Os Guerreiro da Comarca de Ourique

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia | Famílias | Heráldica | Património | Pessoas

Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284779 | LSV | 16 ago 2011 08:40

Caros Amigos
Está já a subscrição o meu próximo livro com o título «Os Guerreiro da Comarca de Ourique» a qual poderão fazer na página on-line da editora Patrimonius, para o que bastará procurar por esse nome em qualquer motor de busca e escolher Livraria.
Este trabalho, que terá mais de 750 páginas em papel couché, capa dura, com mais de 250 imagens, várias delas a cores, estuda o percurso da Família Guerreiro, estabelecida na grande comarca de Ourique, hoje grande parte do Baixo Alentejo, desde o séc. XV até finais do séc. XVIII / princípios do séc. XIX. Desenvolve até à actualidade alguns ramos, de entre os quais o dos morgados de Almodôvar e dos moragdos de Aljustrel, e ainda várias linhas em nota de rodapé.
Inclui 40 parágrafos de linhas entroncadas e mais de 1000 parágrafos de linhas desentroncadas, ficando em aberto a possibilidade de estudos mais aprofundados das mesmas que eventualmente as entronquem na linhagem principal.
O livro será apresentado no próximo dia 5 de Outubro em Ourique pelo Prof. Doutor António de Sousa Lara, autor do prefácio.
Para qualquer informação adicional deverão contactar o editor.
Um abraço
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284795 | small | 16 ago 2011 12:13 | Em resposta a: #284779

Caro Luis

Já recebi a mensagem na minha caixa do correio. Folgo imenso e oportunamente farei a reserva da edição. Muitos parabéns
Um abraço

Stella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284867 | FLMF | 16 ago 2011 23:57 | Em resposta a: #284779

Caro Senhor

Terei imenso gosto de ver o entroncamento dos Leitão e dos Aguiar, apelidos ainda em Almodôvar, estudo que propus em 1995 ao Prof. Sousa Lara, na ainda Univeridade Moderna em Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284920 | manuelrod | 17 ago 2011 17:15 | Em resposta a: #284779

Senhor Luis Soveral:
É com grande satisfação que recebi esta informação e porque grande parte dos meus ascendentes e de minha esposa são naturais do concelho de Ourique, muito lhe agradecia a forma de poder comprar essa obra e onde, pois tentei fazer reserva conforme indica e não consigo, do mesmo modo peço aos nossos confrades que me ajudem nesse sentido, pois a minha experiência é pouca e fazia muito gosto além de fazer parte desta grande familia, também conferir se há nessa obra pessoas que fazem parte dos meus antepassados.

Com os meus agradecimentos.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284924 | Henrique Figueira | 17 ago 2011 18:27 | Em resposta a: #284779

Caro confrade Luís Soveral Varella,

Já vi o Índice da sua obra no site da livraria patrimonius.
Dou-lhe os parabéns pela iniciativa, muito importante para a história da antiquíssima comarca de Ourique e na qual estou muito interessado.
Prazer ainda maior tenho em recebê-lo em Ourique, onde nasci e resido, bem como na Biblioteca Municipal onde trabalho.

Não sei se se recorda, mas já trocámos ideias acerca dos meus Guerreiro, dos Capitães-mor de Alcoutim (Fernandes-Guerreiro).
Sem prejuízo de adquirir a obra (lol), desculpe incomodá-lo, mas menciona-os? E refere, porventura, os meus Guerreiro de Ourique (Guerreiro Coelho-Guerreiro de Matos)?
E os meus de Almodôvar (Guerreiro Cortes)?

Obrigado e bem haja,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284943 | LSV | 17 ago 2011 20:52 | Em resposta a: #284924

Caro Henrique Albino Figueira
Os seus Guerreiro de Alcoutim são referidos no § D10.1 "Monte do Tremelgo" embora não desenvolvidos até à actualidade.
Agradecia se possível que me contactasse para o meu email sff luissoveral@sapo.pt assim que puder.
Cumprimentos
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284957 | rafael | 17 ago 2011 22:18 | Em resposta a: #284779

Caro Luís

Já lhe dei os meus parabéns por este Livro importante para a Genealogia Portuguesa.Mas não ficaria satisfeito comigo próprio se não viesse aqui ao Forum também felicitá-lo por um trabalho imprescindível,em particular para quem tem antepassados do Alentejo.

Um abraço amigo,do
Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284974 | mqs | 18 ago 2011 03:50 | Em resposta a: #284779

Caro Luis,
assim que puder, farei a minha subscrição. Parabéns!
Abraço!
Miguel QS

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#284977 | LSV | 18 ago 2011 05:44 | Em resposta a: #284920

Caro Manuel Rodrigues
Penso que está operacional a página on-line onde pode ser feita a reserva do livro. Sugiro-lhe que aí volte, escolha "livraria" onde se encontra a referência ao livro e siga as instruções aí constantes.
Não conseguindo fazê-lo sugiro-lhe que contacte a editora através do contacto que aí pode encontrar em "contactos".
Com os meus melhores cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#285357 | manuelrod | 22 ago 2011 20:37 | Em resposta a: #284977

Estimado Luis Soveral Varela
Apesar da minha tentativa em encontrar os meios que me indicou para reserva do livro ((GUERREIROROS DA COMARCA DE OURIQUE )) não consigo entrar nos lugares que me indicou, assim renovo o pedido qual a forma mais fácil de fazer a aquisição do mesmo, fico grato a qualquer amigo de boa vontade que me ajude nesse sentido.
Com o meu Obrigado
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#285359 | LSV | 22 ago 2011 20:42 | Em resposta a: #285357

Sugiro-lhe que contacte o editor atrevés do email nunoborrego@patrimonius.net
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#285423 | manuelrod | 23 ago 2011 17:53 | Em resposta a: #285359

Senhor Lúis Soveral.
Grato pela sua ajuda, e informo que já fiz a reserva de sua obra.
Os meus agradecimentos
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#285429 | josemariaferreira | 23 ago 2011 18:08 | Em resposta a: #285423

Caro Luís Soveral
..
.¤*¨¨*¤.¸¸...¸.¤\
\. ♥ ALENTEJO ♥,.\
.\¸.¤*¨¨*¤.¸¸.¸.¤*
..\
☻/ PARA TODOS OS ALENTEJANOS
/▌
/ \

Como não poderia deixar de ser também já subscrevi a referida obra, que espero do maior interesse para o estudo da genealogia das gentes da extinta Comarca do Campo de Ourique.


Abraço fraternal


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286341 | josemariaferreira | 03 set 2011 10:42 | Em resposta a: #285429

Caro Luís Soveral Varella


Na medida que o meu interesse pelos Guerreiros é muito grande, poder-me-ia já adiantar se no seu livro vêm já a ligação dos Guerreiros aos Guzman de Sevilha:

http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=63422

É que será da maior importância para a descoberta do misterioso Cristóvão Colombo nas suas ligações a Portugal, tendo em atenção que Ele quando partiu de Portugal e foi recebido na Casa Guzman dos Duques de Medina Sidónia em Sevilha, e que antes já D. Afonso V havia contemplado Catalina Perez de Guzmán (casada com Bartolomeu Guerrero y Ruiz de Córdoba, señor de Alcaraz) com muitas terras em Ourique!!!


Aqui estaria a ligação que faltava de Cristóvão Colombo a Portugal!!! Porque Cristóvão Colombo saiu de Ourique, saiu Ele, e entraram os "seus Guerreiros" !!!

Abraço fraternal

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286392 | josemariaferreira | 03 set 2011 21:11 | Em resposta a: #285359

Caro Luís Soveral Varella


Na medida que o meu interesse pelos Guerreiros é muito grande, poder-me-ia já adiantar se no seu livro vêm já a ligação dos Guerreiros aos Guzman de Sevilha:

http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=63422

É que será da maior importância para a descoberta do misterioso Cristóvão Colombo nas suas ligações a Portugal, tendo em atenção que Ele quando partiu de Portugal e foi recebido na Casa Guzman dos Duques de Medina Sidónia em Sevilha, é que antes já D. Afonso V havia contemplado Bartolomeu Guerrero y Ruiz de Córdoba, señor de Alcaraz ( casado com Catalina Perez de Guzmán) com muitas terras em Ourique!!!

Catalina Perez de Guzman é prima irmã de Juan Alonso de Guzman 1º Duque de Medina e Sidónia. Portanto, Afonso Anes Guerreiro, cavaleiro da Casa do Infante D. Diogo é filho de Catalina Perez de Guzman e de Bartolomeu Guerrero Y Ruiz, é primo em 2º Grau de Enrique de Guzman 4º Conde de Niebla e 2º Duque de Medina e Sidónia.


"...Cristóbal Colón. En 1485, desde Lisboa, con su hijo Diego, se encamina a “tierras del Condado de Niebla”, lo hace a Palos de la Frontera, probablemente por mar, lo que dificulta una parada en Niebla a rezar. Cuando su proyecto es rechazado por la corona portuguesa se dirige a Sevilla para oferecer su proyecto a Enrique de Guzmán 4º Conde de Niebla y 2º Duque de Medina Sidonia. Por último también puede llevar a error la descripción que Hernando Colón realiza del Condado en su Historia del Almirante Don Cristóbal Colón, pero es el hijo y no el padre quien describe estas tierras, sin saber si estuvo en Niebla o no..."

Aqui estaria a ligação que faltava de Cristóvão Colombo a Portugal!!! Porque D. Diogo/Cristóvão Colombo saiu de Ourique, saiu Ele, e entraram os "seus Guerreiros"para lhe tomarem conta dos seus Verdes e Montados !!!

Abraço fraternal

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286416 | LSV | 04 set 2011 03:45 | Em resposta a: #286392

Caro Zé Maria
As genealogias tradicionais referem muita coisa que se não se prova ou se prova mesmo não ser verdade.
E à Genealogia só a verdade interessa.
Não, no meu trabalho não refiro essa ligação, senão como apontamento ao que referem as genealogias tradicionais, porquanto nada disso (dessa ligação) se documenta.
Não se documenta sequer quaisquer terras em Ourique com que o Rei D. Afonso V tivesse contemplado o dito Bartolomeu Guerrero y Ruiz de Cordoba, o qual, também não se documenta. Por fim, que eu saiba, também não se documenta a dita Catalina Perez de Guzman casada com o dito Bartolomeu.
Apenas o refere, que eu saiba, o título de ABOIM E GUERREIRO LEITÃO D’AGUIAR do «Anuário da Nobreza de Portugal», 1985, III tomo II, que, a bem da Genealogia e da História deverá considerar-se não escrito na sua totalidade, tais são os desvios da verdade nele expressos.
Estou certo que o que refiro neste livro lhe retirarão as dúvidas sobre estes Guerreiro da comarca de Ourique.
Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286438 | josemariaferreira | 04 set 2011 17:41 | Em resposta a: #286416

Caro Luís Soveral Varella


É com muita pena minha que não seja possível documentar Bartolomeu Guerrero y Ruiz de Cordoba que casou segundo as genealogias tradicionais com Catalina Perez de Guzman. Mas não há fumo sem fogo, mas se Bartolomeu Guerreiro Y Ruiz não se encontra documentado que fora contemplado com terras em Ourique, por ter apoiado D. Afonso V e a sua sobrinha D. Joana na Guerra da Sucessão, o seu filho Afonso Anes [Guerreiro] que foi escudeiro na Casa Ducal de D. Diogo, encontra-se documentado ao ser dada D. Afonso V, carta de coutada da sua Quinta que tinha no termo de Panoyas Liv. 1 de Guadiana, f. 246v., liv. 3 dito, f. 245v., liv. 4 dito, f. 280v. e liv. 3 de D. João 2º, 46.
Assim como também estão documentados as legitimações de seus filhos:
Soeiro Afonso. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 108.
Lopo Afonso. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 263.
Jorge [Afonso]. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 264v.
Gaspar. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 293.

Lopo Afonso sucedeu como herdeiro de Afonso Anes Guerreiro na quinta em Panoyas, porque depois encontramos os seus herdeiros a confirmarem o Privilégio de Coutada na mesma Quinta situada no termo de Panoyas.
Os herdeiros de Lopo Afonso [Guerreiro] eram então Diogo Lopes, Luís Pires, Luis Eanes, Leonor Pires e Constança Vasques, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 4, fl. 11.

Diogo Lopes (Lopes, patronímico de Lopo)
Luís Pires (Perez, apelido da bisavó Catalina Perez de Guzman)
Luís (E)anes (Anes, apelido do avô Afonso Anes [Guerreiro])
Leonor Pires (Perez, apelido da bisavó Catalina Perez de Guzman)



Claro que isto ainda não serve de prova para ligar os Guerreiros aos Perez de Guzman de Sevilha, mas não deixa de ser curioso o aparecimento do apelido Pires ou Peres na família descendente de Afonso Anes Guerreiro, que teve carta de coutada da sua Quinta em Panoyas.

E eu acho que enquanto não se documentar a ascendência de Catalina Perez de Guzman
http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=108219
as dúvidas sobre a verdadeira origem dos Guerreiros da Comarca do Campo de Ourique vão sempre prevalecer.


Abraço fraterno


Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286456 | LSV | 04 set 2011 19:24 | Em resposta a: #286438

Caro Zé Maria
Lamento discordar de si mas de facto não se documenta Bartolomeu Guerreiro, nem esse nem outro do mesmo nome, e como tal nada permite referir que o Afonso Anes que refere possa ser seu filho já que lhe se não indica o nome do pai. Por outro lado nada refere que se tenha chamado Guerreiro. Acrescento que, e dada a época, é mais provável que Afonso Anes (e sem Guerreiro) fosse filho de um João.
De qualquer modo, a discussão que penso ser possível com base na documentação encontrada estará a público no próximo dia 5 de Outubro.
Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286459 | josemariaferreira | 04 set 2011 20:26 | Em resposta a: #286456

Caro Luís Soveral Varella


Este Afonso Anes do termo de Panoyas, é comprovadamente o mesmo casado com Isabel Afonso Soeiro, filha de Soeiro da Costa um dos cavaleiros que entrou no torneio de desagravo das Damas inglesas. Daí terem um filho com o nome de Soeiro Afonso, nome do avô materno Soeiro da Costa, alcaide de Lagos, que participou conjuntamente com o comendador de Panoyas, Luís Gonçalves Malafaia no torneio dos Doze de Inglaterra, do mesmo Soeiro Afonso que nos fala Gomes Eanes de Zurara na sua Crónica dos feitos da Guiné:

“...Ca hera hi Sueiro da Costa, alcaide daquella villa de Lagos, o qual era homem nobre e fidalgo, criado de moço pequeno na camara delrrey dom Eduarte (D. Duarte) e que se acertava de seer em muy grandes fectos; ca elle fora na batalha de Monvedro (Monviedro), com elrrey dom Fernando dAragom contra os de Vallenca, e assy no cerco de Vallaguer (Balaguer), em que fezerom muy grandes cousas, e foe com elrrey Lancaraao (Ladislau), quando barrejou a cidade de Roma; e andou com elrrey Luis de Proenca (de Provença), em toda a sua guerra. E esteve na batalha da Ajancout (Azincourt), que foe hua muy grande e poderosa batalha entre elrrey de Franca e elrrey de Jngraterra. Efora ja na batalha de Vallamont, cabo de Caaes, com o conde estabre de Franca contra oduque dOssestre, e na batalha de Monseguro (Montségur), em que era o conde de Fooes {Foix) e o conde dArminhaque (Armagnac), e na tomada de Samsooes (Soissons) e no decerco de Ras (Rheims?) e assy no decerco de Cepta [Ceuta] Nas quaaes cousas sempre provou, coomo muy vallente homem darmas...”


Um filho do casal recebeu o nome do avô materno, Soeiro
Soeiro Afonso. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 108.

Lopo Afonso. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 263. é depois o herdeiro de seu pai na Quinta


Gaspar. Liv. 1 de Legitimações de Leitura Nova, 293. Gaspar Luís da Costa morador na Vila de Panóias é autorgado o privilégio de espingardeiro, com os direitos e liberdades habituais, inerentes ao cargo.


Este Afonso Anes é portanto Guerreiro de Guzman de Sevilha http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=108212 e pertenceu à Casa Ducal do Infante D. Henrique, passou a Casa do seu sobrinho Infante D. Fernando e depois à Casa do Infante D. Diogo/Cristóvão Colombo, o sobrinho do Infante D. Henrique que levou por frente o plano das Índias do Infante D.Henrique. (e aprovado pelo Papa). Este Afonso Anes de Panoyas é certamente o primo do Conde de Medina e Sidónia que recebeu D. Diogo/Cristóvão Colombo em Sevilha, ao mesmo tempo que no Campo de Ourique assegurava a D. Diogo/Cristóvão Colombo a administração dos seus verdes e montados, cargo que continuou depois através nos seus descendentes Guerreiro!!!

"...Cristóbal Colón. En 1485, desde Lisboa, con su hijo Diego, se encamina a “tierras del Condado de Niebla”, lo hace a Palos de la Frontera, probablemente por mar, lo que dificulta una parada en Niebla a rezar. Cuando su proyecto es rechazado por la corona portuguesa se dirige a Sevilla para oferecer su proyecto a Enrique de Guzmán 4º Conde de Niebla y 2º Duque de Medina Sidonia. Por último también puede llevar a error la descripción que Hernando Colón realiza del Condado en su Historia del Almirante Don Cristóbal Colón, pero es el hijo y no el padre quien describe estas tierras, sin saber si estuvo en Niebla o no..."

De Gaspar Luís da Costa morador na Vila de Panóias descende outro Gaspar da Costa nascido cerca de 1530, que vai
vincular a dita herdade do termo de Panóias, no Morgadio de Messejana. Morgados de Messejana que descendem dos alcaides de Lagos!!!

É sem margens de dúvidas Afonso Anes Guerreiro da mesma Casa de Sevilha que recebeu D. Diogo/Cristóvão Colombo!!!

D. Diogo partiu para a sua missão Divina e os "seus guerreiros" homens da sua Casa vieram de Espanha para Panoyas para defenderem o seu Senhor Dom Diogo!!!


Saudações fraternas

Zé Maria

Porque será que as genealogias quando chegam a D. Diogo/Cristóvão Colombo, ficam bloqueadas com um N...?http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=108219

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286460 | LSV | 04 set 2011 20:41 | Em resposta a: #286459

Caro Zé Maria
Esse casamento do dito Afonso Anes Guerreiro com Isabel Afonso Soeiro é para mim mais uma criação fantasiosa do "Anuário da Nobreza de Portugal" que referi, e que mais uma vez não se documenta. Pedi já, em tempo, e já lá vão anos, a documentação comprovativa de tal ao senhor que criou, para mim, esse "mito". A conversa enrolou com várias explanações. Documentos, nada! Não pedi muito, podia até ser apenas um texto credível. Nada!
Até lá nunca ouvira falar da Isabel Afonso Soeiro. Nem sequer as genealogias mais antigas se atreveram a ir tão longe.
Manso de Lima refere apenas que o filho de Bartolomeu se chamou Afonso Guerreiro, sem Anes. Sobre a mulher, nada diz.
Na minha perspectiva procurou-se uma ligação afável a esse Afonso Anes. E é para mim sintomático que a descendência dos Guerreiro documentada não refiram nenhum dos filhos desse outro Afonso Anes. Para além disso, a cronologia não encaixa como o provo no meu trabalho.
Não queria alongar-me demais em explicações por aqui.
Se entender poderá contactar-me para o meu email.
Um grande abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286461 | LSV | 04 set 2011 20:47 | Em resposta a: #286459

Caro Zé Maria
Corrijo:
"Esse casamento do dito Afonso Anes Guerreiro com Isabel Afonso Soeiro é para mim mais uma criação fantasiosa do "Anuário da Nobreza de Portugal" que referi, e que mais uma vez não se documenta".
Para:
"Esse casamento do dito Afonso Anes Guerreiro com Isabel Afonso Soeiro é para mim mais uma criação fantasiosa do autor da genealogia que foi publicada no "Anuário da Nobreza de Portugal" que referi, e que mais uma vez não se documenta.

Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286499 | josemariaferreira | 05 set 2011 00:23 | Em resposta a: #286461

Caro Luís Varella

D. Henrique deixou pedido que o seu filho adoptivo Infante D. Fernando e D. Afonso V protegessem os homens da sua Casa, tendo ambos os sobrinhos cumprido a sua vontade, fazendo integrar nas suas próprias Casas muitos dos homens do Infante "Navegador" para levarem em frente o seu plano das Índias. (Aprovado então pelo Papa)

Os conflitos e desentendimentos entre a população portuguesa e castelhana eram frequentes e justificavam-se pela rivalidade e várias guerras entre os dois vizinhos. O Infante D. Fernando já baseava nestes desentendimentos o pedido de cartas de segurança para os castelhanos que viessem trazer os seus gados a pastar no Campo de Ourique.

Será dentro deste contexto e para assegurar um cargo de Juiz dos Verdes e Montados que aparece um "Afonso Anes Guerreiro" um homem de Sevilha da casa do Infante D. Henrique que passa à Casa de D. Fernando, cujos seus herdeiros vão depois assegurar o cargo destes Verde e Montados do Campo de Ourique!

Afonso Anes Guerreiro, quer seja filho de Bartolomeu Guerrero Y Ruiz e de Catalina Perez de Guzman, quer seja filho João Afonso Guerreiro e neto Bartolomeu Guerrero Y Ruiz e de Catalina Perez de Guzman, não é um homem qualquer, era primo do Duque de Medina e Sidónia. Casou com uma filha do Alcaide-mór de Lagos, que tinha uma neta casada com João Vaz Corte Real, tanto Afonso Anes Guerreiro como João Afonso Guerreiro (escrivão da câmara) foram escudeiros da Casa do Infante D. Henrique/Infante D. Fernando/Infante D. Diogo/Cristóvão Colón(bo).

O Infante D. Fernando e o seu filho D. Diogo deixaram os Verdes e Montados do Campo de Ourique bem entregues, fizeram ambos os sobrinhos a vontade ao Infante D.Henrique o "Navegador" que navegou por mares nunca antes navegados... e os Guerreiros "Américo Amorins da altura" desempenharam bem o seu papel tanto em Sevilha/San Lucar de Barrameda, como no Campo de Ourique.


Abraço fraternal

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286502 | LSV | 05 set 2011 01:22 | Em resposta a: #286499

Caro Zé Maria
Onde está o registo ou documento que refere que quer Afonso Anes Guerreiro quer João Afonso Guerreiro eram escudeiros da Casa do Infante D. Henrique...? e da casa do Infante D. Fernando? onde se documenta João Afonso Guerreiro como escrivão da câmara...? e de qual câmara?.
Donde vem esse conhecimento do casamento de Afonso Anes Guerreiro com uma filha do alcaide-mor de Lagos? Quem o diz?
Por fim, como é possível que Afonso Anes Guerreiro fosse primo do duque de Medina Sidónia? Isto é, documentalmente. O único Afonso Anes Guerreiro que se documenta, e fora dessa cronologia, não tinha esse estatuto nem o tiveram os seus descendentes imediatos.
Parece-me pois tudo uma conjectura sem fundamento elaborada em torno de um texto genealógico sem credibilidade nenhuma que conheço bem.
Não me leve a mal, mas terá de ficar por aqui a minha participação neste debate se não houver documentação que comprove as afirmações que faz ou este debate será igual a tantos outros... sem fim. Como referi atrás, à Genealogia apenas serve a verdade. Há efectivamente outras disciplinas que se compadecem com as histórias. Mas a Genealogia não. As especulações não levam a qualquer conhecimento científico e, entrando no campo das especulações, tudo é possível. Não é disso que o meu trabalho trata.
Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286509 | josemariaferreira | 05 set 2011 10:20 | Em resposta a: #286502

Caro Luís Soveral Varella


Não se trata da minha parte qualquer critica ao seu trabalho, pelo contrário eu admiro-o muito pelo seu método muito rigoroso e científico como encara a genealogia. De qualquer maneira eu não quero especular, mas quando se acabam os documentos, o que nos resta é pensar racionalmente de maneira a evitar especulações.


Tudo começa com o casamento de D. Afonso III e Dona Brites ou Beatriz, no ano de 1253, o rei desposou D. Beatriz de Guzman popularmente conhecida por D. Brites, a Rabuda, filha de D. Afonso X de Castela, O Sábio, e Maior Guillen de Guzman, filha de Nuno Perez de Guzman, “O Bom” cuja Casa D. Vataça e o Rei Sábio ajudaram a fundar. Desse casamento nasceu o Infante, D. Dinis, ainda durante a situação irregular dos pais, foi então legitimado em 1263
O casamento funcionou como uma aliança que pôs termo à luta entre Portugal e Castela pelo Reino do Algarve. Também resultou em mais riqueza para Portugal quando D. Beatriz, já após a morte do rei, recebe do seu pai, Afonso X, uma bela região a Este do Rio Guadiana, onde se incluíam as vilas de Moura, Serpa, Noudar, Mourão e Niebla.

Tamanha dádiva deveu-se ao apoio que D. Brites lhe prestou durante o seu exílio na cidade de Sevilha, isto é, os Guzman de Sevilha/San Lucar de Barrameda apoiavam o Rei Sábio e Dona Vataça.
D. Dinis casa depois com Isabel de Aragão, desse casamento nasceu Constança que teve como aia D. Vataça.
D. Vataça vai depois para Espanha acompanhando D. Constança, infanta de Portugal que casou com Fernando IV, rey de Castilla, desse casamento nasceu Afonso XI, o qual teve de um relacionamento com Leonor Nunez de Guzman, nasceu Enrique II Rei de Castela, este Rei de um relacionamento que teve com Beatriz Ponce Leon nasceu Beatriz de Castella, Senhora de Niebla que casou com D. Juan Alonso de Guzman 1º Conde de Niebla.
De Beatriz de Castella, Senhora de Niebla que casou com D. Juan Alonso de Guzman 1º Conde de Niebla, nasceu um Perez de Guzman cc (...), pais de D. Catalina Perez de Guzman que casou com D. Bartolomeu Guerrero y Ruiz de Cordoba. Aqui está bem patente as alianças entre a Casa Real portuguesa e a família Guzman que se vem radicar em Portugal e usam o apelido “Guerrero de Guzman” Portanto os “Guerreiros” não são umas pessoas quaisquer, são nobres e de sangue Real, tal como o era a Casa de Medina e Sidónia em Sevilha/San Lucar.

Catalina Perez de Guzman é neta de D. Beatriz de Castilla cc Juan Alonso de Guzmán (1º. conde de Niebla)

Juan Alonso Guerrero de Guzmán filho de Catalina Perez de Guzman e Bartolomeu Guerrero e Ruiz

João Afonso [Guerreiro de Gusmão] TT Místicos L.2 fl. 84 (criado/escudeiro do Infante D. Fernando)

João Afonso foi nomeado coudel da Vila e termo de Beja em 2 de Abril de 1443. No ano de 1449 recebeu a confirmação do cargo de recebedor das mercadorias vindas de Castela pelo Porto de Serpa. Em 1456 foi nomeado recebedor de dízimos e das sisas das mercadorias vindas de Castela pelo Porto de Marvão. Foi juiz do cível e crime da Vila de Moura. Depois da morte do Infante D. Henrique era almoxarife e foi nomeado escrivão da Câmara de Moura, pelo Infante D. Fernando. TT Místicos L.2 fl. 84. Parece ser o mesmo que teve carta de perdão dada por D. João II a 29 de Junho de 1484.Chancelaria de D. João II, liv. 22, fol. 33, e ainda parente de Catarina Guerreiro de Gusmão (Catalina Guerrero de Guzmán) que se casou em Beja com Luís Mestre Toncin http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=108239

Sobre o Afonso Anes Guerreiro é certo que algumas genealogias o dão como criado do Infante D.Henrique e casado com a filha do Alcaide de Lagos, mas até agora desconheço a documentação em que se baseiam.


Saudações fraternas

Zé Maria

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286874 | LSV | 09 set 2011 01:39 | Em resposta a: #284779

Caros Amigos
Está já on-line na página da Patrimonius "Património & História" o índice onomástio de «Os Guerreiro da comarca de Ourique».
Consultem. Relembro que a reserva de exemplares se faz nessa página on-line e até dia 20 deste mês.
Divulguem.
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286948 | manuelrod | 09 set 2011 20:41 | Em resposta a: #286874

Senor Luis.
Paço deculpa pela pergunta, no dia 23 / 8 fiz reserva da sua obra tal como me indicou , e que me foi garantida a reserva e o envio pelo correio a partir de 05.10 será que há mais furmalidades por minha parte para receber esta obra ?
Grato pela a atenção.

Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286951 | LSV | 09 set 2011 20:59 | Em resposta a: #286948

Caro Manuel Rodrigues
Penso que não, mas esse assunto é directamente com o editor que é o responsável pela edição e distribuíção do livro.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#286953 | manuelrod | 09 set 2011 21:41 | Em resposta a: #286951

Obrigado.
Fico grato pela sua atenção.
Manuel Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287048 | Conde | 11 set 2011 12:31 | Em resposta a: #284779

Felicito vivamente o autor. Fazia uma grande falta, para alargar o conhecimento genealógico do Baixo Alentejo. Parabéns sinceros.

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287595 | jataide | 19 set 2011 18:20 | Em resposta a: #286874

Caro Luís Soveral,

Peço-lhe desculpa pelo oportunismo da minha mensagem, mas consultei o índice de seu livro, na esperança de localizar Joana da Maia Borges filha de Manuel da Maia e Maria Matela naturais de Ourique, que casa em 1669 no Vimieiro com José de Figueiredo de Mora. Apesar de não constarem, verifiquei a existência de Matelas, Maias e Borges, pretendia apenas, se possível, que me confirmasse se no decorrer do seu estudo se apercebeu de alguma ligação entre as referidas famílias.

Obrigada.
Cumprimentos,
Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287640 | LSV | 20 set 2011 15:52 | Em resposta a: #287595

Cara Manuela Aleixo
Lamento não a conseguir ajudar. A referência aos desses apelidos neste trabalho são ocasionais e não os tendo estudado efectivmante não me apercebi de alguma relação entre essas Famílias. De qualquer modo estive focado essencialmente na linhagem Guerreiro embora como é natural tenha desenvolvido algumas linhas que não usam já esse apelido.
Cumprimentos,
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287687 | jataide | 21 set 2011 11:59 | Em resposta a: #287640

Caro Luís Soveral,

Muito obrigada pela atenção.

Cumprimentos,

Manuela Aleixo

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287712 | ffarrajota | 21 set 2011 21:35 | Em resposta a: #287640

Caro Sr.Luís Soveral,
gostaria de saber se esta obra da família Guerreiro de Ourique tem alguma ligação à família Guerreiro Contreiras, de S.Clemente-Loulé. Meu marido descende de Gregório Guerreiro Estaço cc. Simoa Rodriguez Guterres, e de Álvaro Mendes Estaço cc. Joana Viegas, filhos de Maria Guerreiro cc.Bartolomeu Mendes(alferes). No caso afirmativo gostaria de saber como poderei adquirir essa obra.
Os meus cumprimentos,
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287722 | LSV | 21 set 2011 22:55 | Em resposta a: #287712

Cara Fernanda Farrajota,
Os casais que refere vão no § D29.2 do livro.
Para adquiri-los consulte o item Livraria na página da editora Patrimónius ou Património & História. Lembro-lhe que caso estaja interessada no livro as reservas deverão ser feitas até dia 23 para o poder adquirir ao preço de lançamento. Na referida página da editora constam as especificações sobre o mesmo bem como o índice onomástico dele.
Cumprimentos,
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#287797 | ffarrajota | 22 set 2011 22:19 | Em resposta a: #287722

Boa noite,
agradeço a rápida resposta e informação.
Os meus agradecimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#288155 | estanislau | 29 set 2011 10:21 | Em resposta a: #284779

Exmo. Sr. Luis Varella
Foi com muio agrado que através de um sobrinho tive a informação da edição deste livro. Manter vivas as memórias dos antepassados dá-nos alento para enfrentar as dificuldades do presente e preparar melhor o futuro. Os meus parabéns. Ao pesquisar no índice onosmástico o nome da minha mulher, Metello, encontrei o nome da minha família, o que muito nos honra. Não posso no entanto deixar de dizer que o nome não se encontra bem escrito. O nome de família é Lubomirski (género masculino) e Lubomirska (género feminino) e aparece em alguns como Lubormiski/a. Penso que já não será possível rectificar, mas não podia deixar de lhe dar esta informação.
Dependendo do preço do livro estaria para já interessado na aquisição de dois livros para deixar aos meus filhos.
Com os meus agradecimentos, Estanislau Lubomirski Pierre

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#288173 | LSV | 29 set 2011 16:45 | Em resposta a: #288155

Exmº Senhor Estanislau Lubomirski
Confirmo que efectivamente o nome vem mal escrito no seu filho e filha, estando escrito Lubormiski e Lubormiska, estando no entanto bem escrito o seu nome e de sua Mãe. Foi sem dúvida uma lapso meu ao escrever o nome que desconhecia e escrevia pela primeira vez o que, sendo um nome Polaco que me não é familiar nem à onomástica Portuguesa, sem querer foi duas vezes mal escrito, e aquando da revisão das obras passou-me sem ter dado pelo erro.
Muito obrigado pelo reparo. Infelizmente já nada se pode fazer para corrigir esse erro já que o livro está pronto e impresso.
Para a aquisição do livro deverá contactar directamente o editor através do email nunoborrego@patrimonius.net, ou seguindo o link abaixo, da editora Património e História
http://www.patrimonius.net/loja/product_info.php?products_id=181&osCsid=616ea68bafd4c8df068ed25996a5d1fe.
Com o smeus melhores cumprimentos,
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#288174 | estanislau | 29 set 2011 16:49 | Em resposta a: #288173

Exmo. Sr. Luis Varella

Obrigado pela sua resposta. Irei de imediato reservar dois exemplares.
Cumprimentos e Parabéns
Estanislau Pierre

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#289815 | LSV | 24 out 2011 14:55 | Em resposta a: #284779

Foi finalmente apresentado a público o livro «Os Guerreiro da comarca de Ourique», a 6 de Outubro em Ourique, e na passada 6ª feira dia 21 em Lisboa.
Pode ser adquirido aqui mesmo no site da Guarda-Mor. Chamo a atenção para o facto de se tratar de um edição limitada a 500 exemplares.
Luís Soveral Varella

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#289847 | josécyr | 24 out 2011 21:39 | Em resposta a: #289815

Caro Luís S. Varela,
Infelizmente continuo sem conseguir o meu exemplar. Apelo para si para, se não se importar, ver o que se passa. Um abraço e votos de boa saúde. José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#289861 | LSV | 25 out 2011 02:43 | Em resposta a: #289847

Caro José Cabecinha, vou enviar neste momento um email ao editor sobre o assunto já que o envio dos livros não passa por mim.
Um abraço
Luís SV

Resposta

Link directo:

RE: Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#289866 | josécyr | 25 out 2011 08:30 | Em resposta a: #289861

Caro Luís, muito obrigado pela atenção. Um abraço. Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#419337 | gasosa | 12 nov 2019 16:25 | Em resposta a: #284779

Caro Luís Soveral Varella,
Gostaria muito de adquirir a sua obra, só não sei é se passado estes anos ainda estará disponível. Agradecia que me pudesse ajudar a adquirir o mesmo.

Com os melhores cumprimentos

Carla Leote Mendes

Resposta

Link directo:

Os Guerreiro da Comarca de Ourique

#449023 | JDS | 18 jul 2023 00:20 | Em resposta a: #284779

Boa noite,
Procuro comprar o livro “Os Guerreiro da comarca de Ourique. Será possível adquirir no mercado?
Pretendo analisar a possível ligação aos “Barradas de Macedo”, Grândola/Castro Verde/Almôdovar
Tendo em conta ser estreante na Geneall qualquer ajuda é Bem-vinda!
Cumprimentos,
Jds

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 00:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen