Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#278966 | naluhduarte | 19 jun 2011 04:42

Olá.

Gostaria de avançar na minha genealogia mas não posso ir além, pois tudo o que tenho do lado português é o nome completo dos meus tetravós. Não sei de onde eram, só sei que no passaporte de meu bisavô, que imigrou para o Brasil no início do século passado só consta que nasceu em Campos, a data de nascimento dele, e menciona Braga.
Apaixonada por história que sou, queria saber mais, sobre o período histórico português em que ocorreu a imigração e sobre a história da minha família. No passaporte dele consta viúvo, e queria saber mais sobre isso.
E ir o mais longe que conseguisse na minha genealogia, pois sei que a família é muito antiga.
Alguém pode me ajudar a respeito do que fazer? Não posso recorrer à advogados, pois cobram caro e não tenho recursos financeiros para uma coisa desse tamanho...

Obrigada!

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#278971 | roz | 19 jun 2011 10:11 | Em resposta a: #278966

Caro/a naluhduarte,

Nao posso garantir que este Campos seja o lugar onde nasceu o seu antepassado mas pode comecar por aqui e ver.
http://maps.google.co.uk/maps?hl=en&q=campos,+braga&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=694&wrapid=tlif130847046398510&um=1&ie=UTF-8&hq=&hnear=0xd24e36775646147:0x500ebbde4907b80,Campos,+P%C3%B3voa+de+Lanhoso,+Portugal&gl=uk&ei=yaz9TbivF9Kt8QO09-yOCA&sa=X&oi=geocode_result&ct=title&resnum=1&ved=0CBgQ8gEwAA

Se escrever em google Campos, Povoa de Lanhoso aparece mais informacao. Ha' tambem outro Campos, Vila Nova de Cerveira mas ja pertence a Viana do Castelo, contudo como nao 'e muuuuiiiito longe um do outro pode procurar nos dois.

Encontrei tambem uma freguesia CampO, Povoa de Lanhoso que creio ser o mesmo que Campos e essa ja tem os registos digitalisados aqui. https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/waypoint/8111072

Tente procurar pelos registos e talvez tenha sorte. Se nao for este va olhando para este site pois estao sempre a juntar mais freguesias.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279044 | naluhduarte | 19 jun 2011 21:51 | Em resposta a: #278971

Não!!!! É Povoa de Lanhoso sim!!! No passaporte está P. de Lanhoso!! Nossa!!! E está "Campo" eu vi hoje! Tenho inclusive mais informações (corrigidas!)


Rosario! Não sabe como estou feliz! Pela primeira vez algo mais concreto!!
Mas, infelizmente, o meu bisavô, é de 1886 (e não o 1860, como me lembrava), então estou procurando pelos nomes de meus tetravós!


Muito obrigada!

Vou atualizar as informações conforme for encontrando, para que possa ser útil a qualquer outro usuário que precise, ok?

Resposta

Link directo:

Atualizando as informações: Antepassado oriundo de Campo - Póvoa de Lanhoso

#279046 | naluhduarte | 19 jun 2011 22:06 | Em resposta a: #279044

Meu bisavô por parte de pai (avô por parte de pai do meu pai).
Nome completo: Joaquim Ferreira
Estado civil, na ocasião da emissão do passaporte: viúvo. (entrigante...)
Data do nascimento: 06 de maio de 1886
Local de Nacimento: no passaporte consta concelho de Campo, Póvoa de Lanhoso, e na identidade do Brasil, consta Braga.

Embarcou para o Brasil em 11 de junho de 1912, na embarcação Iquara/Iquora (não dá para ter certeza).
Aparentemente, embarcou em Porto.

Pai: José Maria Ferreira
Mãe: Joanna Maria Mêna

Teve 3 filhos no Brasil, casado com Ana Anísia Duarte (ou Ananísia - há controvérsias): Francisco (meu avô), Jorge e Rosália. Apenas Rosália ainda vive.

Desejem-me sorte! ;)

Resposta

Link directo:

RE: Atualizando as informações: Antepassado oriundo de Campo - Póvoa de Lanhoso

#279048 | f4b2 | 19 jun 2011 22:45 | Em resposta a: #279046

Cara(o) naluhduarte

Estive a pesquisar o Anuário de 1909,e na Póvoa de Lanhoso,freguesia de Campo,consta um nome que poderá ter algum interesse para si passo a citar:

JOSÉ JOAQUIM FERREIRA MONTEIRO - Agricultor

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Atualizando as informações: Antepassado oriundo de Campo - Póvoa de Lanhoso

#279053 | naluhduarte | 19 jun 2011 23:30 | Em resposta a: #279048

Agradecidíssima, João Barroca!

Como mencionei, não há registro de bastismo no FamilySearch desta região específica do ano que meu bisavô nasceu, apenas de matrimônios. Então estou procurando por lá por novidades e estarei atenta ao nome mencionado!
A propósito, no passaporte de meu bisavô consta a profissão CANTEIRO. Do que se trata? Alguém saberia me informar?

Agradecidíssima!
Ana Luiza.

Resposta

Link directo:

RE: Atualizando as informações: Antepassado oriundo de Campo - Póvoa de Lanhoso

#279054 | f4b2 | 19 jun 2011 23:58 | Em resposta a: #279053

Cara Ana Luiza

CANTEIRO é um Artista Trabalhador da Pedra,das suas mãos,saiem por vezes verdadeiras obras de arte.
Na minha região é o granito que é mais trabalhado.(FUNDÃO)

Os meus cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279067 | roz | 20 jun 2011 08:07 | Em resposta a: #279044

Entao agora pode escrever para o Arquivo Distrital de Braga a pedir que lhe procurem no livro que ainda nao esta' digitalizado.
sec@adb.uminho.pt

Diga-lhes o nome dele e dos pais, a data de nascimento e a freguesia e deve ser facil eles encontrarem. Nesse registo devera ter os nomes dos avos dele o que lhe facilitara' encontrar os registos dos pais dele.
Boa sorte com as pesquisas.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279114 | naluhduarte | 20 jun 2011 19:51 | Em resposta a: #279067

Obrigadaaaaa! Quando tiver progressos eu retorno!!!!!

Ana Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279119 | naluhduarte | 20 jun 2011 20:46 | Em resposta a: #279067

Se eu quiser saber se meu bisavô teve irmãos, como faço?

E se eu quiser informações sobre a falecida esposa dele, e se teve filhos com ela? Como faço para perguntar?
Posso fazer mais de uma solicitação por vez?


Agradecida!
Ana Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279126 | roz | 20 jun 2011 22:11 | Em resposta a: #279119

Cara Ana Luiza

Poder, pode, mas isso entao ja' se torna um trabalho de pesquisa e o Arquivo ir-lhe-ia cobrar para fazer esse servico. Indo a pouco e pouco claro que leva mais tempo mas nao tem de pagar. Se so' quer uma fotocopia simples para genealogia (nao uma certidao legal, que custa por volta de 15 euros pelo menos) custa-lhe so' mais ou menos 1,5 euro por pagina (depende dos Arquivos). Os assentos de baptismo daquele tempo costumam dizer mais ou menos assim: baptisei "fulano" filho legitimo (ou natural) de fulano e fulana, naturais de "tal sitio", neto paterno de ... e de ...., e neto materno de ... e de....., naturais de "tal sitio".
Depois de ter essa informacao fica mais facil perguntar pelos pais do seu avo no caso de eles serem de freguesia diferente por exemplo.
Fora isso 'e melhor confirmar com o Arquivo se ha livros para aquela data pois pode ser que os livros tenham desaparecido ou ainda estejam na Conservatoria o que duvido, pois quando têm mais de 100 anos vao para o Arquivo. A questao de nao estarem digitalisados levantou-me essa duvida mas talvez seja so' por nao terem acabado de o fazer.

Boa sorte com as pesquisas e va' dizendo o que lhe responderem.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279140 | naluhduarte | 21 jun 2011 00:44 | Em resposta a: #279126

Mas eles mandam essa informação por e-mail, ou será que só pelos correios? Como será que posso pagar (estou no Brasil)?
Ainda não obtive nenhuma resposta. Assim que tiver alguma, postarei aqui.

Muito obrigada pelos esclarecimentos!!
Ana Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#279167 | roz | 21 jun 2011 13:35 | Em resposta a: #279140

Cara Ana Luiza

O Arquivo nao envia a informacao por email, so' pelo correio. Em principio deve pagar-se por vale postal or transferencia bancaria mas eu digo-lhe o que faço pois tambem vivo fora de Portugal. Quando 'e para pequenas quantias, como sera' se so' quiser fotocopia nao autenticada, eu compro os euros no valor da importancia a pagar, junto 'a carta com a minha morada (se ha moedas fixo-as com "sellotape" 'a carta) e envio tudo num envelope acolchoado. Ate' agora nunca perdi nada e sempre recebi as copias de volta. Penso que 'e mais facil assim e mesmo que se perdesse era mais barato do que pagar ao banco pela transferencia! Claro que se fosse uma importancia grande entao ja se justificaria.
Espero que dê certo consigo.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332378 | AntonioGonçalves | 12 jul 2013 23:57 | Em resposta a: #279167

Prezada Ana Luiza


Encontrei este elementos que poderão lhe interessar:


- Antonio Ferreira, 21 anos, artista de pedreiro, Campo, filho de Jose Maria Ferreira e Joana Maria Mena, Campo (casou em 9.11.1907, com Herminia Barbosa, 19 anos ‘com a presença do pai que autorizou’, proprietario, Louredo, Divino Salvador, filha de Antonio Joaquim Barbosa, Fonte Arcada, Divino Salvador e Luisa Rosa Gomes, Louredo, Divino Salvador, T. Jose Joaquim Barbosa, proprietario e Antonio Joaquim da Cunha, artista de pedreiro, ambos Campo, celebrou o Padre Alberto da Cunha Monteiro, pároco)


Um bom fim de semana

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332379 | AntonioGonçalves | 13 jul 2013 00:18 | Em resposta a: #332378

Prezada Ana Luiza

Troquei o seu antepassado pelo irmão, pelo que estou corrigindo:

- Joaquim Ferreira, 25 anos, Campo, filho de Jose Maria Ferreira, Gondomar, Guimarães e Joana Maria Mena, Campo (casou em 9.5.1908, com Felismina Rosa, 21 anos, Campo, filha de Antonio Manoel Pereira, Gondomar e Felicidade Rosa, Campo, T. Manoel Joaquim Ferreira, solteiro, estudante e Antonio Joaquim da Cunha, sapateiro, ambos Campo, Padre Alberto da Cunha Monteiro, paroco)

Bom fim de semana

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332400 | roz | 13 jul 2013 10:45 | Em resposta a: #279140

Cara Ana Luiza

Em seguimento da descoberta feita pelo outro participante Antonio Goncalves, envio aqui o link para o registo de casamento:
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1971-29816-4961-42?cc=1913410&wc=MMYP-H48:n531750765 Na janelinha ao cimo onde diz "Image" ponha 12 e carregue. Para ver o resto do assento ponha 13 na dita janela ou carregue na seta ao lado direito. Ai' vera' tambem a assinatura do seu bisavo.

Procurei o obito da 1.a esposa do seu avo mas nao enconrei. Tera' sido depois de Abril de 1911 data en que encerraram os livros e os registos passaram a ser feitos pelo registo civil em vez das igrejas.

Creio que nao vai ser possivel recuar mais por faltarem registos.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332429 | naluhduarte | 13 jul 2013 20:03 | Em resposta a: #332400

Queridos Antonio Gonçalves e Rosario, nem sei como agradecer. Consegui encontrar no Google Maps a igrejinha onde meu bisabô casou pela primeira vez, e agora, graças à pesquisa que fizeram, sei que meu trisavô era de Guimarães e minha trisavó de Campos. Uma vez que os filhos deles (pelo menos três, de acordo com os dois registros que me mostraram, o Joaquim, mais velho, o Antonio e o Manuel Joaquim, ainda solteiro e estudante, em 1908) são de Campos. Isso me faz pensar que meu trisavô (José Maria) casou em Campos com Joana (que também era de Campos) e lá tiveram seus filhos. Infelizmente, como Rosario colocou, há um hiato nos registros que poderiam conter a certidão de casamento de José Maria e Joana. E também não é possível encontrar registros de batismo de possíveis filhos de Joaquim e Felismina, assim como o óbito de Felismina.

Vou continuar a pesquisar, vocês me trouxeram uma grande alegria hoje.

Tenham ótimos dias.

Atenciosamente,
Ana Luiza

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332435 | AntonioGonçalves | 13 jul 2013 22:33 | Em resposta a: #332429

Prezada Ana Luiza

Provavelmente, dentre de dias devo ter mais informações, depois aviso.

Bom Domingo

Resposta

Link directo:

RE: Família Ferreira - antepassado nascido em Campos

#332476 | AntonioGonçalves | 15 jul 2013 16:44 | Em resposta a: #332435

Prezada Ana Luisa

Aproveito para lhe enviar alguns dados que lhe podem interessar:



- Joaquim, nascido as 03H00, dia 6 e b. 10.5.1883, filho de Jose Maria Ferreira, Gondomar, Guimarães [neto paterno de Vicente Ferreira e Costodia Avem] e Joana Maria Mena [neto materno de João Mena e Costodia Maria da Silva], moradores bouça, Campo, onde casaram e ela é natural, P. Lourenço Mena e Antonia Maria Pereira, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco
[Joaquim Ferreira, 25 anos, Campo, filho de Jose Maria Ferreira, Gondomar, Guimarães e Joana Maria Mena, Campo (casou em 9.5.1908, com Felismina Rosa, 21 anos, Campo, filha de Antonio Manoel Pereira, Gondomar e Felicidade Rosa, Campo)]
[Joaquim Ferreira, viuvo, n. 6.5.1886, Campo, Povoa de Lanhoso ‘embarcado para o Brasil em 11.6.1912, no navio Iquara/Iquora, no Porto’, filho de Jose Maria Ferreira e Joana Maria Mena, (casou com Ana Anísia Duarte ou Ananísia Duarte, teve 3 filhos no Brasil: Francisco, Jorge e Rosalia ‘ainda viva’) – dados de um descendente no Brasil)]
2) Antonio, nascido as 06H00, dia 24 e b. 28.8.1887, filho de Jose Maria Ferreira, Gondomar, Guimarães [neto paterno de Vicente Ferreira e Costodia Avem] e Joana Maria Mena [neto materno de João Mena e Costodia Maria da Silva], moradores bouça, Campo, onde casaram e ela é natural, P. Dr. Antonio Coelho da Mota Prego, proprietario e sua esposa Dª Thereza Emilia Magalhães Brandão Mota Prego, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco
[Antonio, falecido em 22.5.1945, Campo (casou em 31.10.1934, com Olivia da Silva, Campo)]
[Antonio Ferreira, 21 anos, artista de pedreiro, Campo, filho de Jose Maria Ferreira e Joana Maria Mena, Campo (casou em 9.11.1907, com Herminia Barbosa, 19 anos ‘com a presença do pai que autorizou’, proprietario, Louredo, Divino Salvador, filha de Antonio Joaquim Barbosa, Fonte Arcada, Divino Salvador e Luisa Rosa Gomes, Louredo, Divino Salvador]
3) Alfredo, nascido as 04H00, dia 11 e b. 16.11.1889, filho de Jose Maria Ferreira, Gondomar, Guimarães [neto paterno de Vicente Ferreira e Costodia Avem] e Joana Maria Mena [neto materno de João Mena e Costodia Maria da Silva], moradores bouça, Campo, onde casaram e ela é natural, P. Ex. Sr. Antonio Coelho da Mota Prego, proprietario e Exª Srª Maria da Conceição Abreu, solteira, capitalista, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco
e
- Alberto, nascido as 20H00, dia 2.10 e b. 4.11.1900, filho de Lourenço Jose Ferreira, pedreiro, Louredo [neto paterno de Jose Maria Ferreira e Joana Maria Mena] e Maria Dias Pereira, costureira, Prazins, S. Eufemia, Guimarães [neto materno de Antonio Pereira e Guilhermina Luisa Dias], moradores fonte cova, Campo, onde casaram, P. Jose Pereira Bastos e sua esposa Dª Florinda de Faria Bastos, negociantes, Porto, sendo representados pelos seus procuradores Antonio Pereira e Olivia Dias Pereira, solteira, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco

[Este último, de momento ainda não sei onde casou, mas está referido como sendo natural de Louredo, Lanhoso]

Se entretanto localizar mais elementos da sua família, conte com eles

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 11:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen