Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Eventos | Famílias | Património

Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283576 | isabel71 | 02 ago 2011 16:27

Caros Confrades:
Tenho uma situação algo "misteriosa" desde há uns tempos, e até já pedi aqui opinião, mas como não consigo resolver a situação volto a pedir auxilio. Gostaria de saber se isto já aconteceu a alguém. Na procura da certidão de óbito do meu bisavó que faleceu em 21 de Outubro de 1917 , em casa na freguesia do Bonfim-Porto, reparei que não a consigo encontrar em nenhuma Conservatória nem em nenhum Arquivo. Fui ao Arquivo Central do Porto e disseram-me que lá não consta ninguém com esse nome; nas Conservatórias de Vila Nova de Gaia (pois ele na altura trabalhava em Gaia) também não consta nenhum registo de óbito com o nome do meu bisavô. Fico sem saber o que fazer pois é um facto a morte dele nessa altura (até noticia do jornal tenho), mas não consigo obter de nenhuma forma esse registo. Algum dos Confrades me pode ajudar a tentar perceber o que se passa e o que hei-de fazer?
Grata desde já pela ajuda dispensada.
Cumprimentos,
Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283577 | tmacedo | 02 ago 2011 16:39 | Em resposta a: #283576

Cara confrade Isabel,

O problema pode estar no nome. Pode no assento de óbito ter sido registado com um nome diferente (num ou noutro apelido) daquele que conhece.

Tem a certeza que foi na freguesia do Bonfim ?

Sabe em que cemitério foi sepultado ? Se sim, deve procurar nos registos do cemitério.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito

#283578 | DSS | 02 ago 2011 16:41 | Em resposta a: #283576

Cara Isabel,

Já viu o assento de baptismo do seu bisavô? Pode ser que lá esteja averbado o óbito, com indicação da respectiva conservatória. Pode também tentar ver no assento de casamento, se o seu bisavô era casado, ou no assento de baptismo da sua bisavó, caso esta tenha sobrevivido ao marido. O óbito de um dos cônjuges é sempre averbado no assento de casamento e no assento de baptismo ou nascimento do cônjuge sobrevivo.

Com os melhores cumprimentos,
D. S.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283579 | josemariaferreira | 02 ago 2011 16:42 | Em resposta a: #283576

Cara Isabel

No registo de nascimento, em princípio, deve ter sido averbado o respectivo óbito.
Dirija-se à respectiva Conservatória da terra da sua naturalidade e veja se consegue obter uma certidão, ou cópia do registo de nascimento, poderá assim ficar elucidada quanto à data e local da sua morte e sepultamento.

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283580 | isabel71 | 02 ago 2011 16:49 | Em resposta a: #283577

Caro confrade António,

Muito obrigada pela sua mensagem. O nome do meu trisavô é invulgar pois chamava-se Isidoro da Costa Barbieri, e tenho vários registos em que o nome dele aparece sempre este. Não tenho a certeza que morreu na freguesia do Bonfim,mas sei por relatos de famila, que morreu em casa e nessa altura morava na freguesia do Bonfim. O que eu estranho é que nas Conservatórias tanto do Porto como de Gaia, o seu registo não aparece, e as sras que me atenderam foram muito prestáveis e procuraram nas diferentes freguesias, num periodo de tempo alargado, pois sei que ele morreu em Outubro de 1917 (entre 17 e 25 altura em que saiu a noticia no jornal, de agradecimento da familia). Em relação aos cemitérios, mais uma vez não sei qual foi, mas já fui ao Prado do Repouso e Agramonte, e aos de Gaia e não encontrei nenhum registo de enterro. Cada vez estou mais intrigada e já não sei mais onde procurar!
Mais uma vez muito obrigada!

Melhores cumprimentos,
Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito

#283581 | isabel71 | 02 ago 2011 16:52 | Em resposta a: #283578

Caro D.S,

Já possuo os registos de baptismo e de casamento dos meus bisavós e não possuem qualquer averbamento, infelizmente! A minha bisavó morreu quase 30 anos depois e nada consta no seu registo de óbito, a não ser "viúva de".
Muito obrigada!
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283582 | isabel71 | 02 ago 2011 16:54 | Em resposta a: #283579

Caro José Maria,

Como respondi anteriormente já possuo os registos e não possuem nenhum averbamento.
Obrigada pela sua mensagem.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283583 | tmacedo | 02 ago 2011 17:08 | Em resposta a: #283580

Cara confrade Isabel Ferreira,

Sabe em que rua morava seu bisavô na altura do seu falecimento ? Já procurou no cemitério do Bonfim ?

A notícia do jornal fala em missa de 7º dia ou de mês ? Poderá ser uma pista para localizar o cemitério onde foi sepultado.

Pertenceria a alguma Ordem (Carmo, p.ex.) que têm cemitérios privativos dentro dos públicos com registos autónomos ?

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283585 | isabel71 | 02 ago 2011 17:16 | Em resposta a: #283583

Caro confrade António Taveira:

O meu bisavô morava na Rua de São Victor no Bonfim, e já procurei no cemitério do Bonfim, mas nada encontrei. A noticia do jornal de 25 de Outubro de 1917 referia-se à missa do 7º dia,que foi realizada na Igreja dos Congregados no Porto.
Não sei se pertencia a alguma Ordem, mas de facto posso pesquisar nos Cemitérios das Ordens pois ainda não o fiz.
Muito obrigada pela sua ajuda. Eu de facto já estava a começar a ficar sem ideias!
Mais uma vez obrigada.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283587 | MariaDavid | 02 ago 2011 17:30 | Em resposta a: #283576

Cara Isabel

Para além de todas as sugestões e conselhos que lhe deram e com os quais estou de acordo, aqui vai mais uma achega.
Tente contactar a agência funerária que tratou do funeral do seu avô. Eles devem ter arquivos e neles é possível, talvez, recuperar uma cópia da certidão de óbito.

Boa sorte para a sua pesquisa.
Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283589 | isabelitas | 02 ago 2011 17:32 | Em resposta a: #283587

Alguem sabe me diser qual o arquivo onde posso ver JOSÉ IGNÁCIO - Carpinteiro em Salir(Loulé) anos 1908/1909 ?? assim saberia o nome dos seus pais tambem.. mas nao sei como encontrar agradecia que me ajudasem..
ja pedi ate pelo moderador mas ninguem me respondeu ai

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283591 | tmacedo | 02 ago 2011 17:37 | Em resposta a: #283589

Cara "isabelitas"

Tem de procurar nos assentos paroquiais de Loulé desse tempo - baptismos, casamentos e óbitos. Estarão no Arquivo Distrital de Faro ou no Registo Civil de Loulé, dependendo do ano.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283593 | isabel71 | 02 ago 2011 17:40 | Em resposta a: #283587

Cara Maria,

A sua sugestão é excelente e nunca me tinha ocorrido. Vou saber se a funerária ainda existe e pesquisar.Estou a ficar mais animada!
Muito obrigada!
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283594 | isabelitas | 02 ago 2011 17:41 | Em resposta a: #283591

Tenho procurado pelo tombo,mas os batismos nao estao os de sao clemente..

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283596 | tmacedo | 02 ago 2011 17:49 | Em resposta a: #283594

Cara "isabelitas",

Não estou muito familiarizado com o Algarve não sei o que quer dizer com "são clemente".

Também não sei o que é o tombo que refere.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283597 | isabelitas | 02 ago 2011 17:54 | Em resposta a: #283596

desclpe la expressei me mal.... geneologia tombo, http://digitarq.adfar.dgarq.gov.pt/default.aspx?page=regShow&searchMode=as&ID=993536#a2

E por ai que tenho procurado alguns nomes de familia...A tempo o confrade jorge santos ajudou me na procura do nome do meu avo manuel inacio de sao clemente-loule de 1888,so nao disse foi afreguesia.. mas procuro um irmao deste meu avo k era mais novo xama se jose inacio..mas como nao sei o ano de nascimento ta dificil

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283602 | tmacedo | 02 ago 2011 18:05 | Em resposta a: #283597

Cara "isabelitas"

A freguesia deverá ser S. Clemente de Loulé. Aqui http://etombo.com/paroquia/saoclemente[loule].html

Terá de pesquisar nas datas prováveis. Mas tem de saber nomes dos pais e freguesia de nascimento, para além da data provável de nascimento.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283612 | JCC | 02 ago 2011 18:43 | Em resposta a: #283593

Cara Isabel Ferreira

Já encontrei algumas pessoas, nascidas em finais do sec XIX, cujos assentos de baptismo forma convertidos em assento de nascimento na Conservatóia do Registo Civil. Nestes casos os facto posteriores foram esciturados nestes livros e não nos Assentos de Baptismo. Foi aí que ncontrei os registos de óbito

A única questão é que, nos casos que encontrei, havi no assento de baptismo uma menção ap facto de terem sido lançados os elementos noutro livro. Não sei se isto aconteceu no seu "assento". É apenas mais uma hipótese.

Outra possibilidade é a existência de uma escriturade habilitação de herdeiros. Se elea existir aí encontrará certamente uma referência ao óbito.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283629 | isabel71 | 02 ago 2011 20:55 | Em resposta a: #283612

Caro João Cardoso:

Muito obrigada pela sua mensagem! Vou procurar a existência de habilitação de herdeiros, já que quando morreu o meu bisavô deixou herdeiros menores. Não sei se era obrigatório fazer estes procedimentos em 1917, mas vou pesquisar. Agradeço o seu contributo para a resolução deste pequeno mistério.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283630 | tmacedo | 02 ago 2011 21:00 | Em resposta a: #283629

Cara Isabel Ferreira,

Havendo herdeiros menores houve inventário obrigatório. Isto desde épocas recuadas (pelo menos século XV). No Porto havia um Tribunal de Menores. Pode é já não existir o processo. Ou então estar empilhado num qualquer sotão de repartição pública.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283639 | isabelitas | 02 ago 2011 22:10 | Em resposta a: #283602

Dos pais de jose inacio so tenho os nomes..o pai era Inacio jose e a mae maria francisca..o nome do meu avo,ou seja do irmao dele e o unico que tenho os dados que e manuel inacio 1888 nasceu em sao clemente loule que era mais velho que o seu irmao jose...
mas agradeço a mesma a ajuda

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283644 | JCC | 02 ago 2011 22:45 | Em resposta a: #283629

Cara Isabel Ferreira

Se havia herdeiros menores e bens então houve inventário obrigatório que correu num tribunal. Devreá ter sido no tribunal de família (ou de menores, não sei) da comarca da residência, ao que creio.

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283646 | JCC | 02 ago 2011 22:48 | Em resposta a: #283630

Complementando a minha mensagem anterior e do que disse o António Taveira, eu consesegui recentemente a certidaõa do inventério por morte do meu avô que morreu em 1937...São 20 anos depois. De qualquer modo é uma pista

Joõ Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283653 | Jpteixeira | 03 ago 2011 00:25 | Em resposta a: #283576

Cara Isabel:

Mais uma hipótese: já verificou na freguesia de nascimento do seu bisavô? O que pode ter acontecido é que o corpo fosse sepultado no cemitério da paróquia do nascimento e então é aí que deve procurar.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283664 | mtt | 03 ago 2011 04:52 | Em resposta a: #283580

Cara Isabel Ferreira
Retomo a pergunta do António Taveira:
− Tem a certeza de que o seu avô faleceu na freguesia do Bonfim?
É que a rua de São Victor tem uma parte que pertence à freguesia da Sé.
Fui agora consultar o site do Código Postal, onde constam os números de polícia pertencentes à Sé, que são os pares de 324 a 328 e os ímpares de 215 a 239.
São menos de trinta metros de passeio, mas talvez se enconda aqui a solução do mistério.
Cumprimentos,
Manuel.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283671 | josemariaferreira | 03 ago 2011 09:46 | Em resposta a: #283582

Cara Isabel Ferreira

Já houve muitos muitos óbitos misteriosos em Portugal, mas só um, foi Realmente Misterioso!!!

Como se chamava o seu avô?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283672 | josemariaferreira | 03 ago 2011 09:57 | Em resposta a: #283671

Cara Isabel Ferreira

Já houve muitos muitos óbitos misteriosos em Portugal, mas só um, foi Realmente Misterioso!!!

Como se chamava e com quem casou o seu avô?

Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283703 | isabel71 | 03 ago 2011 15:08 | Em resposta a: #283671

Caro José Maria,

O meu bisavô chamava-se Isidoro da Costa Barbieri e tem sido muito dificil descobrir o seu óbito, daí chamar-lhe "misterioso"...Nasceu a 22 de Fevereiro de 1867 na freguesia da Sé-Porto e casou com Maria Francisca Casas Gomes a 11 de Janeiro de 1893 em Santo Ildefonso-Porto. Tenho como data de óbito o mês de Outubro de 1917, tendo a noticia de 7º dia saido no jornal de Noticias a 25 de Outubro de 1917. A missa foi realizada na Igreja dos Congregados e nada mais sei!
Muito obrigada pelo interesse demonstrado.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283704 | isabel71 | 03 ago 2011 15:13 | Em resposta a: #283664

Caro Manuel,

Tenho conhecimento por histórias contadas na familia, que ele morreu em casa. Certeza não tenho.Claro que já comprovei por mim própria que muitas vezes estas histórias nem sempre são 100% verdadeiras. Por isso mesmo, já recorri ao Arquivo Central do Porto e de Gaia, onde me procuraram o óbito em todas as freguesias no mês de Outubro de 1917 e nada encontrei. Daí o meu pedido de ajuda aqui no Geneall.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283705 | isabel71 | 03 ago 2011 15:15 | Em resposta a: #283653

Caro Júlio Sousa,

Já procurei na freguesia da Sé onde nasceu e nada encontrei.
Muito obrigada pela sua mensagem.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283752 | josemariaferreira | 03 ago 2011 21:57 | Em resposta a: #283703

Cara Isabel Ferreira


Penso que os seus familiares em causa são estes:

http://pagfam.geneall.net/4907/pessoas.php?id=1101413


Uma vez que o seu bisavô faleceu primeiro que a sua bisavó, esta como cabeça-de-casal teria que fazer a participação do falecimento do seu bisavô à respectiva Repartição de Finanças, assim como teria também a obrigatoriedade de apresentar na repartição de finanças a chamada relação de bens, ou seja, a descrição dos bens da herança (bens móveis, bens imóveis, títulos de crédito, dinheiro, etc.), bem como do passivo existente.
Na respectiva Repartição de Finanças se pedir uma fotocópia da mesma participação e relação dos bens deixados por morte do seu bisavô, poderá eventualmente a mesma elucidá-la quanto ao local da morte do seu bisavô.

Se com a consulta da respectiva participação/relação de bens ainda não conseguir a informação que deseja, pondere ainda na possibilidade do seu bisavô ter falecido noutra localidade qualquer e ter sido depois trasladado o seu corpo para a Cidade do Porto, cidade onde se realizou depois missa em sua honra. Neste caso o registo de óbito terá sido efectuado na Conservatória da respectiva localidade onde faleceu e não no Porto.


Os meus cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283754 | Jdas | 03 ago 2011 22:18 | Em resposta a: #283705

Já indagou na secretaria do cemitério de Paranhos?

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283760 | isabel71 | 03 ago 2011 22:32 | Em resposta a: #283752

Caro José Maria,

De facto são esses os meus familiares. Agradeço imenso toda a sua ajuda. Vou seguir o seu conselho e tentar descobrir finalmente o óbito do meu bisavô.
Mais uma vez muito obrigada.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283762 | isabel71 | 03 ago 2011 22:34 | Em resposta a: #283754

Caro Confrade,

De facto ao cemitério de Paranhos ainda não fui, mas não custa tentar.
Obrigada.

Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283793 | josemariaferreira | 04 ago 2011 09:09 | Em resposta a: #283760

Cara Isabel Ferreira

Pondere ainda na possibilidade do seu bisavô ter participado na 1ª Guerra Mundial. Em Outubro de 1917, a altura do seu falecimento do seu bisavô, constam na lista muitos mortos naturais da cidade do Porto e arredores. No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro nacional "Macau", um dos navios arrestados, foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha.
http://213.58.158.153/Arquivo-DGCP--16-------001

Não desista de tentar que há-de descobrir o óbito do seu bisavô.


Cumprimentos

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283798 | Incognitus | 04 ago 2011 10:26 | Em resposta a: #283762

Cara Isabel

Tente procurar nas Paróquias onde julga que possa ter ocorrido o óbito, os respectivos assentos.

Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda: Óbito "misterioso"

#283906 | isabel71 | 04 ago 2011 23:31 | Em resposta a: #283793

Caro José Maria,

Agradeço-lhe imenso todo o seu trabalho. Não vou desisitir e vou seguir todas as valiosas pistas que aqui me deixaram.
Mais uma vez muito obrigada, e se o conseguir encontrar virei aqui comunicar.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 11:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen