Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias

Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#1598 | canivari | 09 jan 2001 11:29

Gostaria de saber para onde foram as crianças que não foram mortas aquando da execução dos Marqueses de Távora.

Agradecia que me informassem se existe alguma informação acerca deste assunto, nomeadamente se se sabem os seus nomes.

Melhores Cumprimentos,

CARLOS PINTO MACHADO

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#1695 | ROdO | 15 jan 2001 17:06 | Em resposta a: #1598

Existem de facto, e crê-se que terão passado a espanha, e, de volta a portugal, tomado o apelido Fernandes.
A família Noronha e Távora do Porto, possui algum intercambio epistolar com pretensos descendentes de D. Luís António Manuel de Ataíde, neto do 3.º Marques e da marquesa velha. Eis um curto excerto de uma dessas cartas :
"At the date of the attainder and extinction of the name, António Luís de távora, 5th in descent of the 1st Marquis of Tavora, was very young and was brought up in Spain, living afterwards in Oporto under the surname Fernandes" Consta que casou com Ana Joaquina de Lucena, e parte da sua descendência passou a áfrica do sul e inglaterra.
Tudo está a ser investigado, e a seu tempo será publicado.

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#1702 | Vasco Jácome | 15 jan 2001 23:51 | Em resposta a: #1598

Caro Carlos

Uma das crianças, D. Leonor de Lorena e Távora, veio a ser a casar e a ser 2ª Marquesa de Alorna. Este casamento pode ser verificado neste site e neste título.
Como é sabido, a Casa de Alorna recaiu na da Fronteira e por este facto o actual Marquês será também o representante dos Marqueses de Távora.
Se tiver mais notícias sobre este assunto, volto a responder.

Um abraço,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#1714 | Maria da Conceicao | 16 jan 2001 13:48 | Em resposta a: #1695

Alguem me poderia dizer se por acaso, Manuel Homen de Tavora, de Vila do Conde seria da mesma familia? O nome deixou de ser usado depois desta pessoa,pelos meados de 17oos. Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#1745 | Vasco Jácome | 17 jan 2001 23:13 | Em resposta a: #1598

Caro Carlos

Outra filha sobrevivente dos 3º e penúltimos marqueses de Távora, foi D. Mariana Bernarda de Távora que casou com o conde de Atouguia, D. Jerónimo de Ataíde. Tiveram filhos, mas não sei se a sua descendência foi além disso.
Felgueiras Gayo no ttº de Mendanhas §45 dá 12 filhos aos marqueses. Dois dos rapazes terão sido mortos com os pais (Luís Bernardo, 4º marquês e José Maria, o varão mais novo). Duas raparigas foram esta condessa e a marquesa de Alorna (da outra mensagem). Os restantes (a quem Gayo não dá a descendência ou porque não tinham, ou porque não teve notícia dela) foram: D. Mariana, D. Joana, D. Margarida, António, Bernardo António, D. Inez, Nuno e D. Raimunda. Talvez este fossem os que fugiram para o estrangeiro.

Cumprimentos,

Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#24657 | ACTav | 19 jul 2002 12:49 | Em resposta a: #1695

Apesar de o tópico ser antigo, tenho o maior interesse nele.
Sabe-se mais alguma coisa?
Cumprimentos,
António Távora

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#24658 | aeiou2 | 19 jul 2002 13:09 | Em resposta a: #1745

Na G E L B,dá ao 4ºmarquês D.Luís Bernardo, seguimento na condessa de Assumar ,condessa de Atouguia ,Marquês de Abrantes,condes de S.Vicente e condes da Carreira.Talvez os últimos saibam alguma coisa.
Também os avós deste tiveram 15 filhos e julgo que destes é que fugiram,não só para Espanha mas também para S.Tomé e Príncipe,o que não tenho nenhuma fonte para indicar porque são estórias.
Cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#24660 | Adriano | 19 jul 2002 13:40 | Em resposta a: #1598

Ola.
Meu nome é Adriano, sou de São Paulo, Brasil e eu me interessei pelo assunto. Será que você poderia me dar maiores informações? Quem sabe eu possa ajuda-lo daqui onde estou.
Abraços
Adriano

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#24678 | Vasco Jácome | 19 jul 2002 19:23 | Em resposta a: #24658

Cara Maria

De momento não tenho acesso à Enciclopédia, mas na “Nobreza de Portugal e do Brasil” (que nestas coisas repete bastante a Enciclopédia) diz-se que o 4º e último Marquês de Távora, Luís Bernardo de Távora, do seu casamento com sua tia D. Teresa de Távora e Lorena, não teve geração. Aliás, o mesmo é dito aqui no GP em:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=52783

Na pg. 427 do Vol. III da NPB lê-se: “Apesar da proibição então feita do uso do apelido de Távora, em virtude da reabilitação, muitos ramos com ascendência nesta família o usaram, entre os quais os Marqueses de Abrantes, os Condes de São Vicente, os Condes da Carreira e muitas famílias da Nobreza da província e dos Açores.”

Isso sim, é certo que várias famílias descendiam do tronco dos Távoras e que foi representado pelos respectivos Marqueses até 1759. Embora, se calhar, nem todos os citados acima lá entronquem, mas isso é outra questão...

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#24851 | bbarahona | 26 jul 2002 17:36 | Em resposta a: #24657

António,
és o próprio que comigo fez a tropa em Artilharia em Vendas Novas? Não nos encontrámos há poucos meses em Lisboa na "mui nobre" Av. Duque d'Ávila?
Não te sabia por estas paragens nem te conhecia esta paixão genealógica!
Vou hoje à noite de férias, pelo que se responderes eu não te responderei senão após 12/8.
abraço
bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#25192 | sapeca | 09 ago 2002 22:26 | Em resposta a: #24678

Caro Vasco Jácome:
Os da Carreira não entroncam mesmo, isso sabemos nós, certo?
Esses Távoras dos condes da Carreira, de quem aliás também eu descendo, têm a sua origem numa das freguesias de Távora do concelho dos Arcos de Valdevez (Santa Maria e S. Vicente). Nada têm com os dos marqueses de Távora, condes de S. Vicente e marqueses de Abrantes, entre outros.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#25585 | arezdasilva | 22 ago 2002 23:08 | Em resposta a: #24851

vendas novas?
curioso eu tb ,quando foi isso?
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#25623 | Vasco Jácome | 24 ago 2002 22:22 | Em resposta a: #25192

Caro Fernando de Sá Monteiro

Peço desculpa por só agora responder, mas estive de férias.

De facto, essa é a versão que Gayo relata no ttº de Costas §25 N6 na nota de rodapé nº 2.
Também eu descendo desta gente pela Casa de Cartemil.

Saudando o seu regresso a este fórum,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#27231 | ACTav | 24 set 2002 16:02 | Em resposta a: #24851

Caro Bernardo,
Sou de facto o próprio.
Só agora te respondo por ter estado de férias e depois cum inúmeros problemas informáticos.
Não tenho (ainda) paixão genealógica.
Sou um mero curioso que anda a passar os olhos por este interessante site.
Um abraço,
António

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#27232 | ACTav | 24 set 2002 16:03 | Em resposta a: #25585

Salvo o erro, foi em Janeiro de 1996.
ACT

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#27234 | bbarahona | 24 set 2002 16:06 | Em resposta a: #27231

igual abraço

Bernardo

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#27260 | magalp | 24 set 2002 21:50 | Em resposta a: #25623

Caros Fernando e Vasco

O Emb. Moya Ribera tinha um apontamento sobre o título Távora onde apresentava 22 famílias que o eram de facto, nada tendo de comum entre si e menos ainda com os celebrados Marqueses de Távora.
Fez igualmente um estudo sobre o título Freire de Andrade (que causou "egulhos" a muito boa gente...)ditos "legítimos" e igualmente em grande número, que não se entroncavam mínimamente, sem a menor relação com os Aios de Dom João II, origem dos Condes de Bobadela e Camarido.
Salvo erro, esse interessante documento foi feito de parceria com o Prof. Luís de Mello Vaz de Sãopayo, cerca de 1985.
cmptos,
Manuel Maria Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#28075 | arezdasilva | 04 out 2002 15:23 | Em resposta a: #27232

obrigado
no meu caso foi 1985/87
embora ainda conheça as patentes mais altas que lá estavam ....foi la que conheci e fiquei amigo o joão carvalho casado com a a benedita pina manique e o luis lorena pinto que vim a descobrir ser meu primo pelo lado silveira lorena -sarzedas da india ....não esqueçendo uma remota desçendencia de rui lourenço de távora vice rei da india do tio
um abraço
jorge arez

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#29551 | Monigo | 27 out 2002 10:55 | Em resposta a: #1745

Bom dia

há uma lenda que diz que um desses Távoras veio para Minas Gerais e fundou o Seminário do Caraça (há alguma verdade nisto?). O qual ainda hoje existe e que receberia a visita dos descendentes de...D. José I, os imperadores do Brasil.

Resposta

Link directo:

RE: Crianças sobrev.do massacre / Marqueses de Távora

#29556 | Vasco Jácome | 27 out 2002 11:57 | Em resposta a: #29551

Caro Monigo

Como disse nas mensagens anteriores, não tenho nenhum livro que confirme a existência de descendentes dos Távoras. Penso que dadas as circunstâncias em que se deu o fim desta família e os seus “pergaminhos” de Nobreza, é possível que estejamos perante mais um caso de criação de lendas genealógicas como aquelas que muitas vezes pretendem ilustrar a origem de determinadas famílias medievais ou inventar filhos a descendentes da Casa Real.

Nesse caso específico, é possível que exista documentação sobre os fundadores desse seminário. Talvez tentar uma análise dessa “papelada” permita começar a tirar conclusões.

Cumprimentos,
Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 10:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen