Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Informática | Regiões

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#279497 | j.lilaia | 25 jun 2011 18:42

Caros Confrades,

Sendo um "aprendiz" e recente pesquisador de documentação referente às origens familiares e, utilizando o termo de um outro confrade, apenas um "genealogista de bancada", permitam-me que na minha primeira intervenção dê a minha modesta contribuição como forma de retribuir a ajuda inestimável que a consulta e leitura atenta deste Fórum durante os últimos meses tem dado às minhas pesquisas.

Para os Confrades que pesquisam no Concelho de Alenquer, e que possam eventualmente estar menos atentos, informo que, desde o inicio desta semana, começaram a ser disponibilizados para consulta online pelo Arquivo Distrital de Lisboa alguns livros paroquiais de diversas freguesias deste concelho.

São ainda poucos e de época "recente" mas de grande utilidade visto (com excepção de um único da Freguesia de Abrigada) serem os primeiros deste concelho a estarem disponiveis para consulta através da Internet.

Os livros digitalizados e disponiveis são os que mais recentemente tinham sido enviados para o ADLisboa pela Conservatória do Registo Civil de Alenquer.
Não apareciam até agora indexados e têm, em termos gerais, como datas extremas 1894 e 2007 (com pequenas diferenças que indicarei).

Para acesso, e relembrando informação preciosa dada por outros Confrades, devem em primeiro lugar aceder à actual página de "pesquisa avançada" do ADLisboa em:

http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/asearch

Seguidamente devem introduzir o Código de Referência da Freguesia (cuja lista colocarei abaixo), activar a caixa "Com representação" e utilizando a função "Pesquisar" obterão todos os livros que estejam disponiveis para consulta online.

A lista de Paróquias/Freguesias, respectivos códigos e diferenças em relação às datas gerais indicadas é a seguinte:

PT/ADLSB/PRQ/PALQ01 - Abrigada (Nos Baptismos existe apenas um livro disponivel: 1677/1700)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ02 - Aldeia Galega da Merceana (Baptismos iniciam-se em 1892)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ03 - Aldeia Gavinha
PT/ADLSB/PRQ/PALQ04 - Cabanas de Torres (Não estão disponiveis livros de óbitos)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ05 - Cadafais (Baptismos iniciam-se em 1893)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ06 - Carnota (Casamentos desde 1890/Baptismos terminam em 1906)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ07 - Meca (Baptismos desde 1890 até 1906)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ08 - Olhalvo (Baptismos terminam em 1906)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ09 - Ota (Nesta Data/Hora não existe ainda nenhum livro disponivel)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ10 - Pereiro de Palhacana (O livro de Baptismos 1896/1896 inclui Baptismos até 1899)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ11 - Santo Estevão (Baptismos desde 1892 até 1904. Existe um livro de Legitimações de 1890)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ12 - Triana (Baptismos iniciam-se em 1891)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ13 - Ventosa (Nesta Data/Hora não existe ainda nenhum livro disponivel)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ14 - Vila Verde dos Francos (Nesta Data/Hora não existe ainda nenhum livro disponivel)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ15 - Espeçandeira (Paróquia extinta. Não existem livros disponiveis)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ16 - Nossa Senhora da Assunção e São Pedro (Paróquia extinta. Não existem livros disponiveis)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ17 - São Tiago (Paróquia extinta. Não existem livros disponiveis)
PT/ADLSB/PRQ/PALQ18 - Várzea (Paróquia extinta. Não existem livros disponiveis)


Com os melhores cumprimentos (e votos de boas pesquisas!)

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Correcção)

#279503 | j.lilaia | 25 jun 2011 19:47 | Em resposta a: #279497

Caros Confrades,

Uma correcção:

Quando indiquei que estavam disponiveis os livros com datas extremas (em termos gerais) entre 1894 e 2007 queria, lógicamente, dizer "com datas extremas entre 1894 e 1907".
Como é normal, os livros com datas posteriores a 1907 encontram-se na Conservatória do Registo Civil de Alenquer.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Correcção)

#279583 | vabopi | 26 jun 2011 23:17 | Em resposta a: #279503

Caro confrade:

Agradeço a útil informação. Lamentavelmente o ADL no seu sítio, ignora os utilizadores.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Actualização)

#279827 | j.lilaia | 30 jun 2011 01:56 | Em resposta a: #279497

Caros Confrades,

Actualizando a minha informação inicial, informo que também já estão disponiveis livros paroquiais do mesmo periodo das Paróquias/Freguesias de Ventosa e Vila Verde dos Francos.
Adicionalmente estão também já disponiveis dois livros da extinta Paróquia de São Tiago de Alenquer: 1 Livro de Registo de Baptismos com datas entre 1828 e 1840 e 1 Livro de Registos Mistos com datas entre 1768 e 1859.

Cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Actualização)

#282244 | MLuisa | 19 jul 2011 19:32 | Em resposta a: #279827

Caro João Lilaia

Assim que vi esta sua informação, tentei aceder a alguns destes registos de Alenquer, o que consegui. Porém de alguns dias a esta data (19 JUL 2011), o sistema não me mostra quaisquer resultados, aparecendo "0" como resultado das minhas pesquizas. O que se passará?
Cumprimentos
Maria Luisa Soares e Silva

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Actualização)

#282256 | j.lilaia | 19 jul 2011 21:09 | Em resposta a: #282244

Cara Maria Luisa,

Infelizmente não sei se a conseguirei ajudar porque não detecto qualquer problema no acesso. Estive a verificar as Paróquias uma a uma e consigo aceder a todas.

Por favor verifique se está a seguir correctamente os passos que indiquei acima ou se estará a tentar aceder a uma das Paróquias que ainda não têm Livros disponiveis.
Neste momento são apenas quatro as que estão nesta situação (Ota e três das freguesias extintas) mas pode ser esse o seu caso.

Cumprimentos

João Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online (Actualização)

#282277 | MLuisa | 19 jul 2011 23:34 | Em resposta a: #282256

Muito obrigada, João Lilaia, pela pronta resposta. Vou verificar bem o que procuro. A mim interessa-me sobretudo Triana e St. Estevão e tinha ideia que estas freguesias já teriam registos disponíveis.

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#323642 | carlos luiz | 21 fev 2013 16:38 | Em resposta a: #279497

Caro João Climaco

Gostei de saber e ler que alguem pesquisa estes paroquiais, mas eu não encontro, os anos de 1600 a 1760 de baptismos e casamentos, assim com de óbitos, da freguesia de Sao Miguel(Pereiro de Palhacana)Amenquer, seá que ainda não estão en ligne??
Cumprmentos
Carlos Luiz

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#323680 | j.lilaia | 22 fev 2013 00:16 | Em resposta a: #323642

Caro Carlos Luiz,

Infelizmente no que se refere a Palhacana tal como a todo o restante Concelho de Alenquer, e em relação a livros de registos paroquiais, nada mais existe disponivel para consulta online do que o indicado anteriormente.

A única adição efectuada disponivel para consulta online são os livros de registos civis (que presumo serem apenas de não católicos) da Administração do Concelho de Alenquer com datas extremas entre 1881 e 1911 e que podem ser acedidos aqui: http://digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt/details?id=4602978

Tendo alguma da ascendência materna em Alenquer, e nomeadamente também em Palhacana (aqui toda anterior a 1800) também eu continuo a aguardar a disponibilização de livros de datas mais antigas.

A única ajuda que lhe posso tentar dar é a de lhe sugerir que coloque aqui, eventualmente abrindo um novo tópico especifico sobre Palhacana, os dados de que dispôe e as informações que procura por forma a que se possam tentar cruzar os seus dados com os que constam tanto na minha base como nas de outros confrades que por aqui andam e que sei também terem ascendência e pesquisas feitas em Palhacana.

Apesar de tal como o Confrade ainda não ter conseguido pesquisar directamente os livros desta freguesia para as datas que me interessam, tenho diversos individuos de Palhacana na minha base de dados obtidos através dos registos de freguesias vizinhas mas já pertencentes ao concelho de Torres Vedras e que podem ter eventualmente alguma coincidência com aquilo que procura, estando por isso ao seu dispor para o que me for possivel ajudar.

Com os melhores cumprimentos

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#323854 | carlos luiz | 23 fev 2013 15:52 | Em resposta a: #323680

Caro
Joäo Climaco Lilaia
Estou procurando os ramos de Mello, de Palhacana!!

Os meus paroquiais de Palhacana-Alenquer, encontrados na Torre do Tombo em Lisboa, são!
Ana Luiza de Mello, nascida a 21/10/1795-era falecida em 1853, foi casada com José dos Santos em 10/4/1815!

Ana Luiza de Mello, era filha de José Francisco de Mello, casado com Maria Luiza em 3/9/1787, em Palhacana donde eram naturais!

Este José Francisco de Mello era filho de José Francisco de Mello e de Maria teresa, tambem naturais desta freguesia!

Procuro o baptismo de Ana Luiza de Mello, e todos os seus ascendents!
existe paroquiais de Palhacana a partir de 1592 a 1898, creio que dos Mormons, aqui por internete nada encontrei degitalizado!
Cumprimentos e obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#346362 | j.lilaia | 16 mai 2014 17:07 | Em resposta a: #279497

Carissimos Confrades,

Caso não se tenham apercebido, informo que já estão a começar a ser disponibilizados online os restantes registos paroquiais do Concelho de Alenquer.

Aparentemente estão a ser digitalizados e publicados por ordem alfabética, já se encontrando disponiveis as Paróquias de Abrigada, Aldeia Galega da Merceana, Aldeia Gavinha e Cabanas de Torres. A estas, provávelmente, se seguirão nos próximos dias as restantes.

Não deixando de agradecer e reconhecer o trabalho de outros confrades com páginas ou sites com informação dos registos disponiveis, permitam-me que realce e indique o, actualmente insubstituivel, site de indexação do Confrade João Ventura por onde recebemos actualizações práticamente diárias e que permite, de uma forma simples a pesquisa de todos os registos paroquiais:

http://tombo.pt/


Cumprimentos e boas pesquisas

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

RE: Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#346384 | MLuisa | 17 mai 2014 20:16 | Em resposta a: #346362

Pouca sorte a minha que tenho de esperar pelas freguesias de St. Estevão e Triana, quase no fim da lista...

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#380421 | vm | 26 abr 2017 22:39 | Em resposta a: #323854

Também estou a procurar Mellos e Souza e Mellos de Alenquer.
Pelo que sei têm origem açoriana, na Ilha Terceira.

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#380422 | MLuisa | 26 abr 2017 23:08 | Em resposta a: #380421

Actualmente já estão disponíveis on-line muitos registos das freguesias de St. Estevão e Triana, no Concelho de Alenquer. Ao procurar os meus "Ferreira", "Oliveira e Carmo", "Pereira do Carmo", etc
tenho encontrado alguns "Mello". Como não têm ligação comigo, não os guardei mas se o confrade vir a freg.de St. Estevão, vai encontrar alguns.
Cumprimentos
Maria Luisa Soares e Silva

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#384186 | cthemudo | 05 set 2017 12:20 | Em resposta a: #380422

Boa tarde.

Gostaria de saber onde poderei encontrar, possíveis assentos de batismo de 2 filhos de Manuel Nunes da Cruz, que foi Juiz de Fora em Alenquer e Chamusca. Manuel Nunes da Cruz teve 7 filhos em Aveiro.
Existe um espaço de tempo de cerca de 9 anos em que não encontrei registos de batismos em Aveiro de filhos deste Manuel Nunes da Cruz, e que coincide com a sua nomeação para Alenquer em 1719.
Cumprimentos
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#445337 | Jveloso | 16 jan 2023 18:21 | Em resposta a: #279827

Boa tarde mais uma vez....como sou um "noviço" nestas andanças como é que consigo ter acesso aos livros de registos das paróquias de Vila Verde e de Ventosa ?

Cumprimentos
João Abel Veloso

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#445341 | miguel monteiro | 16 jan 2023 21:23 | Em resposta a: #445337

https://tombo.pt/f/alq13 https://tombo.pt/f/alq14

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#445344 | j.lilaia | 17 jan 2023 00:35 | Em resposta a: #445337

Caro João,

Como verificará pelo link indicado pelo Miguel Monteiro para Vila Verde dos Francos, a melhor forma de aceder aos livros paroquiais disponíveis online é através do site tombo.pt que faz a indexação e actualização permanente do que vai ficando disponível.

Pode fazer a pesquisa a partir do menú lateral por Distrito/Concelho/Freguesia ou pode pesquisar directamente por freguesia ou pelo orago da mesma na caixa de pesquisa.

Aqui o link directo para as freguesias do Concelho de Alenquer:

https://tombo.pt/m/alq

Um abraço

João Clímaco Lilaia

Resposta

Link directo:

Alenquer - Alguns Registos Paroquiais já disponiveis online

#445348 | Jveloso | 17 jan 2023 14:48 | Em resposta a: #445344

Muito agradecido confrade João Lilaia..
Já ando a pesquisar ...o conselho de Vila Verde dos Francos.... a tentar perceber o dia do nascimento do meu bisavô João Maria Veloso......

Cumprimentos
João Abel Veloso

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 05:49

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen