Nome igual dado a dois filhos vivos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Nome igual dado a dois filhos vivos

#284136 | behappy | 07 ago 2011 19:01

Caros confrades

Deparei-me com uma situação que gostaria que me ajudassem a interpretar e/ou compreender.
Em pleno sec.xx, um casal dá determinado nome a um filho. Estando este filho vivo, dá nome igual a um outro filho nascido posteriormente.
Os nomes eram iguais, os filhos viveram em simultâneo e o primeiro, com uns 80 anos, ainda é vivo.
Tive conhecimento deste caso há poucos dias que me foi confirmado pelo próprio e por familiares , nomeadamente uma filha advogada, sem que soubessem a respectiva justificação.
Sabia que por morte de um filho era usual os pais colocarem o mesmo nome a um outro filho nascido depois da morte do primeiro.
Não é o caso e por isso pergunto: situações como esta são conhecidas?
Cordiais cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#284145 | jaboo | 07 ago 2011 20:09 | Em resposta a: #284136

Cara Helena,

Sim eu já vi este caso várias vezes, incluindo na minha familia. Eu tenho um tio que chamou a dois filhos "Manuel" que acabaram por ser conhecidos como Manuel primeiro e Manuel segundo. Noutro ramo familiar, encontrei também dois irmãos ambos chamados José Inácio de Aguiar, sendo o mais novo referido mais tarde como José Inácio de Aguiar Junior.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#284150 | A.Godinho | 07 ago 2011 21:54 | Em resposta a: #284136

Caros confrades

Tenho situação idêntica.

O meu tio bisavô Manuel Máximo Prates nasceu nasceu em 1848. Atingiu a idade adulta casou e teve descendencia.
O meu bisavô Manuel Godinho Prates era irmão inteiro daquele, e nasceu em 1852.
Curiosamente tiveram ainda um meio irmão ( apenas o pai era comum) chamado também Manuel que morreu criança.


Cumprimentos
AGdeC

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#284196 | Cellanova | 08 ago 2011 13:01 | Em resposta a: #284150

Boa tarde confrade,



Talvez esta situação responda à sua pergunta:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=54900




Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#284200 | aguerreiro | 08 ago 2011 14:49 | Em resposta a: #284196

Caros
Eu tenho actualmente dois familiares filhos do mesmo pai e da mesma mãe um José Manuel nascido em 1951 e outro Jjosé Luís nascido em 1960, ambos vivos e de boa saúde, foi opção dos pais e não houve qualquer obstáculo legal.
Ao dispôr.
Aguerreiro

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#284352 | behappy | 09 ago 2011 20:03 | Em resposta a: #284200

Caros confrades

Obrigada pelas respostas.
Talvez não tenha sido completamente explicita.
Na situação que encontrei, aos dois filhos, filhos dos mesmos pais e portanto irmãos, foram dados nomes totalmente iguais: tanto o nome próprio como a sequência dos apelidos. Portanto, ambos coexistiram sem que os nomes apresentassem qualquer pequena diferença.
Cordiais cumprimentos
Helena

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#285801 | J.R. | 27 ago 2011 13:40 | Em resposta a: #284136

Boa tarde prima Helena

Se acaso entender dar desenvolvimento,sobre a pesquisa encetada nestas páginas,então deixarei de lhe enviar Emails,e facultarei para todos,as informações que tambem tenho disponibilizado para si.
Penso que haverá outros confrades,um pouco mais entendidos nestes meandros,e decerto poderão ser uma mais valia,para deslindar o embróglio da duplicação de nomes, para o qual desde já faço o meu apelo.

Com toda a consideração e estima,do primo J.R.

Resposta

Link directo:

RE: Nome igual dado a dois filhos vivos

#285843 | behappy | 27 ago 2011 23:00 | Em resposta a: #285801

Primo Joaquim

Este caso não tem qualquer relação com a pesquisa comum.
Trata-se de um familiar do meu lado materno a quem os pais deram nome igual a um segundo filho, estando vivo um primeiro filho a quem já tinham posto esse mesmo nome.
Se fosse o caso de o primeiro ter morrido ou de serem familiares de gerações diferentes, era usual acontecer.
Coloquei o problema por considerar estranho, nunca ter ouvido falar e poder haver alguma ajuda de outros confrades na interpretação de tão estranha situação.

Cordiais saudações Helena

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen