começar arvore genealógica

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

começar arvore genealógica

#280518 | MarleneCunha | 03 jul 2011 19:43

Boa tarde a todos:

Nunca conheci o meu avô paterno e a busca por mais informações sobre ele trouxe me até este fórum. Após ler (com enorme entusiasmo e interesse!!) vários tópicos deste fórum decidi investigar mais sobre as minhas origens.
Como sou nova nestas andanças, gostaria, se possível, de alguns conselhos.
Penso que o melhor método será procurar os registos de nascimento, baptismos, casamentos... Já procurei em vários sites e, registos de Viseu (de onde é a minha família), não consigo encontrar nada...
Para procurar familiares "mais recentes", onde terei que procurar? Registo civil? Quanto a familiares "mais antigos" (bisavós, trisavós) existem registos que possa consultar online?
Se me pudessem dar umas orientações ficava muito agradecida!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280520 | silvestre | 03 jul 2011 19:56 | Em resposta a: #280518

Os registos de Viseu anteriores a 1900, aproximadamente, terão de ser consultados no Arquivo Distrital, no Largo de Santa Cristina, Viseu, os mais recentes, nas respectivas conservatórias de registo civil correspondentes a cada caso. Qual o concelho que lhe interessa?
Vera

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280529 | MarleneCunha | 03 jul 2011 20:38 | Em resposta a: #280520

Cara Vera:
Eu estou interessada no concelho de Castro Daire, do qual o meu avô paterno era natural.
Apenas tenho o nome (incompleto), naturalidade e nome do local onde morava após o casamento. Pelas minhas estimativas, terá nascido por volta da década de 1930.
Gostaria também de saber se alguém me pode informar sobre quanto se paga para pedir um registo nascimento, casamento etc
Os meus respeitosos cumprimentos
Marlene Cunha

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280535 | MariaDavid | 03 jul 2011 21:27 | Em resposta a: #280529

Cara Marlene

Uma pergunta, na tentativa de a ajudar: vive em Lisboa ou arredores? Se viver em Lisboa, tenho oportunidade de falar consigo pessoalmente, mostrar-lhe como deve organizar os seus documentos, como poderá pesquisar mais tarde na Torre do Tombo, esclarecê-la em dúvidas que tenha.
Pela data de 1930, toda a informação que pretende se encontra ainda na respectiva conservatória de registo civil da área de nascimento ou casamento ou óbito do seu avô. Tal como o confrade Silvestre elucidou, todos os assentos paroquiais que ultrapassam um período de tempo superior a 100 anos (por norma, mas não é rígido) devem passar automaticamente para o respectivo Arquivo Distrital - no seu caso penso que Viseu. Mas como ainda não ultrapassou esse período de tempo, a Conservatória tem os registos.
Sugiro que leia muito bem tudo o que já foi dito a este propósito, em inúmeras mensagens. É importante perceber os mecanismos de buscas para que tenha sucesso mais rápido.
Estarei ao seu dispor para a ajudar no que precisar. Quanto a custos sobre os pedidos feitos directamente aos Serviços Públicos, confesso que não estou dentro dessa matéria, pois investigo sempre localmente e eu mesma.

Com os meus votos de bom trabalho
Maria

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280538 | silvestre | 03 jul 2011 22:07 | Em resposta a: #280529

Marlene,

Maria David já lhe respondeu. Apenas uma achega: telefone para a conservatória de Casto Daire para saber o que precisa, pois costumam ser solícitos; peça registo simples não certificado pois será consideravelmente mais barato, em principio, não mais de um euro.
Se não sabe qual o nome dos seus bisavós, precisa de pedir primeiro, por exemplo, o registo de nascimento de seu pai ou casamento de seus pais ou seus avós, para recuar uma geração, antes de pedir o nascimento do avô, cujos pais desconhece... mais tarde recorrerá ao Arquivo Distrital de Viseu.

Cumprimentos

Vera

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280541 | MarleneCunha | 03 jul 2011 22:13 | Em resposta a: #280535

Cara MariaDavid:
Agradeço muito os esclarecimentos. Infelizmente não vivo em Lisboa nem arredores. De momento resido em coimbra (estudante) e só em alguns fins de semana me desloco a viseu, o que poderá dificultar a minha pesquisa. Vou tentar procurar o máximo de informação online e como proceder para ter acesso aos registos que procuro.
Novamento agradeço a atenção e disponibilidade

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280542 | MarleneCunha | 03 jul 2011 22:31 | Em resposta a: #280538

Cara Vera:

Agradeço imenso os esclarecimentos.
Devo confessar que o que me trouxe a este fórum foi querer mais informações apenas do meu avô, uma vez que este imigrou para o Brasil quando o meu pais era muito criança e nunca mais teve notícias dele e, portanto, quase nada sei sobre ele.
Mas após ler alguns tópicos deste fórum "fiquei com o bichinho" sobre pesquisar, procurar mais sobre as minhas raizes. Estou mesmo entusiasmada e isto deve-se à simpatia, interesse e dedicação de todos os colaboradores. Os meus parabéns ao fórum!
Quanto à minha pesquisa, vou tentar avançar o mais rápido possível, seguindo os conselhos de MariaDavid e Vera, porque estou mesmo curiosa por saber mais sobre os meus antepassados!

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: começar arvore genealógica

#280551 | cardosodoamaral | 03 jul 2011 23:00 | Em resposta a: #280538

Cara Confreira Vera
Peço desculpa ao morador deste post por entrar nele, mas como vi que Vera tinha respondido, intrometi-me, ou seja, em tempos falamos sobre os Cardoso do Amaral de Viseu. Inclusivé tenho o seu mail.
Os meus estudos proseguem e vão de vento em popa. Se assim o entender posso partilhar algumas coisas consigo.
Sem a ajuda deste forum em geral e de alguns confrades em particular, seria difícil e penoso chegar ou cheguei. Deixo aqui a minha pequena homenagem a todos quanto me ajudaram. É merecedor.
Respeitosos cumprimentos
Adelino Cardoso do Amaral

Resposta

Link directo:

ajuda leitura registo de nascimento

#281680 | MarleneCunha | 14 jul 2011 14:14 | Em resposta a: #280518

Boa tarde a todos:

Já consegui ter acesso ao registo de nascimento do meu avô. No entanto, não consigo ler algumas partes.

http://i1193.photobucket.com/albums/aa352/anubis_21/JPEG.jpg

"... filho legítimo de (?) de Paiva Claudino de (?) anos de idade, no estado de casado, de profissão (?), natural de (?), e de Felismina Rodrigues, de vinte e um anos de idade no estado de casada de profissão doméstica, natural (?????), domicialiado (???), neto paterno de José (?) Claudino e de (?) de Paiva e materno de José cardoso e de (?) Rodrigues.
Foram testemunhas (?????????????)"

No averbamento n.º1 " Casou catolicamente com Maria de Nazaré da Costa Correia, ao tempo de vinte e quatro anos de idade, filha de Manuel Correia Duarte e de Madalena da Costa, natural da mesma freguesia de Pinheiro, na igreja paroquial de Pinheiro no dia dezanove de Dezembro de mil novecentos e quarenta e oito. Asssento (????) "

Agradecia imenso se me pudessem dar uma ajuda a ler o que me falta.

Cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281688 | silvestre | 14 jul 2011 15:04 | Em resposta a: #281680

Marlene,

Caso não me tenha enganado, a "tradução" é esta:
"José Augusto filho legítimo de António de Paiva Claudino de 28 anos de idade, no estado de casado, de profissão jornaleiro, natural da mesma freguesia *, e de Felismina Rodrigues, de vinte e um anos de idade no estado de casada de profissão doméstica, natural e domicialiada no mesmo lugar de Pereiro, neto paterno de José Carneiro Claudino e de Maria de Paiva e materno de José cardoso e de Albina Rodrigues.
Foram testemunhas Manuel da Silva, Casado, empregado comercial comercial e Mário? De Jesus de Almeida residentes no lugar e freguesia de Pinheiro "

A declaração foi feita no posto de Pinheiro pelo pai que assinou com as testemunhas.

*Freguesia de Pinheiro, lugar de Pereiro

http://retratoserecantos.pt/freguesia.php?id=1795

Esta freguesia de Castro D'Aire fica perto de Ester, uma terra muito interessante onde existe uma ruína de uma ponte romana.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281695 | Jorge Resende | 14 jul 2011 15:35 | Em resposta a: #281680

Salvo melhor leitura creio ler assim:
1/Filho de António de Paiva Claudino
2/idade:28 anos
3/Profissão: Jornaleiro (trabalhava à jorna, ao dia, na agricultura e afins)
4/natural de Pereira, Pinheiro, Castro Daire, Vizeu
5/ Felismina era natural do mesmo lugar
6/neto paterno de José Carneiro Claudino e de Maria Paiva (parece...)
7/neto materno de José Cardoso e Albina Rodrigues
8/Na margem: casou catolicam. c/ Maria da Nazaré Costa Correia, 24 anos, filha de Manuel Correia Duarte e de Madalena Costa, natural do Pinheiro, igreja do Pinheiro em 19.12.48, assento nº 81 de 25.7.1959.
O casamento foi dissolvido por morte da mulher em 6.11.2006.

Deve procurar melhor ajuda, mas creio que se fez um pouco mais de luz.
Cumprimentos. Saudades a Coimbra, minha terra de eleição desme pequenino, a minha família é de ai, Calhabé! Bairro Norton de Matos.
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281710 | MarleneCunha | 14 jul 2011 17:53 | Em resposta a: #281688

Cara Vera:
Muitíssimo obrigado!
Assim sendo: José Augusto Claudino (n.1924) era filho de António Paiva Claudino (n.1896, porque à data do nascimento do filho tinha 28 anos) e Felismina Rodrigues (n.1903, porque à data do nascimento do filho tinha 21 anos).

A partir daqui, e recuando, terei que consultar o arquivo distrital de viseu, visto que os registos de nascimento terão mais de 100 anos, certo?

Já agora,a título de curiosidade, a freguesia de Pinheiro tambem tem um outro monumento que considero igualmente interessante, o Mosteiro da Ermida. Vale a pena visitar! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_(Ermida) )

Muito obrigado:
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281713 | MarleneCunha | 14 jul 2011 17:59 | Em resposta a: #281695

Caro Jorge:

Muito obrigado pela ajuda. Já consegui muito mais do que esperava, visto que sou nova nestes assuntos de genealogia!

Cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281728 | silvestre | 14 jul 2011 19:07 | Em resposta a: #281710

Marlene,
O baptismo de José está certamente no Arquivo Distrital de Viseu, o de Felismina, talvez. Pode também procurar os casamentos dos pais deles, seus bisavós, e dos seus tios avós no ADV.

Vera

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281731 | MarleneCunha | 14 jul 2011 19:24 | Em resposta a: #281728

Cara Vera:

Novamente agradeço a sua ajuda. Vou seguir os seus conselhos e alguma novidade postarei aqui.

Cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#281754 | Jorge Resende | 14 jul 2011 22:28 | Em resposta a: #281713

Ainda bem que ultrapassou esta primeira fase. Na missiva que enviou a uma confrade de nome Vera, disse e disse bem que encontrara portanto as datas de nascimento dos avós de José, retirando ao ano de nascim. dele as idades dos pais descritas no documento.
Certíssimo, o assento de casamento de António e Felismina, se casaram, deve ser procurado desde 1923 para trás, às vezes está perto da data de nascimento do filho ou filha, outras vezes afastado ou porque ficaram muitos anos sem filhos, ou porque tiveram outros anteriormente. Desejo-lhe boa sorte nas pesquisas futuras. Peça sempre cópias não certificadas, pois assim paga apenas 50cent ou um euro, conforme. Cuidado, não peça por escrito assentos sem grandes certezas, porque os Arquivos Distritais debitam verbas por hora de pesquisa... É pena que o Arquivo de Vizeu não tenha ainda digitalizados os seus livros paroquiais, pois o site ETOMBO, que já pôs on-line bastantes livros de outros concelhos, pode ser que um dia também publique Viseu, por enquanto tem de perder umas horas a pesquisar no local os livros. Também tenho perdido muitas horas a pesquisar para elaborar os meus livros de família, é um trabalho aliciante quando se pretende ir sempre mais atrás. Felicidades
Jorge Resende

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#282135 | MarleneCunha | 18 jul 2011 20:39 | Em resposta a: #281754

Boa tarde:

Já consegui mais algumas informações sobre os meus ascendentes, mas também uma dúvida:

A partir do assento de nascimento do meu avô (José Augusto Claudino) consegui obter o ano de nascimento dos seus pais (António de Paiva Claudino - 1896; Felismina - 1903); como são assentos com mais de 100 anos, fiz pedido dos mesmos ao Arquivo Distrital de Viseu (ADV) e fui informada que estes registos ainda se encontram no Registo Civil de Castro Daire (RCCC) (mais informaram que no ADV, para a freguesia de Pinheiro, só estão assentos de nascimento anteriores a 1894). Enviei e-mail ao RCCC, que prontamente foi respondido, informando -me:
" [...] assento de nascimento de António de Paiva Claudino, [...] nascido no lugar de Pereira em 09/02/1906.(Assento nº 9 de 1896)."; E aqui surgiu-me uma dúvida (talvez de principiante!): como é possível ter um assento de nascimento de um ano anterior ao ano de nascimento de indivíduo? Ter-se-ão enganado ao redigir o e-mail?

Caro Jorge Silvestre, em relação ao seu comentário "É pena que o Arquivo de Vizeu não tenha ainda digitalizados os seus livros paroquiais": no e-mail que enviei ao ADV perguntei se os assentos estavam disponíveis online e responderam -me " informo V.ª Ex.ª. que os livros de registos paroquiais já estão digitalizados, mas ainda não estamos em posse das imagens. Logo que nos sejam entregues, providenciaremos no sentido de as preparar para disponibilização online. No entanto, e porque não depende só do Arquivo, não é possível prever para quando". Não sei se já tinha conhecimento, mas aqui fica a informação. Assim sendo, creio que já não deve faltar muito para os registos paroquiais ficarem disponíveis online (ou pelo menos, assim espero!)

Agradeço novamente toda a ajuda que me foi disponibilizada aqui no fórum e assim que tiver mais informações registarei aqui no fórum.

Os mais respeitosos cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#282154 | roz | 18 jul 2011 23:06 | Em resposta a: #282135

Cara Marlene

Se nao quer esperar pela digitalizacao dos registos pode consultar os microfilmes nos Centros de Familia dos Mormons.

Rua Pedro Nunes
Quinta Vale das Flores
Coimbra, Coimbra, Portugal
Phone: -351-39-718437
Hours: T-W 10am - 6pm

Como ve so abrem 'as tercas e quartas mas se puder passe por la' ou telefone para que a informem como ver quais os filmes a pedir e a encomenda-los.

Eu como vivo no estrangeiro, eles teem sido a minha "salvacao"!
Boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#282157 | MarleneCunha | 18 jul 2011 23:38 | Em resposta a: #282154

Cara Rosario:

Muitíssimo obrigado pela informação. Será uma grande ajuda visto que estes Centros são abertos a todos e de acesso gratuito (http://www.publico.pt/Sociedade/igreja-mormon-disponibiliza-registos-genealogicos-ate-ao-seculo-xvi_1314843?p=1).

Tenho a seguinte dúvida, não sei se me saberá dizer: nos microfimes do Centro de Família dos Mormons em Coimbra também estão incluidos os de Viseu ou só estão mesmo disponíveis no Centro de Familia dos Mormons de Viseu?

Cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#282180 | roz | 19 jul 2011 10:07 | Em resposta a: #282157

Cara Marlene

Nao importa a que Centro se vai pois eles encomendam os filmes nem que sejam do estrangeiro. 'As vezes temos de esperar algumas semanas para o filme chegar (o que pode ser frustrante!) mas depois tem-se 3 meses para pesquisar o que da' a oportunidade de encontrar mais parentes e colaterais sem ter de pedir um a um.
O acesso ao Centro 'e gratis mas paga-se qualquer coisa para encomendar o filme. Aqui em Inglaterra sao £7 mas nao sei quanto 'e em Portugal. Para mim vivendo fora, teem sido essenciais nas minhas pesquisas.

Cumprimentos e bons sucessos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#282184 | MarleneCunha | 19 jul 2011 10:35 | Em resposta a: #282180

Cara Rosário:
Fico lhe muito agradecida pelas informações.
Cumprimentos
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#283744 | MarleneCunha | 03 ago 2011 20:24 | Em resposta a: #281680

Boa tarde:

Novamente venho pedir ajuda na leitura de registo de nascimento, desta vez no da minha avô paterna:
http://i1193.photobucket.com/albums/aa352/anubis_21/JPEG.jpg
Não consigo 'decifrar': "... neto paterno de ???? e de ???? e materno de Joaquim da Costa Cardoso e de ???Fernandes"

Consegui também obter os assentos de baptismo de António de Paiva Claudino e Felismina de Paiva (pais do meu avô paterno):
http://i1193.photobucket.com/albums/aa352/anubis_21/AntoniodePaivaClaudino.jpg
http://i1193.photobucket.com/albums/aa352/anubis_21/FelisminadePaiva.jpg
Em nenhum destes dois assentos consigo ter informações sobre datas de nascimento dos seus pais (se fosse registo de nascimento conseguiria deduzir as datas!).
Assim sendo, gostaria de saber como aceder a tal informação. Se pedir um registo de óbito, todas as informações que normalmente são registadas na conservatoria (ex. casamento, nascimento de filhos, etc) estarão averbados neste documento?

Agradeço antecipadamente a atenção que me possam dispensar.

Atenciosamente
Marlene Correia

Resposta

Link directo:

ajuda leitura registo de nascimento

#283995 | MarleneCunha | 05 ago 2011 22:21 | Em resposta a: #283744

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#283999 | f4b2 | 05 ago 2011 23:00 | Em resposta a: #283995

Cara marleneCunha


Neto Paterno de JOSÉ CARNEIRO CLAUDINO e de MARIA PAIVA

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#284001 | drica71 | 05 ago 2011 23:07 | Em resposta a: #283744

Cara Marlene

Nem sempre as informações são completas, especialmente quando se trata de livros paroquiais.
A partir desse momento, terá de ir recuando no tempo. Não há outro jeito.
Para começar, poderá buscar o casamento dos pais de Felismina (de 1903 para trás) e de Antonio (de 1896 para trás). Como em ambos eram filhos legítimos, seus pais já eram casados.
Veja que Felismina era neta paterna de Margarida Cardosa e materna de Margarida Rodrigues, o que provavelmente indica que seus pais (José e Albina) eram filhos "naturais".
Boa sorte.
Adriana

PS. O que escrevo está baseado na minha experiência ao buscar meus antepassados nos paroquiais. Consegui recuar até o ano de 1690.

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#284002 | Paulo Rodrigues | 05 ago 2011 23:17 | Em resposta a: #283995

Cara Marlene Cunha,

Posso tentar-lhe ajudar embora seja iniciante, contudo fica aqui a minha interpretaçao dos assentos que pretende:

No Primeiro assento : Neto Paterno de José Carneiro Claudino e Maria? de Paiva e materno de José Cardoso e _?_ Rodrigues (parece-me Maria Rodrigues)

Quanto aos restantes assentos não entendi a sua dúvida, se já tem os assentos de baptismo dos pais do seu avô paterno e agora quer obter os assentos de baptismo deles é só deduzir pela data de baptismo do filho o nascimento dos projenitores, normalmente o baptismo era quase logo após o nascimento da criança. Espero ter-lhe sido útil, aguarde os confrades mais experientes, pois eles vão poder-lhe ajudar melhor.

Os melhores cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: ajuda leitura registo de nascimento

#284086 | MarleneCunha | 06 ago 2011 22:51 | Em resposta a: #284001

Caros João, Paulo e drica71

Obrigado a todos pelas dicas

Os melhores cumprimentos
Marlene Cunha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen