O que aconteceu ao ETOMBO?

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação | Pessoas

O que aconteceu ao ETOMBO?

#280949 | MFMG | 07 jul 2011 16:57

Caros confrades

Foi com grande tristeza que verifiquei que o site etombo mudou para pior. Pois é quase impossivel de se aceder aos conteúdos paroquiais, que estavam extremamente funcionais.

É uma pena muito grande e que vem dificultar as investigações de todos nós, pois era a melhor base de dados sobre os paroquiais que conhecia.

Lamento
Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#280978 | VP | 07 jul 2011 21:56 | Em resposta a: #280949

Também estou com as mesmas dificuldades

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#280986 | jomimota | 07 jul 2011 22:29 | Em resposta a: #280949

Caros Confrades,

Existe um problema de facto com as hiperligações em todos os Arquivos Distritais que fizeram a actualização do software DigitArq, da que as mesmas neste novo software não coincidem com as antigas, e por isso mesmo não reflectem a situação actual.
Existe outro tópico a falar sobre este mesmo assunto, em que o autor do Etombo, que aproveito para felicitar e agradecer pelo excelente trabalho realizado em prol da comunidade, afirma que não sabe ainda se irá proceder à respectiva actualização, o que de facto é uma pena, pois não só facilitava imenso o acesso, como também e para mim ainda mais importante noticiava o surgimento de novos registos em linha.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#281009 | AQF | 08 jul 2011 10:07 | Em resposta a: #280949

Caro Confrade,

Poderá ver as razões em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=279628#lista, bem como alguns lamentos em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=279642#lista.

Talvez outras mensagens dirigidas ao nosso confrade Tiago Faro lhe dêm algum alento para que, também ele, não termine com o seu "serviço público tendencialmente gratuito" !

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281016 | Incognitus | 08 jul 2011 11:29 | Em resposta a: #281009

Caros Confrades

As actualizações efectuadas no DigitArq e nos motores de busca dos distritais, foram para pior; e não levaram em conta o excelente e pioneiro trabalho efectuado pelo nosso Tiago Faro.

Calculo o seu desinteresse, isto não se faz... tinham a obrigação de respeitar o trabalho do etombo, que fez, o que muitos técnicos dos arquivos não fizeram em anos.

Agora a consulta é pior, houve um retrocesso enorme; muitos paroquias que estavam em linha já não estão, e vamos ver o tempo que levam a repor. Deitou-se fora o que estava bom, e os caprichos dos softwares são imensos, com certeza que têm as mesma frustrações que eu, as buscas tornam-se infrutíferas.

E só pensar que chegávamos ao etombo e ali estava, arregaçar as mangas e mãos à obra!

Caro Confrade Tiago Faro, espero que não desista. E acredite, que lhe compreendo o desânimo e o imenso trabalho que tudo vai dar. Contudo pense nas horas de adrenalina e insónias que muitos tiveram, ao embrenharem-se na memória dos nossos antepassados, ao acederem previamente ao "Etombo".

Melhores cumprimentos,
José

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281034 | JASP | 08 jul 2011 15:14 | Em resposta a: #281016

Caro José

Enquanto arquivista (ou técnico dos arquivos, para quem preferir) não posso deixar de lamentar sempre que qualquer cidadão, um dia e por qualquer motivo, deixe de aceder a informação pública.

Do mesmo modo lamento que qualquer cidadão, ao aceder a informação, antes difícil de obter por meios presenciais, não tenha em consideração o trabalho e os recursos dispendidos durante anos para colocar essa mesma informação disponível. de acesso livre e sem custos para o utilizador.

Lamento, acima de tudo, que todo o trabalho efectuado por arquivistas, ao longo de anos, seja agora minimizado da forma como o faz («o que muitos técnicos dos arquivos não fizeram em anos») e que a simples recolha de ligações a registos pré-existentes seja considerado «excelente e pioneiro trabalho».

Lamento tudo isto ainda mais porque, sendo utilizador constante do e-tombo e por considerar o trabalho realizado complementar do que se tem feito nos arquivos, qualquer trabalho que se faça, seja por quem for e por ser útil para todos os cidadãos, seja considerado como pior do que estava.

Haja paciência para compreender ....

Jorge Afonso

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281061 | vabopi | 08 jul 2011 19:13 | Em resposta a: #281034

Caro Confrade:

Certamente ninguém vai menosprezar o meritório trabalho efectuado pelos arquivistas dos A.D. ao longo dos últimos anos, que permitiu colocar online milhares de livros.

A crítica que compreendo e partilho, vai noutro sentido ao dizer-se que do ponto de vista do utilizador a situação da consulta dos paroquiais (Lisboa p. ex.) está bem pior e, como diz... haja paciência para compreender!

A informação talvez lá esteja, mas há um mundo de diferença entre a apresentação por menus - Distrito, Concelho, Freguesia - e aquela apresentação meio obscura em que não se sabe exactamente o que há para procurar nem como.

A opção "Ajuda", não passa de intenção anunciada, pois não existe.

Na visualização das imagens, desapareceu a opção de visualização em nova janela em écran total, o que permitia uma dimensão conveniente para decifrar os manuscritos.

A informação da disponibilização de novos livros não existe.

Não basta "fabricar" um bom produto, é necessário "apresentá-lo" ao utilizador. Certamente esta nova versão do digitarq.dgarq.gov.pt tem vantagens sobre a anterior, mas ignoro quais sejam. Seria uma boa utilização para o campo de Informações.

Faço votos para que o Etombo e o seu responsável continuem a desempenhar essa missão crucial que é a "a simples recolha de ligações a registos pré-existentes", ainda para mais, de uma forma voluntarista e graciosa.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281067 | mosorio | 08 jul 2011 19:40 | Em resposta a: #281061

Enviado: segunda-feira, 6 de Junho de 2011 20:32
Para: Correio Oficial AD Lisboa
Assunto: Comentários e Sugestões | Arquivo Distrital de Lisboa

Nome: Maria Emília Sanches de Castro Osório
E-mail:
Enviou a seguinte sugestão:

Não compreendo esta evolução!Gostaria de ver estes paroquiais de Lisboa bem mais simples,como antes... por exemplo no Etombo.com.

Com os melhores cumprimentos.


Exma. Senhora

Em resposta ao e-mail informamos que o site Etombo.com não é da responsabilidade da Direcção-Geral de Arquivos, nem do Arquivo Distrital de Lisboa.
Convidamos a consultar o nosso site através do endereço: http://adlsb.dgarq.gov.pt
abrindo o separador Fundos e Colecções encontrará o caminho para toda a documentação disponível online.
________________________________________

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281073 | MCNN | 08 jul 2011 20:11 | Em resposta a: #281034

Caro Jorge Afonso


Para além de subscrever na íntegra as palavras do confrade Vasco Galvão, queria apenas tecer alguns comentários adicionais à sua intervenção.

Antes que me esqueça de o mencionar, deixe-me por começar por lhe dizer que, ao contrário do que afirma, a solução não é sem custos para o utilizador. A solução tem custos para todos os contribuintes portugueses.

Os servidores e respectiva manutenção, as unidades de disco, as comunicações e respectiva infraestrutura, as licenças de software, os técnicos informáticos, os consultores contratados, o espaço físico ocupado, a energia eléctrica, o ar condicionado, as UPS, as unidades de backup, etc, etc, tudo isso foi e é e será suportado com o dinheiro dos nossos impostos.

Mesmo a própria digitalização, nos casos em que se tomou a sábia decisão (como por exemplo na Guarda) de se proceder a uma digitalização nova de raiz sem ser com base nos microfilmes com pouca qualidade dos Mormons, a não ser que tenha sido paga ao abrigo de algum mecenato (como foi no caso dos processos da inquisição), foi e é e será suportada com o dinheiro dos nossos impostos.

Repare que eu não me estou a queixar. Acho que é dinheiro muito bem gasto. Mas não deixo é de frisar que fui eu (e os demais contribuintes portugueses) que pagámos tudo isso e que iremos continuar a pagar tudo isso.

Na realidade, a única coisa que é gratuita para todos (menos para o Tiago Faro Pedroso) é o etombo.

Por falar no etombo, é óbvio que não o podemos comparar com o digitarq. O etombo é "apenas" uma ideia genial do Tiago Faro Pedroso, que permite às pessoas cujo interesse primordial é aceder aos livros paroquiais já disponibilizados para consulta online fazê-lo à distância de 3 ou 4 cliques depois de entrar no site.

Bastará à pessoa saber, para uma dada paróquia, em que distrito e concelho se localiza.

Sabendo isso, ao fim de 3 cliques, sabe todos os livros que estão já digitalizados para essa paróquia.

E com o quarto clique está já a consultar o livro que pretende.

Claro está que isso é possível pela correcção do modelo de dados implementado pelo Tiago Faro Pedroso. O que, salvo melhor opinião, não acontece no caso do digitarq.

Compreendo que o digitarq não serve apenas para consultar livros paroquiais.

Mas gostaria de, ao menos, conseguir no digitarq encontrar mais rapidamente os livros digitalizados de uma dada paróquia.

A nova versão do digitarq permite, por exemplo, seleccionar os objectos com representação digital (digitalizados) logo na janela de Pesquisa Simples.

Isso é óptimo para, por exemplo, os Processos de Inquisição. Mas não serve de nada para os livros paroquiais.

A única forma de, no digitarq, fazer uma pesquisa que me devolva apenas os livros digitalizados de uma dada paróquia é através da Pesquisa Avançada e isso depois de ter descoberto (e posteriormente inserido) qual o longo código de referência da paróquia. Comparar isso tudo com os 4 cliques necessários no etombo ...

Claro está que isso acontece porque levaram a normalização ao limite, e o registo com o livro digitalizado não contém em nenhum dos seus campos o nome do concelho e o nome da paróquia. Daí não se poder utilizar a Pesquisa simples.

Para finalizar esta minha mensagem que já está demasiado longa, queria apenas dizer-lhe que o que deveras me incomodou e continua a incomodar nesta mudança de versão do digitarq é a total ausência de informações que são passadas aos utilizadores.

Por exemplo, começaram logo por autonomizar o site do Arquivo Distrital de Lisboa e não disseram nada a ninguém. Só depois de alguns dias a bater com a cabeça nas paredes é que me apercebi que tinha nascido o digitarq.adlsb.dgarq.gov.pt. Não se dignaram a avisar ninguém.

De um dia para o outro, desapareceram montes de livros. Ainda hoje, passado tanto tempo, existem paróquias inteiras que eram disponibilizadas no digitarq.dgarq.gov.pt e que não estão em nenhum dos dois sites.

E isso sem justificação alguma. Não sei porque razão os sites têm páginas para dar notícias e não as utilizam para alertar os utilizadores. Custa alguma coisa colocarem uma mensagem a avisar os utilizadores ?????

Creio que todos nós, que ao fim ao cabo suportamos a existência desses sites, merecíamos ao menos a atenção de uma palavra, de um esclarecimento.

Um abraço, e desculpe o desabafo.


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281093 | Manitu | 09 jul 2011 01:52 | Em resposta a: #281061

Meu Caro Confrade
Vasco Galvão

Apoio incondicionalmente o que expõe, e gostaria que este meu apoio seja a força necessária, para que o nosso estimado confrade Tiago Faro Pedroso repense no seu excelente e meritório trabalho que executou e (tenho a certeza, que continuará a executar) no etombo.com.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#281094 | Manitu | 09 jul 2011 01:59 | Em resposta a: #281073

Caro Confrade
Mário César Navarro

Expresso exactamente a resposta que enderecei ao nosso confrade Vasco Galvão, isto é, apoio inteiramente toda a sua exposição, e tenhamos a esperança que o nosso confrade Tiago Faro Pedroso, com o seu empenho, boa vontade e desassombrado empenho, nos dê de volta o nosso querido etombo.com.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#282062 | vabopi | 18 jul 2011 11:42 | Em resposta a: #281094

Caros Confrades,

Excelente notícia do Etombo. Já estão recuperados os acessos aos paroquiais de Lisboa.
Bem haja o confrade Tiago Pedroso.

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#282070 | roz | 18 jul 2011 12:56 | Em resposta a: #282062

Caro Vasco Galvao

Obrigada por nos alertar para tao boa noticia e um enorme obrigada ao confrade Tiago Pedroso pelo trabalho com que mais uma vez nos presenteia.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#282073 | Manitu | 18 jul 2011 13:22 | Em resposta a: #282062

Caro Confrade

Agradeço a excelente notícia, e ao mesmo tempo o meu (nosso) bem haja ao Confrade Tiago Pedroso.

Os meus cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

RE: O que aconteceu ao ETOMBO? -

#282091 | mjgl | 18 jul 2011 15:56 | Em resposta a: #282073

Caros Confrades

Que notícia maravilhosa.
O meu muito obrigada ao Confrade Tiago Pedroso
Os meus cumprimentos
Maria João

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#282107 | AQF | 18 jul 2011 16:54 | Em resposta a: #281009

Caros Confrades,

Foi com grande satisfação que tomei conhecimento da decisão do nosso Confrade Tiago Pedroso em manter as facilidades do seu excelente site ETOMBO para todos os Arquivos.

Tendo defendido junto dele, em mensagem pública, a grande vantagem do Etombo sobre as "interfaces" de pesquisa de assentos dos diferentes Arquivos, incluindo os que passaram a utilizar a nova versão do Digitarq, não posso deixar de lhe agradecer publicamente a sua valorosa decisão.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#282125 | malimo | 18 jul 2011 18:35 | Em resposta a: #282107

Caros confrades,

Tentei acessar Macedo de Cavaleiros, Castelãos mas não tenho como chegar aos livros, ao contrário do que faço com os assentos do Porto.
Alguém poderia me ajudar com alguma informação ?

Com os meus cumprimentos,

Maria Alice Moraes

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#282741 | mtavares | 24 jul 2011 14:52 | Em resposta a: #282125

Boa tarde.
A Alice não consegue aceder aos livros porque esses livros não estão on-line.No etombo constam todos os livros disponíveis.
cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284288 | NBA | 08 ago 2011 23:18 | Em resposta a: #282741

Não consigo aceder aos paroquiais de Faro (distrito), através do E-Tombo. Alguém tem informação sobre o estado de situação para esta consulta?
Obrigado,

Nuno B. A.

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284290 | NBA | 08 ago 2011 23:43 | Em resposta a: #284288

Reitero opiniões anteriores. A consulta do site do Arquivo Distrital de Faro é complicada ou inoperante. Não consigo fazer download dos PDFs relativos aos fundos, segundo informação do próprio site, porque apesar de lá estarem indicados não existem os documentos. A busca por palavras (simples e avançada) não dá resultados, estando inoperacional. Não existe ou não é acessível uma tabela que relacione a informação sobre os fundos a pesquisar com os respectivos códigos.
Será pedir muito que estes problemas sejam corrigidos? Creio que não..., como disse um colega acima, os serviços são pagos pagos pelo contribuinte.

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284305 | MCNN | 09 ago 2011 03:07 | Em resposta a: #284288

Caro Nuno


Não está a aceder aos paroquiais de Faro via etombo porque, ao que parece, o site do Arquivo Distrital de Faro acabou de migrar para a nova versão do DIGITARQ, e os apontadores que existem no etombo devem estar ainda a apontar para as referências antigas, pelo que deixaram de funcionar.

Entretanto, vi já que as pesquisas (quer a pesquisa simples quer a pesquisa avançada) na nova versão do DIGITARQ não funcionam. E o site do Arquivo Distrital de Faro mantém um silêncio olímpico sobre este upgrade.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284438 | isabelitas | 10 ago 2011 23:23 | Em resposta a: #284305

pois esta tudo parado,e eu que queria ver os asentos de batismo de sao clemente- loule,e bensafrin-lagos... boa noite espero que logo esteja resolvido

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284446 | Manitu | 11 ago 2011 01:48 | Em resposta a: #284288

Caro Nuno e prezados Confrades

Também pesquiso no Algarve, e só agora percebi que o Etombo, não responde.
Tentei de outra forma e consegui. Vejamos se me vou fazer entender:

Orientei inicialmente a busca para o Arquivo Distrital de Faro, e depois de várias tentativas apanhei este link: http://adfaro.algarvedigital.pt/
Através deste link, apresenta-se um painel que pretende fazer uma sondagem aos clientes do Arquivo, mas direccionei o rato para o rectângulo que se encontra mais ou menos a meio do lado esquerdo que diz: Pesquisa no A.D.Faro Digitarq.

Aí abriu-se-me o Portal novo do Arq. de Faro, onde em vez de colocar em pesquisa simples, optei por clicar no rectângulo do lado direito, que diz: " Estamos no Portal Português de Arquivos ".
No rectângulo de pesquisa simples, coloca-se a referência que se pretende, ex: PT/ADFAR/PTM03 (para o caso de se querer pesquisar Portimão, Nª.Senhora da Conceição).
Aparecerá, então a descrição da Paróquia e dando sequência à mesma como se se tratasse de pesquisas no Arq.Distrital de Lisboa, teremos os baptismos, Casamentos e Óbitos.
De notar, que se mantém como estava no Etombo, isto é não há registos novos digitalizados, o que por exemplo nesta paróquia, só estão digitalizados os baptismos a partir de 1880.
Penso que me fiz entender, nesta panóplia cada vez mais confusa, quando a verdadeira intenção deveria ser apresentar cada vez mais livros digitalizados, preocupam-se primeiro pela a apresentação "bonitinha" do portal, e depois, lá para as calendas gregas, a digitalização dos livros que faltam.
Enfim, para quê palavras.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284447 | Manitu | 11 ago 2011 01:48 | Em resposta a: #284288

Caro Nuno e prezados Confrades

Também pesquiso no Algarve, e só agora percebi que o Etombo, não responde.
Tentei de outra forma e consegui. Vejamos se me vou fazer entender:

Orientei inicialmente a busca para o Arquivo Distrital de Faro, e depois de várias tentativas apanhei este link: http://adfaro.algarvedigital.pt/
Através deste link, apresenta-se um painel que pretende fazer uma sondagem aos clientes do Arquivo, mas direccionei o rato para o rectângulo que se encontra mais ou menos a meio do lado esquerdo que diz: Pesquisa no A.D.Faro Digitarq.

Aí abriu-se-me o Portal novo do Arq. de Faro, onde em vez de colocar em pesquisa simples, optei por clicar no rectângulo do lado direito, que diz: " Estamos no Portal Português de Arquivos ".
No rectângulo de pesquisa simples, coloca-se a referência que se pretende, ex: PT/ADFAR/PTM03 (para o caso de se querer pesquisar Portimão, Nª.Senhora da Conceição).
Aparecerá, então a descrição da Paróquia e dando sequência à mesma como se se tratasse de pesquisas no Arq.Distrital de Lisboa, teremos os baptismos, Casamentos e Óbitos.
De notar, que se mantém como estava no Etombo, isto é não há registos novos digitalizados, o que por exemplo nesta paróquia, só estão digitalizados os baptismos a partir de 1880.
Penso que me fiz entender, nesta panóplia cada vez mais confusa, quando a verdadeira intenção deveria ser apresentar cada vez mais livros digitalizados, preocupam-se primeiro pela a apresentação "bonitinha" do portal, e depois, lá para as calendas gregas, a digitalização dos livros que faltam.
Enfim, para quê palavras.

Os meus cumprimentos

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284449 | Manitu | 11 ago 2011 02:02 | Em resposta a: #284288

Caro Nuno e prezados confrades

Há pouco, na minha descrição, apresento as minhas desculpas, mas algo falhou, pois apesar de se visualizar, ou melhor, apresentar a figura de visualização estar à vista no canto superior direito, não deixa ver seja aquilo que for.
Mais umas manias destes senhores. Teremos que aguardar alguns dias para reparação destas anomalias.

Os meus cumprimentos.

Adolfo Conceição

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284504 | NBA | 12 ago 2011 03:02 | Em resposta a: #284449

Caros colegas,

Agradeço os vossos comentários. Como na página do arquivo solicitam a opinião do utilizar enviei a minha para o correio electrónico do arquivo (o da página aparentemente também não funciona). Apenas deixo aqui, como na mensagem que enviei, o meu lamento por não haver uma página que relacione as freguesias e respectivos livros com os respectivos códigos de busca, o que implica, para quem não os souber, uma busca exaustiva em todos os livros paroquiais do Algarve, até se encontrar o que se pretende. Não há pachorra...
Cumprimentos,

Nuno BA

Resposta

Link directo:

Agradecimento a Tiago Faro Pedroso. RE: O que aconteceu ao ETOMBO?

#284512 | mtavares | 12 ago 2011 10:46 | Em resposta a: #284504

Bom dia.
Alterar para pior...francamente...Além do mais, não é mais possível visualizar as páginas dos livros em full screen.
O pagou o Estado o preço de 2 Porsches por aquilo
Cumprimentos a todos

(Não fazia mal nenhum aos empresários que venderam aquilo darem uma vista de olhos ao tralho dos Mormones)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 05:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen