Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas

Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares

#286178 | LCM | 01 set 2011 16:52

Procuro informações, nomeadamente em obras literárias, memórias ou monografias locais, sobre a actividade dos cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares, nos séculos XVIII e XIX em Portugal.
Portugueses ou estrangeiros, tinham funções essencialmente nas relações comerciais e sem relação com os diplomatas dos respectivos países. Eram normalmente negociantes e encontravam-se, na maioria esmagadora dos casos, em localidades portuárias no continente e nas ilhas.

Todas as informações serão benvindas e importantes para o estudo que estou a concluir.

Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos

Resposta

Link directo:

RE: Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares

#286216 | Henrique Figueira | 01 set 2011 23:31 | Em resposta a: #286178

Caro Lourenço,

Tenho um antepassado, Agostinho Rodrigues Albino, natural do Porto, que desempenhou as funções de vice-cônsul do Uruguai em Setúbal, em 1855, pelo menos.
Foi nomeado em 20 de Março de 1847 ("Anuário português, histórico, biográfico e diplomático", António Valdez, p. 134, 1855).
Faleceu em 1868 em Setúbal (ainda estou à procura da assento de baptismo...), onde residia e era abastado comerciante e propritário.
Na então vila de Setúbal era Administrador do Régio Contrato do Tabaco.

Foi feito Cavaleiro da Ordem de Cristo em 27/03/1840, por D. Maria II "em atenção aos padecimentos, que por sua lealdade à Causa do Throno Legítimo e da Liberdade sofreu na calamitosa ephoca da Usurpação" (Registo Geral de Mercês, D. Maria II, liv. 13, fl. 12).

Se necessitares de mais detalhes dispõe.
Abraço,
Henrique Albino Figueira

Resposta

Link directo:

RE: Cônsules, vice-cônsules, cônsules-deputados, agentes consulares

#286228 | LCM | 02 set 2011 11:08 | Em resposta a: #286216

Caro Henrique

Muito obrigado. O meu trabalho é sobre os Cônsules das Duas-Sicílias e interessam-me referências aos cônsules e suas funões, nomeadamente em memórias, monografias, etc.
O perfil deste teu antepassado é caracterítico da maiori dos cônsules e vice-cônsules: abastado comerciante e proprietário, administrador do Régio Contrato do Tabaco, cavaleiro da Ordem de Cristo.

Um abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 21 mai 2024, 03:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen