Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280417 | hmartins | 02 jul 2011 18:20

Boa tarde. Agradeço a alguém que tenha a amabilidade de me ajudar a interpretar o que me falta do assento de baptismo de Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manuel Gaspar, neto do Alferes António Gaspar, as partes com (...), que se encontra em:

Registo Paroquial de Baptismo (Fonte: Arquivo da Universidade de Coimbra, 11 verso do Livro de Casamentos de 1757-1854 de Janeiro de Baixo):
http://193.137.201.198/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=2619&FileID=219069

Nota Importante: apesar de constar do livro de casamentos este assento refere-se de facto a um baptismo!

Joseph filho legitimo do primeiro Matrimonio ex utraque parte (...) Manoel Gaspar natural deste lugar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Innocencia Maria natural do Rybeyro de Eyras, freguesia da Igreja de Sam Sebastiam de Almaceda (...) nepto paterno (...) Alferes Antonio Gaspar natural deste lugar de Janeiro de Baixo (...) desta freguesia de Sam Domingos e de sua mulher Maria Domingues natural dos Caneiros freguesia de San (...) de Cambas, materno de Domingos Martins natural do mesmo Rybeyro de Eyras e de sua molher Eufemia Gonçalves natural do Assor freguesia da Igreja do Castellejo, tudo (...) da Villa do Fundam Comarca e Bispado da cidade da Guarda; nasceo aos doze dias do mez de (?...embro) da era de mil e sete centos e cecenta e tres annos e foi baptizado solemnemente em os vinte do dito mez (e hera...?) por mim o Padre (...) Vigario nesta Igreja Matriz de Sam Domingos, foram Padrinhos (...) Manoel Dias Barata de Carvalho (...) Antonio Gaspar e de sua molher Maria Domingues ambos deste lugar, de que fis este termo que assignei com Jose Joaquim de Carvalho (...) com (Lucas...?) Gaspar (...) deste mesmo lugar de Janeiro de Baixo dia era mez ut supra.
O Vg.º Jose Dias (...)
Jose Joaquim de Carvalho
(Lucas...?) Gaspar

Obrigado pela ajuda que possam facultar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280514 | hmartins | 03 jul 2011 19:00 | Em resposta a: #280417

Renovo o pedido, nem que seja para decifrar o mês em falta, onde se diz "doze do mez de (?...embro)".

Obrigado pela ajuda que possam facultar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280523 | f4b2 | 03 jul 2011 20:09 | Em resposta a: #280514

Caro hmartins

Se reparar está escrito por cima a palavra(digo)e á frente (nov),ou seja:

- doze do mez de Novembro.

Quem escreveu enganou-se e escreveu Nouembro,rectificou com "digo Nov",esta é aminha leitura.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Fundão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280530 | f4b2 | 03 jul 2011 20:52 | Em resposta a: #280417

Caro hmartins

"por mim o Padre Campos Pereira"

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280545 | FIGUEIRA | 03 jul 2011 22:38 | Em resposta a: #280514

Caro H. Martins,

Do padrinho tenho eu a Genealogia: Capitão Manuel Dias Barata de Carvalho, capitão de milícias e fidalgo de cota de armas (Dias e Baratas), cavaleiro da Ordem de Cristo, Comissário das habilitações nas três ordens militares, nasceu em Bogas de Baixo, freguesia do Janeiro de Cima, em 29-VII-1745. filho do Capitão de Ordenanças em Orvalho Gaspar Dias, das Bogas de Baixo, e de Maria Antunes, neto paterno de José Dias de Carvalho, e de Maria Barata, ambos de Bogas de Baixo (filha de António Mendes Barata e de Isabel Gil), e materno de António Domingues e de Isabel Antunes.
São meus parentes, pois são colaterais dos Dias Barata Salgueiro, meus antepassados.

Cumprimentos,

Nuno M. Barata-Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280546 | f4b2 | 03 jul 2011 22:44 | Em resposta a: #280417

Caro hmartins

O Santo padroeiro de Cambas é S. João Baptista,podemos deduzir que:

- "Maria Domingues natural dos Caneiros freguesia de San Joan Baptista de Cambas"

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo, Joseph (Gaspar), filho do Capitão Manoel Gaspar

#280696 | hmartins | 05 jul 2011 13:19 | Em resposta a: #280546

Obrigado a todos pelas ajudas prestadas!

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 24 mai 2024, 02:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen