Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Pessoas

Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279275 | LBolacha | 22 jun 2011 13:04

Caros Confrades

Alguem que perceba de linhasgens medievais me poderá informar se a pessoa referida no NFP - Pereiras N8 como Afonso de Celanova, pai de Froilhe Afonso, poderá ser a mesma pessoa que Afonso Nunes de Celanova, pai de Teresa Afonso (mulher de Egas Moniz, o Aio)??
A semelhança de nomes e a cronologia indicam que seriam pelo menos parentes senão efectivamente a mesma pessoa, embora em ambos os casos pareça se desconhecer a sua ascendencia, apenas indicando o NFP que terá origem nos Condes de Trastamara.

Precisa-se de opinões ou factos
Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279302 | fertelde | 22 jun 2011 20:12 | Em resposta a: #279275

Estimado LRB

Recomendo a leitura de:
"Ricos-Homens, Infançôes e Cavaleiros: A nobreza medieval portuguesa nos séculos XI e XII" de José Mattoso.-

Vai encontrar alí informaçâo sobre o que pretende: Afonso Nunes de Celanova, conde- pág. 58 e 119; "Fruille Afonso de Celanova (pág. 118), filha do conde Afonso Vasques de Celanova, filho de Rodrigo Forjaz de Trastâmara, sobrinho do conde pedro Forjaz, que foi tutor de Afonso Raimundes (logo Afonso VII). Foi o ascendente da familia de Palmeira, de onde vieram a sair os Pereiras..."

Cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279319 | Limão | 22 jun 2011 23:08 | Em resposta a: #279302

Estimado fertelde,
Por favor pode-me informar, qual a ligação de parentesco, entre Afonso Nunes de Celanova, e D. gomes de Celanova, fundador do Mosteiro de Pombeiro Felgueiras.
Cumprimentos,
Agostinho da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279324 | fertelde | 23 jun 2011 03:58 | Em resposta a: #279319

"D. Gomes de Celanova, fundador do Mosteiro de Pombeiro Felgueiras."

Recomendo-lhe o mesmo livro. Gomes Nunes de Pombeiro, conde- págs.: 53, 58, 69, 118, 119, 122, 123, 157, 167.-

Se copiasse tudo, poderia incorrer em delito de copy right...
mas, diz pág. 53: " Casou com a filha do conde Gomes Nunes de Pombeiro, parente por afinidade dos Sousas e filho de um galego"...

Nâo me parece ético entrar em mais detalhes, mas, o livro em questâo, nâo atribui uma linhagem especifica, mas dá indicios, que se tem que esquadrinhar bem em todas estas páginas...

Lamento nâo poder ser mais útil que indicar-lhe a bibliografia.-

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279325 | S.João de Rei | 23 jun 2011 05:29 | Em resposta a: #279275

Caro LR Bolacha

Se bem me lembro e de acordo com Sotto Maior Pizarro, Dórdia Paes, casa com Egas Moniz, o Aio. Esta senhora era irmã de Mendo Paes Boufinho, 3º senhor de Azevedo, casado com Sancha Paes, de Toronho. Sei que esta origem contraria outros nobiliários.
Existiram vários Egas Moniz…
Cumprimentos,

José de Azevedo Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279342 | fertelde | 23 jun 2011 14:27 | Em resposta a: #279275

Desculpe mas repito a mensagem anterior, pois saiu truncada:

"Fruille Afonso de Celanova (pág. 118), filha do conde Afonso Vasques de Celanova, , filho de Rodrigo Forjaz de Trastâmara, sobrinho do conde pedro Forjaz, que foi tutor de Afonso Raimundes (logo Afonso VII). Foi o ascendente da familia de Palmeira, de onde vieram a sair os Pereiras..."

Resposta

Link directo:

Azevedo, Trastâmara e Pires Correia

#279353 | S.João de Rei | 23 jun 2011 16:21 | Em resposta a: #279325

Curiosamente o filho deste casal (Mendo & Sancha) Pedro Mendes, 4º senhor de Azevedo casar-se-ia com Velasquida Trastamara, filha de D. Rodrigo Forjás de Leão. Pedro de Azevedo que vem a falecer em combate já de provecta idade na tomada de Valência (1247), onde também se encontrava D. Rodrigo Forjás e o prior dos Hospitalários (Português) Paio Pires Correia (descrito por Braancamp Freire), cuja sobrinha casaria com o seu neto (6º senhor de Azevedo)…

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279365 | LBolacha | 23 jun 2011 18:27 | Em resposta a: #279342

Caro Confrade

Irei tentar consultar a obra, muito obrigado pela sugestão
Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279376 | fertelde | 23 jun 2011 20:39 | Em resposta a: #279325

" Egas Moniz de Riba-Douro II, o Aio", segundo José Mattoso no livro referido, págs.- 48, 53, 55, 56-57, 59, 60, 63, 64, 65, 71, 77, 123, 125, 128, 133, 134, 140, 141, 160, 180, 220, 222, 223.- Como se pode ver José Mattoso lhe dedica muitas páginas do seu livro...
A pg 55 diz que foi casado com Toda Ermiges, e diz haver um documento datado de 1044, no qual a refere como viúva de Egas Moniz... com seis filhos e filhas.
A pg. 56 diz JOsé Mattoso que existe numerosa documentaçâo sobre Egas Moniz, que permite identificar e documentar o nome de suas mulheres e de seus nove filhos...
Pg. 57: " a partir do facto de a mulher de Egas Moniz, Teresa Afonso, ter criado os filhos do nosso primeiro Rei...."

Dórdia Paes nâo aparece em José Mattoso, a pesar de indicar que há numerosa documentaçâo sobre "o Aio".
Sotto Maior Pizarro indica a documentaçâo onde encontrou aquela ligaçâo entre Dórdia Paes e Egas Moniz? Seria interessante conhecer-mos esse detalhe.-

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279389 | Limão | 23 jun 2011 23:01 | Em resposta a: #279324

Sr. Fernando,
Muito Obrigado, pela informação,já calculava, mas fazia-me uma certa confusão. O meu avô era Gomes, e tenho Mendes da Mãe, e são daquela Zona, talvez dos Mendes de Sousa? Ainda não investiguei. Tenho Melo do pai e da Mãe.
Com os melhores cumprimentos,
Agostinho de Melo Lopes da Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279436 | fertelde | 24 jun 2011 20:26 | Em resposta a: #279275

"Fruille Afonso de Celanova (pág. 118), filha do conde Afonso Vasques de Celanova, casou com Gonçalo Rodrigues da Palmeira , filho de Rodrigo Forjaz de Trastâmara, sobrinho do conde Pedro Forjaz, que foi tutor de Afonso Raimundes (logo Afonso VII). Foi o ascendente da familia de Palmeira, de onde vieram a sair os Pereiras..."

Esta informaçâo aparece de novo truncada em mensagem anterior. Gostaria de saber o que estará passando

Resposta

Link directo:

RE: Afonso de Celanova = Afonso Nunes de Celanova (Sogro de Egas Moniz, o Aio)

#279482 | Limão | 25 jun 2011 14:58 | Em resposta a: #279325

Sim, á vários, Egas Moniz de Ribadouro, Egas Moniz , pai de Dom Fafe, e Egas Moniz, o Aio de Dom Afonso Henriques, mas existem mais até aos nossos dias, estes são os que me lembram, e as famílias mais próximas de mim, em Fafe.
Cordiais saudações,
A. Mello Lopes Costa.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 17:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen