2º Visconde de Valmor

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas

2º Visconde de Valmor

#282132 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 19:42

Caros confrades.
Na sequência de um tópico que criei há algum tempo sobre Manuel Cardoso dos Santos e as "Cardosas" do Porto, alguém poderá esclarecer a origem do apelido Queiroz, em Fausto de Queiroz Guedes, o 2º
Visconde de Valmor (genro de Manuel Cardoso dos Santos)?
Também estou interessado em saber mais sobre a sua biografia mais "íntíma". Há alguma referência a ele ser jogador e ter perdido muito dinheiro dessa forma? E quanto aos seus "hobbies"?
Obrigado.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282141 | mosorio | 18 jul 2011 21:45 | Em resposta a: #282132

Caro confrade,

Penso que o Queiroz é da mesma origem do primeiro Visconde de Loureiro.Os viscondes de Valmor e de Loureiro devem ter costados de Lamego,mas só estudando.
Atenciosamente.

MEmília

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55181

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282144 | LCM | 18 jul 2011 21:54 | Em resposta a: #282132

Caro Francisco

No último n.º de "Raízes e Memórias" há um artigo que lhe pode interessar:
https://ssl.canal-seguro.com/guardamor/livro.php?id=1538

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282151 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 23:03 | Em resposta a: #282141

Obrigado pela indicação. Estou a tentar tirar a limpo uma história contada pela minha avó, de que haveria parentesco nosso com alguém que teria casado com uma "Cardosa" e era "conde". Só pode ser o Visconde de Valmor, por exclusão de partes, e por causa do apelido Queiroz. Só que os meus Queiroz são de Baião... POrtanto, não vejo qual seria o parentesco, nem de que modo o Visconde de Valmor relacionava-se com um antepassado meu que era "apenas" um lavrador abonado em Gaia. Há qualquer coisa nessa história que terá fundo de verdade. Tenho de perceber onde está a mistificação.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282152 | Francisco Queiroz | 18 jul 2011 23:04 | Em resposta a: #282144

Caro Lourenço
Refere-se a este artigo "Os Viscondes de Valmor e o palacete galardoado com o 4º Prémio Valmor", por João Carlos Metello de Nápoles. Certo? Não tenho essa publicação. A minha biblioteca é fraquíssima em termos de Genealogia, que não é a minha área de estudo. Mas tomei em devida nota. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282168 | mosorio | 19 jul 2011 07:15 | Em resposta a: #282151

Também existe uma história na minha família que envolve o Visconde de Loureiro.Os primeiros Viscondes de Valmor eram padrinhos do meu bisavô e irmã,nascidos em Lamego.Tenho num registo de bp. em Santiago de Cassurrães uma madrinha da família cujo apelido é Correia do Couto Cardoso,ainda não tive tempo de investigar.
Cumprimentos.
MEmília.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282191 | Francisco Queiroz | 19 jul 2011 11:34 | Em resposta a: #282168

Sim, pode ter havido apadrinhamento, também no meu caso. Mesmo assim...

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282275 | aníbal | 19 jul 2011 23:20 | Em resposta a: #282132

Caro confrade Francisco Queiroz,

Sou neto por minha mãe de, António Augusto Cardoso Cyrne de Madureira, filho de Laura Vilar Cardoso ou de Laura Júlia Vilar Cardoso?, da mesma casa das Cardosas, actual Hotel Internacional do Porto.

Sei muito pouco deste ramo da família, no entanto julgo ser assim: um antepassado da minha bisavó,( pai ou avô) comprou o convento dos frades Lóios, tendo o mesmo, o ofício de contador de tabaco, no Porto..., será assim?

Cumprimentos,
Aníbal Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282278 | Francisco Queiroz | 19 jul 2011 23:36 | Em resposta a: #282275

Caro Anibal Pacheco.
Muito obrigado. Essa parte da história é conhecida. Estou mais interessado em resolver um mistério que ter-se-á passado na geração seguinte, com alguém que - dizia a minha avó - era primo da família, era conde (o mais certo era ser visconde...) e casou com uma jovem da casa conhecida como das Cardosas. Terá tido um desgosto por causa desse casamento e passou muitas horas à frente da casa a olhar para a janela do quarto da sua mulher. Inicialmente, pensei que fosse por ela o ter repudiado, mas pode ter sido, sim, devido à morte da mulher, já que o 2º Visconde de Valmor terá ficado viúvo cedo. A minha avó também me contava que esse tal "conde" gostava muito de cavalos e era muito esbanjador. O fim da história é que teve de ser um antepassado nosso a pagar-lhe o funeral, por ter morrido arruninado. E é isto que não bate certo com a biografia do 2º Visconde de Valmor... além do mais, não entendo como ele poderia ser primo dos meus antepassados, e como os conheceria, porque a coincidência do apelido Queiroz é a única que vejo.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#282281 | Cascais | 20 jul 2011 00:24 | Em resposta a: #282275

O Palácio das Cardosas ( Convento dos Loios). Neste local passavam as Muralhas Fernandinas e no interior da Cerca, após 1788 os Padres Loios fundaram um Convento no último quartel que seria conhecido por Convento Novo de Santa Maria da Consolação. Uma doação permitiu-lhes a construção de uma ermida, que anos mais tarde foi substituída por uma sumptuosa igreja com fachada para o Largo dos Loios. Entrando em ruínas a Câmara tratou da sua demolição em 1838. Do Convento apenas chegou até hoje a fachada que os Frades começaram a construir já no séc. XIX. Mas derivado às Lutas Liberais abandonaram as obras e o País.
Posteriormente a Câmara tomou posse e colocou-o à venda em hasta pública, sendo o seu comprador Manuel Cardoso dos Santos, um abastado negociante com fortuna feita no Brasil e que se comprometeu em acabar a fachada. Após a sua morte, por herança o edifício passou para a viúva e filhas. A partir desse momento passou a ser conhecido como o Palácio das Cardosas (referente às Senhoras) bem assim como o passeio anexo que tomou o mesmo "apelido" popular.

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287689 | pedroacpinto | 21 set 2011 13:26 | Em resposta a: #282278

Caríssimo, por coincidência estou neste momento a inventariar um espólio desse Visconde de Valmor, que se encontrava na sua casa, que veio a ser a Fac. Direito de Lisboa. A documentação está na Biblioteca da Faculdade, e, não sendo muita, é de natureza mais legalística e financeira, mas pode ter interesse. Ainda não acabei o trabalho mas deixo-lhe aqui alguns documentos. Sei que os documentos de despesa referem festas em 1893-94.

N.º 1 – Certidão do averbamento de 12.000$000 reis de inscrições da Junta do Crédito Público ao Dr. Francisco José da Cunha Viana e sua mulher, D. Olímpia de Ricci e Almeida. Lisboa, 1861-11-19. 4 f.
N.º 2 – Conta-corrente de José Augusto Guedes Teixeira até 1871-12-31. Lamego, 1873-08-14. 3 f.
N.º 3 – Escritura de quitação que dava D. Isabel de Queirós Guedes do legado das terças de seus avós e respectivos pais, tudo empregado na compra de 22:000$000 reis de inscrições. Lisboa, 1891-12-04. Contém ainda a conta-corrente a 1891-12-03 de D. Isabel de Queirós Guedes, e os pareceres de dois jurisconsultos sobre o legado, um de Tito Vespasiano C. Branco e outro de José Maria Barcelos. 9 f.
N.º 4 – Escritura antenupcial celebrada entre Fausto de Queirós Guedes, Visconde de Valmor, e a Viscondessa de Loures, D. Josefina Clarisse de Oliveira. Lisboa, 1871-11-15. 5 f.
N.º 5 – Borrões da escritura antenupcial celebrada entre Fausto de Queirós Guedes, Visconde de Valmor, e a Viscondessa de Loures, D. Josefina Clarisse de Oliveira. [Lisboa, a. 1871-11-15]. 9 f.
N.º 6 – Escritura de contrato esponsalício de dote e doação para casamento celebrado para o casamento de D. Joaquina Cardoso dos Santos e Fausto de Queirós Guedes e alvará de doação de 50.000$000 reis. Lisboa, 1858-05-26. 8 f.
N.º 7 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Leopoldina de Queirós Guedes e José Augusto Guedes Teixeira. Lisboa, 1868-02-22. 11 f.
N.º 8 – Escritura de quitação, ajustamento de cessão e obrigação celebrado entre José Soares Aranha Tavares e o Visconde de Valmor. Lisboa, 1875-03-06. 5 f.
N.º 9 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Maria Cândida Guedes e Albano de Almeida Coutinho e Lemos. Lamego, 1861-06-02. 7 f.
N.º 10 – Conta-corrente da Viscondessa de Valmor até 1873-01-13. S.l. 5 f.
N.º 11 – Correspondência relativa ao legado de 10:000$000 reis em inscrições pago ao Asilo de Infância Desvalida de Lamego [1872-11-26-1873.04.07]. 14 f.
N.º 12 – Carta de Aires Gualter Cordeiro ao Visconde de Valmor comunicando-lhe o falecimento de sua esposa, D. Lúcia Ana de Melo Matos e Bastos, a quem o Visconde de Valmor pagava uma pensão. Amoreiras, 1887-01-25. Contém uma carta escrita a Aires Gualter Cordeiro no dia seguinte. 4 f.
N.º 13 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Josefina Adelaide Guedes e Francisco Lopes Gavicho Tavares de Carvalho. Lisboa, 1857-05-17. 6 f.

Cumprimentos
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287695 | JTaval | 21 set 2011 16:28 | Em resposta a: #287689

Caro Pedro Pinto,

É possível consultar essa documentação? Tenho familiares que descendem dessa família e que estão muito interessados.

Tenho ideia que o Palácio do primeiro Visconde de Valmor é hoje a Embaixada alemã e o Goethe Institut no Campo de Santana. Sei que o hospital dos Capuchos também pertenceu à família Guedes, tal como o prédio do Claras que ainda está na família.

Com os melhores cumprimentos,
José Tavares

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287696 | JTaval | 21 set 2011 16:38 | Em resposta a: #282141

Cara Maria Emília,

A família do Visconde de Valmor, que deu também origem aos Condes de Almedina e Vicondes de Guedes Teixeira, é mesmo de Lamego.

Por acaso tem mais alguma informação sobre estes Queirozes que possa ceder? Estou muito interessado.

Com os melhores cumprimentos,
José Tavares

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287698 | pedroacpinto | 21 set 2011 17:41 | Em resposta a: #287695

Caro José, contacte-me em pedroacpinto at yahoo.com.br
Atentamente
Pedro Pinto

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287701 | abribas | 21 set 2011 18:25 | Em resposta a: #287689

Caro Pedro Pinto
Tenho muito interesse em saber se consta no nº 6 a data e o local de casamento de Joaquina Cardoso dos Santos com Fausto de Queirós Guedes. Será que me poderia facilitar o envio de copia digitalizada das 8 folhas?
Joaquina nasceu em Stº Ildefonso, Porto, a 24.10.1840 e faleceu com 18 anos a 5.9.1859, eventualmente em Lisboa, de acordo com a informação que consta aqui no geneall. É o pouco que sei dela.
Cmpts
António

Resposta

Link directo:

RE: 2º Visconde de Valmor

#287703 | pedroacpinto | 21 set 2011 18:37 | Em resposta a: #287701

Caro António, contacte-me em pedroacpinto at yahoo.com.br
Aqui fica o inventário todo:

LXVII – Casa dos Viscondes de Valmor
Âmbito cronológico [1769-1891]
N.º 1 – Certidão do averbamento de 12.000$000 reis de inscrições da Junta do Crédito Público ao Dr. Francisco José da Cunha Viana e sua mulher, D. Olímpia de Ricci e Almeida. Lisboa, 1861-11-19. 4 f.
N.º 2 – Conta-corrente de José Augusto Guedes Teixeira até 1871-12-31. Lamego, 1873-08-14. 3 f.
N.º 3 – Escritura de quitação que dava D. Isabel de Queirós Guedes do legado das terças de seus avós e respectivos pais, tudo empregado na compra de 22:000$000 reis de inscrições. Lisboa, 1891-12-04. Contém ainda a conta-corrente a 1891-12-03 de D. Isabel de Queirós Guedes, e os pareceres de dois jurisconsultos sobre o legado, um de Tito Vespasiano C. Branco e outro de José Maria Barcelos. 9 f.
N.º 4 – Escritura antenupcial celebrada entre Fausto de Queirós Guedes, Visconde de Valmor, e a Viscondessa de Loures, D. Josefina Clarisse de Oliveira. Lisboa, 1871-11-15. 5 f.
N.º 5 – Borrões da escritura antenupcial celebrada entre Fausto de Queirós Guedes, Visconde de Valmor, e a Viscondessa de Loures, D. Josefina Clarisse de Oliveira. [Lisboa, a. 1871-11-15]. 9 f.
N.º 6 – Escritura de contrato esponsalício de dote e doação para casamento celebrado para o casamento de D. Joaquina Cardoso dos Santos e Fausto de Queirós Guedes e alvará de doação de 50.000$000 reis. Lisboa, 1858-05-26. 8 f.
N.º 7 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Leopoldina de Queirós Guedes e José Augusto Guedes Teixeira. Lisboa, 1868-02-22. 11 f.
N.º 8 – Escritura de quitação, ajustamento de cessão e obrigação celebrado entre José Soares Aranha Tavares e o Visconde de Valmor. Lisboa, 1875-03-06. 5 f.
N.º 9 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Maria Cândida Guedes e Albano de Almeida Coutinho e Lemos. Lamego, 1861-06-02. 7 f.
N.º 10 – Conta-corrente da Viscondessa de Valmor até 1873-01-13. S.l. 5 f.
N.º 11 – Correspondência relativa ao legado de 10:000$000 reis em inscrições pago ao Asilo de Infância Desvalida de Lamego [1872-11-26-1873.04.07]. 14 f.
N.º 12 – Carta de Aires Gualter Cordeiro ao Visconde de Valmor comunicando-lhe o falecimento de sua esposa, D. Lúcia Ana de Melo Matos e Bastos, a quem o Visconde de Valmor pagava uma pensão. Amoreiras, 1887-01-25. Contém uma carta escrita a Aires Gualter Cordeiro no dia seguinte. 4 f.
N.º 13 – Escritura de dote, contrato esponsalício, pagamento e quitação celebrado para o casamento de D. Josefina Adelaide Guedes e Francisco Lopes Gavicho Tavares de Carvalho. Lisboa, 1857-05-17. 6 f.
N.º 14 – Escritura de dívida de Bento José da Silva Lima a José Isidoro Guedes e documentos conexos. Lamego, 1863-07-14. 11f.
N.º 15 – Quitação de Aires António de Sales Ribeiro da dívida de Luís da Silva Carvalho. S.l., 1863-01-26. 1f.
N.º 16 – Declaração e remissão de José Isidoro Guedes de bens de raiz em Arouca a Manuel Correia de Noronha Júnior. Lisboa, 1850-12-12. 1f.
N.º 17 – Nota sobre uma escritura de quitação de D. Isabel de Queirós Guedes. Lisboa, 1891-11-26. 1f.
N.º 18 – Cópia da conta-corrente fechada de Delfim Deodato Guedes saldada em 1875-12-31. Lisboa, 1875-12-31. 2f.
N.º 19 – Nota de José Ribeiro da Cunha dos fundos da empresa [1869]. 1f.
N.º 20 – Declaração sobre as letras que José Isidoro Guedes tinha em seu posse pertencentes a Francisco Lopes Gavicho Tavares de Carvalho. Lisboa, 1857-08-17. 2f.
N.º 21 – Letras na posse do Visconde de Valmor, umas pagas ao Conde de Farrobo por pagamento de parte do preço do seu crédito contra os herdeiros de José Diogo Bastos, e outras já sacadas pelo Visconde e que já foram pagas ou reformadas [1859-1864]. 10 f.
N.º 22 – Letra e obrigação a Francisco Ribeiro da Cunha & Irmãos, investidas em outras letras [1858-1859]. 6 f.
N.º 23 – Segundas-vias de letras tomadas e remetidas a bancos ingleses [1864-1865]. 6 f.
N.º 24 – Capilhas sem documentos e com apontamentos vários. 5 f.
N.º 25 – Contrato de pagamento de pensão vitlícia por José Isidoro Guedes, na qualidade de cessionário do Conde de Farrobo e os herdeiros do falecido José Diogo de Bastos, a D. Lúcia Ana de Melo Matos e Bastos e a seu marido, João Diogo de Bastos Lisboa, 1867-01-15. 2 f. Duas cópias autênticas do mesmo documento, inutilizadas.
N.º 26 – Três documentos relacionados com a concessão de licença do Senado da Câmara de Lisboa para que D. Paulina Maria Rosa pudesse cozer e vender pão ao povo em dois fornos que possuía na Rua do Cabral, freguesia de Santa Catarina. Lisboa, 1769-1803. 12 f.
N.º 27 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-01. 57 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, pedidos de esmola, quotizações, etc.
N.º 28 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-04. 78 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, quitações de legados, contas-correntes, etc.
N.º 29 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-07. 21 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 30 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-08. 21 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 31 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-09. 20 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 32 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-10. 17 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 33 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1893-12. 13 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 34 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1894-01. 20 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 35 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1894-02. 13 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 36 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1894-04. 15 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 37 – Recibos das contas lançadas no livro-rol da casa. 1894-07. 19 f. Contém recibos do ordenado do pessoal da casa, despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, quotizações, etc.
N.º 38 – Documentos de cozinha, copa e diversas despesas. 1894-08. 25 f. Contém recibos de despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, etc.
N.º 39 – Documentos de cozinha, copa e diversas despesas. 1894-09. 22 f. Contém recibos de despesas de manutenção, aquisição de bens e serviços, etc.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 12:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen