Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Património | Pessoas

Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285336 | mcmalvim | 22 ago 2011 16:27

Caríssimos:
Algum confrade tem informações, que me possa dar, sobre a ascendência e descendência de

D. Joana de Melo Alvim Pinto cc António Vaz Vieira, um fidalgo da iCasa do Toural em Guimarães,(Séc XVIII)
Obrigada
Cumprimentos
mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285353 | jvnapoles | 22 ago 2011 19:56 | Em resposta a: #285336

Boa tarde,

D. Joana Teresa de Melo Alvim Pinto, filha de Pedro de Melo Alvim Pinto, da Casa da Carreira em Viana, casou em Guimarães (creio que em 1689) com António Vaz Vieira. Tiveram numerosa descendência, incluindo Jerónimo Vaz Vieira de Melo e Alvim, que foi alcaide-mor de Vila do Conde e que herdou o morgadio de Tresmonde, instituido pelo seu tio Jerónimo Vaz Vieira por ocasião do casamento dos pais.

Com os melhores cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285404 | mcmalvim | 23 ago 2011 15:06 | Em resposta a: #285353

Caro Jorge Vaz Nápoles
Agradeço muito a sua anterior informação e já agora, peço desculpa mas vou abusar da sua amabilidade pondo uma questão sobre Senhoras(es) ligados à Casa da Carreira e a Casa Melo Alvim em Viana.
O "site" da Geneal dá :
D. Catarina Pinto
Pai: Pedro
Mãe: D. Brites Fernandes de Carvalho
Casamento I
Francisco de Melo Alvim
Casamento II:
João Pires Maciel : nada se sabe sobre a sua ascendência
SEM SUCESSORES
…….
No Blogue “ Escavar Ruínas”, Jofre de Lima Monteiro Alves
escrevendo sobre a Casa Melo Alvim dá Pedro Pinto de Mello Alvim como FILHO de Catarina e Francisco.
Já tentei saber de Jofre de Lima Monteiro Alves o que o leva a ter esta posição, mas até hoje não tive resposta.
Sabe por acaso o Confrade algo?
Com os melhores cumprimentos,
Mcmalvim

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285451 | jvnapoles | 23 ago 2011 21:32 | Em resposta a: #285404

Boa noite,

Em "Os Fidalgos do Toural" de Maria Adelaide Pereira de Moraes constam mais algumas informações sobre a ascendência de D. Joana Teresa de Melo Alvim Pinto, que talvez possam ajudar a esclarecer as dúvidas.
Se quiser, posso lhe enviar o documento por email.

Recordo-me de ter consultado na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães, alguns manuscritos com diversas genealogias, inclindo a familia Melo Alvim, mas não posso precisar qual o documento que na altura consultei.

Com os melhores cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285607 | mcmalvim | 25 ago 2011 15:12 | Em resposta a: #285451

Caro Jorge Vaz Nápoles
Muito obrigado pela sua amabilidade e disponibilidade.
Agradeço então, o envio do documento por email.
amelvim@gmail.com
Já agora, se me permite, é possível a qualquer pessoa consultar os manuscritos na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães?

Com os melhores cumprimentos,
António

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285656 | Luis K. W. | 25 ago 2011 20:27 | Em resposta a: #285404

Descendo desse D. Francisco de Mello (Alvim). A ascendência e descendência dele de de D Catarina Pinto está em «Nobiliário das Famílias de Portugal», de Felgueiras Gayo (Melo, §43 N13), e na «Pedatura Lusitana» de Christovão Alão de Morais (p.577).

Tiveram os seguinte filhos:
Pedro Pinto de Mello
D. Leonor Pinto sem estado
D. Maria ou Marina de Mello m.er de Estêvão Ferª. De Eça, da Casa de Cavaleiros
D. Izabel de Alvim (ou Isabel de Melo Pereira) m.er de D. Gabriel de Queiroz Sotomaior, Fidalgo galego, Snr. de Moz
(está aqui no Geneall em Gabriel de Quirós Sotomayor).

Teve ainda, Francisco de Mello (Alvim), filhos Bastardos:
D. Antónia de Mello, que recebeu carta de legitimação.
D. Maria de Mello (Freira em S. Bento de Viana do Lima)
...
D Francisco de Melo (Alvim), que deu o nome à famosa estalagem de Viana do Castelo (Melo-Alvim) era filho de João de Melo e de Isabel Alvim. De notar que o «Alvim» vem da mãe e (creio) que ele usava o apelido da mãe, Alvim, «à galega».
Daí uma das suas alvunhas ser «O Galego»: por usar assim os apelidos, e por ele ser sr. do Couto de Ervededo, juntinho à fronteira com a Galiza.
Há inúmeros relatos dos seus feitos na Índia, durante os anos que lá passou, onde capitaneou navios e galeões, e participou em inúmeras operações navais/militares.

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285666 | jvnapoles | 25 ago 2011 21:24 | Em resposta a: #285607

Boa noite,

Conforme solicitado, envio-lhe por email o excerto de "Os Fidalgos do Toural" de Maria Adelaide Pereira de Moraes, que lhe poderá interessar.

No site da Sociedade Martins Sarmento (www.csarmento.uminho.pt/), Núcleo de Documentação Abade de Tagilde (Arquivo - Inventário) poderá encontrar uma listagem dos manuscritos existentes.
Estes documentos podem ser consultados localmente, desde que o seu estado de conservação assim o permita.

Quando lá estive, em Dezembro 2006, e conforme referi anteriormente, consultei algumas genealogias existentes, incluindo uma respeitante à familia Melo Alvim. Não posso garantir, mas julgo que terá sido um documento denominado Nobreza do Minho (Tomos I e II).

Com os melhores cumprimentos,
Jorge Vaz Nápoles

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285736 | mcmalvim | 26 ago 2011 13:46 | Em resposta a: #285656

Caro Luís
Tentei agradecer-lhe e conversar um pouquinho consigo, via ....@clix.pt, como já o fizera antes, mas ...deu erro.
Assim sendo, muito obrigado, pela informação.
Cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Séc XVIII-D. Joana de Melo Alvim Pinto

#285781 | Luis K. W. | 26 ago 2011 23:35 | Em resposta a: #285736

Caro António (mcmalvim)
Deu erro? Estranho...
A caixa tem uma capacidade limitada, mas creio que está a funcionar perfeitamente.
De nada.
Abraço. Luís

Resposta

Link directo:

Pedido de Ajuda a Luis K. W.

#292052 | mcmalvim | 29 nov 2011 21:22 | Em resposta a: #285781

Caro Luis K. W.

Peço desculpa por o incomodar, mas como há tempo me ajudou... eu tomei a liberdade... pois sei que descende de Francisco de Mello Alvim, da Casa Mello Alvim de Viana.

Acontece que há tempos, no Fórum , tentei saber algo sobre os "Alvins" de Tentúgal (pelo menos 4 viveram lá no século XIX ).
Um Confrade escreveu:
"Possivelmente serão parentes (tambémrelacionados com Mellos Alvins de Viana referidos no Felgueiras Gayo) até pelaligações a Tentúgal/Póvoa de Santa Cristina."

Tentei junto desse Confrade mais esclarecimentos, não não consegui.

Será que me pode dizer algo sobre a resposta dado pelo citado Confrade?

Mais uma vez as minhas desculpas.

Cumprimentos


António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W.

#292259 | Luis K. W. | 04 dez 2011 16:19 | Em resposta a: #292052

Caro António (mcmalvim)
Desconheço por completo esses Alvins de Tentúgal, do séc. XIX, e eventuais ligações aos Melo Alvim de Viana.

(não tem de pedir desculpa! Estamos num Forum. E num forum fazem-se perguntas, pede-se ajuda, dão-se respostas... e é normal!)

Luís K W
Lisboa-Portugal

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W.

#292272 | mcmalvim | 04 dez 2011 18:36 | Em resposta a: #292259

Caro Luís K. W.
Muito obrigado
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#293393 | vianna1824 | 24 dez 2011 23:25 | Em resposta a: #292272

Caro Antonio,
Acompanho daqui do Brasil diversos tópicos deste site. Ele é o melhor do gênero.
Apenas não participo mais, porque ainda estou reunindo documentos da minha genealogia aqui do Brasil e concentro minhas pesquisas principalmente no estado de Minas Gerais apesar de hoje morar no Espírito Santo.
Mas vi que você se interessa por determinados assuntos que passam por MG e então resolvi recortar e colar aqui uma pequena lista de inventários existentes em Mariana, a mais antiga cidade de MG envolvendo a família Alvim.
Veja se o que passo aqui é novidade para você ou, caso já tenha conhecimento, queira me desculpar. Mas, se entre os nominados abaixo estiver algum do seu interesse pode me responder pelo Forum.
Segue a lista:
Inventário de Florencia de Barros Alvim de quem foi inventariante Custodio Lopes da Costa. Ano de 1769.
Inventário de Estevão Camêlo de quem foi inventariante Antonia de Barros Alvim. Ano de 1785.
Inventário de Maria Tereza Alvim de quem foi inventariante Maria Tomazia Alvim. Ano de 1814.
Inventário do Guarda Mor Alexandre de Abreu e Melo Alvim de quem foi inventariante Graciana Carmina de São José Alvim. Junto está o testamento. Ano de 1819.
Inventário do Padre José Xavier de Melo Alvim de quem foi inventariante o Tezoureiro do Juizo. São dois processos da mesma natureza. Ano de 1820.
Inventário de Ana Maria do Espírito Santo de quem foi inventariante José Cassimiro Alvim. Ano de 1824.
Inventário de Maria Joana da Conceição de quem foi inventariante Silverio de Barros Alvim. Ano de 1842.
Inventário de Maria Tomasia Alvim de quem foi inventariante José Tomaz de Aquino. Ano de 1835.
Inventário de Francisco Xavier de Faria Alvim de quem foi inventariante Maria José de Souza Guerra. Ano de 1836.
Inventário de Maria Felicia de Souza de quem foi inventariante José Cassemiro Alvim. Ano de 1843.
Inventário de Manoel José de Faria Alvim. Inventário feito por falência. Ano de 1850
Inventário do Alferes Joaquim José de Faria Lana e de sua mulher de quem foi inventariante José Cezario de Faria Alvim - Inventário duplo. Ano de 1853.
Inventário de Angelica Rosa de quem foi inventariante José Cezario de Faria Alvim – Também é inventário duplo. Ano de 1853.
Inventário de Joaquim Inacio de Faria Alvim de quem foi inventariante Ana Tereza de Souza Guerra. Ano de 1855.
Inventário de Joaquina Moreira Alvim de quem foi inventariante Francelina (filha natural). Ano de 1856.
Inventário de Rosa Cezarina de Souza Guerra de quem foi inventariante Manoel José de Faria Alvim. Ano de 1860.
Inventário de Rosa Angelica de Lima de quem foram inventariantes Manoel José de Faria Alvim e Jesuina Manoela de Souza Guerra. Ano de 1864.
Inventário do Coronel João Luciano de Souza Guerra de quem foi inventariante Januaria Augusta de Faria Alvim. Ano de 1866.
Inventário de Miquelina de Souza Alvim e de seu marido de quem foi inventariante José Maria Vieira da Costa – Inventário duplo. Ano de 1870.
Inventário de Maria Fausta Guimarães Alvim. Sem informação de quem foi inventariante. Ano de 1883.
Fim da lista família Alvim.
Geraldo Magela da Silva Araujo - vianna1824

Resposta

Link directo:

Pesquisa em Minas Gerais.

#293429 | mcmalvim | 26 dez 2011 18:22 | Em resposta a: #293393

Caro Geraldo Magela da Silva Araujo
Estou ausente de casa e como sou mais que novato nestas andanças... da genealogia, quando regressar vou ver com cuidado o que fez o favor de enviar para então pedir a sua ajuda de modo a que lhe cause o menor dos incómodos.
Muito e muito obrigado
Um grande abraço, esperando que tenha tido um bom Natal
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#293514 | mcmalvim | 27 dez 2011 22:29 | Em resposta a: #293393

Caríssimo Silva Araujo
Correndo o risco de ser intrometido/inconveniente.. mesmo assim vou arriscar.
É possível ter o seu endereço electónico?
Se for possível agradeço muito.
Caso não veja interesse nisso, não será motivo impeditivo de entrar na mesma em contacto consigo mal regresse a casa e possa comparar os nomes que teve a gentileza de me enviar com os elementos que possuo
Com os meus melhores cumprimentos
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#293517 | vianna1824 | 27 dez 2011 23:22 | Em resposta a: #293514

O endereço para contato é:
santa rita de outrora arroba hotmail ponto com (aqui está por extenso).
À disposição,
Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#293621 | mcmalvim | 29 dez 2011 23:36 | Em resposta a: #293517

Caro Geraldo Magela da Silva Araujo
Acabo de tentar enviar-lhe uma mensagem via seu endereço electrónico (santa rita de outrora@hotmail.com), mas dá erro
Haverá algum problema?
Abraço
António

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#293630 | vianna1824 | 30 dez 2011 03:45 | Em resposta a: #293621

Antonio,

'santaritadeoutrora' assim, emendado, e o restante.

Bem achei que demorava a escrever.

Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#300912 | rpfw | 26 mar 2012 18:35 | Em resposta a: #293393

Caro Geraldo Magela da Silva Araujo

Sou trineto de Rosa Cezarina de Souza Guerra, citada em sua mensagem.

Como posso bter o inventário dela, ou do pai, João Luciano de Souza Guerra.

atenciosamente
Ruy F. Werneck
Belo Horizonte

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de Ajuda a Luis K. W. - Pesquisa em Minas Gerais.

#300949 | vianna1824 | 26 mar 2012 23:17 | Em resposta a: #300912

Caro Confrade Ruy P. F. Werneck,
A listagem que enviei para o confrade Alvim é da Casa Setecentista de Mariana que guarda o acervo dos antigos Cartórios do 1º e 2º Ofício da primeira capital.
Ali eu recortei e colei para ficar didática para ele. Mas na listagem do excel há todos os nomes dos TESTAMENTOS e INVENTÁRIOS da Casa Setecentista.
Escreva para o meu e-mail que citei neste tópico e então te responderei enviando a listagem do acervo.
Eu já estive pessoalmente lá pesquisando, mas ultimamente não fui mais pessoalmente, preferindo contratar os serviços de um pesquisador profissional devido ao gasto com a viagem e hotel.
Com a lista que posso te enviar ficará fácil entender a página da UFV abaixo, onde há parte do acervo já disponível 'on line'. Infelizmente o que te interessa não está 'on line'.
Está disponível os anos entre 1713 e 1781, mas na certa encontrará ascendentes seus anteriores aos que citou.
Acesse o endereço , da UFV, onde deverá se cadastrar e então terá acesso aos inventários e testamentos.
Na CSM há ainda um monumental acervo além da lista que posso te enviar e do que está disponível na UFV.
Podemos nos falar mais pelo e-mail.
À disposição,
Geraldo Magela da Silva Araujo

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 00:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen