família Carneiro da Silva da zona de Vila Nova de Famalicão e da Trofa.

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

família Carneiro da Silva da zona de Vila Nova de Famalicão e da Trofa.

#280795 | Maria Ribeiro | 06 jul 2011 00:12

Francisco Andrade
Verifiquei que a minha resposta não aparece no site respectivo, pelo que volto a repetir-me.
Os meus agradecimentos pelas suas informações. Numa primeira impressão os meus Carneiros da Silva não parecem ter nada a ver com os seus, mas nunca se sabe. O que sei deles? Muito, muito pouco. Factos objectivos são aqueles que colhi na Carta de Brasão de Alexandre Inácio Ribeiro da Silva, morgado da capela de Nossa Senhora do Desterro de Esgueira, Aveiro, passada em 1768. Na referência aos antepassados pára, precisamente, em dona Maria Carneiro da Silva, de Lordelo, comarca do Porto. Nem sequer sei se lá vivia ou, simplesmente, ali nasceu, episodicamente. Sei, também, que entre as armas da família Ribeiro da Silva, estão as dos Silvas. Isto e o facto da Maria Carneiro da Silva ser portadora de dois sobrenomes parece colocá-la numa família da fidalguia, ainda que da pequena fidalguia da província.
Ocupada até agora com uma investigação histórica deixei esta questão em suspenso, depois de esgotada a consulta aos registos paroquiais no ADA e aos processos de habilitação ao Santo Ofício. Quanto a Lordelo penso que ainda não está disponível, para consulta, online. Agora, armada com as suas informações, regressei ao Forum, para escalpelizar os Carneiro da Silva, que já tinha visitado, mas não me entusiasmara. Deparei logo com um site que apostava na origem sefardita, o que é muito agosto dos brasileiros. Nada tenho contra e é verdadade que, nós como eles (eles mais que nós), somos o produto de um grande caldeirão cultural e étnico mas, convém não exagerar. Os outros Carneiro da Silva, que vi um pouco à «vol d'oiseau», também não pareceram ter nada a ver com os meus, que já assim se chamavam pelo menos desde início do séc.XVII, e estes de data bem mais recente. Agora, porém, ou porque fui menos impaciente ou menos preconceituosa ou porque lá existem agora dados que me parecem posteriores à minha anterior visita, encontrei um dado novo e promissor no site « Procura no «Dicionário das famílias brasileiras». Trata-se de um casal constituído por João Carneiro da Silva e Maria do Ó ( ou Theodora Ribeiro) do Porto, que remontarão aos princípios do séc. XVII. Estes encaixam, perfeitamente. pela data e, também, pelo Ribeiro de Theodora e pela origem. De facto, surpreendia-me que Agostinho Ribeiro, de Arrancada do Vouga, nos confins do distrito de Aveiro, vá casar a Lordelo, num tempo em que as deslocações eram tudo, menos fáceis. Mas, se se tratava de alguém da mesma família, numa época em que os matrimónios consanguíneos eram muito comuns, já tudo se explica. No entanto, continuo num impasse
Voltando aos Carneiro, há algo de comum a todos eles sejam só Carneiro ou, também, Silva. Todos têm origem numa mesma área geográfica, o norte de Portugal, que tem como limite o Douro. A própria «Torre da Silva» que estará na origem do nome Silva, se situa nesta área. Pelo que ter sido uma só família que se foi ramificando, várias vezes se entrecruzando entre si e com os Silva, nem sempre conservando este último sobrenome mas, sempre mantendo o Carneiro. Foi assim com os Ribeiro da Silva que sempre preservaram o Ribeiro, viesse pela linha masculia ou feminina.
Um último ponto: na sua resposta a outro participante do site, refere que os seus parentes do Brasil acreditam que um seu antepassado foi senhor da ilha do Príncipe. Este e outros Carneiros,só Carneiros, são referidos por D. António Caetano de Sousa, na «História da Casa Real Portuguesa». E também diz que os Carneiros e os Silva se cruzaram, mas sem localizar temporalmente. Se quizer a transcrição estou à sua disposição, renovando os meus agradecimentos.
Maria Ribeiro.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 11:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen