Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284073 | Paulo Rodrigues | 06 ago 2011 19:57

Caros confrades,
Passado 3 anos, altura em que tinha 16 anos e iniciei as minhas primeiras mensagens neste fórum, hoje com 19, venho felicitar o site Geneall pelo instrumento único de interacção e entre ajuda que tem demonstrado ao longo destes anos. Quando comecei a usar o Geneall como forma de proceder às minhas investigações genealógicas não sabia rigorosamente nada, e continuo a não saber nada, mas sei mais do que ontem e assim prossigo devagar, pois se grão a grão enche a galinha o papo eu vou seguindo esta máxima e vou sabendo cada vez mais. Cheguei ao ano de 1728 (Pode não parecer muito mas fico bastante contente e espero descobrir mais). Tenho descoberto coisas muito interessantes e que me vão suscitando cada vez mais interesse nesta área, no entanto ainda tenho algumas dúvidas iniciais que já devia ter esclarecido há mais tempo além de umas curiosidades familiares que gostava de partilhar, e se os confrades me puderem ajudar, agradecia imenso.

- Fulano tal tocou com a coroa de nossa senhora da luz, o que quer dizer esta expressão?
- Todos os assentos que peço são via e-mail à cobrança ao Arquivo Distrital de Beja, uma vez que não me posso deslocar lá, ora eu gostava de saber os nomes dos filhos de dado casal por exemplo dos meu trisavós, só indo ao arquivo e folhar página a página é que poderia saber certo?
- Outra questão é que a minha avó diz que o meu trisavô possuía 5 herdades no Baixo Alentejo, mas no assento dele consta que ele era jornaleiro como profissão, categoria que li que era os “sem terra” devo deduzir que o meu trisavô não possuía de facto essas herdades e que não passa de mais uma história familiar certo? (uma vez que nunca vi documentos dessas herdades e se também houvesse não sei onde iria procurar)
- Outra curiosidade que gostava de saber a profissão Lavrador, no século XIX, neste caso no Baixo Alentejo possuía algum estatuto?
- A minha trisavó nasceu em 1870 e foi esta a minha antepassada que me levou a fazer genealogia devido às histórias que a minha avó me contava sobre ela, ora ela nasceu em 1870 numa aldeia no Baixo Alentejo, perto de Beja, casada com um jornaleiro - o meu trisavô. Contudo a minha avó que foi a neta que viveu com ela mais tempo, diz que ela se comportava e se vestia de forma diferente das pessoa da aldeia dela, usava espartilho, vestido compridos ate ao chão com um suporte de arame por baixo que lhe dava uma forma arredondada, preocupava-se com a silhueta e saia sempre com uma sombrinha por causa do sol, nunca trabalhou e era doméstica, tendo em conta que era uma aldeia, onde as pessoa trabalham na actividade agrícola e a forma de se vestir devia estar sujeita às condições do trabalho, deduzo que esta minha trisavó era uma pessoa à frente da aldeia, gosto de lhe chamar assim: D - A menos que isso fosse muito comum não sei, é apenas mais uma curiosidade.
- Agora que cheguei ano de 1728 (estou ainda só a fazer a minha ascendência directa), chegou-me uma dúvida como é que eu tenho a certeza que os assentos que estou a pedir correspondem aos meus antepassados, ou seja, eu tenho a certeza que os assentos que estou a pedir são os correctos pois os nomes correspondem, datas e locais de nascimento etc, além do mais depois peço sempre para confirmar os assentos de casamento e óbito mas em todo o caso tenho medo que haja muita mas muita coincidência nomes iguais será possível?
Para finalizar agradeço imenso as ajudas dos confrades ao longo deste tempo em especial à confrade Maria David que me ajudou muito nas minhas primeiras mensagem, sem estar a desqualificar a ajuda dos outros confrades obviamente.
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos
Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284082 | hpinto | 06 ago 2011 21:49 | Em resposta a: #284073

Confrade Paulo Rodrigues:
Vou tentar responder a todas as suas questões:
1. «Fulano tal tocou com a coroa de nossa senhora da luz» - Deve ter encontrado esta expressão em assentos de baptismo. Isto quer dizer que a madrinha de baptismo foi Nossa Senhora da Luz, por intermédio de Fulano Tal, o qual tocou na criança com a coroa ou outro objecto da santa (às vezes aparece com «a prenda»).
2. Sim, para conhecer os irmãos dos antepassados, terá que folhear os livros. Ou pode pedir essa investigação ao Arquivo, mas pagando um preço por hora (no ano passado era a 15 euros, agora não sei). Pode ainda vêr os microfilmes num Centro de História da Família perto da sua casa (veja no familysearch.org qual o centro que mais lhe convem; veja também os números dos microfilmes que lhe interessam; se não os houver no Centro, terá que pedi-los - demoram cerca de 2 meses a chegar).
3. «Jornaleiro» quer dizer que trabalhava à jorna, era pago ao fim do dia. É possível que a mesma pessoa fosse jornaleiro na juventude e mais tarde deixasse de o ser.
4. O «Lavrador» possuía terras, onde trabalhavam os jornaleiros agrícolas.
5. Nada sei dizer sobre as vestimentas da sua trisavó. Mas para além dos registos paroquiais, poderá encontrar elementos interessantes sobre as vidas dos seus antepassados nos registos notariais (testamentos e outros).
6. Quanto à coincidência de nomes, ou homonímia, há que ir sempre com cuidado. Para além dos nomes dos pais, outro elemento de confirmação importante será o lugar onde viviam. É difícil existirem dois casais com os mesmos nomes na mesma época na mesma aldeia.
Boa pesquisa.
Helena Pinto.

Resposta

Link directo:

RE: Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284098 | MariaDavid | 07 ago 2011 00:27 | Em resposta a: #284073

Caro Paulo Rodrigues

Fiquei muito sensibilizada por se ter lembrado da minha modesta ajuda, o que lhe agradeço.
Garanto-lhe que as minhas palavras de agora não são mera cortesia mas fiquei muito satisfeita por perceber que o Paulo está vivamente interessado em fazer uma pesquisa familiar séria, fundamentada. Essa é que deverá ser sempre a sua atitude, juntamente com a humildade que demonstra perante o muito de desconhecido que ainda há a aprender, reveladora de um carácter bem formado. Parabéns pela sua juventude e pela maturidade que já demonstra!
Quanto ás suas dúvidas, a Helena Pinto respondeu bem e dentro do que eu mesma lhe diria. Apenas uma achega, no caso de poder deslocar-se às terras alentejanas dos seus ancestrais, quanto mais não seja em passeio ou férias.
Procure conversar com as pessoas mais velhinhas que encontrar, tendo como matéria de conversa a sua história/s familiares, falando exactamente sobre as dúvidas que tem, o que essas pessoas acham dos costumes antigos, do que ouviram falar a seus próprios pais, etc; fale, também, com os párocos locais, tentando perceber se haveria alguma propriedade que tivesse pertencido, em tempos passados, a algum familiar seu; tente verificar alguns registos notariais da época e veja se encontra alguma coisa relacionada com a sua gente.
É deste tipo de conversas puramente informais, no terreno, que muitas fazem surgem pistas que nos encaminham para buscas mais certeiras. Nenhuma informação pode ser desprezada, ainda que aparentemente nada tenha a ver consigo. Eu mesma já procedi assim e colhi frutos impensáveis, sobre pessoas nascidas à volta de 1875/1880! Alguém se lembrou de ter ouvido falar a uns tios sobre determinadas pessoas que, por sua vez, morariam em determinada zona, etc, etc. Na dita zona, alguém disse que antes das pessoas actuais se mudarem para lá, parece que existia uma família....blá, blá, blá.... Por incrível que pareça, as pistas fornecidas desembocaram todas neste facto formidável: eu encontrara o fio da meada que tanto procurava. Depois, foi só pesquisar os paroquiais da época sobre os nomes mencionados e encontrei o que queria!
Portanto, caro Paulo, não desanime e não se dê por vencido quando encontra escolhos pelo caminho. A genealogia é, entre muitas coisas, uma fantástica aventura!
Desejo-lhe boa sorte e conte sempre com a minha ajuda e de outros confrades.

Cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284241 | Paulo Rodrigues | 08 ago 2011 18:50 | Em resposta a: #284082

Cara Helena Pinto,

Um muitíssimo obrigado pela prontamente resposta que me esclareceu todas as minhas questões anteriormente feitas = )

Os melhores cumprimentos
Ao seu dispor.

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284247 | Paulo Rodrigues | 08 ago 2011 19:08 | Em resposta a: #284098

Cara Maria,

Não tem nada que agradeçer eu é que agradeço a atenção dispensada que muito me alegra dando-me mais interesse e força para continuar, como deve calcular não posso dar por enquanto 100 por cento às minhas investigações genealógicas familiares, quer por ter aulas, os exames, saídas e tudo o resto que engolva a minha juventude, namoros, amigos etc. No entanto, a genealogia tem um lugar garantido de especial atenção e que num dado momento me proporciona agradáveis horas ou mesmo que sejam minutos por descobertas por mais pequenas que sejam, eu confesso que a parte que eu mais gosto é quando mando vir os assentos à cobrança e dias mais tarde estar em cima da minha mesa os envelopes, é uma sensação de pura adrenalina de começar a decifrar cada assento. Podia escrever mais mas haveria poucas palavras para transcrever o momento e que certamente a Maria e os outros confrades percebem. Todos os anos desloco-me ao Alentejo à casa que pertencera aos meus tetravós e que apesar de nunca ter levado obras profundas lá vai resistindo..., farei um dia isso mesmo deslocar-me a todas as aldeias dos meus ascendentes e quem sabe que surpresas me aguardam.

Um muitíssimo obrigado e os melhores cumprimentos,

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Novas Dúvidas e Curiosidades - 2011

#284254 | f4b2 | 08 ago 2011 19:26 | Em resposta a: #284247

Caro Paulo Rodrigues

Peço desculpa por estar a escrever para o seu tópico,que li,gostaria de saber o nome dos seus antepassados,já que poderei,eventualmente,ajudar ,pois tenho alguns elementos de consulta do inicio do sec.xx.
Cumprimentos
João Barroca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 15:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen