Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286000 | Gennison | 30 ago 2011 17:44

Boa Tarde Caros amigos(as)


Estou realizando novas buscas e gostaria de saber como consultar os paroquiais digitalizados de Bragança, mais específicamente nos Concelhos de Macedo de Cavaleiros Freguesia de Ala na aldeia de Brinço e também no Concelho de Mirandela Freguesia de Alvites na aldeia de Açoeira.

Estou tentanto localizar digitalizados de Batismos, Casamentos, Óbitos e Testamentos no Site do Arquivo Distrital de Bragança, contudo, acredito que não estou sabendo onde procurar.

Caso alguém possa orientar-me, serei imensamente grato.

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286019 | MCNN | 30 ago 2011 20:36 | Em resposta a: #286000

Boa tarde amigo Wellington

Essas duas paróquias que menciona (Ala e Alvites) ainda não possuem livros digitalizados para consulta online no site do Arquivo Distrital de Bragança.

Um abraço


Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286021 | NISGM | 30 ago 2011 20:54 | Em resposta a: #286019

Caro Mário César Navarro,

Existe alguma maneira de tentar perceber que Paroquiais do distrito de Bragança estarão já digitalizados e colocados online?

Em Portalegre, existe uma lista - inexistente em Bragança, aparentemente - de Fundos e Colecções (http://adptg.dgarq.gov.pt/fundos-e-coleccoes/) dentro dela pode entrar-se dentro de Paroquiais, escolher o concelho que interessa e dentro deste obter o código de referência para cada páróquia (http://adptg.dgarq.gov.pt/fundos-e-coleccoes/paroquiais/concelho-de-alter-do-chao/) que há-de indicar-se no motor de busca.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286026 | MCNN | 30 ago 2011 21:50 | Em resposta a: #286021

Caro Nuno

Essa era precisamente uma das grandes vantagens do etombo.

Rapidamente se sabia que livros estavam já digitalizados e disponibilizados para consulta online para qualquer distrito/concelho/paróquia.

Agora estamos "condenados" a fazer um sem número de pesquisas a partir de um código que temos primeiro de descobrir qual é ...

O que eu faço é o seguinte. Neste caso, por exemplo, em que queria saber o código das paróquias (Ala e Alvites) que o amigo Wellington estava a pesquisar, o que eu fiz foi:

Na Pesquisa Simples, no campo Pesquisar Documentos, escrevi

Paróquia Alvites

Se carregar em Pesquisar, no ecran com as respostas vejo que a segunda entrada é precisamente referente à Paróquia de Alvites, e vejo logo que o código para essa paróquia é o PT/ADBGC/PRQ/MDL04

Para a paróquia de Ala fiz exactamente a mesma coisa.

Depois, sabendo estes códigos, é ir à Pesquisa Avançada, introduzir os códigos no campo referência, activar a caixa de representação digital e pesquisar.

É assim que eu faço para pesquisar uma dada paróquia para a qual não sei o código.

Agora, para ir acompanhando a evolução das digitalizações de um dado concelho (ou distrito) ou que eu faço é o seguinte:

Imagine que eu queria ir acompanhando a evolução das digitalizações do distrito de Bragança.

Se fôr a Pesquisa Avançada, e colocar no campo referência apenas

PT/ADBGC/PRQ

activar a box de representação digital e carregar em Pesquisar, fica a saber que existem já 295 livros disponibilizados para consulta online.

Se, daqui a uma semana, a mesma pesquisa voltar a dar os 295 livros, já sei que não houve novidades. Se o número aumentar, é sinal que alguma coisa nova surgiu no site. (Em Lisboa, já aconteceu este número descer !!!!!)

Repare que, se eu quisesse ir acompanhando não as digitalizações de todo o Distrito, mas apenas as do concelho de Bragança, eu colocaria na chave para Pesquisa

PT/ADBGC/PRQ/BGC

e obteria como resposta que hoje existem para consulta 148 livros.

Repare que eu depois de BGC não escrevi nenhum número, a fim de me dar os livros de TODAS as paróquias do Concelho de Bragança.

Isto que eu escrevi para o Arquivo de Bragança é aplicável para os demais arquivos que usam o Digitarq.

Os códigos e totais de distrito/concelho/paróquia pode ir guardando numa folha excel (para ficar com o código e para saber se houve evolução ou não).

Como vê, é um processo muito manual, mas é a única forma que eu tenho para ter algo que se parecesse com a informação que era disponibilizada pelo etombo.

Espero não ter sido muito confuso.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286547 | Gennison | 05 set 2011 17:43 | Em resposta a: #286019

Boa Tarde Grande Amigo Mário César Navarro.


Bom falar novamente com você. Espero que esteja bem, bem como sua família.

Agradeço suas informações, e conforme dito nas mesagens seguintes, vou acompanhar para saber quando disponibilizarem (espero que breve).

Trata-se na verdade de uma busca para uma amiga que se interessou por montar sua árvore, uma pena que ainda não haja nada disponível.

Agradeço por sua atenção mais uma vez.

P.S.: Minhas pesquisas estão indo de "vento em polpa", uma verdadeira maravilha. Depois que baixei TODOS os paroquiais de Santa Maria de Paços, tenho progredido a olhos vistos.
Sempre que me sobra algum tempo, sento e fico folheando batismos, óbitos, casamentos, e já encontrei tantas ramificações, que creio estar em mais ou menos uns 250 indivíduos distribuídos em cerca de mais de 80 famílias diretamente ligadas. Agregando com as demais linhagens de Ingleses, Italianos, Alemães e Franceses, minha árvore já conta com cerca de 363 pessoas distribuidas em 124 famílias, dados estes que estão incompletos, pois ainda falta colocar indivíduos de uma pesquisa que me ajudaram na Inglaterra, e que beira cerca do ano de 1660. Para os paroquiais de Santa Maria de Paços, lugar Fermentões, a última pessoa com batismo confirmado é Anna Luiza Teixeira nascida em 6 Setembro de 1773 filha de João Rodrigues Grillo e Maria Teixeira tatara avós em 9 gerações.
Estou informando, pois além de ser um grande amigo que me auxiliou até aqui, saiba que se encontrar por ai, pessoas buscando informações sobre estes paroquiais, ficarei muito feliz em ajudar.

Forte Abraço,

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#286549 | Gennison | 05 set 2011 17:46 | Em resposta a: #286021

Boa Tarde Grande Amigo Nuno de M.


Bom falar novamente com você. Espero que esteja bem, bem como sua família.

Vou dizer o mesmo que informei ao Grande Amigo Mário César Navarro.


Agradeço suas informações, e conforme dito nas mesagens seguintes, vou acompanhar para saber quando disponibilizarem (espero que breve).

Trata-se na verdade de uma busca para uma amiga que se interessou por montar sua árvore, uma pena que ainda não haja nada disponível.

Agradeço por sua atenção mais uma vez.

P.S.: Minhas pesquisas estão indo de "vento em polpa", uma verdadeira maravilha. Depois que baixei TODOS os paroquiais de Santa Maria de Paços, tenho progredido a olhos vistos.
Sempre que me sobra algum tempo, sento e fico folheando batismos, óbitos, casamentos, e já encontrei tantas ramificações, que creio estar em mais ou menos uns 250 indivíduos distribuídos em cerca de mais de 80 famílias diretamente ligadas. Agregando com as demais linhagens de Ingleses, Italianos, Alemães e Franceses, minha árvore já conta com cerca de 363 pessoas distribuidas em 124 famílias, dados estes que estão incompletos, pois ainda falta colocar indivíduos de uma pesquisa que me ajudaram na Inglaterra, e que beira cerca do ano de 1660. Para os paroquiais de Santa Maria de Paços, lugar Fermentões, a última pessoa com batismo confirmado é Anna Luiza Teixeira nascida em 6 Setembro de 1773 filha de João Rodrigues Grillo e Maria Teixeira tatara avós em 9 gerações.
Estou informando, pois além de ser um grande amigo que também me auxiliou até aqui, saiba que se encontrar por ai, pessoas buscando informações sobre estes paroquiais, ficarei muito feliz em ajudar.

Forte Abraço,

Wellington Gennison

Resposta

Link directo:

RE: Paroquiais digitalizados do Arquivo Distrital de Bragança

#318113 | fteresa+ | 25 nov 2012 13:21 | Em resposta a: #286549

O documento "CODIFICAÇÃO DO NOME DOS MUNICÍPIOS E DAS FREGUESIAS" lista todos os Códigos, e está online em
http://www.dgarq.gov.pt/files/2008/09/cod_mun_freg.pdf
Abraço
Teresa MMHV

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 01:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen