Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias

Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281199 | Jffrei40 | 10 jul 2011 12:28

Eu procuro ascendentes e irmãos de António José Fachada que viveu em Vila Nova de Foz Côa, na Rua D. Feliciana e foi casado com Virgínia Garrido, de cujo casamento nasceram dez filhos. Desses dez filhos, um faleceu numas minas e ficaram nove filhos, com os seguintes nomes: Januário dos Santos Fachada, José Augusto Fachada, Baltazar António Fachada, Abílio José Fachada, Maria Delfina Fachada, Carolina Fachada, Otília Garrido Fachada, Cândida Fachada e Isaura de Jesus Fachada.

Eu sou neto materno de António José Fachada e filho de Isaura de Jesus Fachada e informo que estou muito interessado em conhecer a árvore genealógica da Família Fachada.

Para que possa conseguir estes meus conhecimentos, venho pedir a vossa ajuda nesta pesquisa.

Com os meus cumprimentos,


João Fernando Fachada de Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281202 | roz | 10 jul 2011 13:35 | Em resposta a: #281199

Caro Joao

Como nao diz em que epoca viveram essas pessoas nao sei se lhe interessara', mas aqui vai o link para a lista telefonica on-line para "Fachadas" em V. N. de Foz Coa. Talvez algum seja seu parente.

http://www.pbi.pai.pt/q/name/where/vila%20nova%20de%20foz%20coa/who/fachada/1/?customerType=ALL

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281238 | Jffrei40 | 10 jul 2011 21:40 | Em resposta a: #281202

Cara Rosário,

A época em que viveu o meu avô António José Fachada, deve andar entre 1850 e 1950. Se for possível encontrar nos arquivos dessa época, é um grande favor que me fazem, o que, desde já, muito agradeço.

Muito agradecido pela lista telefónica dos Fachada,s, mas ninguém me sabe informar tudo aquilo que eu pretendo.

Cumprimentos,

Fachada Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281250 | MCNN | 10 jul 2011 22:49 | Em resposta a: #281199

Caro Fachada de Freitas

Se o seu interesse principal incide no seu avô materno, ascendentes e irmãos, porventura para início de pesquisa a melhor estratégia passará por obter o assento de nascimento da sua mãe.

Esse assento deve muito provavelmente conter o nome dos pais de seu avô António José Fachada. A partir desse assento, caso nele seja mencionada a idade do seu avô aquando do nascimento da sua mãe, poderá ter uma melhor ideia do ano em que ele nasceu.

E, já agora, poderá eventualmente conseguir precisar a paróquia em que seu avô foi baptizado (porque muito provavelmente ele deve ter nascido antes de 1911, pelo que terá de procurar o baptismo dele).

Boa sorte


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281252 | golim67 | 10 jul 2011 23:07 | Em resposta a: #281238

Caro confrade João Fachada Freitas

Há uma prima sua que também pretende obter dados que lhe permitam elaborar o quadro dos seus ascendentes e eu prometi
ajudá-la, dentro das minhas possibilidades.
Esta sua prima recorreu também a este forum. Trata-se de Claudia Fachada Fernandes (autora "cfer_99"), neta de Baltasar António Fachada irmão de sua mãe e, portanto, seu tio.
O tópico que usa é "Família Fachada".
Para o ajudar preciso de saber se tem a certidão de óbito do seu avô -António José Fachada- que diz a idade que tinha, possibilitando conhecer o ano de nascimento/baptismo.
Também tenho antepassados FACHADA'S: Sebastião António Fachada (bisavô) nascido em 1862; João Santos Fachada (3º avô) nascido entre 1830 e 1840; Luís Fachana (4º avô) nascido entre 1805 e 1820!
Fico a aguardar resposta e, se possível, mais detalhes.

Melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281281 | Jffrei40 | 11 jul 2011 11:34 | Em resposta a: #281252

Caro Gouveia de Lima,

Eu tenho conhecimento que a minha prima Cláucia Isabel, também está muito interessada em desvendar o inigma da "Família Fachada", pela razão de existirem Fachada,s por várias localidades de Portugal e no Mundo, só que desconhecia que ela também recorreu aqui ao fórum.

Estamos os dois empenhados na mesma luta, que é encontrar a raiz mestra desta Família Fachada.

Informo que não tenho a certidão de óbito do meu avô - António José Fachada - apenas me lembro que ele faleceu no ano em que eu tinha nove ou dez anos. Como eu nasci em 1940, o meu avô deve ter falecido em 1949 ou 1950.

Tanto eu como a minha prima Cláudia Isabel, vamos tentar, pelos meios possíveis, obter decumentos de óbitos.

Melhores cumprimentos,

João Fachada Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281337 | golim67 | 11 jul 2011 19:45 | Em resposta a: #281281

Caro confrade Fachada Freitas

Faço uma correcção dos meus antepassados FACHADA's: Luís Fachana (5º avô) nascido entre 1790 e 1800, foi casado com Maria Rosário; João santos Fachana (4º avô) nascido entre 1810 e 1820, foi casado com Ana Joaquina Lebreiro; Joaquim Manuel Fachada (3º avô) nascido entre 1830e 1840, foi casado com Ana Joaquina Borregas; Sebastião António Fachada nascido no ano de 1862, foi casado com Angélica Luísa Pombinho.

Também estou interessado na raís mestra da Família Fachada, mas sei que não vai ser fácil, primeiro pela alteração do apelido Fachada que anteriormente era Fachana e este apelido perdurou ainda muito tempo com outros intervenientes, segundo pode a origem não ser Vila Nova de Foz Côa, dado que há Fachada's e/ou Fachana's em outras freguesias como, por exemplo, Castelo Melhor.

O que é necessário é não desistir! Tenciono durante este Verão ir a Lamego e consultar alguns livros existentes na Câmara Eclesiástica de Lamego. A minha família materna-Gouveias e Fachadas/Bazaréus- situa-se quase toda no Concelho de V.N.Foz Côa (freguesias Mós, Sra.Pranto-VNF, Santo Amaro com ramificações em Murça, Seixas, Freixo de Numão e Touça).

Já agora informo que nasci em 1941, pelo que a nossa geração é a mesma.

Cumprimentos

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281430 | Jffrei40 | 12 jul 2011 16:29 | Em resposta a: #281337

Caro confrade Gouveia de Lima,

Estou-lhe muito grato em me estar a ajudar nesta grande missão, que também é sua e de alguns familiares Fachada's.

De nossa parte, tudo começou por eu, na minha página no Facebook, me lembrar criar um grupo com o nome de FAMÍLIA FACHADA, por ter, já como amigos, seis Fachada's.

Criei o grupo, nomeei-os todos como administradores e foi ver o grupo crescer com Fachada's com origem em várias localidades.

Estive em contacto, no Facebook, com a minha prima e confrade Cláudia Isabel Fachada Lopes Fernandes, tendo me dito que o pai dela tem a certidão de óbito do seu avô materno, meu tio, Baltazar António Fachada, irmão de minha mãe. Na certidão, diz constar que meu avô António José Fachada (pedreiro), casado com Virgínia de Jesus Garrido (dona de casa), era filho de Manuel António Fachada, casado com Maria Nascimento Regada. Não me falou em épocas.

Minha prima foi de férias e disse que, quando regressar, vai dar continuação a esta descoberta.

Ela está mesmo empenhada a 100% neste assunto, tal como eu, por isso, vou deixar que ela dê continuação e eu vou suspender a minha missão, para não andarmos os dois a encomodar o fórum, a tratar do mesmo caso.

Fico muito grato ao prezado confrade Gouveia de Lima e ao fórum, por todas as informações que me prestaram, com um até breve.

Um abraço,

Fachada Freitas

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281486 | RMPS | 12 jul 2011 21:44 | Em resposta a: #281337

Caro confrade Gouveia de Lima,


No Livro de Registo de Baptismos (1849/1866] de V.N.Foz Côa , (registo atualmente indisponível no eTombo) podemos ler sobre Luís Fachana:

"Ana Maria , filha legitima de Manuel Jacinto Fachana e de Maria Antónia Filipa, neta paterna de Luís Fachana e de Maria Rosália e materna de Manuel de Fontelonga e de Maria Filipa,
nasceu a cinco de fevereiro de mil oito centos e cinquenta e um... "

mas também nos meus ascendentes de V.N.Foz Côa (Seixas>Monteiro>Jerónimo>Fachana):

"Ana Joaquina filha legitima de António Joaquim Jerónimo e Quelissandra Fachana , neta paterna de Jerónimo António
e Maria Joaquina Moutinho e materna de Luís Fachana e Maria Martins,
nasceu a vinte e nove de Janeiro de mil oito centos e cinquenta e quatro... padrinhos Manuel António Lebreiro e Ana Joaquina"

Boa continuação ,
Cumprimentos,

Rui Seixas.

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281510 | golim67 | 13 jul 2011 00:18 | Em resposta a: #281486

Caro confrade Rui Seixas

Agradeço as suas informações e aproveito para o infomar o seguinte: Possuo o assento de baptismo de Manuel António, filho de Manuel Jacinto Fachana e de Maria Antónia Filipa, neto paterno de Luís Fachana e de Maria Rosália e materno de Manuel Fontelonga e de Maria Filipa, que nasceu no ano de 1849, portanto irmão de Ana Maria;

Possuo também um assento de Ana Joaquina, filha legítima de António Joaquim Jerónimo e de Clisandra Joaquina Fachana, neta paterna de Jerónimo António Trovisco(!) e de Maria Moutinha e materna de Luís Fachana e de Maria Martins, que nasceu a 17.01.1847,portanto irmã da Ana Joaquina que refere, pelo que presumo tenha falecido antes do nascimento da Ana Joaquina que refere. Era frequente baptizarem com o mesmo nome de filho/a antes falecido!

No que respeita aos livros de registos de baptismos dos anos 1833 a 1848, 1860 a 1864 e 1867 a 1877 da freguesia de N.Sª. do Pranto (V.N. de Foz Côa) adquiri-os à Torre do Tombo, já que se encontram no Arquivo Distrital de Lisboa, mas notei que têm algumas poucas folhas inexistentes.

Não resisto a perguntar-lhe se tem "Seixas" nos seus antepassados, porque já vi vários durante as leituras que, por vezes, faço nos registos referidos, todavia nunca os registei na minha pequena base de dados.

Os meus ascendentes para além dos Fachana's e dos Fachada's, estão alguns "Lebreiro, Borregas, Direito/Pombinho e Paixão"

Ao seu dispor, apresento melhores cumprimentos,

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281526 | RMPS | 13 jul 2011 09:06 | Em resposta a: #281510

Caro confrade Gouveia de Lima,

No meu caso, a linhagem ascendente "Seixas" parou com o registo de nascimento do meu 1° avô:

- Abílio Augusto Seixas, nasceu dia 30/08/1918 em Vila Nova de Foz Côa,
filho de José Joaquim Seixas e de Leopoldina Augusta Calça,
neto paterno de avô INCÓGNITO! e de Ana Baraça , materno de Abílio Augusto Calça e Maria Beijoco

No que eu li, quando nasciam crianças filhos de pais Incógnitos, passavam a usar o apelido da linha feminina (do avô ou da avó), ou então a dos padrinhos de baptismo. Não encontrei nada mais com o apelido Baraça, já tinha lançado um apelo a traveis o fórum: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=267079

Ainda não tenho resposta do assento de nascimento do meu bisavô José Joaquim Seixas, (* c. 1890/1900), não desespero.
Agradeço qualquer informação,

Melhores cumprimentos,

Rui

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281760 | golim67 | 14 jul 2011 23:27 | Em resposta a: #281526

Caro confrade Rui Seixas

Tenho pesquisado os assentos de baptismos, um a um, do ano de 1869 (estou ainda em Março desse ano) e até agora não encontrei não encontrei ninguém com apelido "Baraça". No registo que possui a palavra BARAÇA está bem legível ou presume por semelhança?
Não será Teresa? A grafia daquele era "Thareza" e o Th parece muitas vezes um B!

Vou continuar a pesquisar o referido ano de 1869 e seguintes e se tiver notícias enviar-lhas-ei.

Com os cumprimentos de

Gouveia de Lima

Resposta

Link directo:

RE: Encontrar ascendentes e irmãos de António José Fachada

#281789 | RMPS | 15 jul 2011 10:25 | Em resposta a: #281760

Caro confrade Gouveia de Lima,

Desde já, muito obrigado pelos seus esforços e disponibilidade, seu interesso a querer ajudar-me.

Não conheço a origem do apelido "Baraça", pouco comum nas nossa região, mas espero recolher mais informações neste verão, segue aqui o assento de baptismo do meu avô onde podemos ler "Ana Baraça".
Confesso que foi uma surpresa para os meus pais de saber que este apelido não era nenhum "alcunho" como sempre.

link:
http://www.hebergeur-images.fr/image-1222941430.html

...O tempo das férias chegou, devo de partir mas tentarei de estar ligado ao fórum em Foz Côa, do meu lado vou também pesquisar na minha família, ter mais índices da minha linhagem , deixo-lhe então aqui meu e-mail:

rmpseixas@free.fr

Mais uma vez obrigado,

Rui Seixas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 05:33

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen