Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279486 | hmartins | 25 jun 2011 16:08

Boa tarde. Agradeço a alguém que me ajude a interpretar o que me falta do assento de baptismo do Capitão Manoel Gaspar, as partes com (...), que se encontra em:

Janeiro de Baixo - Pampilhosa da Serra, Livro de Mistos de 1711-1756, Folha 96 verso

http://193.137.201.198/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=2601&FileID=215784

Manoel filho legitimo do primeiro matrimonio da parte de ambos de Antonio Gaspar natural deste lugar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Maria Domingues natural dos Caneiros freguesia de Sam Joam Baptista de Cambas, nepto pella parte paterna de Manoel Fernandes (Traquinas ?...) natural do Villar Barroco freguesia de Sam Sebastiam e de sua mulher (Paulla?...) Gaspar natural do Villar Barroco (...) marido Manoel Fernandes (Traquinas ?...) (...) natural de Villar Barroco (...) Sobralinho (...) natural de Bogas de Bayxo freguesia de Sam Pedro e pela materna de Manoel Gil e de sua mulher Catherina Domingues ambos naturaes e moradores no mesmo lugar de Caneiros, nasceo aos dezoito do mes de Julho da era de mil e setecentos e vinte e nove e foi baptizado solemnemente aos vinte e sinco do dito mes por o Reverendo (Joseph Dias de Carvalho?...) (...) que foi Padrinho e Madrinha Izabel solteyra dos Caneiros filha de Manoel Gil e de sua mulher Catherina Domingues moradores no mesmo; testemunhas que presentes estavam Francisco Pereyra e Bernardo de Carvalho que comigo asignarão da que fis este apsento dia era e mes ut supra tudo destrito de Covilha deste Bispado da Guarda.
Francisco Pereyra
Bernardo de Carvalho
O Vigario (...) Dias

Obrigado pela ajuda que possam facultar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279516 | jaferro | 26 jun 2011 00:32 | Em resposta a: #279486

Caro Confrade hmartins,

Manoel filho legitimo do primeiro matrimonio da parte de ambos de Antonio Gaspar natural deste lugar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Maria Domingues natural dos Caneiros freguesia de Sam Joam Baptista de Cambas, nepto pella parte paterna de Manoel Fernandes (Fraquinas) natural do Villar Barroco freguesia de Sam Sebastiam e de sua mulher (Paula) Gaspar natural do Villar Barroco (e o dito seu) marido Manoel Fernandes (Fraquinas) (sup.. cima se diz) natural de Villar Barroco (por equivalaçom pois o sobredito será) natural de Bogas de Bayxo freguesia de Sam Pedro e pela materna de Manoel Gil e de sua mulher Catherina Domingues ambos naturaes e moradores no mesmo lugar de Caneiros, nasceo aos dezoito do mes de Julho da era de mil e setecentos e vinte e nove e foi baptizado solemnemente aos vinte e sinco do dito mes por o Reverendo (Joseph Dias de Carvalho) (Prior de Dornelas) que foi Padrinho e Madrinha Izabel solteyra dos Caneiros filha de Manoel Gil e de sua mulher Catherina Domingues moradores no mesmo; testemunhas que presentes estavam Francisco Pereyra e Bernardo de Carvalho que comigo asignarão da que fis este apsento dia era e mes ut supra tudo destrito de Covilha deste Bispado da Guarda.
Francisco Pereyra
Bernardo de Carvalho
O Vigario (João Dias Pereira)

Espero ter ajudado. Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279527 | hmartins | 26 jun 2011 11:39 | Em resposta a: #279486

Muito obrigado caro Sr. José pela ajuda!

De qualquer forma ainda tenho dúvidas de qual será o apelido escrito, se "Fraquinas" ou "Traquinas". Eu conheço nos dias de hoje o apelido Traquina (sem "s", embora muito raro, na verdade só conheci uma pessoa com esse apelido) mas nunca ouvi o apelido "Fraquina" (embora às tantas seja comum e eu desconheça). Talvez com algum outro assento que venha a encontrar se consiga perceber melhor o que está escrito.

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279531 | jaferro | 26 jun 2011 12:12 | Em resposta a: #279527

Caro Confrade hmartins,

O "apelido" ou sobrenome/alcunha começa por um F - veja por exemplo Freguesia e/ou Fernandes. Todavia, é a primeira vez que leio tal nome nos registos de Janeiro de Baixo - por exemplo, o alferes José Gaspar é o meu 5º avô - e de Bogas de Baixo - onde tenho ascendência no século XVI/XVII.

Continuação de Boas investigações.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279533 | hmartins | 26 jun 2011 13:32 | Em resposta a: #279531

Caro Sr. José,

Existe ligação entre o seu 5º avô Alferes José Gaspar e o Capitão Manuel Gaspar ou com o pai dele, o Alferes António Gaspar?

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279538 | jaferro | 26 jun 2011 14:37 | Em resposta a: #279533

Caro hmartins,

Não a tenho registada, mas é possível.

O avô paterno do meu 5º avô, o Domingos Simão é natural de Vilar Barroco. O apelido Gaspar veio do Orvalho, mas ainda não aprofundei este ramo. Pode encontrar a ascendência em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=279411

Uma filha do alferes José Gaspar, Maria Gaspar, cc o Alferes Manuel Antão, irmão do padre Manuel Antão. Pode encontrar a ascendência dos Antão, de JB, em vários tópicos deste fórum.

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279577 | jaferro | 26 jun 2011 22:13 | Em resposta a: #279527

Caro Confrade Hmartins,

O "apelido" é Fraguinas. Ver registo de baptismo do filho António (b07.09.1681, imagem 69).

Cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Capitão Manoel Gaspar

#279582 | hmartins | 26 jun 2011 22:53 | Em resposta a: #279577

Caro José,

Não sei como lhe agradecer! Nunca eu iria descobrir esse assento (nem o do óbito da 1ª esposa), de tão dificil leitura são para mim. Talvez com o tempo me habitue a descernir este tipo de abreviaturas e formas de escrita.

Com os meus melhores cumprimentos,
Hugo Martins

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 17 jun 2024, 04:15

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen