Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286143 | NISGM | 01 set 2011 11:29

Caros confrades,

Sabem dizer-me onde andam os paroquiais de Fratel anteriores a 1817?

Segundo indicações do AD de Castelo Branco, apenas por lá existirá material posterior.

Acabaram destruídos nalguma invasão, queimada ou foram incorporados noutro arquivo qualquer?

Na segunda metade do século XVIII, alguém terá informação sobre Maurício José de Paiva, de Fratel, que foi casado com Maria Dinis, de Nisa, e era filho de António Rodrigues e de Tomásia de Paiva, ambos de Fratel?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286155 | agp | 01 set 2011 12:45 | Em resposta a: #286143

Caro Nuno,

Maurício José de Paiva nasceu a 2.6.1758 no Fratel, filho de António Rodrigues (n. 14.6.1723, no Fratel) e de Tomásia de Paiva (n. 12.9.1722 no Fratel), neto paterno de António Rodrigues, das Tinalhas, e de Maria Marques, do Penhascoso, e neto materno de Tomé Dias Soldado e de Maria de Paiva, ambos do Fratel.

O meu neto descende do casal António Rodrigues e Maria Marques. António é filho de Simão Afonso, das Tinalhas, e de Maria Dias ou Rodrigues, de Montalvão. Simão Afonso deve ser o Simão batizado em 3.2.1646, nas Tinalhas, filho de outro do mesmo nome e de Maria de Sequeira. Maria Marques foi batizada a 30.4.1699, no Penhascoso, filha de António Marques e de Catarina Marques.

Ver mais dados, a partir de:

http://www.geneall.net/P/per_tree.php?id=1167377

Os paroquiais do Fratel que refere estão em Lisboa, na Torre do Tombo. Estão retirados da leitura, existindo contudo microfilmes para consulta tanto em Lisboa com em Castelo Branco, mas neste último podem estar incompletos.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286291 | NISGM | 02 set 2011 18:42 | Em resposta a: #286155

Caro António,

Agradeço a informação, se tiver novidades informo.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286437 | agp | 04 set 2011 17:40 | Em resposta a: #286291

Caro Nuno de Mendonça,

Acabo de descobrir, ao pesquisar os livros de Nisa / São Matias, que o meu neto também descende de Diogo de Paiva e de Teresa Marques, avós maternos de Tomásia de Paiva, pela filha Teresa Marques que casou com António Martins da Rosa, do Monte da Velada daquela freguesia de Nisa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286815 | biblos | 08 set 2011 13:43 | Em resposta a: #286291

Caro Nuno,

Eu também descendo de Diogo de Paiva e Teresa Marques, via o seu filho Diogo de Paiva. A minha linha está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1194703.

Estes Paivas eram originariamente de Mação. Ambos os Diogos de Paiva foram padrinhos de muitas crianças do Fratel.

Cumprimentos,
João CR

Resposta

Link directo:

Paivas, de Mação

#286898 | agp | 09 set 2011 12:40 | Em resposta a: #286815

Caro João,

Chegou a estudar os Paivas nos livros de Mação? Sabe mais alguma coisa para além do que está na base de dados deste site?

Se preferir pode responder para o meu email.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#286905 | biblos | 09 set 2011 13:46 | Em resposta a: #286898

Caro António,

Como está? Sei apenas o que se encontra no livro das famílias do Fratel. Digo de cabeça, mas julgo que Cipriano de Paiva era filho de Diogo Marcão e Joana de Paiva. Na TT consultei ainda uma série de habilitações para o SO relativas a Mação, mas não consegui ainda fazer as ligações... Os apelidos são Marcão, Gueifão, etc... Se tiver curiusidade, posso enviar-lhe algumas notas por email. Eu fiz apenas uns apontamentos, já que nenhum dos entrevistados era meu avoengo directo.

Cumprimentos,
João

Resposta

Link directo:

Paivas, de Mação

#286907 | agp | 09 set 2011 14:31 | Em resposta a: #286905

Caro João,

Estou bem, muito obrigado. Sim, os pais de Cipriano de Paiva são os que indicou. Esta linha interessa-me agora muito por se tratar de ascendentes do meu neto, pelo que fico a aguardar por notícias suas para o meu email.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286921 | NISGM | 09 set 2011 16:17 | Em resposta a: #286437

Caro António G. Pereira, Esta mensagem tinha-me passado desapercebida.

Não tenho à mão os apontamentos mais completos destes parentes do seu neto (apenas serão meus por afinidade).

De qualquer forma, como sabe, do casal António Rodrigues e Tomásia de Paiva é filho um Maurício José de Paiva (Fratel, Ródão), que com Maria Dinis, teve outra Tomásia de Paiva, em Arês, Nisa. Esta casou com Luís Gonçalves Caxeiro, da mesma localidade, filho de Manuel Gonçalves Caxeiro e de Maria Luísa. Foram (esta Tomásia e Luís) pais de Rosália Luísa (ou Rosário Luísa, como também surge) que casou com Fernando Pires, da Amieira.

Foram ambos pais de Ludovina de Matos (Amieira, Nisa, 1865) que casou com um Adriano Louro, filho de Joaquim Louro e de Luisa Gomes (Amieira, Nisa, 20.04.1822). Esta Luísa Gomes era filha de Manuel Diogo de Almeida que casou (Amieira, Nisa, 06.06.1816) com Catarina Gomes filha de Pedro Carita e Ana Caldeira, descritos no Livro de Linhagens da Vila de Nisa, de Filipe Manuel Louro Carita e João Maria Melato Carita.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286923 | NISGM | 09 set 2011 16:24 | Em resposta a: #286815

Caro João CR, Peço também desculpa mas a mensagem tinha-me passado ao lado.

Confesso que só agora me comecei a dedicar a esta gente, parente de parente minha, pelo que a informação que tenho é escassa.

De qualquer forma

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=286921#lista

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas e paroquiais de Fratel, V.V. de Ródão (com Nisa à mistura)

#286939 | NISGM | 09 set 2011 19:24 | Em resposta a: #286815

Caro João,

Verifiquei entretanto em mensagem antiga que cerca de 2009 tinha informação sobre Álvaro Marcão e Maria Coelho. Além dos nomes que outra informação tem sobre eles e outros Paivas? Conseguiu retroceder mais?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#286944 | f4b2 | 09 set 2011 19:54 | Em resposta a: #286905

Caro João

Deixo estes dois nomes neste tópico,talvez interessem?

- ADRIANO GUEIFÃO - Alquilaria em Mação no ano de 1909

- MANOEL GUEIFÃO - Lavrador ou Agricultor em Peso(Villa de Rei) no ano de 1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Paivas, de Mação

#286967 | agp | 09 set 2011 23:33 | Em resposta a: #286939

Caros João e Nuno,

Álvaro Marcão e Maria Coelho são os pais de Diogo Marcão casado com Joana de Paiva, logo os avós paternos de Cipriano de Paiva casado com Maria Pouchoa.

Cipriano de Paiva e Maria Pouchoa tiveram além de Diogo de Paiva, casado com Teresa Marques, a Manuel de Paiva que foi ordenado em 1668. Por sua vez, Diogo de Paiva e Teresa Marques tiveram também um Manuel de Paiva (o primeiro de oito filhos) que foi ordenado em 1705. Julgo que é este Manuel de Paiva o padre que assina alguns dos primeiros termos da freguesia de São Matias, de Nisa, do princípio do séc. XVIII.

Os processos de ordenação dos dois Manuel estão na Torre do Tombo em Lisboa nos maços 1981 e 1899 da Câmara Eclesiástica de Castelo Branco, segundo informação do confrade Carlos Machado. Não sei se da leitura dos mesmos se poderá tirar mais informação relevante.

O ramo do meu neto é assim: Diogo de Paiva e Teresa Marques tiveram Teresa Marques (n. 17.11.1683 no Fratel) que casou com António Martins da Rosa, da Velada, freguesia de São Matias, de Nisa. Tiveram Manuel da Rosa Paiva (bp. 8.3.1711 na Velada) que casou com Maria Fernandes, pais de Maria de Paiva que casou com Manuel Dias Tremoceiro. Estes tiveram outro Manuel Dias Tremoceiro (bp. 20.3.1766 na Velada) que casou com Ana Mendes, pais de José Rodrigues Mendes (n. 22.10.1796 na Falagueira, ainda da freguesia de São Matias). O último casou com Maria Vicência, pais de outra Maria Vicência, nascida em 1830) que está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1118272

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#286984 | NISGM | 10 set 2011 11:53 | Em resposta a: #286967

Caros António e João,

Curioso que na torre do tombo online tenha dado com um Diogo de Marcão (mais antigo que este nosso)

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=1&dsqSearch=%28%28%28text%29=%27diogo%27%29AND%28%28text%29=%27marc%E3o%27%29%29

O que me chama a atenção é a existência da partícula "de" antes do Marcão, indiciando uma origem toponímica - mas de que topónimo? Noto que no google já localizei um Monte do Pouchão (que pode ter ter recebido o nome de uma pessoa ou então tê-lo dado a essas Marias Pouchoas que aí temos)

Em pesquisa aqui no Genea sobre Marcões, alguém dava como origem de um Marcão alentejano um ancestral usando o nome próprio Marcos.

Não dei com inventariação na torre do tombop online deste álvaro marcão.

Entretanto, Confirma alguém que Marchão e Marcão são o mesmo nome em evolução divergente?

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#287143 | agp | 12 set 2011 23:27 | Em resposta a: #286984

Caro Nuno,

O link que aqui deixou leva-nos a uma Diligência de habilitação de António Marcão. Admito que este António Marcão possa ser parente próximo do nosso Álvaro Marcão. Pesquisando nos livros paroquiais de Mação e também nos diferentes documentos já referidos neste tópico (processos de António Marcão e dois Manuel de Paiva) talvez se possa chegar a alguma conclusão.

Sobre a origem dos nomes Marcão, Marchão e Pouchoa não sei acrescentar nada.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#287145 | NISGM | 12 set 2011 23:32 | Em resposta a: #287143

Caro António,

Este

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=0&dsqSearch=(((text)='diogo')AND((text)='marc%E3o'))

é que conduzia a um Diogo de Marcão

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Paivas, de Mação

#287231 | biblos | 14 set 2011 01:52 | Em resposta a: #287143

Caro António,

Peço desculpa por entretanto não lhe ter dito mais nada... Tive um problema no computador e estou sem acesso aos ficheiros.

Consultei a dita habilitação de António Marcão no TT. Não lhe consigo dar pormenores, mas não me pareceu de grande interesse...

Quando tiver o problema resolvido, reenvio as minhas notas.

Cumprimentos,
João Capella Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 mai 2024, 00:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen