Família Fachada

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Família Fachada

#280727 | cfer_99 | 05 jul 2011 16:00

Boa tarde: Ando a pesquisar sobre a família Fachada. Encontrei no site um ramo dessa Família, de Coimbra, Almalaguês. Acontece que até agora toda a família conhecida é de origem em Vila Nova de Foz-Côa, onde é um nome popular e não encontro ligação entre os dois ramos. Além disso, em Foz-Côa, segundo me disseram arderam os registos no início do sec XX. Poderão ajudar-me?

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#280758 | f4b2 | 05 jul 2011 19:30 | Em resposta a: #280727

Caro(a) cfer_99

Tenho alguns nomes que pesquisei do ano de 1909,cito:

- FRANCISCO ANTÓNIO FACHADA - Lavrador,ligado aos cereais em Vila Nova de Foz Côa

- VIRIATO ANTÓNIO FACHADA - Negociante exportador - Comerciante - Chapelaria em Vila Nova de Foz Côa

- LUIS FELICIANO FACHADA TRABULO - Serralharia em Vila Nova de Foz Côa


Em 1944 - BALTAZAR FACHADA - Café em Vila Nova de Foz Côa

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#280785 | cfer_99 | 05 jul 2011 23:26 | Em resposta a: #280758

Obrigada! A minha pequena pesquisa ainda não tinha chegado tão atrás como 1909. E, curiosamente, Baltazar Fachada era meu avô!
Como estou no início e ainda sei muito pouco (é um interesse recente quero eu dizer), poderia explicar-me onde obteve esses nomes? e dar-me sugestões práticas de como evoluir?

Obrigada
Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#280788 | f4b2 | 05 jul 2011 23:42 | Em resposta a: #280785

Cara Cláudia Fernandes

Tenho alguns Anuários onde são referidos os nomes e profissões de Portugal e ex.Colónias,e tenho ajudado nas fases iniciais das pesquisas muitos confrades, mas outras pessoas lhe poderão dar outros dados mais avançados,consoante for evoluindo nessa sua pesquisa,pois têm um maior conhecimento de como se deve proceder.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#280792 | cfer_99 | 05 jul 2011 23:57 | Em resposta a: #280788

só mais uma questão. Tentei aceder aos documentos digitalizados do arquivo distrital da guarda mas não consigo ver qualquer imagem. Pode explicar-me se o problema é meu?

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#280987 | golim67 | 07 jul 2011 22:39 | Em resposta a: #280792

Caro confrade cfer_99

Tenho nos meus antepassados-bisavô, 3º avô e 4º avô, Fachadas e/ou Fachanas, todos de Vila Nova de Foz Côa. Para além destes tenho na minha pequena base de dados daquela freguesia e concelho alguns elementos Fachadas e Fachanas que ainda não entronco nos meus familiares. O século em estudo é o XIX, embora os mais antigos sejam do final do Séc. XVIII, mas como estimativa.
Aproveito para informar que Fachadas e Fachanas estão interligados.

Gostaria de conhecer o seu interesse nestas famílias e até onde me for possível ajudá-lo.

Um pedido, use no fim de cada texto o seu nome ou sobrenomes.

Melhores cumprimentos,
Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281010 | cfer_99 | 08 jul 2011 10:17 | Em resposta a: #280987

Quero antes de mais agradecer a sua disponibilidade.
Passo então a relatar os meus propósitos. Chamo-me Cláudia Isabel Fachada Lopes Fernandes. Há umas semanas comecei a tentar descobrir os meus antepassados do lado materno (Fachada)

Sei que meu avô era Baltazar António Fachada, o meu bisavô António José Fachada e o meu trisavô Manoel António Fachada. O meu avô era um de dez irmãos, de quem conheço os nomes de quase toda a descendência. Já do meu bisavô, António José Fachada sei que tinha um irmão de nome Francisco António Fachada e outros, que em breve conseguirei apurar ao falar com membros mais velhos desse ramo da família.

Entretanto, como desconhecia por completo o assunto, comecei por pesquisar no site dos mormons, mas apenas encontrei Fachada's que emigraram para os EUA por volta de 1916. Sei que nos EUA há muitos Fachada's. Mas não fui por aí pois o que me interessa são os antepassados. Depois, aqui no geneall encontrei o tal ramo Fachada de Coimbra, Almalaguês, de que não encontro ligação ao de Fôz-Côa.

Passei então a pesquisar no arquivo distrital da Guarda que, como deve saber, tem alguns registos digitalizados. Comecei pelos registos de baptismo da frequesia de Foz-Côa e analisei todo o ano de 1885, onde encontrei 8 registos de Fachada's ou ligações com eles, mas não os consegui encaixar na árvore da família. O pior é que nos avôs das crianças baptizadas há 3 Manoel António Fachada (casados com diferentes mulheres...).

Como vê sou uma completa novata e tenho feito tudo intuitivamente. Mas tenho muita vontade de progredir.

Agradeço toda a ajuda que me possa dar, mesmo que sejam apenas conselhos.

Obrigada e até breve
Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281150 | golim67 | 09 jul 2011 22:31 | Em resposta a: #281010

Cara Claudia Fernandes

Tem em seu poder o registo ou certidão de nascimento de seu avô -Baltazar António Fachada- ?

Sabe a data ou, pelo menos, o ano de nascimento do seu bisavô -António José Fachada e o nome da sua bisavó?

Dado o número de FACHADA's existentes e o facto de haver nomes completos idênticos, é importante saber os nomes dos conjuges para que se possa separar os seus ascendentes directos de eventuais colaterais (embora eu considere que estes também são importantes) e de outros que, eventualmente, nada ou quase nada tem a ver com seus familiares.

Também estou convencido que alguns FACHADA's de V. N. de Foz Côa sejam meus parentes e, quem sabe, se a Claudia Fernandes também, mas isto tem que ser comprovado e até agora ainda não consegui enquadrá-los e, para ser franco, não tenho investigado este ramo ultimamente.

Por último informo que possuo assentos de baptismo da freguesia de V.N.Foz Côa dos anos 1833 a 1848, 1860 a 1864 e 1867 a 1870.

Estou disponível para a ajudar, se assim o quiser, dentro das minhas possibilidades, mas responda-me às duas perguntas acima.

Melhores cumprimentos

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281255 | MCNN | 10 jul 2011 23:39 | Em resposta a: #280727

Cara Cláidia Fernandes


Pouco tenho a contribuir para este seu tópico mas, de qualquer forma, queria apenas salientar um ponto, e que tem a ver com a informação que lhe deram de que os paroquiais de Foz Coa do início do século teriam ardido.

Ora não será bem assim.

Se se está a referir à paróquia da Senhora do Pranto (Vila Nova de Foz Coa), os livros de baptismos e de casamentos do início do século estarão, à partida, na Câmara Eclesiástica de Lamego.

Pelo menos essa é a informação que consta no site do Arquivo Distrital da Guarda.

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281284 | cfer_99 | 11 jul 2011 11:48 | Em resposta a: #281150

Bom dia:
Agradeço de novo a sua disponibilidade. Não possuo a certidão do meu avô, mas o meu pai está a procurá-la, pois sabe que precisou dela para o seu casamento. Julgo que nasceu em 1910, em Ranhados, Meda, e era casado com Irene Aurelina? Mendes Branco Fachada. Mais do isso por enquanto não sei dizer-lhe. Em breve irei a Foz-Côa procurar mais informações. Há familiares que provavelmente terão documentos guardados.

Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281330 | golim67 | 11 jul 2011 19:15 | Em resposta a: #281284

Cara Claudia Fernandes

O confrade Mário César Navarro tem razão, os livros de baptismos e casamentos que englobam o princípio do Sèc. XX estão na Câmara Eclesiástica de Lamego onde a sua consulta terá de ser presencial. Os registos de baptismo de 1833 a 1848, de 1860 a 1864 e de 1867 a 1877 estão no Arquivo Distrital de Lisboa mas possuo uma cópia que adquiri hà cerca de dois anos e é com estes que procurarei ajudá-la.

Está também neste forum, interessado na ascendência da família Fachada, um seu primo filho de uma irmã do seu avô Baltasar e que segundo uma informação dele o seu bisavô António José Fachada era casado com Virgínia Garrido. Este seu primo é João Fernando Fachada Freitas e usa Jffrei40 e também já tem conhecimento do seu interesse porque lhe comuniquei.

Acho estranho, mas não impossível, que seu avô tenha nascido em Ranhados-Mêda, pelo que me parece necessário pesquisar naquela freguesia recorrendo possivelmente à Conservatória Registo Civil da Meda!

Não vamos desistir, está bem?!

Cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281348 | cfer_99 | 11 jul 2011 21:17 | Em resposta a: #281330

Não, desistir nunca! Na verdade o meu pai já me leu pelo telefone o que conseguiu da certidão do meu avô que está em sua posse! E segundo ele, é mesmo da Mêda, aliás onde ele conseguiu a certidão há uns bons anos. Mas eu agora vou de férias uns dias e quando voltar já tenho por onde começar a pesquisa. Quanto ao meu primo Fachada de Freitas o interesse começou conjuntamente pois ele decidiu fazer um grupo no facebook sobre a família Fachada, para o qual me convidaram e que não tem parado de crescer. Já falei com ele... e espero reunir com outros membros da família em breve!
E embora me interesse em particular a minha ascendência directa, gostava de ter mais registos de modo a ajudar outros Fachadas, que agora têm aparecido no grupo a encontrar também o que procuram...só ainda não sei como vou organizar isso...mas não me faltam ideias nem vontade!

Um obrigada sincero...
Contactarei de novo em breve
Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281371 | f4b2 | 12 jul 2011 00:23 | Em resposta a: #281348

Cara Cláudia Fernandes

Em Mêda ví este nome:

- ANTÓNIO JOAQUIM FACHADA - Párocho em Carvalhal e Rabaçal(Mêda)

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281393 | cfer_99 | 12 jul 2011 11:07 | Em resposta a: #281371

Bom dia e obrigado pela informação.
Por acaso não sabe alguma data referente a esse nome...ou parentes?

Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#281411 | f4b2 | 12 jul 2011 13:25 | Em resposta a: #281393

Cara Cláudia Fernandes

Esqueci de mencionar a data do Anuário de onde pesquisei o nome:Ano 1908/1909
Além de Mêda se prescisar que eu pesquise noutras Freguesias o nome FACHADA,disponha.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#282921 | cfer_99 | 26 jul 2011 14:25 | Em resposta a: #281330

Caro confrade:
Tenho andado a "ler" e registar todos as citações a Fachada's no livro de registos de baptismo de Vila Nova de Foz-Côa de 1885 a 1889, que está digitalizado no arquivo da Guarda. Ainda não encontrei qualquer ligação à minha família mais directa...mas quero fazer esse levantamento. Mas a partir daí queria um conselho sobre como progredir. Interessava-me continuar a ver os registos de baptismo, mas no arquivo da Guarda só têm até 1904 e mesmo esses não sei como consultar. Sei que os assentos de nascimento só foram obrigatórios a partir de 1910 e suponho que estão nas conservatórias. Mas como faço pesquisas nas conservatórias?

Desculpe a minha completa ignorância mas tenho que ser honesta para conseguir melhorar.

Cumprimentos
Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#283000 | golim67 | 26 jul 2011 23:22 | Em resposta a: #282921

Cara Claudia Fernandes

Se o seu pai possui a certidão de nascimento do seu avô BALTASAR ANTÓNIO FACHADA, nesta deve constar o nome e naturalidade dos seus bisavós e idade que tinham para além do nome dos seus 3ºs avós. Estes dados são importantes pois assim permitem ir recuando na pesquisa.
Por outro lado e com base na informação do seu primo João de Freitas, o seu avô teve mais 3 irmãos e 5 irmãs que me parece importante saber quem eram os mais velhos/as que seu avô e se todos eram naturais de VNF ou de Ranhados-Meda, possibilitando assim, calcular o ano de nascimento, mais ou menos, dos seus bisavós -ANTÓNIO JOSÉ FACHADA e VIRGÍNIA DE JESUS GARRIDO e, o que me parece mais importante, o ano do seu casamento.

Agora respondendo à sua mensagem, os registos de baptismos de 1903 a 1908 estão na Câmara Eclesiástica de Lamego (CEL), os registos de baptismos de 1877 a 1902 estão no Arquivo Distrital da Guarda e os registos de baptismos de 1860 a 1864 e de 1867 a 1877 estão no Arquivo Distrital de Lisboa, mas estes possuo eu, bem como de 1833 a 1848, já que adquiri as suas digitalizações ao ADL.

Tanto quanto sei as Conservatórias não permitem que façamos pesquisas, no entanto algumas atendem os nossos pedidos desde que lhes forneçamos dados concretos (nomes de pais e avós paternos e maternos e anos/meses muito aproximados), outras só com dados exactos. Desconheço a que categoria se encaixa a de VNF!

Continuo ao seu dispor e não exite pedir ajuda quando tiver dados mais concretos ou dúvidas. Entretanto continuo a arquivar dados dispersos de FACHADA'S que poderão, mais tarde, serem úteis.

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#283014 | cfer_99 | 27 jul 2011 09:04 | Em resposta a: #283000

Mil vezes obrigada!

E até breve!
Cláudia Fernandes

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#286200 | golim67 | 01 set 2011 21:42 | Em resposta a: #283000

Cara Clara Fernandes

Regressei a casa!
Pergunto se tem mais dados sobre o seu avô BALTASAR FACHADA e qual dos seus tios-avós era o mais velho e a sua naturalidade.
Acontece que sabendo qual era o ano de nascimento e naturalidade do primogénito dos seus bisavós FACHADA permitiria calcular o ano de casamento dos seus bisavós, cuja probabilidade é de 1 a 2 anos antes. Este assento de casamento iria permitir conhecer com melhor exactidão os seus 3ºs avós e, eventualmente, os seus 4ºs avós, para além de permitir, através das idades dos nubentes, pesquisar o assento de baptismo dos seus bisavós.

Entretanto informo que tenho já dois grupos de famílias FACHADAS que ainda não os entronco nos seus familiares directos, mas poderão ser úteis.

Por outro lado tenho pesquisado uma eventual ligação da sua bisavó VIRGÍNIA JESUS GARRIDO com os GARRIDOS ainda meus familiares de V. N. de Foz Côa, até agora sem sucesso.

Espero notícias, apresento melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#287329 | Jffrei40 | 15 set 2011 12:36 | Em resposta a: #283000

Caro Gouveia de Lima

Depois do meu afastamento em favor da minha prima Cláudia Fernandes, volto ao seu contacto.

E o motivo é porque estive a consultar a troca de mensagens da minha prima e do fórum.

Verifiquei que ela não respondeu à sua mensagem do dia 26-07-2011, a respeito dos irmãos mais velhos/as que o meu tio Baltazar António Fachada.

Sendo assim, eu tomo a liberdade de informar que os meus tios mais velhos, filhos dos meus avós António José Fachada e Virgínia de Jesus Garrido, são:
- JANUÁRIO DOS SANTOS FACHADA e MARIA DELFINA FACHADA.

Caso a minha prima entre em contacto com o fórum, a informação já fica dada.

Ela tem andado muito preocupada na elaboração da árvore genealógica da família, por isso ainda não teve tempo, penso eu, de vir ao fórum.

Sei que ela já andou por Foz Côa, Meda, Mós, Castelo Melhor e Almendra, nas suas pesquisas. Agora surgiu-lhe o nome da localidade de Fonte Longa, de cujo nome, todos os registos estão ligados.

Já me perguntou se eu tinha conhecimentos com as ligações a Fonte Longa. Eu apenas sei que esta freguesia já pertenceu, há muitos anos, ao concelho de V. N. de Foz Côa e agora pertence ao concelho de Meda, agora quanto às ligações familiares, não tenho conhecimentos nenhuns.

Com um até breve, se necessário da minha parte, fico ao dispor.

Melhores cumprimentos

Fachada de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#287435 | golim67 | 16 set 2011 23:19 | Em resposta a: #287329

Caro confrade Fachada de Freitas,

Amanhã vou a V.N. de Foz Côa e penso estar lá uns quatro a cinco dias, não propriamente na vila mas na feguesia de Mós do Douro, no entanto vou dar um salto à vila.

Logo que regresse, responderei à sua mensagem e darei conhecimento de dados que possuo sobre "Fachadas".

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#289736 | cbeijoco | 22 out 2011 21:32 | Em resposta a: #287329

Data de Nascimento de Januário dos Santos Fachada - 07/09/1899.
CFB

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#309985 | jpmsilva | 11 jul 2012 02:06 | Em resposta a: #280727

Caros

Meu avo se chamava Antonio Joaquim Fachada, de Foz Coa, casado com Maria Elisa de Abreu Ramos Fachada. Seus pais eram Viriato Augusto Fachada e Palmira. Ele tinha uma irmã, Conceição. Minha mãe se chamava Maria Helena, nascida em 1933 no Porto e falecida em 1972. Isso é tudo o que eu sei sobre a família dela. Alguém pode me ajudar?

João Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Fachada

#315252 | vabels55 | 12 out 2012 23:36 | Em resposta a: #281010

Caríssima Cláudia



Os meus parabéns pela sua ideia.
Eu há muito que andava a pensar em fazer isso; mas será muito mais fácil "apanhar o comboio em andamento"!

Desde sempre o meu pai disse que a família teria tido origem em Foz-Côa.
Não sei se se tratou de bisavós ou tetravós ou ...

Assim sendo, começo por dar o meu contributo, ainda bastante curto, que resulta da consulta a uma fonte "bem informada" - o meu pai, agora com quase 88 anos.

A minha avó paterna chamava-se Rosária Fachada.
Nasceu (?) em S. Frutuoso, Ceira, Coimbra. Ano? A investigar mais tarde.

A minha avó tinha:
- irmã: Guilhermina Fachada (sem filhos - a confirmar) - terá tido uma pensão em Coimbra
- irmão: José Carvalho Fachada (2 filhas e um filho - já falecidos) - moleiro
- irmão: Joaquim Carvalho Fachada (filhos?) - moleiro

A minha avó teve muuuuuiiitos fiiiilhos, todos viveram / vivem ainda na zona de Coimbra:
- Laura (falecida)
- Estrela (falecida)
- Aida (falecida)
- Maria (falecida)
- Guilhermina (falecida)
- Generosa (falecida)
- Nazaré
- António
- Abel
- Mário

Entretanto, irei ver nos restantes colaboradores se alguém refere algum dos tios maternos do meu pai, nomeadamente entre os Fachada's de Almalaguês.

Um abraço, o agradecimento e muitos votos de coragem e persistência.
Logo que eu tenha mais alguma informação, colocá-la-ei neste fórum.

Victor Abel Simões

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#410272 | mvas9653 | 06 dez 2018 11:21 | Em resposta a: #280727

Saiu recentemente o livro "Judeus de Vila Nova de Foz Côa, Linhagens do Alto Douro, Séculos XVI a XIX; João Manuel Braz e Nuno Borrego, Laboratório de Estudos Judaicos, Lisboa, 2018" que contem muita informação sobre os Fachada. É obrigatório para quem pesquisa esta família e todas as que com ela se cruzam.

Mário de Vasconcelos

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#423895 | joaoffpessoa | 04 mai 2020 19:31 | Em resposta a: #280987

olá,
eu sou Fachadas da parte do meu avô materno e tenho dedicado muito tempo a este apelido.
Existe uma familia Fachadas em Santo Amador, concelho de Moura que vai dar toda a um unico casal.

será que pode existir alguma relação?

melhores cumprimentos,
João Fachadas Pessoa

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#423896 | joaoffpessoa | 04 mai 2020 19:33 | Em resposta a: #287435

Olá,
sou Fachadas do lado do meu avô materno, mas toda a minha familia com esse nome é originária de Santo Amador, Moura.
Será que pode existir alguma ligação?

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#423923 | cfer_99 | 05 mai 2020 14:58 | Em resposta a: #423896

Eu não serei a pessoa certa para lhe responder, pois parei com a minha pesquisa há uns anos, mas nunca encontrei nenhuma ligação ao Alentejo, apenas a uma zona de Coimbra! Mas pode ser que outros lhe respondam. Boa sorte...

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#449456 | André Fachada | 13 ago 2023 14:00 | Em resposta a: #280727

Boa tarde. Sou novo no Geneall e aquilo que me trouxe aqui foi precisamente a minha curiosidade sobre a origem desta família. Consegui construir a minha árvore genealógica até meados do século XVIII, sendo que todos os meus antepassados nasceram e viveram na freguesia de Almalaguês, Coimbra (todos com o sobrenome Fachada). No Geneall encontrei a árvore do meu tetravô Francisco José Fachada. Sempre me disseram que a família Fachada é proveniente de Almalaguês, por isso não sabia que também era um nome comum em Vila Nova de Foz Côa, não encontrando qualquer ligação entre os dois ramos familiares. Será que alguém me poderia ajudar neste sentido? Para além disto, alguém sabe se a família Fachada tem origem judaica? (possivelmente sefardita). Pode ter havido alguma separação e esta ter-se espalhado por outras localidades do país. Obrigado pela disponibilidade.

Resposta

Link directo:

Família Fachada

#449457 | saintclair | 13 ago 2023 14:53 | Em resposta a: #449456

-
É natural que a familia Fachada tenha origens judaicas.
Almalaguês, Freixo Espada à Cinta, Vila Nova Foz-Côa
etc. são zonas em que os Judeus, Fariseus e Galileus habitaram.
O Rei D. Manuel I, em 1496, deliberou que a partir desse ano, os Judeus que ficassem em
Portugal, teriam de se converter ao Cristianismo, caso contrário teriam de sair do Pais.
O Rei como ia casar com uma princesa Espanhola, a condição imposta pelos reis católicos
era D. Manuel I expulsar os Judeus, o que Espanha já tinha feito, motivo porque toda a zona de
fronteira Norte e Este com Espanha, ficou repleta de gente vinda Espanha; desde Bragança, F.E.
Cinta, Mirandela, Castelo Branco etc.
https://goo.gl/maps/33xaCNvmL2zPfM917
Boa sorte
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen