Tópicos Colombinos: Leitura Recomendada

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Formação | Informática

Tópicos Colombinos: Leitura Recomendada

#281662 | fxcct | 14 jul 2011 10:46

Caros Confrades,

Pensei deixar este apontamento nos vários tópicos em aberto sobre Cristobal Colón (como escrevem "nuestros hermanos"), mas acho que fica mais bem arrumado aqui e espero que desapareça da primeira página ao fim do dia (ou seja, espero que este tópico não receba respostas).

Para mero deleito de alguns, e para a instrução de outros, convido-vos a ler o seguinte artigo em Inglês:
"Being a Gentleman in the Age of the Internet: 6 Ways to Bring Civility Online"
http://artofmanliness.com/2011/07/13/being-a-gentleman-in-the-age-of-the-internet-6-ways-to-bring-civility-online/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+TheArtOfManliness+%28The+Art+of+Manliness%29/

Aos leitores mais audazes, recomendo ainda o seguinte artigo, também em Inglês:
"The Backfire Effect"
http://youarenotsosmart.com/2011/06/10/the-backfire-effect/

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: Práctica Desaconselhada

#281942 | A. Luciano | 16 jul 2011 16:33 | Em resposta a: #281662

Caros Confrades,

As minhas prévias desculpas ao iniciador do tópico mas o que quiz dizer vai melhor aqui do que noutro lado.

Não sou nem tenho pretensões a ser moderador do Fórum mas, quando as práticas autorizadas ou não censuradas por aqueles me incomodam, sinto-me justificado para manifestar o que penso.
Sendo a Web um recurso novo em termos de vida humana, os comportamentos nelas adequados não são ensinados nem nas escolas nem nas famílias. Contudo têm sido abordados por diversos interessados. Quem estiver interessado e muito mais facilmente se ler inglês, pode pesquisar Netiquette e seguir os "links" que a maioria dos artigos, incluindo a Wikipedia, oferecem.

De uma maneira geral, são apenas regras gerais de conduta e de bom senso. Bom senso, como mostrou, por exemplo o iniciador deste tópico que rejeitou a primitiva ideia de publicar a sua mensagem em diversos tópicos.
De há tempos para cá que, que me lembre, os confrades José Maria Ferreira e menos frequentemente, Charters de Azevedo e, em casos pontuais alguns brasileiros, publicam repetida a mesma mensagem em diferentes tópicos. Recentemente o confrade António Taveira, fê-lo em 6 diferentes tópicos. Se ninguém manifestar desagrado e no silêncio dos moderadores, mais cedo ou mais tarde, alguém se lembrará de fazê-lo em 30.

Falando apenas por mim, abro todos os tópicos sobre assuntos que sigo e abro igualmente todas as novas mensagens, para ficarem registadas no meu sistema e, ao regressar ao mesmo tópico, por vezes dias depois, poder logo identificar o que já li e o que é novo. Ou seja tive que abrir seis diferentes tópicos e, lida a primeira mensagem, ir depois abrir e confirmar a identidade da mensagem em 5 diferentes tópicos.
Se a intenção do confrade António Taveira foi fazer-me perder tempo, conseguiu. Se foi também irritar-me, também conseguiu. Se foi provocar (apenos falo por mim) 6 respostas, ácidas, não conseguiu. Mas, quase certamente, a próxima intervenção será mais ácida do que seria sem estas repetições.

Falando agora geralmente a economia de recursos é um dos pontos genericamente focado nos vários códigos de "netiquette" - deveria ser um prática quotidiana em todas as nossas actividades - porque, ao contrário de Portugal que tem os vícios de país rico e esbanjador, grande parte das contas de acesso à Net são pagas em função do tráfego, sendo evidente que para abrir mais 5 desnecessárias mensagens eu consumo tempo de acesso. Também uma mensagem neste "fórum" - excepto para as pessoas como eu que não accionam a notificação de resposta - gera um e-mail automático do sistema. Também em grande número de casos estes e-mails geram um custo dividido pelo destinatário e pelo emissor. Desconheço que tipo de conta tem o Manuel Rosa - destinatário de pelo menos uma das mensagens - mas quase certamente o Geneall não terá encargos directos com isso. Mas apenas encargos directos, pois normalmente terá um acesso por escalões e nos prazos de revisão de preço se o aumento de tráfego gerado for significativo, poderá sofrer um agravamento de tarifa. Não se trata do aumento de tráfego passivo - visitas ou vistas - que terá contrapartida na possibilidade de angariar mais ou melhor paga publicidade, mas no aumento de tráfego activo, um serviço inteiramente gratuito que o Geneall oferece aos utentes do "fórum" e que, por todos os motivos, não deveria ser abusado.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: Práctica Desaconselhada

#281968 | fxcct | 16 jul 2011 21:25 | Em resposta a: #281942

Caro A. Luciano,

"Falando apenas por mim, abro todos os tópicos sobre assuntos que sigo e abro igualmente todas as novas mensagens, para ficarem registadas no meu sistema e, ao regressar ao mesmo tópico, por vezes dias depois, poder logo identificar o que já li e o que é novo. Ou seja tive que abrir seis diferentes tópicos e, lida a primeira mensagem, ir depois abrir e confirmar a identidade da mensagem em 5 diferentes tópicos."

Também eu. Que chatice.

Mas ao menos poupou-me o trabalho de escrever uma reclamação detalhada. Aproveito a sua!

Agora imagine que numa partida de xadrez renhida via a possibilidade de fazer cheque mate e quando levantava a cabeça via que o seu adversário se tinha ausentado. Se calhar também perdia a cabeça e começava a gritar "Cheque Mate"! a todos os cantos da sala vazia.

Os meus cumprimentos,

Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: - blogg desaconselhado

#281979 | tmacedo | 17 jul 2011 08:13 | Em resposta a: #281968

Caros Francisco (fxcct), A. Luciano, e todos os demais confrades,

Peço-lhes que me desculpem da repetição de mensagens ao Manuel Rosa. Nem me apercebi das consequências para todos do meu acto “tresloucado”.

O que me fez perder a cabeça não foi a ausência de resposta dele no forum. Foi o ter parodiado no seu blogg a imagem do documento que indiquei, associando-o ao meu nome, com comentários mentirosos. Se calhar, se não lhe tivesse chamado a atenção da maneira que fiz, nâo teria procedido às correcções.

Logo a seguir àquela minha atitude, filha da minha impotência para com a gestão dos conteúdos do blogg, ele reapareceu - às 15h13m.

Mesmo agora, depois de pequenas correcções que entretanto introduziu no texto, mantém o conteúdo enganador de vendedor de banha de cobra.

http://colombo-o-novo.blogspot.com/2011/07/desapontamento-sobre-apontamento.html

Dir-me-ão, para que se incomodou? o blogg não é de fiar. Têm razão, perdoem-me.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: - blogg desaconselhado

#281984 | Mavasc | 17 jul 2011 10:42 | Em resposta a: #281979

Caro confrade António Taveira

Compreendo perfeitamente a sua "fúria" pois fui ao blog do Manuel Rosa e a manipulação da verdade dos factos é patente.
Atribui-lhe a decifração de um documento que não necessta de ser decifrado, está á vista de todos, até do próprio Manuel Rosa(!), o seu teor, e, de imediato, reputa-o fe "falso"e põe-o a par de um documento duvidoso.
Mas, caro confrade, isto foi sempre e será atitude típica do "trampolineiro" do Manuel Rosa!
E ainda a procissão vai no adro.
Bem sei que o Colombo polaco afastou a ilustre, cultíssima e pouco palavrosa entourage do Manuel Rosa, o que é uma vantagem bem digna de menção, mas...a única coisa que posso fazer por si é enviar-lhe uns restos de aspirina, velhinhos de uns anos, mas, quiçá, dentro do prazo de validade.
Se estiverem fora de prazo tome-os na mesma pois pode hipoteticamente aliviar e mal não faz.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

P.S. O seu outro post, sobre os Pleitos, fui igualmente e por inteiro, deturpado.
Sabe, há litigante de má-fé e outros de...péssima fé!

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: - blogg desaconselhado

#282140 | josemariaferreira | 18 jul 2011 21:39 | Em resposta a: #281984

Caro António Taveira


"E ainda agora a procissão vai no adro"


Os Pachecos, tal como D. João II, mataram por Amor a Portugal!!!

Os Pachecos fizeram a ligação entre os Paços do Lumiar e Puebla de Montealbán. O Início e o Fim, o Alfa e Omega!!!

Cristóvão Colón e o seu filho Diego Colón fizeram a ligação entre os Paços do Lumiar e Puebla de Montealbán. O Início e o Fim, o Alfa e Omega!!!http://es.wikipedia.org/wiki/Diego_Col%C3%B3n


E quando é que é o Fim???

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: - blogg desaconselhado

#282167 | kolon | 19 jul 2011 04:31 | Em resposta a: #281979

Caro António Taveira,
O artigo no meu blog não é um ataque a si. É apenas um ataque ao documento.
O seu nome apenas está lá por ter indicado onde encontrar a imagem.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

RE: BLOG desaconselhado

#282174 | tmacedo | 19 jul 2011 09:07 | Em resposta a: #282167

Caro Manuel Rosa,

“O artigo no meu blog não é um ataque a si. É apenas um ataque ao documento. O seu nome apenas está lá por ter indicado onde encontrar a imagem”.

O artigo no seu pouco recomendável blog era um ataque À VERDADE ao qual o meu nome estava associado. Agora, o artigo do seu pouco recomendável blog, é apenas mistificador. Apesar de eu o alertar repetidamente que tinha tomado um catálogo de uma pequena exposição pelo catálogo do fundo. Dizia, no seu pouco recomendável blog, que o fundo tinha 89 obras em vez das mais de 2.300, fazendo ouvidos moucos a todas as minhas mensagens. Inclusivamente, dei-lhe a cota antiga do manuscrito no Biblioteca Apostólica do Vaticano, que obviamente não publicou no seu pouco recomendável blog.

Quase 24 depois, só aquele meu acto “tresloucado”, bombardeando-o com mensagens (os restantes confrades que me perdoem), fê-lo, poucos minutos após, proceder a pequenas correcções cirúrgicas no artigo. Mantendo o tom geral mistificador do mesmo no seu pouco recomendável blog.

Diz agora no seu pouco recomendável blog:
“Estes documentos encontrados sem algum enquadramento dizendo "Génova" e "Quinto" e "Colombo" em vez de "Colon" e tentando fazer do Almirante uma coisa que não era, são todos suspeitos e não dignos de serem aceites antes de ser provado a sua autenticidade. Por isso mantenho que o documento, que é suposto ser autentico e guardado no arquivo da Rainha Cristina no século XVII, isto antes de se saber que o tecelão era de Quinto aponta para uma falsificação feita depois dos Colombos de Quinto serem encontrados e assim sendo, tudo encontrado nas casas da "cosa nostra" ainda é mais suspeitoso.
Se fosse encontrado na Suécia já eu teria outra opinião embora o documento em si pareça uma caricatura feita á pressa.”

Questão em aberto:
Que conclusões tirará se o manuscrito pertencer ao fundo da rainha da Suécia e for do século XVI ou XVII, como eu afirmo?

Continua depois, no seu pouco recomendável blog:
“O representante do Vaticano diz o seguinte:
"Unfortunately we don't have a systematic catalog of the Fondo of Queen Christina. We tried to look in the catalogues available, with no success. The only way to do the search, at this point, seems to browse one by one the over 2.300 titles of the old inventory, which we can't do. When the Library re-opens, in September, the inventory will be available for consultation.
Sincerely"

E termina no seu pouco recomendável blog:
“Por agora nada a fazer senão ir ao Vaticano, o que não vou poder fazer por uns anos.”

Isto é, pretende que a situação fique em banho Maria “ad eternum”:
Nem o Geneall recebe os 100 € da aposta !
Nem os comentários “mistificadores” do artigo no seu pouco recomendável blog têm hipótese de ser desmentidas!

Brevemente terá notícias do manuscrito.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

simples tecedor de lã na Génova. RE: BLOG desaconselhado

#282214 | kolon | 19 jul 2011 14:52 | Em resposta a: #282174

Caro António Taveira,

Eu digo que o documento é falso. É um escrito posterior ao achamento de um Giovanni de Quinto nos documentos de Génova.
Ou seja, quando os investigadores encontraram documentos em Génova sobre o Giovanni tecelão de Quinto, alguém foi atras e meteu esta informação no «Codice delle Famiglie di Genova e loro origini» se esse era escrito em tempos anteriores, como é de esperar que fora. E se o «Codice delle Famiglie di Genova e loro origini» fora escrito sem haver nele informação sobre o famoso COLON (perdão COLOMBO) teria que ser escrito antes da 1ª viagem, pois a lógica regra que ninguém ao escrever um «Codice delle Famiglie di Genova e loro origini» após Março de 1493 NÃO metesse lá o mais famoso de TODOS OS GENOVESES DO MUNDO.

Por isso estes rabiscos são lá metidos depois de D. Hernando morrer. Sabe porquê?
Não sabe mas eu vou-lhe dizer.
Porque "por Castilla y por León, nuevo mundo dio Colón" apenas aparece com D. Hernando. Foi D. Hernando que inventou a frase.
Por isso, os rabiscos dos COLUMBI de COGOLETO tem que ser escrito após D. Hernando.

E como eu digo que o documento é irrelevante para a verdade, será o confrade António Taveira a provar como esse escrito, mesmo sendo escrito após se encontrar os documentos do Giovanni de Quinto, serve para alguma coisa na busca da verdade.
Irrelevante da data que fas parte da nossa aposta, que servirá apenas para datar o documento e não que a informação contida nele seja verdade.
E não pode ser verdade por várias razões:

1- Este rabisco é claramente suposto ser sobre as origens do Almirante (origine da Cogoreto, Quinto e Savona) e não sobre outra familia. Pois trata-se apenas da familia com estas armas que eram na altura grandes em Espanha "li descendenti del Cristofaro, quali sono Prencipi e Signori di qualità"
2- Como todo o mundo que se mete neste tema sabe - as origens de Quinto e Savona são apenas encontradas nas buscas para a Raccolta no fim do Século XIX.
3- Todos sabem que o Giovanni de Quinto, avô do Cristoforo tecelão e SUPOSTO avô do Almirante era de Quinto e não de Savona ou Cogoleto ( http://4.bp.blogspot.com/_xqkEsN2dlT0/TFYnhEZPThI/AAAAAAAAAqc/E6VBShw-dNk/s1600/1429.jpg )
4- Se era assim tão notório em tempos da Rainha Cristina (morreu em Roma, 19 aprile 1689 ) que o Almirante era natural de Cogoleto que levavam genealogistas/cronistas a escrever isso em codices- então como pode ser que o Baltasar Colombo não conseguia saber isso - nem o tribunal de Espanha - 100 anos antes durante os pleitos? Era segredo?
5- Admitindo, como faz o confrade, que os Colombo de Génova eram um ramo bastardo de Cuccaro, terá necessáriamente que regressar pelo menos ao Pai do Giovanni- porque o Giovanni já em 1429 era um simples tecedor de lã na Génova.

Como o confrade pode ver, nada disto bate certo. Não bate certo nem nunca bateu certo porque a família em Espanha não tem nada a ver com a família em Genova. O Colombo de Génova é uma história feita no ar.
Estes rabiscos ligados ao «Codice delle Famiglie di Genova e loro origini», a se fazerem passar por documentação verdadeira, são nada mais que atentos dos italianos a solidificar uma história desenquadrada.


O Almirante em 1477 estava a navegar para D. João II numa viagem ao Canadá e não pode ser o tecelõa que está documentado em Génova.

Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa

#282217 | tmacedo | 19 jul 2011 15:25 | Em resposta a: #282214

Caro Manuel Rosa,

A minha mensagem não é sobre as suas opiniões. É sobre a MENTIRA e depois MISTIFICAÇÃO.

Deixe-se de usar e abusar aprioristicamente sobre supostas FALSIDADES.

Diga-me, se "É um escrito posterior ao achamento de um Giovanni de Quinto nos documentos de Génova."
E, se "Como todo o mundo que se mete neste tema sabe - as origens de Quinto e Savona são apenas encontradas nas buscas para a Raccolta no fim do Século XIX".

Quando é pela primeira vez nomeado o Giovani de Quinto associado a Colombo ?

Pense bem, para não se enterrar.

Cumprimentos,
António Taveiea

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa

#282221 | A. Luciano | 19 jul 2011 16:49 | Em resposta a: #282217

"Quando é pela primeira vez nomeado o Giovani de Quinto associado a Colombo ?"

Caro António Taveira,

Espero bem que não se esteja a referir ao Juan Antonio Colombo, capitão de um navio numa das viagens de Colón.

Mas, na improvável hipótese de estar, pergunto-lhe quando é pela primeira vez associado o Juan Antonio ao Giovanni, de Quinto.

Pense bem, para não se enterrar.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: Então Mnuel Rosa ? Já passaram 95 minutos !!

#282222 | tmacedo | 19 jul 2011 17:00 | Em resposta a: #282214

Caro Manuel Rosa

Já passaram mais de 95 minutos !!!

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282217#lista

Então, as suas certezas ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa

#282223 | tmacedo | 19 jul 2011 17:06 | Em resposta a: #282221

Caro A. Luciano,

A associação de Giovanni António Colombo ao Giovanni de Quinto (suposto avô de Cristoforo) é recente. Como julgo ser recente toda a reconstituição dos ramos laterias dos Colombos Canajolas.

Não sei o ano ao certo nem me interessa.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa

#282227 | A. Luciano | 19 jul 2011 17:36 | Em resposta a: #282223

"A associação de Giovanni António Colombo ao Giovanni de Quinto (suposto avô de Cristoforo) é recente."

Caro António Taveira,

Se essse Giovanni Antonio é o Juan Antonio, "deudo" do almirante, essa associação é para mim novidade em primeira mão.
Eu conhecia sim a associação de Juan António ao Giovanni filho de Antonio (irmão de Domenico) e primo direito do almirante.

E de Canajolas só encontrei no Google uma Lina, mais conhecida na Polónia do que de onde quer que seja a sua origem.
Estou finalmente a aprender coisas novas. Já não era sem tempo!

A. Luciano

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosan (repetida e corrigida)

#282231 | A. Luciano | 19 jul 2011 17:43 | Em resposta a: #282223

"A associação de Giovanni António Colombo ao Giovanni de Quinto (suposto avô de Cristoforo) é recente."

Caro António Taveira,

Se essse Giovanni Antonio é o Juan Antonio, "deudo" do almirante, essa associação é para mim novidade em primeira mão.
Eu conhecia sim a associação de Juan António ao Giovanni filho de Antonio (irmão de Domenico) e suposto primo direito do almirante.

E de Canajolas só encontrei no Google uma Lina, mais conhecida na Polónia do que onde quer que seja a sua origem.
Estou finalmente a aprender coisas novas. Já não era sem tempo!

A. Luciano

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: Então Manuel Rosa ? Já passaram 145 minutos !

#282232 | tmacedo | 19 jul 2011 17:51 | Em resposta a: #282214

Caro Manuel Rosa

Já passaram mais de 145 minutos !!!

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282217#lista

Então, as suas certezas ?

Se tiver um ataque de nervos já sobre o remédio para o mal - um cálice de Porto !

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

a vida do Almirante encaixar na vida do pobre tecelão ' o que não encaixa. --BLOG desaconselhado

#282233 | kolon | 19 jul 2011 17:52 | Em resposta a: #282217

Caro António Taveira,

"Quando é pela primeira vez nomeado o Giovani de Quinto associado a Colombo ?"
Não entendo a sua pergunta.
Todos os Giovanis e Domenicos de Quinto eram Colombos.

O que o confrade de certo queria dizer era, Quando, nesta história, é que se encontrou o documento em que diz que o Giovani de Quinto é avô do Cirstoforo tecelão de Quinto.
Como o tecelão de Quinto é outra pessoa diferente do Almirante, não importa quando foi encontrado, fabricado ou alterado tal documento.

O que importa, é o que se estava a passar em Portugal, Inglaterra, França e Espanha com os irmãos COLON - pois estes não encaixam nos tecelões de Génova.
Quando me mostrar uma nota das centenas que o Almirante deixou falando do seu pai e avô em Quinto . ficarei atento porque aquilo que se encontrou em Génova é destroncado dos COLON em Espanha.

Mas noto uma coisa importante. Para alguém que começou estes argumentos a negar que o Almirante era um TECELÂO
está agora empenhado a provar que a sua própria dedução estava errada. Bastou 3 semanas par ase contradizer.

Eu ainda não mudei. Nego que o Almirante começou a sua vida como o pobre filho de um pobre tecelão e pobre neto de outro pobre tecelão.
O Almirante era de gente nobre, instruido, culto e assim foi tido nos seus dias. Leia a carta de D. João II, leia as cartas dos reis Católicos, leia as cartas do Almirante, e leia a carta do Mestre Jaime Ferrer tanto aos Reis Católicos como ao Almirante e depois tente explicar como esse nobre, culto e venerado varão, se encaixa no tecedor que vem documentado na Génova.
Esse é o seu desafio.
Fazer a vida do Almirante encaixar na vida do pobre tecelão ' o que não encaixa.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa ainda sem resposta

#282236 | tmacedo | 19 jul 2011 18:12 | Em resposta a: #282233

caro Manuel Rosa,

Eu acho que o seu problema mesmo é ainda não ter mudado. Mas não é isso que está aqui em causa !!

Na sua mensaagem, ver

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282214#lista

Nessa mensagem afirma que o texto do armorial que indiquei "É um escrito posterior ao achamento de um Giovanni de Quinto nos documentos de Génova." Aliás isso mesmo diz no seu desaconselhável blog.

Mais adiante, nessa mensagem, acrescenta "Como todo o mundo que se mete neste tema sabe - as origens de Quinto e Savona são apenas encontradas nas buscas para a Raccolta no fim do Século XIX".

Das duas uma: ou você sabe o que diz todo o mundo saber e acha que a associação de Giovanni de Quinto com Cristoforo Colombo começa na Racolta. Ou você sabe mais do que diz que toda a gente sabe e tem uma opinião diferente. Nesta segunda hipótese é mentiroso.

Por isso lhe pergunto, quando é pela primeira vez associado o nome João de Quinto ao Cristoforo Colombo ? Em que época ? Por quem ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

a vida do Almirante encaixar na vida do pobre tecelão ' o que não encaixa. --BLOG desaconselhado

#282239 | Mavasc | 19 jul 2011 18:18 | Em resposta a: #282233

Manuel Rosa

Como já disse ao confrade A. Luciano, o que não "encaixa" nesta história toda é a porcaria dos "falsificadores" que têm vindo a ser escolhidos pelos adeptos do Colombo potuguês e do Colombo polaco.
Você escolhe-me sistematicamente o pobre do Baldassare, que falsificou este mundo e o outro, de Gallo a Seranega e, quiçá, Giustiniani e não foi capaz de falsificar um documentozeco sequer que ligasse o Giovanni, de Quinto, aos Colombo de Cuccaro.
O confrade A. Luciano acusa Taviani de mil e uma estrepolias, quando Taviani igualmente primou pela falta de jeito na falsificação. Enfim, umas nódoas!
Mas, a tal ligação entre o Colombo filho do Domenico e neto do Giovanni, ao aldrabão do Cristóvão ( razão tinha Ruy de Pina, "o dicto Almirante, por ser de sua condiçam hü pouco alevantado, e no recontamento de suas cousas, excedia sempre os termos da verdade, fez esta cousa, em ouro, prata, e riquezas muito maior do que era. ")está feita pelo Codicilo e Manual de Pagos e pelo Asseretto. Já sei que são documentos "falsos", mas arranje-me um falsificador á altura, parecido consigo!!!

Cpts

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: questão a Manuel Rosa ainda sem resposta

#282243 | kolon | 19 jul 2011 19:21 | Em resposta a: #282236

Caro António Taveira,

Que eu saiba, esses documentos só vieram à luz com Henry Harrisse em 1888 o qual foi logo seguido pela Raccolta em 1892.

Antes disso ninguém tinha a mínima ideia que o Colombo tecelão tinha um avô Giovanni.


Cpts,
Manuel Rosa

Resposta

Link directo:

BLOG desaconselhado RE: Manuel Rosa responde 236 minutos depois. Mas aposta ?

#282248 | tmacedo | 19 jul 2011 19:49 | Em resposta a: #282243

Caro Manuel Rosa,

Depois da aposta de 100 € com Manuel Rosa que reverterá para o Geneall e cujo desenlace Manuel Rosa pretendia adiar, sem sucesso, por um número de anos indeterminado. Ver
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282174#lista

Na expectativa de reunir mais fundos com o mesmo meritório destino, resolvi desafiar o Manuel Rosa que afirma que só à referências a Quinto ligadas a Colombo depois de 1888.

Todas aquelas que eu encontrar anteriores do século XVIII ou anteriores ele pagará 100 € ao Geneall. Se se revelarem posteriores desembolsarei eu essa importância.
Ver
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282214#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282217#lista

O Manuel Rosa tem ganho umas “massas” a vender o seu livro à custa da ingenuidade de uns tantos. É justo que pague ao Geneall pela publicidade gratuita que por cá permanentememte veicula. Até já anunciou no forum a próxima obra, sobre Baldassare Colombo. Antes de o começar a escrever é bom que se defina : era Baldarasse mentiroso ou foi enganado. A não ser que seja comos os romances policiais de Agatha Christie e que mantenha o suspense atá à última página. Se assim for pode ir escrevendo.

Aceitará ele a aposta nos termos acima descritos ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

Manuel Rosa tem ganho umas “massas” a vender o seu livro ......BLOG desaconselhado

#282251 | kolon | 19 jul 2011 20:13 | Em resposta a: #282248

Caro António Taveira,

Infelizmente eu não posso aceitar a sua proposta, pois como não deve saber também aqui anda desactualizado quando diz:

"O Manuel Rosa tem ganho umas “massas” a vender o seu livro à custa da ingenuidade de uns tantos."
Porque não é verdade. Eu não tenho ganho mas sim gasto não só "massas" mas tempo e até perdi uma casa para andar a fazer aquilo que tenho feito. Mostrar que a história oficial era uma mentira.

E essas "massas" a que se refere, que talvez deve se estar a referir a direitos de autor que numa edição de 3000 livros (se houvesse Direitos de Autor) nem me pagaria a passagem para ir a Portugal três vezes.
Sabe fazer as contas de já quantas vezes eu tenho ido a Portugal para promover este tema desde 2005?

Se acha que as pessoas que leram o meu livro sofrem de ingenuidade, faça uma pergunta a eles.
Achará se lhes valeu a pena ou não ler.

Por agora, como o meu intento é desenvolver a investigação e chegar à verdade e não de andar a perder tempo em jogos de gato e rato, deixarei de andar nestas trocas de mensagens que não nos levam a lado nenhum.

Se o confrade encontrar provas que nos deixem ficar com uma história correcta e completa, vai metendo aqui ou escreva um livro. Garanto-lhe que o comprarei.

Agora gostava apenas de notar que o confrade entrou neste tema a alardear:
- que não era TECELÂO,
- que era de Cuccaro
- que fora um mercador
- que nascera em 1437
- que fora um corsário

e agora anda a alardear que:
- que era TECELÂO,
- que Não era de Cuccaro
- que fora um bastardo
- que nascera em 1451
- que fora plebeu um mentiroso

Muita mudança tem feito em três semanas, e começando por meter no lixo toda a história oficial por não fazer sentido. Agarra-se a ela agora negando a sua lógica inicial e tenta agora inventar como o Tecelão Colombo se transformou no Almirante Colon apenas por ver o nome Giovanni de Quinto viu a LUZ.

Eu continuarei a seguir a minha lógica baseando-me naquilo que eu conheço sobre a Vida do Almirante.


Cumprimentos,

Manuel Rosa

PS: Quando souber mais sobre o documento do Vaticano faça favor de dizer para eu saber se devo pagar os 100€

Resposta

Link directo:

.BLOG desaconselhado RE : Manuel Rosa apostará ?

#282253 | tmacedo | 19 jul 2011 20:52 | Em resposta a: #282251

Caro Manuel Rosa,

"Agora gostava apenas de notar que o confrade entrou neste tema a alardear:
- que não era TECELÂO,
- que era de Cuccaro
- que fora um mercador
- que nascera em 1437
- que fora um corsário"

Vou esckarecê-lo, sem ter de explicar a linha de raciocínio que julguei conveniente trazer para o debate.


TECELÃO - Apenas critiquei o uso e abuso por si do termo tecelão colado sistemáticamente a Colombo. Nunca disse que ele não era filho de Domenico Colombo, de Génova.

2.º
DE CUCCARO - Trouxe à baila o artigo da revista Hidalguia que defendia que ele era de Cuccaro. Nunca disse que era a minha opinião.

3.º
MERCADOR - Sempre achei que ele fora mercador.

4.º
QUE NASCERA EM 1437 - Apenas referi que segundo certos autores ele teria nascido por essa data.

5.º
CORSÁRIO - Referi que o Manuel Rosa arremessava o tecelão e escondia o corsário. Francamente não sei se o foi ou não.

No início dos debates considerava que ele era filho de Domenico Colombo. Não tendo a certeza que relação poderia existir entre este e os nobres de Cuccato. Só as provanzas de Baldassare é que me tiraram as dúvidas. Era filho do tecelão e mentiroso.

Não me interessa escrever sobre a sua vida. Só me interessei pela questão genealógica. Não tenho grande opinião do homem. A grandeza de D. João II não depende de peonagem desta.

Em relação às conclusões a que diz que eu cheguei, permita-me algumas correcções. Se bem que filho de tecelão ele foi mercador. Nunca disse que ele era bastardo. Nunca disse que ele nasceu em 1451.

Não sei se tem ganho com o livro. Sinceramente, por si, espero que sim. O que tenho a certeza é que a publicidade gratuita no forum permite-lhe arredondar o número das vendas.

Na expectativa de reunir mais fundos com o mesmo meritório destino, resolvi desafiar o Manuel Rosa que afirma que só à referências a Quinto ligadas a Colombo depois de 1888.

Todas aquelas que eu encontrar anteriores, ou do século XVIII ou anteriores a este século, ele pagará 100 € ao Geneall. Se se revelarem posteriores, do século XIX ou XX, desembolsarei eu essa importância.

Ver
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282214#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=282217#lista

Chegados aqui em que ficamos ? Está disposto ou não a apostar ?

Aceita a aposta nos termos acima descritos ?

Ou diz que sim ou diz que não. Mas se disser que não, não volte a afirmar que o "Codice delle Famiglie di Genova e loro origini" na Biblioteca Apostólica do Vaticano é falso até termos resposta do Vaticano. Nem diga, até essa data, que o João de Qulnio aparece com a Racolta.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Tópicos Colombinos: Leitura Recomendada

#339962 | Sérgio Sodré | 24 dez 2013 16:56 | Em resposta a: #281662

"Vida e Obra do Príncipe Perfeito Dom João II" de Alfredo Pinheiro Marques, Centro de Estudos do Mar - Câmara Municipal de Mira, 1997. Depósito legal 96835/96.
É interessante porque põe em causa a veracidade de cartas e documentação do próprio Cristovão Colombo das quais não há outras fontes que não as alegações do próprio.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 21:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen