santos
Não sei qual a ligação,mas vou deixar estes dois nomes que retirei do Anuário de 1909
- DAVID dos SANTOS PEREIRA - Official de Diligências na Administração do Concelho de Barcellos
- ANTÓNIO dos SANTOS PEREIRA - Mercearia em Barcellos
Os melhores cumprimentos
João Barroca
Link directo:
Cara Rosa Maria Santos
Os meus pedidos de desculpa,pois já tinha referenciado os nomes que lhe enviei ontem num outro tópico,entretanto ao pesquisar Pinhel vi estes nomes:
JOSÉ MARIA dos SANTOS - Regedor de Souropires(Pinhel) em 1909
ANTÓNIO MARIA dos SANTOS - Agricultor em Souropires (Pinhel) - 1909
Espero que tenham alguma ligação com o que procura?
Os melhores cumprimentos
João Barroca
Link directo:
Rosa Maria, do lado da minha bisavó Maria do Carmo nada sei, além de que era mulher de David Caravana.
RespostaLink directo:
Maria Luisa
Muito obrigada, quando tiver tempo vou ao arquivo distrital de Braga. Gostava de conhecer melhor as minhas origens.
O meu pai contava histórias da família com tanto carinho.
Assim, que tiver mais informações entro em contacto consigo.
Pesquisei na net e aparece-me uma rua perto de Barcelos com o nome de Sebastião Maria dos Santos, será o avô do meu pai? Ou será coincidência?
Moro em Viana e neste momento estou em reuniões de avaliação e não tenho tempo.
Os meus cumprimentos
Rosa Maria Santos
Link directo:
OK Rosa Maria, ficarei à espera do seu contacto e, quem sabe, vamos descobrir mais coisas
RespostaLink directo:
Cara Maria Luisa
Ao pesquisar Póvoa de Lanhoso vi este nome no Anuário de 1909:
FRANCISCO de SOUSA CARAVANA - Escrivão do Tribunal de Póvoa de Lanhoso
Os melhores cumprimentos
João Barroca
Link directo:
Rosa Maria, tive informações relativamente à questão que coloca, sobre a ascendência e descendência da que foi minha bisavó Maria do Carmo que lhe desejo enviar. Por favor, escreva-me para o meu mail:
albuquerque.marialuisa@gmail.com
Maria Luísa
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 22:49