Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Pessoas | Regiões

Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285559 | acota | 24 ago 2011 23:06

Caros participantes

Gostaria de saber onde se situa actualmente, ou não, o Palacete da família Craveiro Lopes em Oeiras.

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285673 | acota | 25 ago 2011 22:21 | Em resposta a: #285559

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285710 | aeiou2 | 26 ago 2011 08:08 | Em resposta a: #285673

Olá, julgo ser em Santo Amaro de Oeiras do lado terra e perto da Estação de Comboios da CP, na rua que desce para a Estação do lado esquerdo.É uma bela moradia não diria Palacete, mas posso estar enganada,mas vou investigar.

Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285795 | acota | 27 ago 2011 11:24 | Em resposta a: #285710

Cara Maria Oom do Vale Oliveira Martins

Sim conheço, uma moradia dos anos vinte/trinta, mas esta que procuro deverá ter sido construída por volta de 1895. Mais acima, na Rua António José de Almeida, há um gradeamento dessa época com um edifício dos anos sessenta, talvez tenha sido demolida...

Cumprimentos

António Cota

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285797 | aeiou2 | 27 ago 2011 12:43 | Em resposta a: #285795

Vou perguntar.

Ainda não tive oportunidade Cumprimentos amigos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285844 | Maria Montoya | 27 ago 2011 23:09 | Em resposta a: #285797

Maria Oom O Martins,
Mandei-lhe uma mensagem atraves do Face book sobre o CD/DVD dos Oom. Sera que a recebeu e me pode responder?
Conheco a familia OOm na Suécia que talvez lhe interesse contactar para o seu trabalho. Peco desculpa de estar a por este assunto aqui mas não sei como contactá-la.
Poderá pedir o meu email ao moderador. Estou na Suécia ainda esta semana e gostaria de ter uma resposta sua.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285865 | aeiou2 | 28 ago 2011 11:00 | Em resposta a: #285844

Olá,

Tenho contacto com os meus primos da Suécia.Vou ver a sua mensagem no Facebook, pois ainda não vi

Muito obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285866 | aeiou2 | 28 ago 2011 11:12 | Em resposta a: #285844

Em que zona da Suécia está?
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285886 | Maria Montoya | 28 ago 2011 18:51 | Em resposta a: #285866

Olá Maria,
Acabei de falar com um dos primos ao telefone.
Eu vivo na provincia de Södermanland, perto da cidade de Nyköping e eles vivem na mesma provincia mas perto da cidade de Katrineholm, sul de Estocolmo.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285894 | aeiou2 | 28 ago 2011 22:01 | Em resposta a: #285886

Olá,

Peça sff o meu e-mail ao administrador
Bjs
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285902 | Pedro123946 | 28 ago 2011 22:43 | Em resposta a: #285710

Cara Maria Oom
Boa noite. A minha família vem do ramo Francisco Xavier Craveiro Lopes (1814-1883), sendo que sou um dos doze netos do ex P.R. Francisco Higino Craveiro Lopes, mas desconheço a existência e a pertença dessa tal moradia (Palacete). No entanto, também sei que existe um outro ramo Craveiro Lopes, pertencente à arma da Marinha, que à época dos meus Trisavós, terá seguido por outros paradeiros, por motivo de "zangas" que ainda hoje estão por saber. Muito lhe agradecia que me indicasse o local dessa moradia, pois quem sabe, seria um bom motivo para reencontrar aquele ramo dos meus antepassados.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Teles Grilo

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285917 | aeiou2 | 29 ago 2011 11:25 | Em resposta a: #285902

Olá Pedro Teles Grilo,

Por acaso não foi professor na Escola Secundária Sebastião e silva ou na secçaõ desta, em Oeiras.

A moradia de que eu falo é de uma Craveiro Lopes que casa com um Mendonça.Já pedi ajuda a uma prima,mas ela ainda não me respondeu,deve ainda estar de férias.

Sei bem o que são essas zangas familiares, pois entre os Oom são frequentes e no meu ramo foram abissais, mas julgo que eu tenho conseguido superar essas divergências.

Quando pasra por essa rua de Santo Amro de Oeiras vou ver se ainda sei qual é.

Cumprimentos amigos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285919 | A. Luciano | 29 ago 2011 12:20 | Em resposta a: #285917

Bom dia,

"A moradia de que eu falo é de uma Craveiro Lopes que casa com um Mendonça.Já pedi ajuda a uma prima,mas ela ainda não me respondeu,deve ainda estar de férias."

Não será ao contrário?
A moradia de que eu falo é de uma Craveiro Lopes que casa com um Mendonça.Já pedi ajuda a uma prima,mas ela ainda não me respondeu,deve ainda estar de férias.

Esses Mendonças sempre tiveram casa em Santo Amaro e o Eduardo é de Carcavelos. Tudo gente excelente.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285920 | A. Luciano | 29 ago 2011 12:24 | Em resposta a: #285917

Desculpe, repeti a sua frase em vez do link
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=302873

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285932 | aeiou2 | 29 ago 2011 17:33 | Em resposta a: #285919

Bem agora é que me baralhou.Mas não posso acrescentar mais nada.A prima de quem estou "à espera"é a Florzinha.
Obrigada
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285936 | A. Luciano | 29 ago 2011 18:28 | Em resposta a: #285932

A sua prima Florzinha - que eu só conhecia por Flor e que é uma pessoa muitíssimo interessante - será então nora da D. Aninhas - como era conhecida em Trás-os-Montes - e que tinha de facto uma vivenda nessa rua que vai dar à estação.
Receio que esse palacete "Craveiro Lopes" seja mais uma "lenda urbana". Poderiam de facto ser primos de ramos incompatibilizados mas no tempo a que pertenci e toda a gente se conhecia, duvido que tivessem existido outros Craveiro Lopes em Santo Amaro, sem que isso tivesse alguma vez vindo à baila. Então com palacete e tudo, seria muitíssimo improvável.

A. Luciano

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285969 | aeiou2 | 30 ago 2011 09:46 | Em resposta a: #285936

Obrigada pela informação.Agora já há 3 Flor.Eu trato-a por Florzinha,acho-a muito querida.
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285974 | Pedro123946 | 30 ago 2011 12:51 | Em resposta a: #285917

Olá Maria Oom
Confirmo a minha passagem pelo antigo Liceu de Oeiras nos anos 60 como aluno e nos anos 80 como professor. Será que tb andou por aquelas bandas no século passado? Quanto à localização da tal moradia (palacete) agradeço a sua disponibilidade e fico a aguardar notícias.
Cumprimentos amigos
Pedro Teles Grilo

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#285975 | aeiou2 | 30 ago 2011 12:58 | Em resposta a: #285974

Olá Pedro Teles Grilo,

Pois é passei por aquela Escola como Professora de FQ e Pres.do C.Directivo(duas vezes) de 1980 a 2002.

Lembro-me do nome, mas havia dois Teles Grilo e se não me engano um era de Desenho-5ªgrupo e outro de Matemática -1ºgrupo.

Não sei se já leu as mensagens que foram surgindo de A.Luciano que deve ser seu parente.As da Maria Montoya são referentes aos Oom,Suecos.

Cumprimentos amigos
(Vou assinar com o nome todo)

Maria Julia Oom do Vale Henriques de Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#286626 | Pedro123946 | 06 set 2011 16:27 | Em resposta a: #285795

Caro António Cota
Após ter consultado a família Craveiro Lopes, à qual pertenço, sobre a eventual existência de um Palacete construído em Oeiras (Portugal) por volta dos finais do séc. XIX, não consegui obter informação conclusiva. No entanto, o meu primo direito Nuno Craveiro Lopes, reparou que alguns dos nossos antepassados terão vivido e/ou nascido naquela época no Brasil, em Oeiras, Piauí!...Será que o tal Palacete que procura existe, ou existiu em Portugal? Muito lhe agredecia que melhor me esclarecesse sobre este assunto.
Cumprimentos
Pedro Teles Grilo

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#286640 | acota | 06 set 2011 20:58 | Em resposta a: #286626

Caro Pedro Teles Grilo

Não sei se existiu ou não um palacete, o meu interesse prende-se com azulejaria e num artigo, datado de 1932, referem um palacete Craveiro Lopes em Oeiras no fim do século XIX.
Realmente existe uma moradia em Oeiras, da década de vinte/trinta, já referenciada e no arquivo de Oeiras há um pedido, de 1909, em nome de António Carlos Craveiro Lopes para construcção de uma moradia em Algés, sobre a qual não há dados conclusivos sobre a sua actual existência. A moradia em projecto tem um piso e cerca de 5 quartos, quarto de banho e cozinha.

Sinceros cumprimentos

António Francisco Cota

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#287451 | aeiou2 | 17 set 2011 12:30 | Em resposta a: #285559

Nunca houve Palacete dos Craveiro Lopes.Há a tal moradia na rua que vai dra à Estação da CP e passa à frente dos Correios antigos
Cumprimentos amigos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Palacete Craveiro Lopes em Oeiras

#289202 | f4b2 | 14 out 2011 20:01 | Em resposta a: #285902

Caro Pedro Teles

Vi esta referencia num livro militar,cito:

- FRANCISCO HIGINO CRAVEIRO LOPES - Segundo Tenente do 1º Regimento de Artilharia em 12 de Julho de 1860

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 15 mai 2024, 07:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen