Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Cargos | Famílias | Títulos

Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279443 | MMSC | 24 jun 2011 21:01

Caros,

Recentemente procurei nos arquivos da Torre do Tombo e encontrei o seguinte documento:

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=40&dsqSearch=(((text)='Pedro')AND((text)='Correia')AND((text)='e')AND((text)='Sá'))

É uma certidão negativa do Registo Geral de Mercês da parte do Registo de Certidões de data 17/05/1827 onde pode ser visto que o Coronel Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá tem filiação de Pedro Gomes Moreira, Capitão de Fortaleza e tambem representante do reino nos negocios de dizimo ao mesmo tempo que procurador de seu pai nos negocios de pesca de Baleia entre outras atividades.

Gostaria de saber se algume poderia me ajudar a confirmar essa filiação, visto que os sobrenomes são extremamente diferentes e as datas não parecem coincidir. Pedro Joaquim nasceu por volta de 1770-80 e o pai que consta na filiação já teria falecido por volta de 1750-60. Mesmo com nomes diferentes, se for verdade essa filiação não parece que o Coronel era filho natural, visto que herdou do pai e do avô, Thomé Gomes Moreira, prestigio e fortuna na Colonia.

Gostaria de alguma ajuda para verificar tal ligação ou mesmo algumas hipoteses do que poderia ter acontecido no caso da brusca mudança de nomes. Pedro Joaquim tem sua geração descrita no seguinte artigo aqui posto nesse forum: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274161&fview=e

Thomé Gomes Moreira, o que seria avô, tem sua genealogia descrita em perfil do Geneall: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=143412

Agradeceria qualquer ajuda,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279444 | MMSC | 24 jun 2011 21:05 | Em resposta a: #279443

Correções - Alguem*
No sitio do Torre do Tombo procure por Pedro Castro Correa de Sá. Só há um documento sobre ele.

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279445 | MMSC | 24 jun 2011 21:27 | Em resposta a: #279444

Caros,

Encontrei o seguinte escrito no site do CBG:

Povoadores de São João Marcos e Rio Claro
Província do Rio de Janeiro

Thomé Gomes Moreira 1798
Nota: Com este mesmo nome, existiu um contratador dos Dízimos Reais, em 1740. Foi homem de negócio da cidade do Rio de Janeiro. Em 1742, era contratador da Pesca das Baleias do Rio de Janeiro e, em 1749, solicita ao rei D. João V prorrogação por mais oito anos do direito de manter uma fábrica de pesca de baleias, com as mesmas condições e obrigações contribuindo para o aumento da Fazenda Real na Ilha de Santa Catarina. Em 1754 ainda atuava na pesca das baleias. Em 1761 já era falecido, deixando a viúva Luísa Maria de Figueiredo. Entre seus herdeiros estava o neto Tomé de Castro Moreira Correia e Sá.

Seria ele mais um parente? Não sei como fazer essa ligação, peço ajuda aos senhores. Reparem no nome do neto!

Grato,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279457 | Gilson Nazareth | 25 jun 2011 02:16 | Em resposta a: #279443

Matheus,
Pedro Joaquim nasceu em NS da Conceição do Rio Grande(RS),então pertencente ao Bispado do RJ
Casado 1ºcom Ana Maria Joaquina de Menezes
Casado 2ºLx Santa Isabel 7º,11 23/12/1786
com Maria do Carmo de Menezes Peleja Souto Maior n,.LX/Santos os Velhos .Filha de Vasco Coutinho de Menezes e Catarina Agueda Dorotea Peleja Soutomaior
Casado 3º com Maria do Resgate Franco Correa da Silva
Teve de Perpétua Rosa da silva seu único filho,legitimadopelo Desembargo do Paço e verba testamentária
1-1- Salvador Correa de Sá casado 1º com Ana Joaquina de Mello Froes e casado 2º comEmerenciana Joaquina da Silva.
in- BNRJ Manuscritos-Documentos biográficos de Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Tomé Gomes Moreira(Capitão) casado com Luiza Maria de figueiredo n.Freg.Penacova-Bisp.Coimbra e falecida RJ Sé-Cadetral 10-6-1765 c/testamento.Livro em uso pg.141.Pais de:
1-1-Maria Josefa de Oliveira c/1ºc/Pedro de Araújo Pereira e casada 2ºc/Sebastião José Costa
1-2-Pedro Gomes Moreira falecido antes de 10-06-1765c/c/Ana Josefa de Castro.Pais de;
...2-1 Tomé de Castro Moreira c/c/Ne
...2-2-Luiza
...2-3- Pedro Gomes Moreira ,pai de
......3-1 Luiza,viva em 1765.
..................................................................................................................................................................
NOTA:Em livro e não em documento encontrei:Filho de Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá e mãe incognita:
1-1-Augusto Maria Cesar de Castro Sá e Menezes c/c/Maria Perpétua de Faria Aguiar de Loureiro,Sem datas nem refer~encias...

Espero que os dados,se novos, possam ajudá-lo.
Abraço
Gilson
P..> Pedro Joaquim ,por vezes, aparece com o sobrenome Menezes no final .

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279476 | MMSC | 25 jun 2011 13:57 | Em resposta a: #279457

Caro amigo,

Muito obrigado pela sua ajuda! Isso deve me ajudar muito já! Pedro Joaquim é filho de Pedro Gomes Moreira, podes colocar isso nos seus dados se quiseres! No livro de Salvador Moya consta que Perpetua Rosa da Silva era casada com o Coronel Pedro. Peço mais uma vez sua ajuda para saber de exato qual a ligação dos Correa de Sá nessa familia.

Desde já agradecido,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279485 | MMSC | 25 jun 2011 15:35 | Em resposta a: #279476

Desculpe pela fala. Resta tambem saber de qual dos Pedros Gomes Moreira Pedro Joaquim é filho. Sua certidão no Tombo é de 1827. Verificando as notas de Salvador Moya e a data do segundo casamento de Salvador Correa de Sá posso estimar que o terceiro casamento de Pedro Joaquim foi pouco duradouro. o Coronel Moya lista Salvador como filho do Casamento de D. Perpetua Rosa e Pedro Joaquim. O casal deve ter se juntado logo da morte da terceira esposa.

Sobre a ligação com os Correa de Sá, estimo que venha por parte da familia dos Castro da D. Ana Josefa de Castro, tendo vista que naquela genealogia existem muitas Josefas e tantos mais de sobrenome Castro. Terias alguma informação sobre tal?

Grato,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279487 | Gilson Nazareth | 25 jun 2011 16:17 | Em resposta a: #279485

Matheus,
Onde vc mora?
Caso seja no RJ no Arquivo da Curia pode haver algo.
Caso Portugal,ou acesso a pesquisador portugues,pode se encontrar a mãe de Pedro
Joaquim no assento de casamento em Lx.
Vc descende dele?interessa o que mais houver sobre a família?
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279500 | MMSC | 25 jun 2011 18:57 | Em resposta a: #279487

Caro amigo,

Me interesso muito sobre ele já que sou descendente. Gostaria de saber tudo sobre essa familia e principalmente das fontes que a relatam. Gostaria que, caso pudesse, me enviasse suas fontes e tudo mais que tivesses sobre esses familiares, desde registros iconograficos (mais raros) aos escritos da linhagem.

Apesar da fala ou da escrita só tenho de Portugal o sangue e a tradição. Sou de bandeira Brasileira.

Grato desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279506 | Samuel C O Castro | 25 jun 2011 21:15 | Em resposta a: #279500

Prezado Matheus,

Estou acompanhando atentamente este tópico, em virtude da presença da Ana Josefa de Castro, cujo apelido tenho imenso interesse e, de momento, ela ainda não encontra-se entroncada junto aos demais Castros de minha grande base que estou a montar dessa família.

Se por acaso descobrir a ascendência dela e puder fazer a gentileza de aqui expor-me, ficar-lhe-ei muitíssimo agradecido.

Fico a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279509 | MMSC | 25 jun 2011 22:02 | Em resposta a: #279506

Caro amigo,

Creio eu que Ana Josefa de Castro tenha algum parentesco com os Correas de Sá que foram dos primeiros colonizadores do Rio de Janeiro, visto que existem dois netos de Thomé, logo filhos de Pedro Gomes Moreira e sua mulher, a já referida Ana, com os sobrenomes Castro Correia de Sá. Eu iria sugerir um estudo minucioso na familia descendente de Gregorio de Castro Morais, já que existiram ali os Correia de Sá e tambem apareceram mais tarde os Menezes. Me parece algo no minimo relativo, especialmente porque o Coronel Pedro Joaquim utilizava do nome Menezes em outros documentos, como já havia dito o Confrade Nazareth. Acho que deve de ter alguma relação proxima no minimo ou esses nomes não iriam aparecer no Sec. XVIII e nem perpertuar-se a ponto de serem incorporados no meu registro de 1991.

Grato desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279532 | Samuel C O Castro | 26 jun 2011 13:09 | Em resposta a: #279509

Prezado Matheus,

Muito obrigado pelas explicações.

Pelo que relatas, realmente é bem provável que a Ana Josefa de Castro descenda do ramo Castro Correia de Sá. Talvez não do Gregório de Castro Morais, mas sim do Salvador Correia de Sá c. c. Joana Maria de Sousa e Castro de Albuquerque, que encotram-se aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=294073 .

Quanto a essa Joana Maria de Sousa e Castro de Albuquerque, infelizmente ainda consta em minha base como pendente de entroncamento junto aos demais.

Minha sugestão seria retroagir na ascendência da Ana Josefa de Castro (coisa que me é impossível de momento pesquisar, pois trabalho com milhares de linhas de Castros) para ver um possível entroncamento.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279536 | MMSC | 26 jun 2011 14:22 | Em resposta a: #279532

Caro Samuel,

Sou muito grato pela sua ajuda! Gostaria de saber se não tens ao menos alguns poucos dados dessas senhoras ou ainda mais algumas suspeitas para que possa ter uma direção.

Grato desde já!

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279537 | MMSC | 26 jun 2011 14:25 | Em resposta a: #279487

Caro Gilson,

Podes me enviar tudo que tens para o seguinte e-mail: mat_miradex@hotmail.com

Desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279542 | Gilson Nazareth | 26 jun 2011 15:06 | Em resposta a: #279537

Matheus,
Em que cidade vc mora?
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279544 | MMSC | 26 jun 2011 15:11 | Em resposta a: #279542

Caro,

Moro em Niterói, Rio de Janeiro.

Outro abraço!

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279546 | Gilson Nazareth | 26 jun 2011 15:26 | Em resposta a: #279544

Matheus,
Creio ques não foi enviada minha última respots,repito:
Vc pesquia em Niteroi, tem contacto com outros pesquisadores locais?Seria bom uma associação de genealogia aí.
Vc teria facilidade de vir ao Arquivo da Curia ,no RJ e BN?
Conheceu Lenora Andrade?OsCorrea e Castro,atuais, descendemdo Pedro?
Temos o que conversar,telefone-me ou passe-me o seu:021-25569539.
Tenho,há nove anos, uma revista internética:www.joaodorio.com
Desde o 2º número há smre um artigo de genealogia,leia-os.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279550 | MMSC | 26 jun 2011 16:18 | Em resposta a: #279546

Caro,

Vou ler sim! Não pesquiso com ninguem e tambem não faço ideia de qualquer um que se interesse pelo assunto dentre os que eu conheço na minha cidade, infelizmente. Não conheço a D. Andrade nem outro e qualquer Correa e Castro ou mesmo descendentes do Coronel Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá que não fossem o meu avô e seu irmão.

Desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#279552 | Samuel C O Castro | 26 jun 2011 16:27 | Em resposta a: #279536

Prezado Matheus,

Sobre a Ana Josefa de Castro só agora tomei conhecimento.

Quanto a Joana Maria de Sousa e Castro de Albuquerque, procurando no Google acha-se alguns links que faz referência à ela. Um deles é do CBG (Col. Bras. Gen.), onde cita:

Salvador Correa de Sá – Ajudante do Número (patente de nomeação), Livro I do Registro de Ordens Régias, datada de 30.01.1720 – fl. 20v
Nota: Salvador Corrêa de Sá, nascido em 18.10.1666, no Rio de Janeiro, e falecido em 1737. Filho do Mestre de Campo de Infantaria no Rio de Janeiro Martinho Corrêa Vasques e de Guiomar de Brito. Promovido a Capitão (patente de nomeação), Livro I do Registro de Ordens Régias, datada de 27.02.1721 – fl. 46. Capitão na Colonia do Sacramento [1721]. Coronel de Cavalaria no Rio de Janeiro. Senhor do engenho de Marapicú. Fidalgo da Casa Real. Casado na Bahia, com Joana Maria de Souza e Castro-de Albuquerque, nascida por volta de 1685, na Bahia, e falecida antes de 1748.
Pais de:
I-1. Teresa, nascida em 30.10.1706, no Rio de Janeiro.
I-2. Martinho Corrêa de Sá, nascido cerca de 1708, em Jacutinga, Estado do Rio de Janeiro. Alcaide Mor do Rio de Janeiro .Tenente-Coronel.
I-3. Tomé de Castro Corrêa de Sá, nascido cerca de 1710, em Jacutinga, Rio de Janeiro - Negociante, Alferes de Infantaria. Em 1777 encontrava-se em Lisboa - para onde havia ido sua família.

Tenho imenso interesse em fazer a ligação das duas senhores citadas, junto aos demais de minha base, mas infelizmente não posso pesquisar, como já lhe informei.

Tem alguns ramos de Castros que chegaram ao Brasil nos séculos XVI e XVII, que foram pouco estudadas e que hoje fica difícil de estabelecer a ligação com outros ramos, também brasileiros, mais recentes.

Continuo a disposição. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#336470 | MMSC | 08 out 2013 21:53 | Em resposta a: #279506

Encontrei D. Josefa de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#336471 | MMSC | 08 out 2013 22:00 | Em resposta a: #279506

Encontrei D. Josefa de Castro.

---------------------------------

Caro Samuel C. O. Castro

Desculpe, algum erro ocorreu. Dona Ana Josefa de Castro era filha de Alexandre de Castro Correia de Sá e Ana Josefa de Jesus. O Alexandre, se não me engano, é filho do Alferes Jose de Souza e de D. Maria de Castro. Por favor, alguma informação sobre os tais, Samuel? Sabe de algum detalhe do passado deles?

Desde já,

Matheus Miranda de Sá Campelo

Resposta

Link directo:

RE: Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#336603 | Samuel C O Castro | 11 out 2013 19:09 | Em resposta a: #336471

Estimado Mateus,

Desculpe a demora na resposta, mas estive muito ocupado com outras obrigações.

Realmente tenho imenso interesse neste ramo dos Castro Correia de Sá, mas, infelizmente, ainda não está sendo possível o entroncamento junto aos demais de minha grande base.

Se por acaso tiveres dados complementares desse Alferes José de Sousa, e da Maria de Castro e puder fazer a gentileza de me informar, ficar-lhe-ei muito agradecido. Também, infelizmente, nada tenho sobre os novos nomes informados.

Ótimo fds. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Thomé e Pedro Gomes Moreira - Pedro Joaquim de Castro Correa de Sá

#351122 | MMSC | 12 out 2014 19:39 | Em resposta a: #279443

Caro Sr. Gilson Nazareth,

Desde quando nos falamos por questão deste tópico aqui o Sr. comunicou saber de ascendentes do Desembargador Manoel Carlos da Silva Gusmão, de Campos, em que, por alguma forma, se ligava aos Gusmãos do Nordeste. O Sr. ainda está de posse da informação? Sou descendente também do Desembargador e gostaria de saber algo mais sobre ele.

Muito agradecido,

Matheus Campelo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 04:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen