Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica | Património | Pessoas | Regiões

Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286135 | didbor | 01 set 2011 09:29

Caros confrades,
Venho por este meio pedir ajuda para decifrar um brasão que se encontra numa casa da vila de Almendra, cons. de VN de Foz Côa.
Agradeço qualquer informação sobre este brasão ou história da casa.
Cumprimentos
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286136 | didbor | 01 set 2011 09:30 | Em resposta a: #286135

Uma foto da casa e pormenor do brasão:
http://imagik.fr/view/476169

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286137 | didbor | 01 set 2011 09:31 | Em resposta a: #286135

Uma foto da casa e pormenor do brasão:
http://imagik.fr/view/476169

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286156 | RCCORREIA | 01 set 2011 12:45 | Em resposta a: #286135

Caro Didier

Muito curiosa esta pedra de armas. Será um escudo partido em que o primeiro me parece claramente Cardoso. Quanto ao segundo nunca tal vi e irei pesquisar curiosamente sobre ele.

Cumpts,
RCC

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286157 | RCCORREIA | 01 set 2011 13:18 | Em resposta a: #286156

Sugiro-lhe ainda que coloque as suas questões à junta de freguesia local. Possivelmente saberão mais sobre isso. jfalmendravnfc@patrimonio-turismo.com

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286172 | didbor | 01 set 2011 15:57 | Em resposta a: #286156

Caro Rui Correia,

Muito obrigado pela informação.
Tambem penso que uma parte deve ser Cardoso, mas o resto também nunca vi. Parecem-me 5 "galinhas" na outra metade, enquanto na parte superior, não sei se se trata de um elmo ou de um timbre de cabeça de "coelho"...

Sei que nos finais do século 17, existiu em Almendra um João Cardoso Graces, que foi Bacharel em 1692, Sr da Casa de seu pai, Escrivão da Câmara nas vilas de Almendra e Castelo Melhor por carta de 17/10/1692, Escudeiro Fidalgo da Casa Real por carta de 11/02/1694, e Capitão Mor de Almendra. Era filho de Bernardo Cardozo Saraiva e D. Maria Gracez. Neto Paterno de Estevão Mendes Cardozo e D. Izabel Nogeira Saraiva. Neto materno de Ignacio Gracez e D. Maria de Freire. Casou em Almendra com D. Paula Maria de Menezes nat. de Marialva. Filha de Cristovão Ferreira de Souza e D. Maria de Menezes. Neta paterna de Alexandre Ferreira de Vasconcelos e D. Bernarda de Souza. Neta materna de Diogo Barreto de Menezes e D. Paulla de Menezes.

Em alguns sítios vi uns brasões das armas dos Garces, onde está representado uma graça. Será que podia serem 5 graças, e nesse caso representaria as armas da família Garcês?

Tambem deparei com outra família notável nos documentos de Almendra. Existiu também no início do século 17, um David Coelho Osório, casado com Izabel de Almeida e foi Capitão mor de Almendra. Era filho de Francisco Coelho Osório e Izabel da Fonseca Osório. Deste casal nasceu D. Maria Coelho Osório, que casou com Jerónimo Teixeira de Carvalho Rabello, filho de Alvaro de Carvalho Rabello e D. Mecia de Carvalho Cardoso.

Será que a cabeça de coelho podia representar a família Coelho (ou seus descendentes)?

No entanto vou pedir informação à JF de Almendra, ver se podem ajudar a decifrar este brasão.
Obrigado pela sua disponibilidade.

Cumprimentos,
Didier Borrego

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286194 | jpcmt | 01 set 2011 20:02 | Em resposta a: #286135

Caro Confrade:

Não sei se faz algum sentido, mas o II e o timbre podem ser "Seixas" (mal representados). Serão?

Cumprimentos,

JPCMT

Resposta

Link directo:

RE: Casa brasonada em Almendra, VN Foz Côa

#286227 | didbor | 02 set 2011 10:25 | Em resposta a: #286194

Caro João de Castro e Mello Trovisqueira,

Realmente são as armas que me parecem ser mais prováveis (5 pombas e uma no timbre)...
Mas intriga-me um pouco por não ter encontrado Seixas nos documentos antigos de Almendra.
Contudo, a arquitectura desta casa não me parece ser muito antiga, e existe uma pedra na mesma fachada com a data de 1901. Por isso pode ter pertencido a uma família "Seixas Cardoso" do século 20 (século que não estudei).

Muito obrigado pela sua ajuda.

Cumprimentos,

Didier Borrego

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 09:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen