Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#282294 | cabecao1 | 20 jul 2011 10:01

Caros Confrades

Descendo de Jose Dordio, b. 8.6.1718,, irmão pelo menos de Vitoria,b.4.6.1711, Manuel,b.25.2.1714, Antonio,b.18.3.1716, Francisco, b.4.6.1721, Joaquim,b.4.6.1723 e Maria Dordio, todos baptizados em Santa Vitoria do Amexial , Estremoz.
Filhos de Antonio Dordio, natural do Vimieiro ,lavrador da Herdade da Amoreira e Maria Dias, b.5.2.1686, em S.Vitoria do Amexial, (filha de Miguel Dias, n.S.V.do Amexial e Maria Prates,b.24.8.1664, em NºSº dos Barros, neta paterna de Manuel Gomes Lucas, lavrador da amoreira e Catarina Dias, de S.V.do Amexial e neta paterna de Francisco Perdigão ,lavrador da Capelinha, +27.11.1669, em NºSºdos Barros e Catarina Prates).
Este Antonio Dordio, era irmão de Maria, b.3.10.1675, Francisco,b.27.4.1680, João,b.28.12.1676, Catarina,b.14.12.1684 e Ana,b.4.10.1688, todos no Vimieiro, e filhos de Manuel Dordio, lavrador das Misticas de Baixo,+12.4.1697 ,no Vimieiro e de Mariana Rebocho, +21.2.1712, em S.V.do Amexial, o que procuro é se algum dos confrades, tem conhecimento dos pais deste casal "Manuel Dordio/Mariana Rebocho",nunca encontrei este casamento.
Grato por qualquer informação
Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#282302 | LProjecto | 20 jul 2011 12:15 | Em resposta a: #282294

Caro António Manuel Canelas,

Tenho "enguiçada" uma linha (por acaso não se trata de ascendência minha) que julgo entroncará naqueles que referiu.
Trata-se de:

Manuel Dordio, n. Santa Vitória do Ameixial, c.c. Maria do Carmo, n. Santo Estêvão - Estremoz.
Tiveram:

António Dordio, n. Santa Vitória do Ameixial, c.c. Engrácia ou Graça Cândida, n. Santa Vitória do Ameixial, filha de João António e de Vitória Maria.
Tiveram:

Isaías José Dordio, n. 20.8.1835, b. 26.8.1835 - Santa Vitória do Ameixial, c.g.

Não me foi possível a localização do casamento de Manuel Dordio com Maria do Carmo, mas existem probabilidades de ser o mesmo Manuel, b. 25.2.1714 que o António referiu.

Cumprimentos,
Luís projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#282308 | luisjrm | 20 jul 2011 12:54 | Em resposta a: #282294

Caro Antonio

nos meus apontamentos tenho referencia a Manuel Dordio filho de Domingos Fernandes e de Maria Dordio que se casa em São Gregorio a 2-10-1679 com Margarida Alvares filha de Andre Alvares e de Maria Luis, o mesmo Manuel que casa novamente na mesma freguesia a 31-8-1681 com Maria Cardoza (ja viuva de Gregorio de Muxo ) neste casamento são testemunhas Miguel Dordio.
Tenho ref. tambem de um registo de que na Cabeça da Oleira faleceu a 16-11-1657 um filho (sem nome) de Manuel Dordio.

Mais alguns dados;

-Domingos ( +3-5-1650 ) filho de Manuel Dordio da Serra

-Herdade da Murteira de Cima faleceu Manuel (+6-10-1658 ) filho de Miguel Dordio

-Herdade do Pe da Serra fal, Isabel Lourença (+16-8-1634 ), mulher de Miguel Dordio


O casal Domingos Fernandes/ Maria Dordio ( Pais do ref. Manuel Dordio ) são Pais tambem de Antonio Fernandes que se casa em São Greg. a 10-12-1686 com Catarina Vinagre filha de Francisco Varela e de Maria Simões.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#282314 | cabecao1 | 20 jul 2011 13:55 | Em resposta a: #282302

Caro Luis

O Manuel Dordio, que refere , casou em S.Vitorias do Amexial , a 9.10.1740, com Joana Vidigal, natural da mesma freguesia e filha de João Vidigal, de NºSº do Vidigão e Bernarda Pires do Vimieiro, e do qual tenho conhecimento de um filho de nome Joaquim , b.3.5.1747, em S.V.Amexial.
O seu Manuel pode ser o mesmo ,e ter casado 2º vez com Maria do Carmo ou ser um Manuel, filho de Manuel Dordio/Joana Vidigal, que casou com Maria do Carmo.
De qualquer maneira ainda esta semana vou ao ADE, e vtenho que consultar a freguesia de S.V.Amexial, e vou ver se encontro o b. de Antonio Dordio, filho de Manuel Dordio e de Maria do Carmo.
Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#282325 | LProjecto | 20 jul 2011 15:50 | Em resposta a: #282314

Caro António,

Na verdade, reparei agora que nas notas históricas desse Manuel Dordio fiz referência à possibilidade de o mesmo ser filho de Manuel Dordio e de Joana Vidigal. Terá, certamente, mais lógica esta hipótese do que a hipótese de ser o mesmo Manuel baptizado em 1714, pois "a quente" não me dei bem conta do desfazamento cronológico entre o Manuel nascido em 1714 e a data de baptismo do neto Isaías, em 1835, mais de um século depois.

Agradeço a sua diponibilidade para tentar localizar o assento de baptismo daquele António.

Tenho ideia, não sei se estou correcto, da existência de um hiato nos paroquiais de Santa Vitória (ou será Santo Estêvão?!) que na altura me dificultou a investigação...!

Tenho anotado um casamento que pode estar relacionado com estes Dordio:

4.5.1727 - St.ª Vitória do Ameixial
Cas. Domingos Rodrigues e Maria Dordio
Ele, filho de Manuel Rodrigues "Esmôça?!" e de Maria Gomes
Ela, filha de Manuel Cortes e de Catarina Dordio

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#284600 | cabecao1 | 13 ago 2011 09:40 | Em resposta a: #282325

Caro Luis

Consultei os meus apontamentos, e faltam realmente os registos de S.Vitoria Amexial de 1764/1856 Casamt. e 1772/1815 Baptz., talvez para confirmar a filiação de Manuel Dordio ( filho provavelmente de Manuel Dordio/Joana Vidigal) só procurando o seu casamento com Maria do Carmo , talvez em S.Estevão ou S.Vitoria, quando for ao ADE, vou ver se encontro.
Luis, vi o seu Bloog, e encontrei referencia a um Manuel Rodrigues Ledo e a sua mulher Catarina Rodrigues Senga, pais do Cap. João Rodrigues Ledo, b.4.4.1674,S.Bento Amexial, que casou com Mariana Teresa Antonia de Sequeira, é que eu tenho uma antepassada de nome Guimar Rodrigues Ledo, b. 11.4.1669,S.B.A, filha de Manuel Rodrigues Ledo , lavrador do Monte da torre e de Catarina Rodrigues , e que casou com Manuel Lopes Bacoro, de Evoramente/Vidigão.
Desconhecia esse Cap João Rodrigues Ledo, que deve ser irmão da minha Guiomar,encontrou o casamento dos seus pais, é que eu nunca encontrei.
Sobre o Manuel Lopes Bacoro, por acaso não tem conhecimento desta familia

Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#284741 | luisjrm | 15 ago 2011 18:12 | Em resposta a: #284600

Caro Antonio

desculpe a intromissão, mas tenho alguns dados sobre sobre Lopes Bacoro, que parecem ter origem na igrejinha.
Em Santa Sofia Montemor-o-Novo a 12-10-1594 casa Lopo Vaz Bacoro ja viuvo e natural da Igrejinha filho de Gaspar Lopes e de Ines Pires com Catarina Dias filha de Andre Roiz e de Margarida Vaz.
A 27-4-1620 na Igreja de Nossa Sr.ª de Machede casa Antonio Lopes Bacoro filho de Francisco Lopes e de Maria (...)naturais da Igrejinha, com Clara Rebocha filha de Gregorio Fernandes Rebocho e de Leonor Piteira naturais de São Gregorio (destes Fernandes Rebocho tenho mais dados de S. Gregorio ).
O casal Antonio Lopes Bacoro e Clara viveram na graça do Divor, ou pelo menos ai baptizaram um filho Miguel em 1624.

Cumprimentos,
Luis Martins

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#284986 | LProjecto | 18 ago 2011 10:58 | Em resposta a: #284600

Caro António,

A sua Guiomar é, de facto, uma dos 5 filhos de Manuel Rodrigues Ledo e de Catarina Rodrigues Sengo. Em relação à ascendência desta última, nada sei, pois não consegui localizar o casamento. O Manuel Rodrigues Ledo "PODERÁ" corresponder ao Manuel, b. 25.4.1610 - Santo André - Estremoz, filho de Afonso Rodrigues Ledo e de Maria Rodrigues. Este Afonso Rodrigues Ledo teve, ao que parece, além desse Manuel, pelo menos mais 2 filhos de um outro casamento (com Ascença ou Incença Martins), Catarina, b. 20.1.1580 - Santo André, e o Pe. Francisco Rodrigues Ledo, b. 1.4.1582 - Santo André, que tem processo de Ordens de Evangelho.

Também há Ledos antigos em Vila Viçosa, alguns com processo de Habilitação de Génere.

Logo que me seja possível actualizarei o blogue com os Ledos de Estremoz.

Relativamente aos "Bácoro"... pouco sei, além de que foi uma família com alguma proeminência social em Évora, cristãos-velhos, com raízes antigas / medievais naquela cidade, chegando alguns membros a ocupar cargos militares e da governança de Évora e a ligarem-se a outras famílias com algum estatuto social durante os sécs XVII e XVIII. No entanto, com a conversão forçada de judeus, alguns adoptaram o apelido "Bácoro" sem, no entanto, terem parentesco com os "verdadeiros".
Ora, pela proximidade geográfica bem podia dar-se o caso do seu Manuel Lopes Bácoro estar relacionado com estes de Évora. Tenho também notícia de um Manuel Lopes Bácoro, que é referido em Santo Antão (L. 18 e 20) como capitão de ordenanças.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#284994 | cabecao1 | 18 ago 2011 12:32 | Em resposta a: #284986

Caro Luis

Obrigado pelas suas informações.
Manuel Rodrigues Ledo, era lavrador no monte da Torre, em S.Bento do Amexial, e faleceu ai em 24.9.1673, sua filha Guiomar , casou com Manuel Lopes Bacoro, e tiveram entre outros Maria Teresa, que foi b. em 24.11.1691, em S.Bento do Amexial e casou em 20.1.1722, no vidigão com seu primo em 2º grau Sebastião Lopes Bacoro( meus antepassados).
O processo de Francisco R.Ledo, de Ordem de Evangelho em 1604, ja o consultei em tempos, assim como os outros R.Ledo de Vila Vicoça, mas não consegui estabelecer qualquer ligação, entre eles.
Em relação aos Lopes Bacoro, penso que o Manuel Lopes Bacoro, que casou com a Guimar Rodrigues Ledo,e irmão de Maria lopes Bacoro, que casou com Bento Cortes ( pais de Sebastião Lopes Bacoro, acima referido) podem ser possivelmente filho de Manuel Lopes Bacoro , que tomou Ordens Menores, em 1654 (mç 60, nº 580,de 1654), natural da Igrejinha, e filho de Manuel Lopes Bacoro ( da Igrejinha) e Isabel Gomes (de Evora) e neto paterno de Francisco Lopes Bacoro e Maria Lopes e neto materno de Manuel Gomes e Maria Nunes , todos da cidade de Evora

Cumprimentos
Antonio Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#285072 | luisjrm | 19 ago 2011 11:58 | Em resposta a: #284994

Caro Antonio

o Manuel Lopes Bacoro que refere das Ordens Menores (1654),neto de Fransisco Lopes Bacoro e de Maria Lopes e sobre estes ultimos são os mesmos que aparecem no site do confrade Melo Banha Genealogia (referidos na Geração nº3).

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#287578 | cabecao1 | 19 set 2011 11:22 | Em resposta a: #282302

caro Luis

Estive a ver o processo Orfanológico da Comarca de Estremoz de Manuel Dordio/Maria do Carmo, e encontrei o seguinte:.
Manuel Dordio, ( b. provavelmente em 1780, não exist livros em S.V.Amexial de 1772 a 1815) e que faleceu em 1821 (Não Esist, liv.), em S.Vitoria do Amexial, casado com Maria do Carmo,por volta de 1805 ( não exist livros em s.V.Amexial e Santo Estevão), e tinha os seguintes filhos ; Antonio Dordio, que refere, bapt. em 1807;Eugenia, b.1811 ( não exist. livros destes); Maria, b.1816 e Vitoria, b.1819, (a procurar exist. livros a partir de 1815).
No mesmo processo consta o falecimento de seu pai Francisco Dordio,que era lavrador de Trocaleite, viuvo de Maria de Jesus ( casamento não encontrado não exist . livros de 1764 a 1851), ocorrido em 17.9.1826, sendo os netos os herdeiros
assim e tendo por base esses dados e os que ja dispunha.
O Manuel Dordio, pode ser filho de 2 Franciscos, primos um do outro assim :.
1- Francisco Dordio,b.8.3.1753, filho de Manuel Dordio e de Joana Vidigal, neto paterno de Antonio Dordio e de Maria Dias (meus antepassados) e neto materno de João Vidigal e de Bernarda Pires, do Vimieiro

ou
2- Francisco Dordio, b. 9.2.1756, filho de Antonio Dordio e de Rita Maria Gertrudes Neves, neto paterno , dos citados Antonio Dordio, e Maria Dias e neto materno de Antonio Rodrigues Neves e Escolastica Rodrigues.

E muito possivel que o "Manuel Dordio, seja filho de um destes Francisco Dordio".

Luis tenho outra questão a por.
O Luis descende de uma Vitoria Tome, de Montargil, que casou com Lourenço Nobre, de Cabeção não é.

E que eu descendo de Madalena Dias, de Montargil, que casou em Montargil a 27.7.1505, com Gegorio Dias Raposo, filho de Antonio Dias Raposo e de Domingas Vaz), e que tiveram Josefa Maria das Neves, b. 13.8.1710, que casou em 14.11.1729, co Manuel Fernandes Rey, do quel eu descendo, e irma de pelo menos, Antonio de Campos, b.17.4.1713, cg, Teotonio,b.16.2.17126, Joao e Luis Antonio,este cg, b. 28.4.1729 e de Jose de Campos Raposo,cg.

A sua Vitoria e a minha Madalena, eram irmas tambem de Miguel de Campos, que casou em 20.8.1722, com Mariana Teles, filha de Pedro Serrão e Catarina Teles, cg , de Leonor da Mata, que casou com Manuel Goncalves, cg, e de João de Campos, que casou com Margarida do Espirito Santo, cg.
E eram filhos de Manuel de Campos, de Montemor o Novo ou Lavre, encontrei as duas localidades como possíveis, e de sua 2º mulher Leonor da Mata, em Montargil , em 27.3.1680 em Montargil, neste assento não constam os nomes dos pais, só que ele é viúvo.
Encontrei posteriormente em Montargil ,uma Maria b. 17.10.1660 e um Manuel ,b.16.10.1668, filhos de um Manuel de Campos e de Maria Boleta, este Manuel de Campos deve ser o mesmo.
A questão que lhe ponho é se sabe alguma coisa dos ascendentes de Manuel de Campos/Leonor da Mata

Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#287609 | LProjecto | 19 set 2011 21:17 | Em resposta a: #287578

Caro António,

Fico-lhe grato pela interessante informação que teve a gentileza de partilhar e que poderá abrir outra frente de pesquisa em relação a esses “Dordio”.
Relativamente aos nossos ascendentes comuns (Manuel de Campos / Leonor da Mata) a informação também é escassa, pois nunca aprofundei essa linha. Toda a informação que tenho sobre a mesma deve-se ao contributo dos nossos parentes António Filipe Rosado e António Godinho de Carvalho. Tenho registado nas informações históricas de Leonor da Mata a seguinte informação, que me foi oportunamente facultada, em 2005, pelo confrade António Godinho de Carvalho:

“Manuel de Campos, sendo já viúvo de Catarina Boleta (que seria das Brotas-Mora), casa em Montargil a 27.3.1680 com Leonor da Mata, filha de António da Costa e de Isabel Dias, da Herdade do Ferro das Vacas, termo de Montargil.”

Não tenho conhecimento de qual a fonte que permitiu atribuir a filiação a Leonor da Mata, mas sendo pesquisa do António G.C. estará certamente fundamentada.

Em relação aos “Campos”, em tempos fiz uma breve incursão sobre os paroquiais de Lavre (ainda que a informação relativamente à naturalidade de Manuel de Campos se apresente dúbia), encontrei alguns elementos que, não sendo conclusivos, permitirão equacionar algumas hipóteses.
_________

Lavre
3.10.1639 – Cas. Manuel Borralho e Joana de Campos;

Lavre
05.07.1648 – Cas. André Fernandes e Margarida Godinha.
Test: Manuel Luís e Pedro Martins.

Lavre
23.10.1650 – Cas. Diogo Rodrigues e Margarida Godinha, viúva.
Test: Manuel Martins Dordio e Estêvão Rodrigues.

Lavre
12.07.1654 – Bap. Manuel, filho de André Galvão e Margarida de Campos, ambos solteiros (?!)
Padrinhos: Gonçalo António e Isabel Pegas.

10.11.1652 – Cas. André Galvão e Margarida Godinha, ambos de Lavre

25.02.1648 - Casamento de Francisco Coelho e Isabel Galvoa.
Test: Domingos Luís Santos

Já lá vai algum tempo que fiz a recolha destes elementos, mas recordo que o Manuel, baptizado em 1654 foi o único Manuel, filho de “Campos” que encontrei. A verdade é que nada diz que os pais têm que ser “Campos”, embora as probabilidades de o serem não possam também ser ignoradas.

Cronologicamente era possível, pois faria o Manuel com 26 anos quando casou com Leonor da Mata, mas o facto de ser viúvo e existirem filhos do seu (suposto) 1.º casamento, baptizados após 1660, remete tudo para a estaca zero.

Curiosamente, o assento de baptismo daquele Manuel, em 1654, filho de André Galvão e de Margarida de Campos, refere os pais como solteiros. Refiro “curiosamente” porque registei aquele assento de casamento, em 1652, de André Galvão e Margarida Godinha. Pelos vistos, tratar-se-ia de um homónimo...

Gostaria de rever aqueles registos, mas não sei quando terei disponibilidade para tal.

Seria o Manuel filho de Manuel Borralho e de Joana de Campos? Trata-se de mais uma hipótese... e, pelo menos para já, nada mais que isso mesmo.

Caso tenha interesse, poderei facultar-lhe a minha ascendência até aos nossos ascendentes comuns.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Dordio, Santa Vitoria do Amexial/Vimieiro

#287611 | cabecao1 | 19 set 2011 21:51 | Em resposta a: #287609

Caro Luis

Obrigado pelas suas informações.
Em relação ao casamento de Manuel de Campos X Leonor da Mata,esta correcta a informação do Antonio Godinho, fui confirmar nos dados do assento de casamento,em 1680, e consta ele como viuvo e ela filha de Antonio da Costa e Isabel Dias , todos do Chouto.
Em relação a filiação do Manuel, ele deve ter nascido por volta de 1640/45, agora onde, em Lavre ou Montemor o Novo, o seu casamento com Maria Boleta, nunca procurei.
Tenho todo o gosto nos seus ascendentes ate aos nossos ascendentes comuns
Qualquer coisa disponha

Cumprimentos
Antonio Manuel Canelas

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:28

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen