familia raposo de ranhados da meda

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

familia raposo de ranhados da meda

#281985 | craposo1 | 17 jul 2011 11:19

eu, carlos alberto raposo filho de ernesto do nascimento raposo e neto de maria luis raposo de ranhados da meda, distrito da guarda, procuro indivíduos de nome raposo oriundos daquela freguesia de ranhados com o fim de enriquecer a minha árvore genealógica. Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: familia raposo de ranhados da meda

#282288 | jaboo | 20 jul 2011 06:19 | Em resposta a: #281985

Meu caro Craposo1,

Eu passei os paroquiais antigos (entre 1586 e 1722) de Ranhados, no concelho da Mêda, a pente fino, pois tenho lá vários antepassados. Infelizmente os mais recentes (devem estar no arquivo distrital da Guarda) não os consultei. Mas posso dizer-lhe que vi rasto de um Raposo em Ranhados em principios do séc. XVIII. Ele era Francisco de Amaral Raposo, natural de Sebadelhe da Serra, filho de Manuel do Amaral e Maria Rodrigues, ambos de Sebadelhe (para ter mais dados sobre essa gente de Sebadelhe, sugiro-lhe que deixe uma mensagem ao confrade "2910" aqui neste forum pois ele estudou muito as familias daquela freguesia). Esse Francisco casou em Ranhados a 21/07/1722 com Maria Teixeira, baptizada em Ranhados a 11/08/1703 (descendente das "boas" familias da região). Tiveram pelo menos uma filha Maria de Santo Antonio, natural de Ranhados, que casou com Manuel Bernardo da freguesia de S.Pedro de Penedono, onde baptizaram pelo menos 2 filhos.
Será portanto natural que Francisco de Amaral Raposo e Maria Teixeira tiveram outros filhos em Ranhados, que por lá ficaram e dos quais talvez a sua avó Maria Luis Raposo descende. Vai ter que investigar isso, consultando os paroquiais no ADGuarda.

Infelizmente existem vários hiatos nos paroquiais de Ranhados a partir do sec. XVIII e por isso poderá ser dificil entroncar os seus Raposos naquele. Desejo-lhe boa sorte e espero ter sido útil.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Note que Raposos existiram vários em Penela da Beira (concelho de Penedono) e Paredes da Beira (concelho da Pesqueira) que ficam pertinho de Ranhados. Raposo deve de certo ter a sua origem numa alcunha.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 15:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen