AD Guarda

Este tópico está classificado nas salas:

AD Guarda

#285543 | mmonteiro | 24 ago 2011 21:12

Prezados,
sou neto de português (Francisco Monteiro) e há muito tempo procuro a certidão de nascimento do meu avô, sem sucesso.
Tenho o registro de chegada dele no Brasil, tenho sua Inscrição Consular e seu pedido de carteira de identidade de estrangeiro no Brasil.
Porém, nessa documentação consta que ele nasceu em 1985 em Figueira de Castelo Rorigo, Algodres, Guarda.
Já tentei vária vezes no Arquivo Distrital de Guarda mas me informam que não há tal certidão.
Alguém poderia me ajudar?
Muito obrigado.
Marcelo Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: AD Guarda

#285554 | LProjecto | 24 ago 2011 22:56 | Em resposta a: #285543

Caro Marcelo Monteiro,

Suponho que não tenha facultado ao ADG exactamente as mesmas informações que referiu na sua mensagem, pois certamente ninguém encontraria um seu avô nascido em 1985.
Em todo o caso, e partindo do pressuposto de que o seu avô tenha nascido efectivamente em 1885 (e não em 1985), sem uma data exacta, sem filiação e sem outros dados concretos, será sempre um tiro no escuro sugerir que o assento do seu avô é A ou B. Até pode dar-se o caso de existirem vários Franciscos baptizados em 1885, embora o facto da localização de um Francisco, filho de um/uma "Monteiro" possa representar um indicador importante (dependendo se existiram muitos Monteiros naquela freguesia e naquela data), não será de todo muito fiável.

Além disso, não poderá descartar a hipótese de o seu avô ter nascido em 1885 e ter sido baptizado em 1886.

No registo de nascimento do seu pai (ou mãe, para o caso daquele seu avô ser o materno) não são referidos os nomes dos avós dele, seus bisavós?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: AD Guarda

#285558 | vabopi | 24 ago 2011 23:06 | Em resposta a: #285543

Caro Marcelo Monteiro:

Formalmente a descrição geográfica está correcta "/Algodres/Figueira de Castelo Rodrigo/Guarda" e o ano (penso que seja 1885) estará correcto? Note que a data do registo é a do baptismo, e 1885 pode ser o ano de nascimento e ele ter sido baptizado mais tarde, ou não sendo católico, ter sido registado no registo civil, e não nos livros da paróquia de Algodres. E pelo casamento dele não consegue mais informação?

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: AD Guarda

#285560 | LProjecto | 24 ago 2011 23:08 | Em resposta a: #285554

Caro Marcelo Monteiro,

Apercebi-me agora, depois de ter respondido à mensagem com a qual lançou o presente tópico, que a sua situação já vem sendo acompanhada pelo Confrade Jorge Santos, pelo que estará "muito bem entregue"...

Faço votos para que tenha sucesso nos seu intentos.

Cumprimentos,
LPC

Resposta

Link directo:

RE: AD Guarda

#285604 | mmonteiro | 25 ago 2011 14:57 | Em resposta a: #285554

Prezado Sr. Luís Projecto Calhau,
Muito obrigado pela resposta.

Já solicitei em Figueira de Castelo Rodrigo e Algodres, e me informaram que fica arquivado no Arquivo Distrital de Guarda. Também já solicitei lá por 3 vezes, mas me informam que não encontraram tal certidão. Em 2007 já havia solicitado e eles encontraram 7 irmãos do meu avô como segue:
1884-Luisa, 1887-Manuel José, 1889-Emília dos Santos, 1892-Ana do Anjo, 1897-Gracinda de Jesus, 1901-José Maria, 1904-Vitória (todos Monteiro), mas não o encontraram.

O único documento que possuo dele, é um certificado de inscrição no Consuladao Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil, onde constam todos os seus dados.


Abaixo dados do meu avô:

Nome: Francisco Maria Monteiro (ou Francisco Monteiro)

Nascimento: 08 de setembro de 1893 (ou 1895).

Local: freguezia de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, distrito de Guarda.
Filiação: João Antonio Monteiro e Maria do Nascimento Roque (ou Maria do Nascimento Monteiro)

No documento que mencionei eles mencionam que ele apresentou o Termo de Declaração de Nacionalidade nº 28 no Consulado.


Muito Obrigado.

Atenciosamente.

Marcelo Monteiro Prado

Resposta

Link directo:

RE: AD Guarda

#285605 | mmonteiro | 25 ago 2011 15:03 | Em resposta a: #285558

Prezado senhor Vasco Galvão,

realmente errei o ano que é de 1895.

Consegui a certidão de casamento dele, que foi no Brasil, porém não há nenhuma informação.

Somente no Certificado de Inscrição Consular que consta que ele apresentou Termo de Nacionalidade de no. 28, que não sei do que se trata.

Se ele foi registrado no registro civil, como devo procurar?

Muito Obrigado pela atenção.

Marcelo Monteiro Prado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 10:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen