Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278840 | cardosodoamaral | 17 jun 2011 18:03

Caros Confrades
Haverá algum dos Confrades que me possa orientar, se fizerem o favor, sobre a ascendência de Luis Peixoto da Silva(princípios do séc XVIII), natural de Guimarães, Abade da "Lageosa" - Sabugosa. Tanto quanto julgo saber era filho natural de João de Peixoto da Silva e neto de Gonçalo Peixoto da Silva Almeida. Gonçalo tinha mais um filho que era o Abade Frenando de Peixoto da Silva e ao que parece um meio-irmão chamado Gonçalo Peixoto da Silva Almeida Macedo de Carvalho. Do sexo feminimo nada sei sobre a sua ascendência. Mais uma lacua difícil ,de transpor.
Onde poderei procurar mais?
Que livros devo consultar?
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278905 | f4b2 | 18 jun 2011 12:49 | Em resposta a: #278840

Caro Adelino Cardoso do Amaral

Já lhe enviei uma mensagem para o tópico da família Pinto do Amaral ou Pinto Alberto do Amaral.

Os meus cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278933 | RCCORREIA | 18 jun 2011 19:39 | Em resposta a: #278840

CAro Adelino

Sendo este seu antepassado familiar religioso por certo fez habilitação de génere que se deve procurar junto das dioceses ou arquivos (possivelmente Coimbra) e na qual se demonstava a "limpeza" de sangue familiar, logo a sua ascendência por pelo menos três gerações.

[por limpeza deve entender-se não ter ascendência judia ou moura ou outra não católica]

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278938 | RCCORREIA | 18 jun 2011 19:59 | Em resposta a: #278840

Caro Adelino

Tenho nas minhas pesquisas Peixotos da Silva de Guimarães que estão no Nobiliário das Famílias Portuguesas de Felgueiras Gayo, uma das referências mais frequentes nestes estudos e frequentemente referido nas fonte do GENEALL (não é isento de erros mas é uma das fontes mais seguidas)

Mais, estes Peixotos da Silva ligam-se a Alarcões por casamento e passam para as Beiras mais especificamente para a família do Morgadio e depois Marqueses de Pomares, passado a ficar geograficamente próximos da Sabugosa.

Os que tenho nos meus estudos vêm daqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=38959
que no NFP vem no título Machados e outros.

Parta deste e veja os ascendentes e descendentes.

A minha linha segue pela Guiomar e Paula, filha e neta do referido.
Esta teve uma filha Teresa que usou de apelidos precisamente Peixoto da Silva Alarcão e cuja sucessão terei q rever.

Mas veja tb aqui http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=52388 um dos nomes que refere.


Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278951 | cardosodoamaral | 18 jun 2011 22:35 | Em resposta a: #278938

Caro Rui
Mais uma vez lhe agradeço por tudo.
A sua ajuda tem sido preciosa na prossecução dos meus estudos.
Começa-se a complicar seguir determinados ramos.
Entretanto o Confrade Jorge arranjou-me um contacto de alguém que tem nos seus apelidos Meneses e Alarcão.
Vou contactar tal pessoa.
Já agora, quando diz "A minha linha segue pela Guiomar e Paula, filha e neta do referido", está a investigar ou também faz parte da família. A minha trisavó era Maria Emília Peixoto da Silva Meneses Alarcão, que casou com Joaquim Augusto Cardoso do Amaral.
No post anterior falava-me de limpeza de sangue e eu, peço desculpa pela minha ignorância de principiante, não percebi nada, ou seja, há algum probelema? com o Abade da Lajeosa, Luis Peixoto da Silva?
Mais uma vez grato por tudo e vou ver se o livro que me aconselhou está on-line.
Dar-lhe-ei, assim que puder, conta das minhas pesquisas.
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278963 | RCCORREIA | 19 jun 2011 01:28 | Em resposta a: #278951

Caro Adelino

1. Os meus filhos têm pela parte materna ligação a esses Gonçalo, Guiomar e Paula, etc. Por isso estão nos meus estudos. Depois lhe direi mais.

2. O livro está disponível on-line mas trata-se de 17 volumes (com mais de 400 páginas cada). Ainda assim se quiser procurar está na Biblioteca Nacional Digital. Poderei ver na próxima semana duma forma mais expedita de lhe fazer chegar isso num suporte mais simpático (por exemplo CD/DVD)

3. Quando alguém pretendia seguir a carreira eclesiástica católica precisava demonstrar que os seus ascendentes eram cristãos-velhos, realizando para isso um "inquirição de genere" Uma pessoa que tivesse na sua ascendência sangue judeu, mouro ou doutra confissão não teria "sangue limpo" e não seria elegível para essa função. Muitas das vezes essa limpeza era assegurada pelo testemunho de várias pessoas e poderia até dar-se o caso de não corresponder exactamente ao nível de "limpeza" exigido, havendo por exemplo um bisavô que era cristão-novo.
Com isto não quer dizer q haja qualquer problema com o Abade Luis. Possivelmente não teria essa questão. O que queria dizer é que no seu processo estará a dizer quem foram, o que faziam e onde moravam os seus pais, avós e bisavós (pelo menos) e que todos eles seriam cristãos-velhos. São fontes importantes nas pesquisas.

Cumpts,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#278974 | cardosodoamaral | 19 jun 2011 10:47 | Em resposta a: #278963

Caro Rui
Antecipadamente grato.
Vou tentar procurar o Livro. Tenho que me começar a habituar a consultar on-line e a não depender tanto de pessoas como o Rui, que com a devida certeza tem o mesmo problema que o meu, falta de tempo e eu aliado também tenho ignorância livresca.
Em tempos cheguei-lhe a mandar o me Livro inscrito no Myheritage. Tem pouca coisa, mas entretanto poderá ter alguma coisa que lhe interesse para a continuidade dos seus estudos por parte dos seus filhos. Se algo nãocompreender no memo, faço o favor de perguntar, porque com todo o gosto se souberlhe responderei.
Havia sempre (acho eu) forma de dar a volta à limpeza de sangue, não?
Mandarei para o e-mail que me facultou o meu endereço completo.
Mai uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279086 | cardosodoamaral | 20 jun 2011 13:55 | Em resposta a: #278974

Reitero, na esperança de que outros Confrades saibam de alguma coisa mias.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279090 | RCCORREIA | 20 jun 2011 14:53 | Em resposta a: #278840

Gonçalo Peixoto da Silva,
filho de Fernão Rebelo de Almeida e D. Guiomar da Silva Peixoto (filha de Manuel Peixoto da Silva e Isabel de Macedo, neta de Pedro Peixoto da Silva e Guiomar da Silva; António Gomes de Carvalho e Briolanja de Macedo)

Daqui tem o acréscimo e justificação dos apelidos Almeida, Macedo e Carvalho (não deve ser um meio-irmão mas a mesma pessoa)pelo que poderia usar
Gonçalo Peixoto da Silva Almeida Macedo Carvalho
justificando assim todos os morgados que deteve
Almeidas em Guimarães
Macedo Carvalho em Alenquer
Calçada (Peixoto da Silva) em Penafiel

Teve com Paula Maria Cardoso de Alarcão (filha do Morgado da Taipa e da Lageosa) os filhos seguintes

João Peixoto da Silva casou com Luisa Sottomayor e tiveram André (Maltez mas cg), Manuel, LUIS e Inês
José Peixoto que foi frade Bailio de Leça
Manuel que foi frade Maltez
José que foi frade Maltez
Francisco José Cardoso de Alarcão cg
Inês Francisca
Isabel Francisca
Luisa Inês de Castro
Margarida Luisa
Ana Isabel Peixoto
Joana da Silva
Guiomar Bernarda (casada com o primo Gonçalo Lopes de Carvalho) cg
Joana Josefa de Alarcão
Bernarda Francisca da Silva

O Luis pode ser efectivamente o filho do João.
André ainda segue na casa do pai mas não tendo sucessão válida (varonil e legitima) por ser Maltez a mesma recaiu na tia Guiomar o que só pode ter sido se os irmãos tivessem já falecido ou fossem igualmente religiosos.

Sendo a Lageosa morgadio do seu avô materno e possivelmente a igreja seu padroado familiar não seria de estranhar.

Quanto ao Abade Fernando não o achei (ainda).

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279091 | RCCORREIA | 20 jun 2011 15:23 | Em resposta a: #279090

Correcção

(a informação que coloquei no posta anterior relativa a João está errada)

O casamento de Luisa Sottomayor é com o irmão da mãe (tio) deste João de nome Pedro.

aqui vai corrigida

Gonçalo Peixoto da Silva,
filho de Fernão Rebelo de Almeida e D. Guiomar da Silva Peixoto (filha de Manuel Peixoto da Silva e Isabel de Macedo, neta de Pedro Peixoto da Silva e Guiomar da Silva; António Gomes de Carvalho e Briolanja de Macedo)

Daqui tem o acréscimo e justificação dos apelidos Almeida, Macedo e Carvalho (não deve ser um meio-irmão mas a mesma pessoa)pelo que poderia usar
Gonçalo Peixoto da Silva Almeida Macedo Carvalho
justificando assim todos os morgados que deteve
Almeidas em Guimarães
Macedo Carvalho em Alenquer
Calçada (Peixoto da Silva) em Penafiel

Teve com Paula Maria Cardoso de Alarcão (filha do Morgado da Taipa e da Lageosa) os filhos seguintes

João Peixoto da Silva cg
José Peixoto que foi frade Bailio de Leça
Manuel que foi frade Maltez
José que foi frade Maltez
Francisco José Cardoso de Alarcão cg
Inês Francisca
Isabel Francisca
Luisa Inês de Castro
Margarida Luisa
Ana Isabel Peixoto
Joana da Silva
Guiomar Bernarda (casada com o primo Gonçalo Lopes de Carvalho) cg
Joana Josefa de Alarcão
Bernarda Francisca da Silva


D. Guiomar teve um irmão Pedro Peixoto da Silva casado com Luisa Sottomayor e tiveram André (Maltez mas cg), Manuel, LUIS e Inês
O Luis pode ser efectivamente o filho deste Pedro.
André ainda segue na casa do pai mas não tendo sucessão válida (varonil e legitima) por ser Maltez a mesma recaiu na tia Guiomar o que só pode ter sido se os irmãos tivessem já falecido ou fossem igualmente religiosos.

Sendo a Lageosa morgadio do seu avô materno e possivelmente a igreja seu padroado familiar não seria de estranhar.

Quanto ao Abade Fernando não o achei (ainda).

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279094 | cardosodoamaral | 20 jun 2011 15:56 | Em resposta a: #279091

Olá Caro Rui
Fantástico trabalho que acabo de ler
Onde encontrou se faz favor?
Depois falo consigo
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279098 | RCCORREIA | 20 jun 2011 16:45 | Em resposta a: #279094

Caro Adelino

A informação está praticamente toda na referência que lhe dei antes (mas também noutras notas q fui recolhendo). Infelizmente acho que estes são anteriores (antepassados) daqueles que o Adelino procura.

Mas ao rever os seus pedidos e as notas estou mais perto de situá-los.

Vou enviar-lhe alguma informação extra por e-mail.

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279101 | cardosodoamaral | 20 jun 2011 17:31 | Em resposta a: #279098

Caro Rui
Hoje é me impossivel analisar tanta informação, mas fica registada.
Fala-me do Nobiliário das familias Portuguesas? Já lá andei e não encontro nada, isto é, numas páginas do primeiro tomo.
Realmente na minha terra diz-se "Sapateiro porque tocas rabecão". Este ditado aplica-se a mim, ou seja, sem ter preparação para tal, a informação que chega é muita. Agradeço na mesma, eu é que tenho que trabalhar mais rápido.
Mais uma vez bom trabalho e espero contar consigo. Da minha parte no que eu puder ajudar, disponha.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279127 | NFA | 20 jun 2011 22:25 | Em resposta a: #279091

Rectificação João Peixoto da Silva de Almeida Macedo e Carvalho c. c. D. Isabel Bárbara Jaques de Magalhães ascendentes dos Condes e Marqueses de Lindoso, representantes desta Família e do todo seu Morgadio, Casas, etc !

Esta Família vem tratada, nomeadamente, no Canaes de Figueiredo e actualizada nas "Últimas Gerações de Entre Douro e Minho" de José de Sousa Machado. Existe outras publicações como por exemplo "Familias Vimarenenses" de D. Maria Adelaide Pereira de Moraes e Vaz Ozório da Nobrega num dos tomos sobre "Guimarães" obra publicada pela Junta Distrital de Braga

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=30171


Cumprimentos,
Francisco de Noronha Freire de Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279153 | cardosodoamaral | 21 jun 2011 09:31 | Em resposta a: #279127

Caro Confrade Francisco de Noronha Freire de Andrade
É sempre bom contar com alguém.
Sou novato nestas andanças, logo, toda a informação (dicas) é sempre útil.
Fica registado e vou tentar consultar (em primeiro lugar ver se existem on-line) as referências pelo qual terei que me orientar.
Grato por tudo
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#279154 | cardosodoamaral | 21 jun 2011 09:34 | Em resposta a: #278905

Caro João Barroca
Grato por tudo.
Já reparei e registei.
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#280156 | cardosodoamaral | 01 jul 2011 14:43 | Em resposta a: #279127

Caro Confrade
Agradeço a sua amabilidade
Registei e vou ver se on-line consigo pesquisar nos livros que referenciou.
Mais uma vez grato
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

RE: Ascendência de Luis Peixoto da Silva Abade da Lageosa - Sabugoza

#282187 | Peixeira | 19 jul 2011 10:46 | Em resposta a: #278933

Caros confrades,
a inquirição está no Arquivo de Braga e também me interessa o seu conteúdo, ao qual ainda não tive acesso:
Luis Caetano Peixoto Silva
Número de processo Pasta (onde se encontra) Data de realização
6013 266 1732-03-09

Naturalidade do inquirido

Freguesia Concelho Distrito
GUIMARAES-OLIVEIRA,SANTA MARIA GUIMARAES BRAGA

Filiação e outras informações

Pai Mãe
Joao Peixoto Silva Ana Monteiro Bravo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 12:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen