Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282794 | ruid888 | 24 jul 2011 23:33

Boa noite, este a minha primeira mensagem aqui neste fórum. Sei da qualidade de ajuda deste site e quero aproveitá-lo ao ma´ximo. Aqui vai o meu primeiro pedido de auxilio.

Sou de Almada mas a grande maioria da minha família é do lugar Avanteira/Matos, tudo da zona da Pelmá em Alvaiázere e zona de Ourém. Os nomes de família que pretendia saber mais informações era: de Oliveira; Gaspar; Lopes; e sobretudo, o raro apelido Bachá. Pelo que sei o meu "pentavô" era cirurgião em pleno séx XVIII/XIX o que era muito raro. Muito rico e descendente do oriente, partia constantemente para as colonias portuguesas com o rei (penso que D. Luis). Ele e Manuel jorge Bachá fundaram a companhia roca e vistalegre. POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER ALGUMA COISA DESTAS QUATRO FAMILIAS OU DESTE MEU PENTAVÔ POR FAVOR CONTACTE-ME AQUI!

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282795 | ruid888 | 24 jul 2011 23:36 | Em resposta a: #282794

Esqueci referir - chamava-se António Alves Bachá ou António Bachá Cerorgião e os seus filhos eram João Bachá, Joaquim Bachá, etc.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282797 | roz | 24 jul 2011 23:44 | Em resposta a: #282795

Caro/a ruid888

Aqui mesmo neste site pode encontrar alguns Bachá. 'E so ver aqui:
http://www.geneall.net/P/per_search.php?s=bacha&s_type=per_search.php

Sera' que sao seus parentes?

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282803 | ruid888 | 25 jul 2011 00:10 | Em resposta a: #282797

não consigo achar uma relação visto não terem muita informação (só nomes e datas) mas o nome Maria Del Consuelo Bachá conheço de uma suposta filha desse cirurgião (penso eu) muitas das informações são conclusões minhas relativas a alguns enigmas familiares do genero: se passasse o comboio e ele levantasse a mão o comboio pararia para o deixar entrar

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282804 | MCNN | 25 jul 2011 00:17 | Em resposta a: #282794

Boa noite

Na TTOnline encontrei:

CódigoReferência PT-TT-RGM/J/187829
Título José Alves de Freitas Bacha
Datas 18/01/1871
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 22, f. 203v
ÂmbitoConteúdo Carta. Apresentação na Igreja Paroquial de S. João Baptista de Pelma.
EntidadeDetentora ANTT

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282807 | f4b2 | 25 jul 2011 00:30 | Em resposta a: #282794

Caro ruid888

Tenho imensos nomes do que pretende dos anos de 1908/1909,principalmente de Ourém,vou deixar alguns se tiver interesse para si depois lhe enviarei os restantes.Cito:

- SEBASTIÃO DIAS LOPES - Official de Diligências Interino no Juizo de Paz de Alvaiázere

- JÚLIO RIBEIRO da SILVEIRA LOPES - Secretário na Administração do Concelho de Ourém

- ALFREDO ARTHUR da SILVEIRA LOPES - Proprietário em Ourém

- ANTÓNIO de OLIVEIRA - Professor da Escola Official de Ourém

- PEDRO ÁLVARO da ROCHA GASPAR - Thesoureiro da Câmara Municipal de Ourém,Recebedor da Recebedoria de Ourém

- FRANCISCO HENRIQUE de OLIVEIRA - Negociante de Azeite,Padaria em Ourém

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282900 | Paulo | 26 jul 2011 02:13 | Em resposta a: #282803

Caro Rui,

Talvez o possa ajudar com algus elementos sobre a família Bachá.

Por favor contacte-me via email: jpalcobia arroba gmail.com

Cumprimentos,

Paulo Alcobia Neves

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#282931 | Conde | 26 jul 2011 15:40 | Em resposta a: #282794

Conheci muito bem o Dr. Manuel de Velasco Bachá da Cunha Santiago, ilustre advogado, casado com uma filha do Visconde de Ribatamega.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#283026 | Conde | 27 jul 2011 12:27 | Em resposta a: #282931

Mais precisamente com a Palmira, filha do 2º Visconde.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#283027 | Conde | 27 jul 2011 12:28 | Em resposta a: #283026

E o Professor e advogado Manuel Mayer de Almeida Ribeiro também é Fernandez de Velasco Bachá.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#283048 | mtt | 27 jul 2011 16:02 | Em resposta a: #282794

O que chama "raro apelido Bachá" deve provir de uma alcunha.
No séc. XIX, e presumivelmente antes dele, Bachá era o que hoje chamamos Paxá, alto funcionário do estado Otomano, governador de província, com o significado secundário e popular de lânguida personagem investida de poder, do qual abusa.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#284699 | msmartins | 15 ago 2011 01:05 | Em resposta a: #283048

Conheço nessa zona uma família com essa alcunha. Mais precisamente em Rio de Couros.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#292823 | mjmaribeiro | 13 dez 2011 17:12 | Em resposta a: #282794

Manuel Jorge Bachá é meu bisavô. Sei que a família era de Alvaiázere mas pouco mais. Ele foi muito novo para S. Tomé onde fez fortuna como comerciante e roceiro. Foi dono das roças Micondó e Angobó, que estiveram na famíla até aos anos 50. Casou com uma senhora espenhola, a minha bisavó, de quem teve três filhas, uma das quais a minha avó, e um filho que morreu sem descendência, tendo-se extinguido o nome.
Do pouco qe investiguei, consegui apenas encontrar uma referência na Gazeta de Lisboa de 1832 a um António Jorge Bachá, de Alvaiázere, que pode ter sido o pai do meu bisavô.
É o ramo da família que menos conheço e gostaria de ter mais informação. Por curiosidade, chamo-me Manuel Jorge por causa desse meu bisavô.

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#292970 | ruid888 | 16 dez 2011 19:53 | Em resposta a: #292823

Conheço gente da sua família se sua bisavó for Maria Del Consuelo. Não acredito no seu trisavô ser António Jorge pois é o nome do meu trisavô também, e , pela minha idade (14 anos) não parece haver semelhanças de idade. Mas podemos nos já considerar primos pois somos da mesma família, só falta descobrir o resto . . .

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#293279 | mjmaribeiro | 22 dez 2011 17:04 | Em resposta a: #292970

De facto a minha bisavó era Maria del Consuelo Fernandez velasco Bachá, casada com o meu bisavô Manuel Jorge Bachá.
Qual era o parentesco do seu bisavô com o meu?
Pode haver mais do que um Antóno Jorge Bachá. É até muito provável.
Quanto às origens da família e do apelido, sabe mais alguma coisa?

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#293306 | ruid888 | 22 dez 2011 22:41 | Em resposta a: #293279

tudo o que sei, tornei aqui explícito. não quero dar mais indicações sobre um possível parentescoe entre os dois (os nossos bisavôs), pois qualquer má interpretação leva a uma árvore destruída genealógica. sobre seu bisavô, sei também que era filho do grande cirurgião do séc. xviii ( e quando digo grande, não brinco), António Bachá, que foi junto com "o rei" (D.José/João VI) para o lugar de S. Tomé, onde posteriormente, seu avô terá posto de pé junto com seu pai a chamada "COMPANHIA ROCA E VISTALEGRE". O antepassado mais antigo que conheço (com confirmação) é meu tetravô, João Bachá, pai do tal António Jorge Bachá Jr. que referi. Achei engraçado o "Jr.", que nos dará uma pista espetacular para encontrar tais raízes. O Jr. significa que, ou seu pai ou seu avô tinham o mesmo nome que ele, concluindo que, António Jorge Bachá Jr. era neto de outro António Jorge Bachá. Pela altura em que nasceram e morreram, talvez ele, e seu bisavô tenham sido irmãos, filhos do tal cirurgião. Que honra!

Resposta

Link directo:

RE: URGENTE - Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#293308 | ruid888 | 22 dez 2011 22:46 | Em resposta a: #293306

Ah, e peço desculpa pelo esquecimento. Um fator muito interessante que descobri foi, por intermédio de outro membro do fórum, o nome "Paxá" (muito semelhante a Bachá) que é na verdade, UM CARGO NO ORIENTE, mais precisamente, um governador de cada província do Império Otomano (Turquia e Médio Oriente), confirmando o que a minha bisavó Olinda da Conceição, filha do António Jorge Bachá Jr., dizia: "Os Bachás vêm do oriente!"

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302103 | MJ Chambel | 07 abr 2012 18:14 | Em resposta a: #282794

Boa tarde,

Chamo-me Maria João Marques de Oliveira Chambel, neta de Bernardino de Oliveira e Maria Marques (viviam no Lugar de Marques, Pelmá). A família do meu avô é toda da Avanteira.
Se puder ajudar nalguma coisa, disponha.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302126 | ruid888 | 07 abr 2012 22:08 | Em resposta a: #302103

não a conheço pessoalmente a si, mas somos primos, pois sou sobrinho-neto dele (Bernardino). Sou neto de Júlio Inácio e de Maria Alice. Se pudesse/quisesse, agadecia que enviasse ftografias da sua família, pois só não tenho do tio José de Oliveira. Já agoa poderia-me dizer se é filha da Laurinda ou da Alice?

Cumprimentos para si e para sua família.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302127 | ruid888 | 07 abr 2012 22:12 | Em resposta a: #302103

O meu avô Júlio era irmão dele. E tinham também mais uns sete irmãos. Só não tenho fotografia do seu avô e do tio Zé, agradecia que me enviasse fotogafias da sua família, pois não tenho. Se tiver Facebook, adicione-me e falamos por lá: https://www.facebook.com/ruidanieldeoliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302166 | MJ Chambel | 08 abr 2012 11:20 | Em resposta a: #302127

Bom dia,

Sou filha da Laurinda. Quanto às fotos só tenho do meu avô Bernardino com a minha avó Maria Susana, a sogra (a minha bisavó Bernardina) e as filhas. Não tenho nenhuma dos irmãos do meu avô, talvez a minha tia Alice tenha. Vivo na Galiza, mas para o mês que vem vou aos Marques e perguntarei à minha tia pelas fotos. O que ainda não sei é o seu nome.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302167 | MJ Chambel | 08 abr 2012 11:22 | Em resposta a: #302166

E não tenho Facebook de momento (há uns anos que me dei de baixa e ainda não tive motivos para voltar a utilizá-lo).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302235 | ruid888 | 09 abr 2012 11:50 | Em resposta a: #302166

Meu nome? Rui Daniel de Oliveira, filho do Arlindo,neto de Júlio Inácio de Oliveira.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302569 | MJ Chambel | 11 abr 2012 23:22 | Em resposta a: #302235

Boa noite Rui.

Segundo a minha mãe eu fui ao casamento dos seus pais quando era pequena, mas claro não me lembro...

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302670 | ruid888 | 12 abr 2012 19:05 | Em resposta a: #302569

sim, a minha mãe também me disse isso! se tiver facebook, poderá ver fotografias que temos lá, incluindo do casamento - o meu nome está escrito de igual forma (mas penso já ter deixado o link num post anterior).

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#302697 | MJ Chambel | 12 abr 2012 21:47 | Em resposta a: #302670

Sim, já vi o link. Quando voltar a ter facebook trato de agregá-lo como amigo.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#310895 | ruid888 | 28 jul 2012 11:54 | Em resposta a: #302697

Olá de novo! Acabei mesmo agora de confirmar os laços familiares entre a minha família e a sua (de Manoel Jorge Bachá e Maria del Consuelo). O meu trisavô António Jorge Bachá era imão de Manoel Jorge, e eram filhos de António Alves de Freitas Bachá e Bernardina Rosa de Freitas, e tinham mais irmãos, só sei de dois padres de nome José Alves de Freitas Bachá (digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/details?id=1037981) e também Joaquim o qual não tenho referência específica na Internet mas sim em documentos de família e artigos de jornal. Basicamente a grande falta de informação é relativa à relação entre esta conceituada família e o antepassado mais remoto do séc. XVIII António Bachá Cerorgião (cujo túmulo teria sido referido erradamente no cemitério, mas sim no adro da igreja da Pelmá)

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#310899 | MJ Chambel | 28 jul 2012 12:36 | Em resposta a: #310895

Olá!
Estou um pouco perdida... quais de estas pessoas pertencem à minha (nossa) família "de Oliveira"?

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#310912 | ruid888 | 28 jul 2012 16:18 | Em resposta a: #310899

Os Bachás não fazem parte dessa família, da "nossa" parte ainda sei muito pouco, nem os nomes dos pais de Manuel de Oliveira e Maria Violante, nossos bisavós. Se souber alguma informação através da sua avó, talvez pudesse enriquecer o conhecimento . . .

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#310920 | ruid888 | 28 jul 2012 18:17 | Em resposta a: #310899

Atualmente as únicas informações da família Oliveira que tenho seria os nomes dos irmãos: Júlio, José, Abílio, Bernardino, Augusto, Alfredo, Palmira, Maria Violante, e a sua descendência, assim como o nome dos pais dos referidos: Manuel de Oliveira e Maria Violante de Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#319534 | ruid888 | 22 dez 2012 16:37 | Em resposta a: #310920

Acabei agora de saber que os pais de Manuel de Oliveira eram Joaquim e Maria, e que tinham outra filha: Palmira

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#355465 | maribeiro | 09 mar 2015 12:15 | Em resposta a: #310895

Caro Rui

Estive em Pelmá na semana passada. Para grande surpresa minha, o meu bisavô Manoel Jorge Bachá mandou fazer um jazigo para os pais (ele está sepultado noutro jazigo que a minha bisavó mandou fazer no cemitério do Alto de S. João em Lisboa). Estive na Igreja, mas achei as inscrições na lápides ilegíveis.
Como é que conseguiu saber os nomes que refere da famíla Bachá? coseguiu enconatrar as certidões de batismo?

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#359874 | ruid888 | 23 jul 2015 23:20 | Em resposta a: #355465

Conheço esse jazigo há bastantes anos. Conheço ainda quem tenha a chave e trate do mesmo com frequência. Os nomes que conheço são de uma intensiva pesquisa por bases de dados, contacto com família próxima... Interesso-me imenso pela família Bachá da qual faço parte, e gostaria de recuperar o património material e intelectual que se perdeu com o tempo. Estou a contar com vários descendentes que parecem concordar com a minha ideia. Gostaria imenso de contactar com outros interessados!

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#365182 | maribeiro | 17 jan 2016 16:25 | Em resposta a: #359874

Se quiser contactar comigo, pode escrever-me para o e-mail malmeidaribeiro@netcabo.pt
Os nomes dos pais do meu bisavô não são aqueles que refere no seu post de 2012. Posso escarecê-lo sobre aquilo que sei.

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#388856 | maribeiro | 30 jan 2018 09:18 | Em resposta a: #365182

Caro Rui

Estive em S. Tomé na semana passada. Visitei todos os lugares que pertenceram ao meu bisavô: as roças Micondó e Angobó, a Casa Bachá, na cidade, um edifício imponente que é agora a Casa da Cultura de S. Tomé e a Roça Vista Alegre, de que foi sócio. Tirei fotografias de tudo. Se me mandar o seu e-mail, posso enviá-las.

Abraço
Manuel

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#390180 | Al.Cunha | 16 mar 2018 14:40 | Em resposta a: #359874

Prezado confrade

Não sou da família, somente ligações por afinidade.

Encontrei em: hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/IlustracaoPort/1918/N644/N644.../N644.pdf
noticia de casamento, na igreja do Campo Grande, (cerca de 1920, não encontrei data), de Gabriela Fernandes Bacha, filha de Consuelo Fernandes Bacha com Alfredo C.F. M. Pereira.
Foi testemunha (ou padrinho?) António Duarte de Oliveira, primo da noiva.

Cumprimentos

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#390245 | maribeiro | 19 mar 2018 10:01 | Em resposta a: #390180

Gabriela Fernandez Bachá era minha tia-avó, conheci muito bem os seus filhos e os netos (filhos da sua filha Consuelo, o filho José Manuel Bachá Mendes Pereira, não teve filhos).

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#390256 | Al.Cunha | 19 mar 2018 21:47 | Em resposta a: #390245

Prezado confrade

por simples curiosidade: qual o nome do irmão de sua avó e suas tias avós?

Cumprimentos
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#390402 | Al.Cunha | 26 mar 2018 12:41 | Em resposta a: #390245

Prezado confrade

Referi simples curiosidade porque via internet encontro duas versões: Eduardo António e Manuel Jorge.
Posso perguntar qual a correcta.

Agradece
Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#410519 | maribeiro | 16 dez 2018 18:52 | Em resposta a: #390402

Desculpe só responder agora, mas só hoje voltei a visitar este fórum. A minha avó chamava-se Pamira e tinha duas irmãs, Alice e Gabriela e um irmão, Eduardo. Manuel Jorge (como eu, chamo-me assim por ser meu bisavô) era o pai deles.

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#410532 | Al.Cunha | 17 dez 2018 09:49 | Em resposta a: #282794

Prezado confrade

Os meus agradecimentos

Cumprimentos

Al.Cunha

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#415986 | annelise n martinho | 30 jun 2019 22:01 | Em resposta a: #310920

Boa noite..uma a.iga ROSALY de Oliveira, brasileira esta a procura da familia do avô antonio de oliveira, batizado em 01/01/1890, num lugar chamafo Casais do Vento em PELMÁ Alvaiázere. Filho de Manuel de Oliveira e de Joaquina das Neves. Segundo o que pouco descobriu que o avô tem 3 irmãos: Maria, Manuel e os gêmeos José e Joaquim. A cerca de um 25 anos atrás uma POSSÍVEL prima com nome de ILDA NEVES DA CONCEIÇÃO respondeu a uma carta que minha amiga enviou pelo consulado de Portugal no Rio de Janeiro. A MORADA DA PRIMA ERA EM AVANTEIRA PELMÁ. NUNCA CONSEGUIU MAIS FALAR E TER RESPOSTA DA PRIMA. CASO POSSA AJUDAR A MINHA AMIGA RESGATAR LAÇOS DE FAMÍLIA. ME CONTACTE NO TELEMÓVEL 910639544 MORO NO PORTO. MEUS CUMPRIMENTOS ANNELISE

Resposta

Link directo:

Famílias Bachá, de Oliveira, Lopes e Gaspar - na zona de Alvaiázere/Ourém

#433975 | manovilas@gmail.com | 24 mai 2021 19:02 | Em resposta a: #282794

Estou a escrever um texto sobre as raízes da minha família do lugar de Rocha ,freguesia de Pelmá, onde minha avó nasceu em 1895 Obtive alguma informação oral de pessoas mais velhas que me permitiram escrever sobre uma tia minha o seguinte:

A Maria José nascida em 1923, serviu como criada, empregada doméstica na aldeia vizinha de Matos em casa de uma professora, uma tal Senhora Alice Bachá (que seria quiçá descendente de um célebre cirurgião do reino, António Bachá (1796-1880), que andou por esta bandas e que foi coevo e amigo do rei D. João VI e que teria negócios no Brasil e roças em S. Tomé nos princípios do Século XIX).
Depois deste trabalho a minha tia Maria José, migrou para Lisboa a trabalhar na Restauração, onde casou com o Sr. Gilberto Pereira de Torres Vedras. Conheci esta tia quando com as filhas, as minhas primas a Maria de Lurdes, a Teresa e o seu irmão, meu primito José Joaquim vieram por dois verões consecutivos passar férias de Verão a esta terra.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 23:29

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen