Nascido no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Brasil | Direito | Famílias | Pessoas

Nascido no Brasil

#278872 | mcmalvim | 17 jun 2011 22:47

Caros Confrades
Como deve proceder, onde procurar.... para saber de um familiar de que apenas conheço o nome, que nasceu por volta de 1787 na Cidade de Mariana , no Brasil e que estudou (ñ sei quando ) na U Coimbra?
Cumprimentos
Mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil

#278874 | tmacedo | 17 jun 2011 22:54 | Em resposta a: #278872

Caro confrade,

Procure a sua inscrição no arquivo da Universidade de Coimbra. O confrade Pedro França (procure tópico com esse nome) costume ajudar nesses casos. A 1.º matrícula poderá ser por 1807/1809. No processo de inscrição estará uma cópia do seu assento de baptismo.

Cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#278943 | Pedro França | 18 jun 2011 20:47 | Em resposta a: #278874

Caros confrades:

Calhou ter caído neste tópico de paraquedas. É aproveitar, porque para a semana que vem só passo pelo AUC antes do feriado a 23, na 2ª feira de manhã.
Preciso do nome, inevitavelmente, da naturalidade, se possível, e de datas prováveis de nascimento.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#278949 | mcmalvim | 18 jun 2011 21:59 | Em resposta a: #278943

Dr
Mandei esse tópico para o ´fórum, para não o aborrecer durante uns tempos e afinal....
Trata-se de Francisco Manuel de Mello e Alvim , natural de Mariana, Brasil, que terá nascido por volta de de 1787, segundo um livro sobre estudantes brasileiros que estudaram na U C
Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279014 | mcmalvim | 19 jun 2011 17:37 | Em resposta a: #278949

Boa tarde Dr
Cá estou eu a aborrecê-lo.
Não sei se adianta...mas o livro que referi ontem ,é:
Francisco de Morais (Ministério da Educação e Saúde – Biblioteca Nacional), "Estudantes Brasileiros na Universidade de Coimbra (1772-1872)", Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1943, " onde refere" Francisco Manuel de Mello e Alvim , natural de de Mariana, Brasil, onde terá nascido por volta de de 1787 "
Cumprimentos

São

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279068 | tmacedo | 20 jun 2011 08:26 | Em resposta a: #278943

Caro Pedro França,

Venho só relevar a sua disponibilidade de sempre. Todos lhe devemos estar gratos por ela.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279355 | Pedro França | 23 jun 2011 16:52 | Em resposta a: #279014

Oi, São:

Só para dizer que localizei o verbete do Francisco Manuel de Sousa e Alvim, natural de Mariana, que apresenta as seguintes matrículas:
- Filosofia: a 13.10.1787; 08.10.1788; 13.10.89; 06.10.90 > do 1º ao 4º ano lectivo;
- Matemática: 07.10.1788 e ?.10.1790;
- Medicina: 15.10.1791; 27.10.1792; 19.10.1793; 18.10.1794; 08.10.1795 (5º ano lectivo) e 17.10.1796 (ano de graduação).
Não encontrei o verbete de actos e graus e não localizei a sua certidão de idade apesar de ter podido estar incorporada na 1ª Série, dadas as datas de ingresso na UC já depois da Reforma Pombalina.
Agora, para saber a filiação, como não consta do verbete, só pedido um dos livros de matrículas, ou já sabe de quem ele é filho? Amanhã vou ao AUC. Diga coisas.
Foi graças à tentativa de pesquisa deste Francisco que acabei por tropeçar na certidão de D. Francisco Marçal de Ataíde, da Casa dos Condes de Atouguia onde deixei uma mensagem à qual não obtive ainda resposta.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279633 | mcmalvim | 27 jun 2011 22:17 | Em resposta a: #279355

Dr.
As minhas desculpas por só agora responder…fui arejar….só agora vi a sua mensagem.
De Francisco Manuel de Melo e Alvim ,como disse, sei o que é referido no livro "Estudantes Brasileiros na Universidade de Coimbra (1772-1872)",
De Francisco de Morais (Ministério da Educação e Saúde – Biblioteca Nacional), Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1943….é referido Francisco Manuel de Melo e Alvim, natural de Mariana, Brasil, onde terá nascido por volta de 1787.
O seu pai pelo que vi na “net” , poderá ter sido (???) Francisco Manuel de Melo Sousa e Alvim, que no ano de 1794 era já professor de Filosofia em Mariana, Brasil.
Cumprimentos e muito obrigado
São

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279646 | mcmalvim | 28 jun 2011 00:07 | Em resposta a: #279633

Dr Pedro França
Sou eu .....outra vez a aborrecê-lo
Depois de lhe responder, fui à NET confirmar os dados que lhe tinha enviado do eventual (?) PAI....isto é , do Francisco Manuel de Melo SOUSA e Alvim o tal que no ano de 1794 era já professor de Filosofia em Mariana, Brasil e para meu espanto ,"tropecei" em dois documentos manuscritos , existentes no Instituto de Investigação Científica Tropical, relacionados com um pedido de nomeação feito por Francisco Manuel de Melo SOUSA e Alvim, com data de 30/04/1796.
Tou baralhada... com datas….o nome dos dois Franciscos....será só um???... temo que o Dr. ande a perder tempo com as minhas ...confusões...
Assim, como não consigo visualizar os ditos documentos na NET, irei a Lisboa na próxima 4ª feira.
Espero trazer "coisas" e depois falava com o Dr. ...se possível pessoalmente, pode ser ?
Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279815 | mcmalvim | 29 jun 2011 23:40 | Em resposta a: #279355

Dr Pedro França
Sobre o Francisco Manuel de Melo SOUSA e Alvim , consegui 18 cópias dos tais dois documentos manuscritos , relacionados com um pedido de nomeação. Agora vai ser... lindo.....vou tentar ler o melhor possível, mas à primeira vista... parece-me que não irei ficar com mais elementos.
Assim, quando pensar que já não estou baralhada... com datas….o nome dos dois Franciscos....será só um???..., como disse anteriormente, falava com o Dr. ...se possível pessoalmente, pode ser ?
Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279816 | Pedro França | 29 jun 2011 23:56 | Em resposta a: #279815

Oi, São:

Então, então, tanto quanto eu sei fiquei de averiguar o nome do pai do Francisco Manuel mas, esta semana, com reuniões de avaliação e as idas ao AUC muito a fugir, acabei por não pedir, de facto, o livro de matrículas (basta-me um ano lectivo se tudo correr bem e o nome for concludente). Quero ver se lá volto esta sexta-feira..., pode ser?
Não sei o que posso fazer a título pessoal, mas o meu mail é como segue:

pedrofrancapin@netcabo.pt

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Nascido no Brasil - ao António Taveira e ao M. Alvim

#279867 | mcmalvim | 30 jun 2011 19:55 | Em resposta a: #279816

Dr
Muitíssimo obrigado, pela sua disponibilidade e pelo endereço.
Cumprimentos
São

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 09:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen