Digitalização dos livros do arquivo da Diocese de Lamego
Este tópico está classificado nas salas: Arquivos
Digitalização dos livros do arquivo da Diocese de Lamego
O boletim 45 (primeiro quadrimestre de 2011) do Arquivo Distrital de Viseu disponível no respectivo site, informa na sua última página do acordo entre a Diocese de Lamego, Direcção Geral de Arquivos e Sociedade Genealógica de Utah para a digitalização dos livros de assentos existentes naquela Diocese. O trabalho já começou e tem o prazo de conclusão de um ano.
Oxalá não apareçam areias na engrenagem, mas que é uma boa notícia é.
J.Correia
Link directo:
RE: Digitalização dos livros do arquivo da Diocese de Lamego
Óptima notícia. Já não era sem tempo!!!!
RespostaLink directo:
Realmente nunca pensei ver esse dia! :)
Cumprimentos,
JOAO BRAZ
Link directo:
Caro J. Correia:
Que excelente notícia!
Confesso que ao ver o título do tópico pensei que, com grande probabilidade, se trataria apenas de uma questão colocada por um pesquisador esperançado em algo que muito dificilmente se concretizaria. É com muito prazer que verifico que estava enganado.
Muito obrigado por esta informação que nos trouxe.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Link directo:
Caro João:
Que alegria! Tanta gente à espera. Quase não acredito.
Cumprimentos
Nelita
Link directo:
Caro J. Correia,
Inegavelmente, trata-se de uma grande novidade para o regresso de férias, cuja concretização muito facilitará os estudos dos interessados em famílias da região.
Bem haja pelas inesperadas notícias.
Ângelo da Fonseca
Link directo:
Caro J.Correia
Hoje ao iniciar as pesquisas dei de olhos com este tópico,ainda incrédula li a sua noticia que nos enche a todos aqueles que necessitam pesquisar assentos existentes naquela Diocese e têm esbarrado nas inúmeras "não respostas".
Obrigada pela esperança que nos trouxe esta noticia.
Cumprimentos
Dulce José
Link directo:
Caro J. Correia
Boas notícias. Nem de propósito.
Faz hoje um mês que escrevi para um tal Sr. Eira, senhor responsável a titulo gracioso de visualizar os supra citados livros. Foi-me dado o nome desse senhor, por entreposta pessoa aqui do Fórum, avisando-me que seria dífícil conseguir alguma coisa, porque era só esse senhor que cuidava daquele Arquivo. Perdi a esperança, mas hoje parece-me que há uma réstea da mesma.
Este tipo de notícias são bem acolhidas por esta comunidade.
Bem haja
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral
Link directo:
Gratidão.
Queria deixar aqui uma menção de apreço ao Sr. Eira que, além de ser uma pessoa de bem, pormenor não muito habitual nos tempos que decorrem, é muito prestável e de trato correctíssimo.
Todos os que lá laboram, Sua Excelência Reverendíssima incluída, bem como Monsenhor Germano, são de uma cordialidade sensibilizantes.
Contudo, se essa notícia chegar a bom porto, irá demorar alguns anos “penosos”.
Era uma necessidade; pois, alguns livros que ainda consultei, no tempo da Irmã Natividade e, até posteriormente, ainda estavam como novos; presentemente, encontram-se já bastante degradados.
Por outro lado, é sabido, que as lides genealógicas são dificilmente compatíveis com os mandriões e com os tesos.
Quím
Link directo:
Tenho a satisfação de informar
que o ADVIS já efectuou a inserção de 16.091 registos na aplicação informática Digitarq, concernentes às paróquias dos concelhos de Armamar, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Tabuaço e Vila Nova de Paiva.
Nota:
Digitarq: isto, para mim, é mandarim.
Link directo:
RE: Gratidão.
Caro Quím
Faço minhas as suas palavras.
Das duas vezes que me desloquei propositadamente desde Lisboa até à Câmara Eclesiástica de Lamego, fui sempre muitíssimo bem recebido quer pelo Sr. Eira quer pelos Monsenhores com quem tive o privilégio de me encontrar.
Bem haja por essa sua lembrança, porque é particularmente justa.
Mário César Navarro
Link directo:
Alguma resposta
Olá Boa noite
Sabem dizer-me se temos acesso online à digitalização referida?
Foi mesmo possivel ?
Abraço e obrigada
Rita
Link directo:
RE: Alguma resposta
Os livros da Diocese de Lamego foram microfilmados pela Igreja de Jesus Cristo deo santos dos Últimos Dias, Mormon mas estão acessíveis apenas a membros.
RespostaLink directo:
Agradeço a informação.
Pode esclarecer-me como é que um não membro tem acesso?
Obrigada
Rita
Link directo:
Bom dia,
Não sendo membro, poderá ou não ter acesso aos registos online, pois não está previsto... Pode, contudo, dirigir-se à capela da sua cidade e falar com o responsável pela área da genealogia que conversará consigo sobre alguns assuntos. Após isso, poderá requisitar, através do familysearch, os microfilmes que vêm em bobinas e são consultados na própria capela em dia determinado. O melhor dia para encontrar a capela aberta é no Domingo de manhã. No que me diz respeito, sempre tive o maior apoio e simpatia por parte dos irmãos.
Boa sorte!
Vera
Link directo:
Olá, Rita
Se procurar no AD de Viseu, estão lá alguns (se não todos) os livros da antiga Diocese de Lamego.
João Ventura
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 20:52