AD Viana Castelo- ajuda

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

AD Viana Castelo- ajuda

#286182 | jagmc | 01 set 2011 17:00

Precisava do auxílio de algum confrade que frequente o Arquivo Distrital de Viana do Castelo.

Pretendia obter dados do nascimento de Severino António Rodrigues, filho de João Rodrigues da Cruz e de Gertrudes Maria Cândida, nascido na freguesia de S. Tiago de Poiares.

E de Margarida Josefa Magalhães filha de António José de Magalhães e de Joaquina Monteiro, nascida na freguesia de S. Julião do Freixo.

Estes meus trisavós casaram em S. Julião do Freixo em 6 de Agosto de 1829, pelo que devem ter nascido antes de 1810.

Desde já muito grato.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286300 | Casimiro | 02 set 2011 19:50 | Em resposta a: #286182

Caro J. Correia,
Hoje tirei alguns minutos e pesquisei um pouco para si.
Severino António Rodrigues e Margarida Josefa Magalhães casaram em S. Julião do Freixo em 06-08-1829. Isto já você sabia e como não sei se sabe o teor do registo, aqui vai parte: "... e com dispensa apostólica de parentesco entre si, de primeiro grau de afinidade por cópula ilícita do contraente em falsa imputação, de que fez justificação legal ...".
Ele filho de João Rodrigues da Cruz, nascido em Poiares em 08-03-1762 e de Gertrudes Maria Cândida, natural de Balugães, Barcelos e moradores na Quinta da Igreja, Poiares. Não encontrei o assento de nascimento de Severino nem o casamento dos pais em Poiares, possivelmente foram em Balugães, mas encontrei três irmãos do Severino, nascidos em Poiares. Neto paterno de Domingos Rodrigues Furriel, natural do lugar de Agros, freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, Viana do Castelo e de Inocência Maria, nascida em 22-02-1734, no lugar da Cal do Rego, Poiares e moradores na Torre de Rosende, Poiares. Ainda não encontrei o casamento destes. Neto materno de Antónia Lopes, solteira, de Balugães. Bisneto paterno de Domingos Rodrigues e de Joana Alvares, de Santa Leocádia de Geraz do Lima e de Francisco Gonçalves da Cruz e de Maria Francisca, do lugar da Cal do Rego, Poiares..
Margarida Josefa, nasceu em 09-04-1806, no lugar das Barreiras, S. Julião do Freixo, tendo como padrinhos Gregório José do Lago e seu sobrinho João Miguel do Lago, do lugar do Curutelo, Freixo, filha de António José de Magalhães, nascido em 02-06-1752, no lugar das Barreiras, Freixo e de Joaquina Maria Monteiro, nascida em 01-08-1766, no lugar da Igreja, Freixo. Casaram em 30-10-1803, em Freixo. Neta paterna de António José de Magalhães, nascido em 27-02-1712, lugar das Barreiras, Freixo e de Quitéria Maria Pereira, natural de S. Tiago de Arcozelo, suponho que Barcelos. Neta materna de António Monteiro, nascido em 13-06-1739 no lugar dos Carvalhos, Freixo e de Camila Engrácia, nascida em 16-08-1734, no lugar de Ozenda, Poiares. Não encontrei o casamento destes, pois o respectivo livro de Poiares está retirado à consulta. Bisneta paterna de João de Magalhães e de Benta da Silva, casados estes em 02-06-1703, no Freixo e de Francisco Gonçalves e de Jerónima ..., de S. Tiago de Arcozelo. Bisneta materna de João Monteiro e de Maria Ribeira, do lugar dos Carvalhos, Freixo e de Francisco Alves de Araújo (ou da Costa) e de Escolástica Teresa, de Poiares. João de Magalhães é filho de António de Magalhães e de Justa Durães, de Poiares e Benta da Silva é filha de Domingos Esteves e de Maria Gonçalves, do lugar da Igreja, Freixo.
Há um casamento em 07-01-1725 em Freixo de João Monteiro com Maria Alvares (que não sei se corresponde à Maria Ribeira), ele filho natural de António Monteiro, da cidade de Braga e de Maria Mendes, solteiro, do Freixo. ela filha de Dionísio Fernandes e de Sebina (será Severina?) Alvares, do lugar dos Carvalhos, Freixo e casados estes em 28-10-1696. Este casamento não apresenta o nome dos pais dos contraentes e teve como testemunhas Francisco da Silva Gayo, da cidade de Braga e Bernardino Rebelo de Menezes.
Por agora é tudo, se quiser alguma fotocópia, informe-me e se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286316 | jagmc | 02 set 2011 22:25 | Em resposta a: #286300

Caro Casimiro Puga


Os meus agradecimentos. De uma penada só deu-me muito mais do que esperava.
As cópias arranjarei depois com tempo, obrigado.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286323 | rgmatos | 02 set 2011 23:49 | Em resposta a: #286300

Caro Casimiro Puga,

Fico envergonhado de perdir-lhe alguma pesquisa no AD de Viana do Castelo. Vou deixar registrado neste post alguns antepassados que procuro em Ponte de Lima. Talvez você ou alguém por aqui já possua algo...

João Alvares filho de João Alvares cc. Maria Francisca, todos de Sandiães, Ponte de Lima. Ele deve ter nascido por volta de 1678.

Paulo Francisco filho de João Francisco cc. Domingas Gonçalves, todos de Sandiães. Ele deve ter nascido por volta de 1707. Os pais morreram antes de 1720.

São estes dois antepassados que nasceram em Sandiães e se casaram com jovens de Santa Marinha de Alheira.

Melhores cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286325 | Casimiro | 03 set 2011 00:01 | Em resposta a: #286323

Caro Ricardo,
Não há que ter vergonha, o problema é o tempo, que é escasso. De qualquer maneira, para a semana, darei uma vista de olhos.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286432 | derfla | 04 set 2011 15:58 | Em resposta a: #286323

Caro confrade Casimiro Puga
Se tiver um momento na sua passagem no AD de Viana do Castelo serà que seja possivel me ajudar na minha pesquisa destes antepassados:

Joanna Maria Ribeiro da Rocha natural de Vila Franca Castelo Branco casada com José Manuel de Sousa Barros nascido a 15/02/1866 em Souto Rebordões
Filha de:Antonio Fernandes da Rocha e de Joanna Ribeiro da Rocha

E de:Manuel Pedro Barros(pai de José Manuel) natural de Souto Rebordões Viana do Castelo
Filho de :João Pedro Barros e de Rosa Marinho

Cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286465 | joaocoma | 04 set 2011 21:30 | Em resposta a: #286182

Caro J. Correia,

Partilhamos os mesmos trisavós: Severino Rodrigues e Margarida Magalhães. Por conseguinte, somos familiares. Chamo-me João Magalhães, sou de Vila do Conde, e há largo tempo que pesquiso a árvore de costados da família. com visitas esporádicas ao arquivo distrital de Viana do Castelo. A informação prestada por Manuel Puga foi capital acerca dos ascendentes, particularmente, de Margarida Magalhães, ramo do meu particular interesse. Posso-lhe acrescentar que Margarida Josefa de Magalhães é irmã de Maria Josefa de Magalhães que casou com João Manuel Jácome do Lago Felgueiras Gaio. Sua filha Rosa, casou com José Machado Pais de Araújo Felgueiras Gaio, de cuja união nasceria o primeiro e único Visconde de Fervença, Carlos Alberto Machado Pais de Araújo Felgueiras Gayo. Mas isto são ligações que pode seguir na Genea. O meu problema foi encontra a ligação: Maria Magalhães é irmã de Margarida Magalhães.
Foi um prazer partilhar estas informações, particularmente, com um familiar. Preparo-me para fazer uma visita a S. Julião do Freixo para ver in loco as raizes.
Um abraço fraternal
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286468 | joaocoma | 04 set 2011 22:05 | Em resposta a: #286300

Caro Casimiro Puga,

Primeiro, quero agradecer-lhe os dados que forneceu ao meu familiar J. Correia, pois ajudaram-me bastante no desbloqueio da pesquisa genealógica que venho encetando, pautada por algumas visitas ao Arquivo Ditrital de Viana do Castelo. Segundo quero pedir-lhe desculpa por ter errado o nome de V. Exa. na minha resposta a J. Correia.
Depois queria fazer-lhe um pedido. Solicitar as fotocópias dos assentos de nascimento e de casamento (se possível) de António José de Magalhães e cônjuge, de João de Magalhães e cônjuge e de António de Magalhães e cônjuge, reportando-me, por conseguinte, ao teor da sua resposta a J. Correia. Para não ter um daqueles sustos de morte com o preço das fotocópias, solicito, ainda, que me informe dos custos de tal pedido através do e-mail joao_coma@hotmail.com.
Os meus agradecimento e melhores cumprimentos
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286472 | Casimiro | 04 set 2011 22:28 | Em resposta a: #286468

Caro João Magalhães,
Lapsos qualquer um tem, não se preocupe, é normal e não tem nada que agradecer. Para a semana tratarei das fotocópias e como deve saber, fotocópias simples, dos paroquiais, são um euro cada. Aguarde notícias.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286477 | jagmc | 04 set 2011 22:48 | Em resposta a: #286465

Caro João,

Eu também sou João e Magalhães, só que tenho mais o Correia.

O meu pai era natural de Vila do Conde e era neto de Manuel Rodrigues Magalhães, filho de Severino e de Margarida Josefa. Sei que Severino e mulher faleceram em Gilmonde (ainda não tive disponibilidade para ver os assentos) e os meus bisavós Manuel Rodrigues Magalhães e Maria da Conceição Costa casaram também em Gilmonde.

Gostei de tomar conhecimento de alguém ligado à familia.

Um abraço

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286481 | joaocoma | 04 set 2011 22:57 | Em resposta a: #286472

Caro Casimiro Puga,

Agradeço-lhe a compreensão e a resposta lesta. A minha resposta é, naturalmente, afirmativa e fico, por conseguinte, a aguardar a forma de envio e pagamento das referidas. Muito obrigado!
Os meus melhores cumprimentos
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286486 | rgmatos | 04 set 2011 23:04 | Em resposta a: #286325

Caro Casimiro,

Muito obrigado pela resposta. Se não puder pesquisar, não esquenta. Em breve os mórmons devem carregar mais alguns livros paroquiais.

Lendo os outros posts deste tópico, notei que as fotocópias são pagas. Para mim me bastam as datas e os nomes. Agora, se tiver que pagar algum valor, você pode falar que eu te envio pelo Santander.

Obrigado novamente!

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286491 | joaocoma | 04 set 2011 23:15 | Em resposta a: #286477

Caro João,

O mundo é realmente pequeno, caro João. Também sou bisneto de Manuel (Manoel no assento de nascimento) Rodrigues de Magalhães e de Maria da Conceição da Costa Ribeiro. Os nosso avós eram, por conseguinte, irmãos. Eu sei que tenho primos com o apelido Correia. A minha mãe é mais conhecedora destas ligações. Os meus avós (os meus pais eram primos) João e Américo tinham irmãos e irmãs, filhos de Manoel e Maria da Conceição. Estou convencido que foi uma das irmãs, minha tia-avó, que é tua (permite-me a intimidade) avó, que casou com um Correia que viria a ser teu avô. Gostaria de pedir-te, se não for incómodo, que me fornecesses os nomes dos teus avós e pais, bem como os dos teus, e datas/locais de nascimento, se não fôr pedir muito. O meu e-mail é joao_coma@hotmail.com. Há anos que ando nesta pesquisa lenta, mas deliciosa. E é sempre bom saber as ramificações que o nosso sangue seguiu.
Caso precises de alguma informação genealógica que esteja na minha posse, estou à tua inteira disposição.
Um grande abraço fraternal
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286529 | Casimiro | 05 set 2011 14:48 | Em resposta a: #286486

Caro Ricardo
Os nomes que expôs não são nada fáceis de pesquisar.
João Alvares: não encontro o nascimento, nem o casamento dos pais. A mãe Maria Francisca faleceu em 07-03-1710 e o seu viúvo João Alvares tornou a casar em 26-10-1710 com Maria Gonçalves, filha de Gregório Gonçalves e de Catarina Gonçalves. Faleceu um João Alvares, viúvo, em 23-02-1724 no lugar de Meeiros. Vistos assentos de Sandiães desde 1653 a 1715.

Paulo Francisco nasceu em 28-11-1699 no lugar da Ponte de Anhel, Sandiães, filho de Domingos Francisco, falecido em 15-02-1710, no lugar da Ponte e de Domingas Gonçalves. Não encontrei o casamento dos pais nem o óbito da mãe.
Irmãos do Paulo: Eugénia, nascida em 05-03-1702 e Josefa, nascida em 27-02-1704. Em 05-04-1710 faleceu uma Leonarda, filha de João Francisco, da Ponte de Anhel (não sei se será irmã dos anteriores).

Os pais do João e do Paulo teriam casado noutra freguesia? Possivelmente.

Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286533 | Casimiro | 05 set 2011 15:18 | Em resposta a: #286432

Caro Alfredo Barros,
João Manuel de Sousa Barros nasceu em 15-08-1866 (e não em Fevereiro) no lugar de Mezão, Souto de Rebordões, Ponte de Lima, filho de Manuel Pedro ou Manuel António de Barros e de Rosa Maria Fernandes. Manuel António de Barros nasceu em 02-09-1826 no lugar do Marujal, Souto de Rebordões, filho de João Pedro da Cunha, nascido em 22-10-1796 no lugar de Mezão e de Rosa Marinho (ou Rosa Maria Pereira ou Rosa Pereira Rainha), neto paterno de Jacinto José da Cunha e de Rosária Maria, do lugar da Bouça, Fojo Lobal, Ponte de Lima e neto materno de Manuel José Pereira Rainho e de Margarida Rosa, do lugar da Fonte ou do Mezão, Souto de Rebordões.
Rosa Maria Fernandes nasceu em 27-10-1830 no lugar de Senra, Souto de Rebordões, filha de Francisco Fernandes e de Maria Joana de Sousa, do lugar de Senra e casados estes em 11-08-1825 em Rebordões. Neta paterna de Pedro José Fernandes e de Francisca Cerqueira, do lugar da Póza (?), Santa Maria de Rebordões, Ponte de Lima e neta materna de João António de Sousa e de Cecília Francisca (ou Cecília Maria), do lugar da Costa, Souto de Rebordões e casados estes em 06-02-1801 em Souto de Rebordões.
Manuel José Pereira Rainho é filho de António José Pereira e de Maria Luiza, do lugar de Mezão, Souto de Rebordões.
Margarida Rosa é filhade José Fernandes e de Rosa Maria, do lugar da Badela, S. Vicente de Fornelos, Ponte de Lima.
João António de Sousa é filho de Manuel José de Sousa e de Catarina Maria, do lugar do Ribeiro, Souto de Rebordões.
Cecília Francisca (ou Maria) é filha de Isabel Maria Neves, solteira, do lugar da Bouça da Casa, Souto de Rebordões.

Joana Maria Ribeiro da Rocha é de Castelo Branco ou de Viana do Castelo ?

Os melhores cumprimentos,
Csamiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286545 | derfla | 05 set 2011 17:30 | Em resposta a: #286533

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigado pelos dados que me fornece,é uma grande ajuda para mim,

Joana Maria Ribeiro da Rocha é de: Vila Franca Viana do Castelo foi um erro meu

João Manuel de Sousa Barros:serà que João se chama José?


Os melhores cumprimentos,

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286546 | Casimiro | 05 set 2011 17:38 | Em resposta a: #286545

Caro Alfredo,
Se calhar foi erro meu, irei confirmar.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286548 | derfla | 05 set 2011 17:45 | Em resposta a: #286546

Caro Casimiro Puga

Fico lhe muito agradecido pela sua ajuda

Cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286591 | rgmatos | 06 set 2011 02:34 | Em resposta a: #286529

Caro Casimiro,

Muitíssimo obrigado pela ajuda. Fico te devendo uma.

Continuarei buscando por pistas nos livros que já se encontram comigo e naqueles disponibilizados pelos mórmons. Acredito que encontrarei algo na freguesia de Panque.

Obrigado novamente. Se precisar de algo aqui do Rio de Janeiro, peça que eu te mando.

Cumprimentos,

Ricardo.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286727 | Casimiro | 07 set 2011 19:17 | Em resposta a: #286316

Caro J. Correia,
Mando-lhe mais uns elementos.
Domingos Rodrigues Furriel nasceu em 14-03-1736 no lugar de Agros, Santa Leocádia de Geraz do Lima e casou em 19-05-1761 em Poiares c/ Inocência Maria. Os pais Domingos Rodrigues e Joana Alvares casaram em 08-08-1717 em Santa Leocádia, ele filho de Manuel Rodrigues, de Perre (não sei se lugar ou a freguesia de S. Miguel de Perre) e de Francisca Pires, da Fraga e casados estes em 28-03-1684 em Santa Leocádia e filha a Francisca Pires de Jácome Alvares e de Francisca Pires. A Joana Alvares é filha de João Alvares, do Ventoso e de Domingas Gonçalves, casados estes em 01-09-1693 em Santa Leocádia, sendo a Domingas Gonçalves já viúva.

João de Magalhães nasceu em 30-06-1675 no lugar da Quinta, Poiares e casou em 02-06-1703 com Benta da Silva, nascida em 18-07-1677 em S. Julião do Freixo. O pai do João, António de Magalhães casou em 29-05-1672 em Poiares com Justa Durães, sendo ele filho de Salvador Dias e de Maria Gonçalves, da freguesia de Gualtar, Braga. A Justa Durães é filha de Afonso Durães e de Justa Gonçalves, de Poiares. Não encontro o nascimento da Justa nem o casamento dos pais em Poiares, que deveriam ser antes de 1632, quando começam os paroquiais desta freguesia. Encontrei quatro irmãos da Justa: Afonso, N-23-10-1633, Francisco, N-16-03-1636, Isabel, N-22-02-1639 e Maria, N-16-04-1645, em Poiares.
Os pais de Benta da Silva, Domingos Esteves e Maria Gonçalves casaram em S. Julião do Freixo em 22-01-1676, casamento sem nome dos pais dos contraentes. Ele natural do lugar da Igreja, Friastelas, Ponte de Lima e falecido em 23-05-1718 no lugar das Barreiras, Freixo e ela falecida em 04-08-1714, também no lugar das Barreiras, Freixo. Em S. Julião do Freixo faltam os livros de óbitos de 1726 a 1804.

Os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286856 | Casimiro | 08 set 2011 22:09 | Em resposta a: #286545

Caro Alfredo Barros,
Efectivamente o nome correcto é José Manuel e não João Manuel.
Entretanto mando-lhe mais alguns elementos, referentes à freguesia de Fojo Lobal, Ponte de Lima.
João Pedro da Cunha nasce em 19-01-1800 no lugar da Bouça, Fojo Lobal, filho de Jacinto José da Cunha e de Rosária Maria. Esta foi exposta na Roda de Ponte de Lima e criada na freguesia de Fojo Lobal, em casa de Vitória da Costa. Faleceu no lugar da Bouça, Fojo Lobal em 11-08-1845. Casou com o Jacinto em 11-11-1798 em Fojo Lobal. O Jacinto nasceu em 21-10-1777 no lugar da Bouça, Fojo Lobal, mas foi baptizado em 23-12-1777 na Igreja Abadia de São João do Souto, Braga, casou em 11-11-1798 e faleceu em 27-09-1849, no lugar da Bouça "... sendo atacado dapupelezia ..." (apoplexia). Filho de Manuel Joseph da Cunha e de Rosa Maria de Barros, casados em 27-08-1770 em Fojo Lobal. O Manuel nasceu em 27-05-1737 no lugar da Portela, Brandara, filho de José da Cunha e de Maria de Melo. A Rosa Maria de Barros nasceu em 16-07-1742 no lugar da Bouça, Fojo Lobal, filha de João de Barros e de Francisca Dantas (ou Fernandes). José da Cunha nasceu em 26-05-1710 no lugar de Couram, S. Tiago de Brandara e casou em 27-11-1730 em Brandara com Maria de Melo. Ele filho de Manuel de Araújo e de Isabel Antunes, casados em Brandara em 14-11-1709 e neto paterno de João de Araújo e de Isabel de Amorim e neto materno de João Ribeiro e de Isabel da Cunha. A Maria de Melo é filha natural de Lucas de Mello Bezerra, morador em Brandara e de Vitória, solteira, moradora em Calheiros, Ponte de Lima.
João de Barros nasceu em 24-02-1697 em Fojo Lobal e casou em 18-06-1742 em Fojo Lobal com Francisca Dantas (ou Fernandes), ele já viúvo de Maria Fernandes, filho de João de Barros e de Domingas Gonçalves, casados em 26-04-1696 em Fojo Lobal, neto paterno de Simão de Barros e de Ana Gonçalves, casados em 16-04-1657 e neto materno de João Roiz e de Isabel, solteira, do lugar da Mata, Fojo Lobal.
Francisca Dantas (ou Fernandes) nasceu em 27-03-1706, no lugar de Prados, Fojo Lobal, padrinhos: Nicolau Pereira do Lago ou Lima, clérigo, filho de Gaspar Pereira Lima e de sua mulher Isabel Pereira do Lago, de Souto de Rebordões. Filha de Domingos Fernandes e de Jerónima Dantas, casados em 01-02-1692 em Fojo Lobal, neta paterna de Salvador Fernandes e de Antónia Gonçalves, casados em 29-06-1652 em Fojo Lobal e neta materna de Gaspar Dantas, natural da vila de Barcelos e de Ana de VillaBoas, moradora em Santa Eulália de Rio Côvo.
Por agora é tudo, os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286924 | derfla | 09 set 2011 17:01 | Em resposta a: #286856

Caro Casimiro Puga,

Não sei como lhe agradecer pela sua paciência
que me fez dar um grande passo na minha genealogia
Muito obrigado


Os meus melhores cumprimentos

Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286943 | Casimiro | 09 set 2011 19:52 | Em resposta a: #286924

Caro Alfredo de Barros,
Ainda tenho mais para si.
Lucas de Melo Bezerra casou em 06-11-1706 na freguesia de Brandara, Ponte de Lima, com Domingas Barbosa de Amorim, filha de Joseph Lopes Calheiros e de Margarida Fernandes. Lucas de Melo Bezerra é filho do Capitão Bento de Melo Bezerra e de Joana Martins e o Bento é filho de Bartolomeu Bezerra e D. Ana de Lima. José Lopes Calheiros e estes últimos já estão aqui no GeneAll com bolinha azul, pois pelos vistos você foi prendado com esta fidalguia e já tem muito com que se entreter a pesquisar no GeneAll.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286950 | mafs | 09 set 2011 20:55 | Em resposta a: #286943

Caro Casimiro Puga

se me puder desde ja agradeço.

moro no Porto e nao tenho disponibilisdade para ir ao Arquivo de Viana

DOMINGOS VIEIRA nascido em Cuide de Vila Verde, Ponte da Barca filho de Baltazar Rodrigues e Maria Gonçalves
Domingos Vieira casou-se com Maria Francisca em 21 de abril de 1662 em Silva, Barcelos.

se me conseguir alguns dados deste Domingos Vieira e seus pais

o meu muito obrigado

Manuel

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286958 | Casimiro | 09 set 2011 22:31 | Em resposta a: #286950

Caro Manuel,
Para a semana verei o que poderei fazer.
Cumprimentos
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286981 | barros alf | 10 set 2011 09:02 | Em resposta a: #286943

Caro Casimiro Puga,

Mais uma vez lhe agradeço pela sua ajuda,fiquei surpreendido de ser desta fidalguia

Queria só lhe pedir mais um favor,se o confrade se tiver tempo,sera possivel me encontrar o assento de nascimento de: Joanna Maria Ribeiro da Rocha (minha Bisavo)natural de Vila Franca (Viana do Castelo)esposa de José Manuel de Sousa Barros recebidos na Igreja da Misericodia de Viana do Castelo
meu avô Avelino Manuel de Sousa Barros nasceu no 15/07/1896 em Vila Franca
filha de:Antonio Fernandes da Rocha e de Joanna Ribeiro da Rocha
Eu pedi a AD Viana do Castelo,encontraram uma Joanna Maria mas não eram os mesmos pais


Melhores cumprimentos,
Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286986 | Casimiro | 10 set 2011 12:34 | Em resposta a: #286981

Caro Alfredo Barros,
Eu já tinha pesquisado o nome da sua bisavó Joana, mas como também os nomes dos pais não me conferiam, ainda não os enviei. Mas eu acho que é mesmo esta Joana, pois a mãe dela que você me dá como Joana Ribeiro da Rocha e aqui aparece como Joana Rodrigues Gaivoto, é a mesma, pois a mãe tem apelido Rocha e a avó é Teresa Ribeiro da Rocha, onde a neta foi buscar o apelido. De qualquer maneira aqui vai e mais tarde vê-se se estamos certos ou errados.
Joana Maria Ribeiro da Rocha basceu em 22-04-1862 no lugar do Monte, Vila Franca do Lima, filha de António Fernandes da Rocha, artista e de Joana Rodrigues Gaivoto (ou Joana Ribeiro da Rocha).
António Fernandes da Rocha nasceu em 08-12-1827 no lugar do Pinheiro, Vila Franca, casou em 26-05-1852 em V. Franca com Joana Rodrigues Gaivoto, filho de António Fernandes e de Maria da Rocha, neto paterno de Sebastião Fernandes e de Teresa Ribeiro, de Vila Franca e neto materno de Maria da Rocha, solteira, da freguesia de Subportela.
Joana Rodrigues Gaivoto nasceu em 01-03-1827 em Vila Franca, casou em 26-05-1852 em V. Franca com António Fernandes da Rocha, filha de Domingos Rodrigues Gaivoto, da freguesia de Santa Eulália de Vila de Punhe e de Micaela da Rocha, de V. Franca, neta paterna de António Rodrigues Gaivoto e de Maria Teresa Pereira da Rocha, de Vila de Punhe e neta materna de Manuel Caetano Alves de Miranda e de Teresa Ribeiro da Rocha (ou Teresa Maria da Rocha), estes da Casa de Santa Cruz, em Vila Franca.
António Fernandes nasceu em 04-07-1797 no lugar do Pinheiro, V. Franca, casou em 27-02-1827 em V. Franca (com a indicação de que serviu de Juiz) com Maria da Rocha, filho de Sebastião Fernandes e de Teresa Ribeiro, neto paterno de Miguel Fernandes e de Isabel Ribeiro e neto materno de João Alvares Ribeiro e de Maria Ribeiro, todos de Vila Franca.
Maria da Rocha nasceu em 21-02-1799 no lugar de Cortegaça, freguesia de S. Pedro de Subportela, filha de Maria da Rocha, também solteira, do lugar da Cortegaça, Subportela, neta materna de João da Rocha, de Subportela e de Quitéria Maria, da freguesia de Santa Eulália de Palmeira de Faro, suponho que Barcelos ou Esposende?.
Sebastião Fernandes casou em 08-06-1791 em V. Franca com Teresa Ribeiro, filho de Miguel Fernandes e de Isabel Ribeiro (estes casados em 29-05-1747 em V. Franca, neto paterno de Manuel António e de Maria da Rocha, de Vila de Punhe e neto materno de Domingos Mendes e de Maria Ribeira, do lugar de Gondufe, Vila Franca.
Teresa Ribeiro casou em 08-06-1791 em V. Franca com Sebastião Fernandes, filha de João Alvares Ribeiro e de Maria Ribeiro, do lugar de Gondufe, V. Franca (estes casados em 22-02-1751 em V. Franca), neta paterna de Agostinho Alves e de Maria Ribeira, do lugar da Lomba, aldeia de Gondufe, Vila Franca e neta materna de Francisco Ribeiro da Torre e de Joana Ribeira, do lugar do Pinheiro, Vila Franca.
Maria da Rocha, solteira, nasceu em 11-08-1770 no lugar de Cortegaça, Subportela, filha de João da Rocha e de Quitéria Maria, estes casados em 05-02-1770 em V. Franca (a Quitéria Maria era de Palmeira de Faro mas morava no lugar da Conceição, Vila Franca, em casa do António Vieira Guedes), neta paterna de Miguel da Rocha e de Mariana da Rocha, dolugar da Cortegaça, V. Franca e neta materna de Francisco Domingues e de Maria Francisca da Cruz, de Santa Eulália de Palmeira de Faro.
Domingos Rodrigues Gaivoto é filho de António Rodrigues Gaivoto e de Maria Teresa Pereira da Rocha, todos naturais de Vila de Punhe (estes não se podem pesquisar, para já, pois sei que os livros se encontram com o padre local).
Micaela da Rocha (ou Micaela Ribeiro ou Micaela Alvares) nasceu em 01-09-1792 em Vila Franca, filha de Manuel Caetano Alves de Miranda e de Teresa Ribeiro da Rocha (ou Teresa Maria da Rocha), da Casa de Santa Cruz em Vila Franca (casados estes em 02-06-1792 em V. Franca), neta paterna de Caetano Alvares e de Ana Vaz (não encontrei este casamento em Vila Franca) e neta materna de Francisco António, de Vila de Punhe e de Isabel Ribeiro, de Vila Franca, casados estes em 03-05-1752 em V. Franca. O Francisco António é filho de Manuel António e de Maria Fernandes, do lugar de Milhões, Vila de Punhe e a Isabel Ribeiro é filha de Gonçalo Fernandes e de Maria Ribeira, do lugar da Rua Cega, aldeia de Gondufe, Vila Franca.

Já agora, senhor Alfredo Barros, de que localidade está a escrever?

Por agora é tudo, entretenha-se no fim de semana a compilar tudo isto, que já não é pouco,
com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286988 | barros alf | 10 set 2011 13:23 | Em resposta a: #286986

Caro Casimiro Puga

Muito obrigado pelo seu excelente trabalho

A localidade onde eu vivo é en França,vim para aqui em 1970 por isso o meu portugues é muito fraco,hà 2 anos que tento encontrar os meus familiares,meu pai faleceu em 1962 e até hoje nunca conheci meus tios e primos que eram do Porto


os melhores cumprimentos,
Alfredo Barros

Resposta

Link directo:

Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#286992 | MJNFVC | 10 set 2011 15:55 | Em resposta a: #286472

Caro Sr Casimiro Puga:

Socorrendo-me dos seus bons ofícios, tomo a liberdade de lhe pedir o favor de fazer por mim uma pesquisa no A. D. de Viana do Castelo.

Procuro o assento do baptismo de Pantaleão, casado em 1728 e, portanto, nascido entre os últimos anos de 1600 e os primeiros de 1700, segundo uma fonte, a mais verosímil, em Paredes de Coura, segundo outra em Fontoura, Valença e segundo outra ainda, a menos fiável, em Silva, Barcelos, filho de José da Costa Dantas, este nascido em 1656 em Paredes de Coura, e de Maria Vicente de Sousa.

Se precisar de qualquer pesquisa genealógica semelhante em Lisboa, estarei ao dispor.

Com cumprimentos e agradecimentos antecipados,

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#286996 | QuintaVale | 10 set 2011 18:26 | Em resposta a: #286472

Caro Casimiro Puga,

Vendo a sua amabilidade em ajudar vou tentar abusar, tenho um Manuel Rodrigues, falecido a 1739 S. Miguel do Mato, Arouca, onde encontrei orientação a S. Nicolau de Masarefe Barcelos, teria nascido por volta 1690, seria filho de Bartolomeu Martins e de Maria Rodrigues, também de Masarefe, seria cunhado do padre João de Oliveira Gomes, este padre pode ser natural de Merceana Alenquer.

Com os meus cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287052 | jagmc | 11 set 2011 15:02 | Em resposta a: #286727

Caro Casimiro,

Renovo os meus agradecimentos.

Encontrei o assento de Severino em Balugães, bem como o casamento dos pais. Se por acaso ficou com os dados dos irmãos nascidos em S Julião e mos puder fornecer, agradeço.

Se alguma vez lhe puder ser útil pelo Porto, disponha.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287076 | Casimiro | 11 set 2011 22:04 | Em resposta a: #287052

Caro J. Correia,
Está com sorte, ainda tenho esses elementos, mas atenção que nasceram em Poiares e não S. Julião:
Josefa, N-11-01-1798, Marcelina Rosa, N-25-08-1803 e Maria, N-08-10-1805.
Irmãos da Margarida Josefa, nascidos em S. Julião do Freixo:
Rita Joaquina, N-26-05-1804, Lugar da Igreja e Teresa, N-11-02-1809, lugar das Barreiras.
Obrigado por se pôr ao dispôr no Porto,
melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287127 | Casimiro | 12 set 2011 19:44 | Em resposta a: #286996

Caro Arménio Oliveira,
Não encontrei nenhum casamento entre Bartolomeu Martins e Maria Rodrigues em Mazarefes, mas sim um entre Bartolomeu Martins e Domingas Rodrigues (Roiz). Será este o que procura?, não vejo outro. Mando-lhe os elementos, mas com reservas.
Manuel Rodrigues nasceu em 04-09-1677 em Mazarefes, filho de Bartolomeu Martins e de Domingas Roiz, neto paterno de Domingos Martins (Mordomo) e Isabel Roiz e neto materno de Manuel Roiz e Isabel Martins. Não encontro o casamento destes avós.
Bartolomeu Martins nasceu 28-08-1654 em Mazarefes, casou c/ Domingas Roiz em Mazarefes em 04-12-1673 (casaram na Ermida de Nossa Senhora das Boas Novas, Mazarefes) e faleceu em 15-03-1736 (enterrado junto ao altar da Senhora). Depois de enviuvar em 1704 tornou a casar em 09-04-1706 c/ Marta Martins (ou Gonçalves), filha de António Martins e de Maria Gonçalves, de Mazarefes.
Domingas Roiz nasceu em 23-12-1649 em Mazarefes, casou em 04-12-1673 e faleceu em 12-02-1704, Mazarefes.
Filhos de Bartolomeu e Domingas, além do Manuel: Domingas, N-02-10-1674, Miguel, N-29-09-1678, Maria, N-08-09-1683, António, N-12-11-1684 e Maria, N-02-02-1690.
Filha de Bartolomeu Martins e Marta Martins: Maria, N-11-08-1707, no lugar da Senhora, Mazarefes.

Entretanto, em 1725 aparece este óbito: "Por não haver notícia alguma de dois filhos de Bartolomeu Martins, que estavam na Índia, os quais se chamavam, um Manuel e outro António e por passar o termo da Lei da nossa Constituição, lhe fez o dito seu pai Bartolomeu Martins os bens de alma e por verdade fiz este assento que me assino hoje, dez de Julho de mil setecentos e vinte e cinco anos. O Abade Luís Pereira de Castro."

Mas como você diz que o Manuel Rodrigues faleceu em 1739 em S. Miguel do Mato ..., então estes não devem ter nada a ver para o caso.
Aproveite o que tiver de aproveitar, melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287134 | QuintaVale | 12 set 2011 21:14 | Em resposta a: #287127

Caro Casimiro Puga,

Em primeiro muito obrigado pelo seu maravilhoso trabalho, os seus dados tem que ser mesmo correto, a Maria Rodrigues que informei depois de ler a sua Domingas, vou controlar o casamento do Manuel Rodrigues, é mesmo Domingas Rodrigues, também é justo que o Manuel Rodrigues faleceu a 18.9.1739 no Mato, todos os outros dados tem que ser justo.
O avô Domingos Martins (Mordomo) não tem opinião a que se refere?.

O óbito que sita de 1725, o Manuel Rodrigues é justo que faleceu no Mato, mas nada impede que tenha ido a Índia com o irmão e o pai lhe tenha perdido o rasto, pista a ter em atenção?.

Mais uma vez muito obrigado, que se poder ajudar o farei.

Com os meus cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287139 | Casimiro | 12 set 2011 22:02 | Em resposta a: #287134

Caro Arménio Oliveira,
Também achei que estes dados estivessem correctos, para mais agora que me confirma a Domingas Rodrigues, senão também não os teria enviado. Quando ao óbito de Manuel Rodrigues em Mato, é como diz, o pai perdeu-lhe o rasto por ter ido para a Índia e à cautela fez-lhe o bem de alma, mas afinal ainda veio cá morrer depois dele. Quanto ao "Mordomo", na paróquia de Mazarefes o padre escrevia sempre à margem aqueles que o foram, era um cargo para as pessoas de mais relevo na freguesia, era o que preparava e dirigia as festas da Igreja, era o Juiz.
Mais qualquer coisa, mande. Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287212 | Casimiro | 13 set 2011 22:40 | Em resposta a: #286950

Caro Manuel,
Não tenho grandes elementos para si.
Os livros paroquiais da freguesia de Cuíde de Vila Verde começam: baptizados em 1644, casamentos e óbitos em 1658. Por isso não consigo apanhar o nascimento de Domingos Vieira nem o casamento dos pais. Apenas os seguintes óbitos:
"Em vinte e um dias do mês de Maio de 1659 anos faleceu Maria Gonçalves, mulher de Baltazar Roiz, de Marasa (lugar da freguesia) com todos os sacramentos, fez testamento, mandou gastar sete mil reis, de que se gastaram em o primeiro dia com ofício dos padres e agasalho do povo e benesses da Igreja dois mil oitocentos e noventa reis, em fé do que fiz este assento e assinei hoje, dia, mês, era ut supra. O Padre Alexandre Pimentel de Aguiar." Cota 3.10.5.15, pág. 88 v.

"Aos oito dias do mês de Março de mil seiscentos e sessenta e seis anos faleceu Baltazar Roiz, viúvo, do lugar de Marasa, desta freguesia, fez testamento, mandou gastar sete mil reis, em fé do que fiz este assento e assino, era ut supra. O Padre José Pinto Aranha." Cota 3-10-5.15. Pág. 91 v.

E ainda António, filho de Baltazar Roiz, de Marasa e de Maria Gonçalves, faleceu em 18-09-1661 e mandou gastar cinco mil reis.

É tudo o que se consegue apanhar sobre esta família.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287215 | Casimiro | 13 set 2011 23:05 | Em resposta a: #286992

Cara Maria-João Craigie,
Ando às voltas com o Pantaleão e nada. Em que freguesia ele casou e que diz o assento?
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287244 | mafs | 14 set 2011 08:43 | Em resposta a: #287212

Caro Casimiro

muito obrigado pela disponibilidade.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287417 | MJNFVC | 16 set 2011 17:24 | Em resposta a: #287215

Caro Casimiro Puga:

Antes do mais, muitíssimo obrigada pelas suas diligências!

Quanto ao assento de casamento de Pantaleão da Costa Dantas (em Ouro Preto, Minas Gerais, no ano de 1728), indica por naturalidade do nubente São Miguel de Fontoura, Valença, mas toda a família paterna é de Paredes de Coura: Rubiães, Agualonga, Cristelo. Além disso, o assento de nascimento de um neto de Pantaleão em Mariana, Minas Gerais, indica este avô como sendo natural do concelho de Coura...

Bisavô:
GASPAR DA COSTA, "o Velho" (1600?-1670)
*1600? Agualonga, Paredes de Coura, Viana do Castelo.
+20.5.1670 Rubiães, Paredes de Coura.

Avô:
GASPAR DA COSTA (1625-1697)
*1625 Rubiães, Paredes de Coura (bp 9.6.1625).
+26.12.1697 idem
x 8.11.1648 Cristelo, Paredes de Coura.

Pai:
JOSÉ DA COSTA D'ANTAS (1656-?)
*1656 Rubiães, Paredes de Coura (bp 15.9.1656).
X Fontoura, Valença?

Pedindo desculpa pelo incómodo com esta pesquisa, espero que o assento de baptismo de Pantaleão exista!

Muitos cumprimentos,

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287601 | Casimiro | 19 set 2011 19:33 | Em resposta a: #287417

Cara Maria-João Craigie,
Finalmente fez-se alguma luz sobre o Pantaleão, visto que descobri o respectivo baptizado em Fontoura, Valença. É do seguinte teor: "Pantalião, filho de Maria Vicente, galega, solteira, foi baptizado pelo Padre Cura José Roiz aos vinte e nove de Julho e lhe pôs os santos óleos, digo, 29 de Julho de 1694, deu-lhe por pai a José da Costa, viúvo, da freguesia de São Julião da Silva e foi padrinho (com?) Pascoal Barbosa, desta freguesia e por verdade fiz este, era ut supra. Tomás Soares Bacelar, Abade."
Também descobri que a Maria Vicente faleceu em Fontoura em 18-12-1721.
Este assento pouco adianta em relação à mãe, pois não menciona a freguesia da Galiza, nem nome dos pais. Quanto ao pai, pelo menos sabemos que ele foi casado na freguesia de S. Julião de Silva, Valença.
Se precisar da cópia do assento, terá que pôr aqui o seu e-mail e eu enviarei.
Mande notícias, cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287626 | pachancho | 20 set 2011 08:41 | Em resposta a: #286300

Caro Casimiro,
vejo que é frequentado do AD Viana do Castelo, e uma vez que me é um pouco complicado deslocar-me ao mesmo, peço a sua ajuda.
Procuro o casamento de José Baptista de Magalhães (filho de Manuel José Baptista de Magalhães Aguiar e Menezes e Maria Rosa de Araujo Coutinho) com Delfina Pereira de Araujo (filha de Francisco José de Araujo e Joaquina da Conceição Pereira de Albuquerque), deverá ter-se realizado em São Julião de Freixo, por volta de 1900 (tenho uma filha deles que nasceu a 10.8.1901). Todos os dados sobre os mesmos e pais dos mesmos, são bem-vindos.
Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287627 | MJNFVC | 20 set 2011 09:25 | Em resposta a: #287601

Caro Casimiro Puga:

Nem sabe como lhe estou agradecida! Graças a si, está o problema resolvido. Muito e muito obrigada.

Resumindo: Pantaleão, baptizado em Fontoura, Valença, era filho natural de Maria Vicente de Sousa, ali falecida, e de José da Costa Dantas, ao tempo residente em Silva, Barcelos, viúvo, sem geração, de Ana da Rocha, falecida em Rubiães, Paredes de Coura, terra da naturalidade de José e de seus antepassados. Tudo isto justificado a partir de assentos nos respectivos registos paroquiais...!

Se precisar de alguma pesquisa similar nos arquivos de Lisboa, estou à disposição.

Mais uma vez, os meus agradecimentos pela excelente colaboração.

Cumprimentos,

Maria-João Craigie

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287628 | Casimiro | 20 set 2011 09:35 | Em resposta a: #287627

Cara Maria-João,
Atenção que São Julião da Silva, onde o José da Costa Dantas foi casado, é uma freguesia do concelho de Valença e não de Barcelos.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa no A. D. Viana do Castelo

#287629 | MJNFVC | 20 set 2011 10:12 | Em resposta a: #287628

Caro Casimiro:

Obrigada. Correcção feita!

Existirá assento do casamento de José da Costa Dantas com Ana da Rocha em S. Julião da Silva, Valença? Ela faleceu em 1685 em Rubiães, Paredes de Coura, onde ele nascera em 1656, mas desconhece-se presentemente o local e a data deste casamento, bem como a naturalidade e filiação dela.

Se já não tiver disponibilidade para mais esta investigação, compreendo perfeitamente. Já me ajudou imenso!

Cumprimentos,

Maria-João

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287632 | Casimiro | 20 set 2011 11:47 | Em resposta a: #287626

Cara Paula Peixoto,
Possivelmente na sexta-feira.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287633 | luisjrm | 20 set 2011 12:07 | Em resposta a: #287139

Caro Confrade Casimiro Puga

por acaso as vossas pesquisas não se cruzou com um casamento Domingos Gonçalves (do Outeiro) com Maria Francisca, Pais de Marcos Gonçalves (de Fornos) que se casa no Couto-Arcos de Valdevez a 15-11-1710 com Domingas Rodrigues filha de Domingos Rodrigues e de Pascoa Gonçalves (ou com o casamento destes ultimos).
O casal referido são pais de Manuel Rodrigues, baptitzado em São Pedro do Couto a 11-8-1711, que veio para o Alentejo e aqui deixou muita descendencia.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287737 | Forbes | 22 set 2011 08:20 | Em resposta a: #287076

Caro Sr. Casemiro Puga

Nao me conhece pelo que pecp desde ja desculpa pela ousadia do pedido. Vivo em Moscovo e tenho uma investigacao "encravada' por nao me poder deslocar a Portugal. Necessito dos elementos(avos etc) que constam do assento de batismo de Sebastiao que nasceu a 5.3.1744 na Rua do Tojo em Santa Maria Maior, Viana do Castelo e ai foi batizado a 12.3. Era fiilho de Manuel Alves Vitoria e Maria Encarnacao Araujo.
Agradeco desde ja a asua ajuda e caso lhe seja impossivel faze-lo se pode indicar alguem que esteja disposto

Obrigado
Cumprimentos
Jose Bessa
mail-josefbessa@sapo.pt

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287747 | emivar | 22 set 2011 11:50 | Em resposta a: #287626

Paula Peixoto, sou novo por aqui no fórum, mas tenho informações que talvez lhe interessem, a si e a outras pessoas eventualmente. José Baptista de Magalhães, teria nascido por volta de 1875. O seu pai, Manuel José Baptista de Magalhães Aguiar e Menezes, nasceu em 1840 e teria casado entre 1867 e 1870. Era filho de um António José Baptista de Magalhães Aguiar e Menezes que teria vivido entre 1810 e 1880. A esposa do José Baptista de Magalhães, Delfina Pereira de Araújo era filha de Francisco José Araújo (n.1846) e de Joaquina da Conceição Pereira de Albuquerque (n.1842) que casaram em 1870, portanto a Delfina deveria ter nascido por volta de 1875 também, pois esta mesma Delfina teve 1 irmã e 4 irmãos e dois deles nasceram em 1871 e 1873. A mãe de Delfina, Joaquina da Conceição Pereira de Albuquerque nascida em 1842 era filha de Maria Felizarda Martins de Albuquerque e de António Xavier Pereira Couto que nasceram respectivamente em 1801 e 1798 e casaram em 1830. A Joaquina teve 3 irmãs e 2 irmãos. Continuando com a linhagem ascendente, Maria Felizarda, mãe de Joaquina, era filha de Isabel Lopes de Albuquerque e António José Martins que casaram em 1789. A Maria Felizarda era a 2ª mais nova de 6 irmãos. O seu marido, António Xavier Pereia Couto, era filho de João Pereira Couto, que teria vivido entre 1772 e 1845, e de Francisca Xavier.
Se quiser as linhagens detalhadas com os restantes irmãos posso fornecer numa próxima.
Em relação à linhagem dos Araújos posso dizer-lhe que Francisco José de Araújo, pai de Delfina Pereira de Araújo e sogro de José Baptista de Magalhães, era filho de Daniel José de Araújo (1813-1888) e de Maria Teresa Barbosa (1818-1891) que casaram em 2 fevereiro de 1846, tendo tido este casal pelo menos mais dois filhos, João Manuel de Araújo (1851-?) e Thomás José de Araújo (1849-1925). Por sua vez, Daniel José de Araújo era filho de Francisco de Araújo (1781-?) e de Joana Luísa de Sousa Barbosa que casaram em 1805. Desta união houve 4 filhos, sendo o Daniel o 3º filho do casal. Sempre em sentido ascendente, Francisco de Araújo era filho de José António de Araújo (1744-?) e de Teresa Maria que casaram em 1768. Deste casamento houveram pelo menos mais três filhos. E quanto a José António de Araújo, era o 4º filho de Miguel de Araújo (1706-?) e de Luísa Fernandes Marques (1714-?) que casaram em 1734.
Se precisra de mais detalhes é só dizer. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287748 | pachancho | 22 set 2011 12:29 | Em resposta a: #287632

Caro Casimiro,
muito grata pela atenção e disponibilidade.
Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287749 | emivar | 22 set 2011 12:38 | Em resposta a: #287747

Na continuação da minha mensagem anterior, a Paula Peixoto referia que tem uma filha de 1901, do casal Delfina Araújo e José Magalhães, pois eu posso dizer que houve pelo menos mais dois filhos desse casal, não sei os nomes completos mas sei que eram Domingos Baptista de Magalhães que nasceu por volta de 1908 em S. Julião de Freixo, e Manuel Baptista de Magalhães que nasceria em 1912, também em S. Julião de Freixo. Estes dois irmãos Domingos e Manuel, foram os fundadores da antiga Ford de Braga, "Ranhada e Teixeira", e como sou de S. Julião de Freixo tenho conhecimento desses factos. Já agora seria possível fornecer-me o nome e data de nascimento da irmã do Domingos e do Manuel? Desde já agradeço.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287762 | ajmmaraujo | 22 set 2011 16:55 | Em resposta a: #287626

Cara Paula Peixoto

Sou bisneto de Thomás José de Araujo e tenho procurado, sem exito, entroncar o primeiro destes nossos antepassados a que cheguei, de seu nome Pedro de Araujo que viveu e morreu em Moure ( Vila Verde ) em 1722 e foi casado com Jacinta de Andrade, falecida nessa freguesia e 1733. Sei que casaram antes de 1698, mas não encontro o casamento.
Tem alguma noticia sobre esta gente?
Cumprimentos
António Araujo

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287767 | pachancho | 22 set 2011 17:43 | Em resposta a: #287762

Caro Antonio,
quanto a Pedro Araujo e Jacinta, no que diz respeito a casamento e datas de nascimento, ainda não encontrei nada, lamentávelmente. Já somos 3, que eu tenha conhecimento em busca dos mesmos. Se encontrar algo, aviso.
Tomás é irmão de Francisco, do qual descendem os meus sogros (primos pelo ramo dos Araujos).

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287770 | pachancho | 22 set 2011 18:08 | Em resposta a: #287749

Caro Confrade,
antes de mais, o meu agradecimento pelo seu contacto.
Quanto á filha de Delfina e José Magalhães, chama-se Teresa Baptista de Araujo, nascida 10.8.1901, no Lugar das Barreiras, São Julião de Freixo e casou com Sebastião Alves Pereira de Carvalho. Este casal são pais do meu sogro (já falecido) David Baptista de Carvalho casado com Nidia de Araujo (uma vez que é de Freixo deve conhcer, irmã do Geninho, Néné e Miro).
Essa Delfina casada com José de Magalhãe, era irmão de José Pereira de Araujo, do qual descende a minha sogra.
Se tiver dados mais detalhados sobre o ramo dos Araujo (datas de nasc., ob., casamentos...), agradecia as informações, pois tudo o que diga respeito a Freixo, não pesquisei, os livros ainda não estão on-line.

Quanto aos Lope de Albuquerque, tenho o que pude pesquisar nos livros de Barcelos (que estão online), mas quando cheguei ao ramo de Freixo, parei. Sobre este ramo, também pode ver uma mensagem aqui no Geneall, deixado pelo confrade Antonio Julio Trigueiros:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=1133

Por certo, já nos devemos ter cruzado aí por Freixo, em Agosto estive aí a passar férias.

Cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287778 | Casimiro | 22 set 2011 19:24 | Em resposta a: #287633

Caro Luís,
Marco Gonçalves nasceu em 24-06-1674 em S. Pedro do Couto, casou em 15-11-1710, filho de Domingos Gonçalves, do Outeiro e de Maria Francisca.
Domingas Roiz nasceu em 30-08-1685 no lugar dos Fornos, S. Pedro do Couto, casou em 15-11-1710, filha de Domingos Roiz e de Páscoa Gonçalves e faleceu em 01-08-1734, no lugar dos Fornos, Couto. Há uma Marco Gonçalves que faleceu em 17-07-1761 no lugar dos Fornos, mas viúvo de Ana Gonçalves (terei de confirmar se é o mesmo).
Os paroquiais de S. Pedro do Couto começam muito tardiamente, pelos anos de 1662/3; encontrei uma Domingas, irmã do Marcos, nascida em 29-05-1667 e uma Maria, irmã da Domingas, nascida em 10-05-1670, o que quer dizer que possivelmente estes dois casais, Domingos Gonçalves/Maria Francisca e Domingos Roiz/Páscoa Gonçalves, casaram antes do ano de 1662, por isso eu não encontrei o respectivo casamento. Depois direi qualquer coisa sobre os óbitos desta gente toda.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287782 | Casimiro | 22 set 2011 19:57 | Em resposta a: #287737

Caro José Bessa,
Efectivamente o Sebastião nasceu em 05-03-1744 na Rua do Tojo (embora no século XVIII existisse em Viana a Rua do Fojo, em pleno casco medieval, mas eu confirmei e está mesmo escrito "Tojo"), filho de Manuel Alvares Vitória e de Maria da Encarnação.
Em 24-08-1749, na Rua Grande, Viana, nasce José Luís, filho de Manuel Alvares Vitória e de Maria Josepha, neto paterno de Domingos Alvares, natural de S. Bartolomeu de Reiros, Feira e de Domingas da Torre, natural de São Vicente de Manhufe, Bispado de Tuy, Reino da Galiza e neto materno de Estevão Romão e de Micaela Bermudes Pimentel, da freguesia de La Guardia, Bispado de Tuy, Reino da Galiza. Teve como padrinho Francisco Alvares Franco, Comissário Geral da Vedoria da Praça de Viana e madrinha D. Isabel Maria Bermudes Pimentel, da freguesia de Febra, Bispado de Tuy e por seus procuradores o Sargento-mor Manuel Pinto VillaLobos, desta vila.
Em 17-10-1751, na Rua Grande, Viana, nasceu José, filho e netos dos mesmos. Padrinho: o Doutor José António de Brito de Magalhães, da Rua S. Sebastião e madrinha Rosa Maria, filha de António de Passos Soutinho, da Rua Grande, Viana.
Ainda há poucas semanas estive no Arquivo Diocesano de Tuy e se tiver outra oportunidade verei estes "Bermudes Pimentel".
Por hoje é tudo, a ver se amanhã consigo mais alguma coisa. Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287791 | luisjrm | 22 set 2011 21:45 | Em resposta a: #287778

Caro Casimiro

muito obrigado pelos dados referidos, não sei como lhe agradecer, se for necessario alguns dados do Arquivo de Evora disponha.

Cumprimentos
Luis

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287822 | Forbes | 23 set 2011 11:57 | Em resposta a: #287782

Caro casemiro Puga

Muito Obrigado pelas suas informacoes que veem completar e muito as que ja tinha. Eu realmente gostaria de saber mais sobre estes Bermudes Pimentel por serem meus parentes, mas nao e a informacao essencial que explico:

Realmente Manuel Alves Vitoria teve dois casamentos e e do primeiro com Maria da encarnacao Araujo(creio terem casado) de que sou descendente, alias isso esta no Genea como podera verificar...O meu avo filho desses dois era o Pedro Jose Serrao da Veiga(parece ter nascido por volta de 1746) que ali figura com outros irmaos. Estes elementos foram retirados de um estudo genealogico que um primo meu fez mas infelizmente nao continuou, nao tendo conseguido estabelecer ligacao com outros Serrao da Veiga la mais atras. Por esse motivo eu estou interessado no nome dos avos por parte da Maria Encanacao. Poe-se a questao de que o nome Serrao da Veiga so lhe poderia vir pela mae( o que acontecia muitas vezes, sobretudo em familias de militares como esta era). Acontece que ate agora nao foi encontrado o registo do Pedro Jose Serrao da Veiga ou o casamento do Manuel com a Maria da Encarnacao para verificar filiacao dela...

Enfim um misterio a resolver o que para mim e impossivel dado que Viana, lamentavelmente, ainda nao esta online.

Obrigado mais uma vez pela sua atencao

Cumprimentos
Jose Bessa

P.s. peco-lhe o especial favor se me indica o maximo de "coordenadas" dos registos p.ex. nr. dos livros etc

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287830 | emivar | 23 set 2011 13:58 | Em resposta a: #287770

Cara Paula Peixoto,


Conheço muito bem o Geninho e o Néné, os outros que refere não me lembro deles, exceptuando David Baptista de Carvalho. Quanto a Delfina e a José Pereira de Araújo, há um equívoco, pois, de facto eram irmãos, mas o pai de Nídia, do Geninho, etc. chamava-se Arnaldo Pereira de Araújo, outro irmão deles. O ramo José Pereira de Araújo deu origem à família "Alves de Araújo", como por exemplo, Manuel Alves de Araújo, casado com Laurinda Carvalho Magalhães de Araújo, pais do Dr. Ni e por sua vez, Manuel Alves de Araújo, era primo da Nídia, do geninho, etc.
Quanto ao ramo Delfina Pereira de Araújo e José de Baptista de Magalhães, com os filhos Teresa, Domingos e manuel que eu erradamente referi como Magalhães, mas que se chamavam Baptista de Araújo, tinham mais um irmão Amadeu Baptista de Araújo que teria nascido em 1904, e mais uma irmã, cujo nome ainda não consegui apurar, fala-se que emigrou para o Brasil com o marido.
Vou preparar um pequeno dossier sobre Os Araújos e envio-lhe logo que possível. Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287847 | ajmmaraujo | 23 set 2011 19:23 | Em resposta a: #287767

Cara Paula

Muito obrigado. Continuarei a tentar.

Cumprimentos
António Araujo

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287899 | Casimiro | 24 set 2011 18:27 | Em resposta a: #287822

Caro José Bessa,
Pesquisei mais um pouco, mas pouco mais adiantei.
Encontrei mais um filho de Manuel Alves Vitória e Maria da Encarnação, chamado GABRIEL, nascido em 18-12-1738, na Rua da Carreira até Valverde, Viana (Cota: 3.20.3.14, Stª Mª Maior, Viana).
Não encontrei ainda o nascimento do Manuel Vitória Alves e da Maria da Encarnação, desde 1700 a 1720, em Viana e em Caminha. Não encontrei o respectivo casamento, em Viana ou Caminha, desde 1720 a 1750 (de certeza que foram casados, pois o pároco escreveu no nascimento dos filhos "filho legítimo"). Não encontrei o casamento do Manuel com Maria Josefa Pimentel, em Santa Maria Maior.
No GeneAll o Tristão Maria José Serrão da Veiga está como nascido em 1780, qual freguesia ? Se souber outra data mais concreta, de outro ascendente, informe-me.
Os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#287921 | Forbes | 25 set 2011 14:25 | Em resposta a: #287899

Boa tarde

Obrigado mais uma vez.
Nao sabia da existencia deste Gabriel.
E estranho que os registos de batismo dos filhos nao mencionem os avos por parte da Maria da Encarnacao. Esta familia Serrao da Veiga era alentejana e militares pelo que viviam e casavam onde eram colocados. Ha um Belchior serrao da Veiga (dos tais a quem nao consigo ligacao mas serao certamente os mesmos) que nasce cerca de 1678 em barbeita termo de Moncao e depois residiu em Caminha. Parece que a Maria Enc. nasce tambem em Caminha entre 1710 e 1715 dado que o Gabriel nasce em 38. Manuel Alves Vitoria nasce a 2.10.1713 em V.C. Sta. Maria Maior. Tristao filho do Pedro nasce em Evora, batizado em 29.3.1780-BPADE-RP-EVORA, SE,B48 FL.131. e e deste assento que se retira a informacao de que o Pedro tera nascido cerca de 1745 em Viana do Castelo e filiacao.
Manuel Vitoria casa segunda vez em 13.10.1748(portanto ja seria viuvo ha pelo menos um ano) en V.C., Santa Maria Maior.
Agora os pais da M. E. sao um misterio por resolver...

Obrigado mai uma vez
Abraco
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288017 | pachancho | 27 set 2011 08:01 | Em resposta a: #287830

Caro Confrade,
muito obrigada, fico a aguardar. Se quiser pode pedir o meu contacto ao moderador, deste forum, e enviar os dados que tem por email.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Pugas

#288048 | dantasrego | 27 set 2011 21:25 | Em resposta a: #287778

Caro confrade Casimiro,

Em passeando o olhar no fórum, deparei com o seu apelido... PUGA, estou desde anos enlameado na pesquisa dos ascendentes de Manuel da Rocha PUGA, natural da freguesia da Labruja,Concelho de Ponte de Lima, filho de Lourenço Gonçalves e de sua mulher Isabel Rodrigues.

Este Manuel foi padre, creio da sua freguesia, mas sem certeza, nasceu em 1651, nada consta nas inquirições... época em que faltam muits processos.

Por acaso saberá alguma coisa sobre este ramo dos Pugas?

Em todo o caso um abraço fraterno.

Resposta

Link directo:

RE: Pugas

#288260 | Casimiro | 30 set 2011 18:32 | Em resposta a: #288048

Caro Dantasrego,
Já se pode adiantar mais um pouco na Labruja.
Manuel, nasceu em 29 de Março de 1651, possivelmente no lugar da Camboa, filho de Lourenço Gonçalves e de Domingas Roiz (e não Isabel, como menciona). Cota: 3.14. 3.26, Misto nº 2, fs. 31, 1630-1671, Labruja.
A 14 de Dezembro de 1653 masceu a irmã Maria, fs. 34.
Lourenço e Domingas casaram em 26 de Maio de 1651, mas infelizmente sem nome dos pais dos contraentes. Lourenço Gonçalves faleceu em 04 de Julho de 1703, no lugar da Camboa, Labruja e foi sepultado dentro da Igreja. A Domingas Roiz faleceu em 02 de Janeiro de 1700, no lugar da Camboa, Labruja e também sepultada dentro da Igreja.
A 14 de Maio de 1627 nasce um Lourenço, filho de João Afonso da Camboa e de Magdalena Gonçalves. Não sei se será o mesmo que nos interessa, mas é uma hipótese.
Não vejo como o MANUEL DA ROCHA PUGA foi buscar os respectivos apelidos. Também ainda não encontrei o óbito deste padre.
Por agora é tudo, disponha, cumprimentos,
Casmiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: Pugas

#288286 | dantasrego | 30 set 2011 22:43 | Em resposta a: #288260

Caro Confrade Casimiro,

Tem razão, o nome da mãe de Manuel é efectivamente Domingas... Reli umas notas antigas que tinha tirado no Arquivo de Braga há uns anos, e confirmo que me enganei.
Também não sei de onde lhe vem os apelidos Rocha e Puga...? Entretanto, soube que em Moreira de Lima, houve uma família, Puga Dantas... que também usaram o apelido Rodrigues! Seria que a mãe do padre Manuel procederia desta família? Labruja e Moreira são vizinhas pela serra do formigoso creio eu.
O padre Manuel da Rocha Puga teve uma filha natural, com uma rapariga solteira do Bárrio, chamada Cecília de Araújo... a menina foi baptizada a 30 de Maio de 1685, e puseram-lhe o nome de Maria.
Está dito no assento de baptismo que ele foi para as partes do Brasil... A filha, tomou os apelidos Rocha e Dantas. Chamou-se Maria da Rocha Dantas, casou com um oficial de ferrador e tiveram um filho que foi padre, chamado, Miguel Luís Dantas da Cunha.

Eu consultei o processo de inquirição dele, e as testemunhas da Labruja dizem:
“Que ainda conheceram o padre Manuel da Rocha Puga, nasceu no lugar de Entre as Vinhas, que sendo estudante teve trato ilícito com Cecília de Araújo, donde veio a may do justificante, que muito bem conheceram, como também à dita Cecília de Araújo que era natural da freguesia do Bárrio, e que o dito padre, Manuel da Rocha Puga fizera caso da dita sua filha tratando-a e dotando-a para casar, e que de todos foi conhecida por filha do dito padre.”

Uma outra testemunha de 80 anos, do Barrio diz o seguinte:
“bem conhecera a may do justificante, nascera no lugar da Boucieyra? donde fora ainda moça para o convento de Vale de Pereiras, e dali fora para casar, para a freguesia de Romarigães, ouvi dizer com um oficial ferrador”.

É tudo o que sei, e se não fosse a inquirição do neto, nem sequer saberia que foi padre.
Imensamente grato
Abraço amical.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288415 | Casimiro | 03 out 2011 10:39 | Em resposta a: #287921

Caro José Bessa,
Estou tão baralhado nas minhas pesquisas, que já nem me lembro se lhe mandei a informação com a data de nascimento da Maria da Encarnação, nome dos pais e avós paternos. Eu acho que sim, mas não a encontro aqui no GeneAll ou foi parar a outro lado. Por favor elucide-me, para eu lhe mandar tudo de novo.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288420 | Forbes | 03 out 2011 11:49 | Em resposta a: #288415

Boa Tarde em moscovo Bom dia em Portugal

Nao ainda nao me enviou; sabe como e com quem gosta de genealogia, estou ate emocionado, e uma importante descoberta!!! Se me puder informar tambem as coordenadas, livros etc agadeco-lhe imenso

Muito Obrigado desde ja
Abraco
Jose Bessa

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288430 | Casimiro | 03 out 2011 15:20 | Em resposta a: #288420

Caro José Bessa,
Boa noite em Moscovo, será?
Aqui vai o que encontrei na semana passada e não há dúvida que as últimas informações que me enviou sobre o Belchior e Barbeita foram muito preciosas.

Mariana, nasceu na vila de Caminha em 23 de Março de 1697, filha de Francisco Serrão da Veiga e de Jerónima de Araújo. Padinhos: o Capitão Jácome Soares e Mariana de Valadares. Cota: 3.4.5.11, Livro Nascimentos nº 5, fs. 39 v., Caminha.

Maria da Encarnação, nasceu em Caminha em 19 de Março de 1700 e baptizada a 25 de Março, filha de Francisco Serrão da Veiga, Artilheiro e Francisca de Araújo. Padrinhos: Manuel da Costa, sangrador e Catarina Araújo Bexiga. Cota: 3.4.5.11, Livro Nasc. nº 5, fs. 52, Caminha.

Leonor, nasceu em Caminha em 14 de Maio de 1703, filha de Francisco Serrão da Veiga e de Francisca Jerónima, moradores na Rua da Corredoura, Caminha (para mim, a segunda rua principal da vila de Caminha). Padrinhos: Manuel Brandão, Ajudante, da Praça de Caminha e D. Leonor, filha de Dom Francisco de Ponte de Lima. Cota: 3.4.5.11, Livro Nasc. nº 5, fs. 69, Caminha.

Belchior, nasceu em Barbeita, Monção, em 06 de Janeiro de 1664, filho de Francisco Serrão e de Maria Afonso, do lugar de Araújo, Barbeita. Cota: 3.7.3.30, Misto 1, fs. 35, Barbeita.

Francisco, nasceu em Barbeita em 05 de Março de 1667 e baptizado a 7, filho de Francisco Serrão e de Maria Afonso, do lugar de Araújo, Barbeita. Cota: 3.7.3.30, Misto 1, fs. 45 v., Barbeita.

Bento, nascido em Barbeita em 07 de Março de 1670, filho de Francisco Serrão e de Maria Afonso, do lugar de Araújo, Barbeita. Padrinhos: Bento Pereira da Silva e sua irmã Dona Eugénia da Silva, de Barbeita. Cota: 3.7.3.30, Misto 1, fs. 132 v. (?), Barbeita.

A 5 de Abril de 1718, em Barbeita, faleceu Bento Serrão da Veiga, s/ mulher lhe satisfez logo o bem de alma ... Cota: 3.7.4.1., Livro Óbitos nº 1, fs. 56, Barbeita.

A 30 de Janeiro de 1695, em Barbeita, faleceu Francisco Serrão, s/ mulher Maria Afonso satisfez o bem de alma ... Cota: 3.7.4.1, Óbitos nº 1, fs. 7, Barbeita.

A 29 de Junho de 1700, em Barbeita, faleceu em Maria Afonso. Cota: 3.7.4.1., Óbitos nº 1, fs. 13 v., Barbeita.

Não encontrei o casamento de Francisco Serrão com Maria Afonso, pois os paroquiais de Barbeita começam no ano de 1661 e eles deviam ter casado antes desta data.

Não encontrei o óbito da Maria da Encarnação e do Manuel Alves Vitória em Santa Maria Maior, teriam falecido noutra freguesia?, nem o casamento destes ?, nem o casamento dos pais da Maria da Encarnação.
Mas com tempo lá chegaremos, por agora já tem aqui muito com que se entreter.
Melhores cumprimentos, disponha,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288436 | fertelde | 03 out 2011 16:34 | Em resposta a: #288430

Estimado Casimiro Puga:

Gostaria de solicitar a sua ajuda para encontrar o assento de nascimento ou batismo de:

Gaspar Gonçalves, n.c. 1653 em Caminha † antes de 08.07.1703 (como vemos pelo assento de casamento de seu filho), filho de António Gonçalves, n.c. 1630, e de sua mulher Antónia Gomes nascida na freguesia de S. Miguel de Varziela do concelho de Felgueiras, comarca de Guimarães, casou em Caminha a 19.05.1675 com Apolónia Martins, da Rua da Misericórdia em Caminha, filha de Manuel Alvares, já defunto à data do casamento de sua filha, e de sua mulher Catarina Martins da rua do Vau de Caminha...

Agradecido de antemâo,

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288442 | Casimiro | 03 out 2011 17:25 | Em resposta a: #288436

Caro Fertelde,
a ver se ainda consigo esta semana.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288496 | Forbes | 04 out 2011 06:55 | Em resposta a: #288430

Bom dia

Estou-lhe imensamente agradecido porque todos estes dados sao importantissimos permitindo ligar estes Veiga aos descendentes de Nicolau da Veiga(ja no Genea), avancando varias geracoes.

Efectivamente aquela hora aqui em Moscovo ja era boa noite e ja com Outono adiantado.
Sobre o obito da M. E. apenas posso calcular que tera sido por volta de 1746 uma vez que Manuel A Vitoria casa segunda vez em 1748; tambem sobre o casamento nao tenho nada...
Sobre o casamento dos pais da M.E.( Francisco tem filhos da Maria Geronima de Araujo e de maria Afonso)sendo o Francisco Mililitar talvez tenha sido em Moncao, mas nao e certo.
Como vemos os Bermudes Pimentel sao parentes destes do 2 casamento de M.A.V., nao sao tao importantes para mim, no entanto quando se deslocar a Tuy se deparar com dados sobre esta gente seria curioso saber, ate porque devem ter numerosos descendentes em Portugal.


Agradecido mais uma vez

Cumprimentos
Jose Bessa

P.s. qundo for a Portugal o que infelizmente nao sera para ja gostaria de o conhecer. Entretanto se me quiser informar o seu endereco por mail agradecia. O meu mail e josefbessa@sapo.pt ou josebessa@rambler.ru

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288524 | fertelde | 04 out 2011 16:42 | Em resposta a: #288442

Estimado Casimiro Puga,

Obrigado por sua pronta resposta.
Fico entâo aguardando.

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288858 | fertelde | 10 out 2011 20:54 | Em resposta a: #288442

Estimado Casimiro Puga,

Desculpe se lhe pareço ancioso, conseguiu alguma coisa?

Já que tem acesso aos AD da area, gostaria de acrescentar este pedido, se nâo é exceder-me na sua paciencia:


Esperança Ribeiro de Azevedo, proprietária em Caminha de casas na Rua do Poço, b. a 18.12.1686 em Nsª Srª da Assunção, Caminha, filha legit. de António de Campos † antes de 07.1703 e de Isabel Dias, estes, res. na Rua do Vau em Caminha...

Será possivel conhecer quem eram e de quem eram filhos este António de Campos e a Isabel Dias?

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288860 | João Mamed | 10 out 2011 21:31 | Em resposta a: #288858

António de Campos filho de António de Campos e de Inácia Lopes, de Maximinos, Braga, casou em Caminha a 14/6/1682 com Isabel Dias de Azevedo filha de Gaspar Gonçalves, marinheiro e de Maria Martins de Azevedo, da Rua do Vau.

Cpts.
joão mamede

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288863 | João Mamed | 10 out 2011 21:42 | Em resposta a: #288860

Gaspar Gonçalves filho de Baltazar Gonçalves e de Isabel Amadora, de Esposende, casou em Caminha a 30/11/1636 com Maria Martins filha de Manuel Martins e de Ângela de Azevedo, de Caminha.

Cpts.
jm

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288897 | fertelde | 11 out 2011 02:18 | Em resposta a: #288860

Estimado Joâo Mamede,

Agradecido pela sua colaboraçâo e o felicito pelo tempo recorde em que conseguiu esta.
Já agora, agradeço se me pode facilitar a cota do documento, para o poder referenciar.

Melhores cumprimentos,

Fernando L. Velho

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#288958 | Casimiro | 11 out 2011 21:52 | Em resposta a: #288858

Caro Fernando,
Tanto o Gaspar Gonçalves, como o casamento dos pais, ainda não os encontrei em Caminha. Será que casaram aqui ?
Entretanto já descobri que António de Campos e Isabel Dias de Azevedo casaram em Caminha em 14-06-1682, ele filho de António de Campos e de Ignácia Lopes, de S. Pedro de Maximinos, Braga e ela filha de Gaspar Gonçalves, marinheiro e de Maria Martins de Azevedo, moradores na Rua do Vau, Caminha. Gaspar Gonçalves e Maria Martins Azevedo casaram em Caminha em 30-11-1636, ele filho de Baltazar Gonçalves e de Isabel Amadora, da vila de Esposende e ela filha de Manuel Martins Moledo e de Angela de Azevedo, de Caminha. Há uma Maria baptizada em 09-11-1612 em Caminha, filha de Manuel Martins e de Isabel de Azevedo. Será a que nos interessa ? O padre enganou-se e em vez de Angela escreveu Isabel ? Em 13-05-1735 faleceu uma Isabel de Azevedo, moradora na Rua da Ribeira, Caminha.
Os paroquiais de Caminha começam no ano de 1612 e pouco mais há a pesquisar. Amanhã verei o que falta ?
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#289009 | fertelde | 12 out 2011 13:00 | Em resposta a: #288958

Estimado Casimiro Puga,

Agradeço a sua iniestimável ajuda para o conhecimento deste ramo.

Ia pedir-lhe que investigássemos a Angela de Azevedo da Rua do Vau em Caminha, n.c. 1595 em Caminha, e casada cerca de 1615 com Manuel Martins, mas, como os paroquiais de Caminha só chegam até 1612, creio que pouco haverá que ver. No entanto pergunto se seria ainda possivel conseguir encontrar este casamento?

Por outro lado temos a Gaspar Gonçalves casado em Caminha a 19.05.1675 com Apolonia Martins, da Rua da Misericórdia de Caminha, filha de Manuel Alvares e de Catarina Martins da Rua do Vau de Caminha.
Esta Catarina Martins da Rua do Vau, nâo será irmâ do Manuel Martins Moledo casado com Angela de Azevedo, da Rua do Vau de Caminha?

Este Gaspar Gonçalves n.c. 1653, é filho de António Gonçalves n.c. 1632 e de Antónia Gomes, esta da freguesia de S. Miguel de Varziela, Felgueiras, e é possivel que tenham casado em S. Miguel de Varziela, Felgueiras

Será possivel seguirmos a Manuel Alvares e a Catarina Martins, pais da Apolonia Martins n.c. de 1655?

Com os meus melhores cumprimentos,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#289116 | Casimiro | 13 out 2011 19:26 | Em resposta a: #289009

Caro Fernando,
Manuel Alvares, filho de Martim Afonso e de Maria Alvares, casou em 29-07-1629 em Caminha, com Catarina Roiz, filha de Pedro Martins e de Maria Martins, desta desta vila. (Cota: 3.4.5.24, fs. 16 v., Casamentos nº 1, 1626 a 1648, Caminha).
Não sei se este é o casal que interessa, mas parece-me bem que sim, pois não encontro outro casamento de um Manuel com uma Catarina.
Entretanto, até ao ano de 1655, não aparece nenhum filho deste casal, nem nenhuma Apolónia. Teriam ido para outra freguesia?
Também não encontro o casamento de António Gonçalves com Antónia Gomes, nem o nascimento de nenhum Gaspar, filho destes. Talvez em Varziela.
Cumprimentos,
CasimiroPuga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#289163 | fertelde | 14 out 2011 04:37 | Em resposta a: #289116

Estimado CasimiroPuga,

Parece ser o que buscamos, mas... e a Catarina seria também Martins, nâo por seu marido mas por ser familia de Martins...
Interessante e creio que há que colocar isso na genealogia, com essa reserva...

A Apolónia casou em Caminha, nâo creio que os pais tenham estado entretanto por outra freguesias, mas tudo é possivel.

Agradecido por todas as informaçôes que tem enviado e pelo seu tempo dedicado a esta investigaçâo.

Melhores cumprimentos,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#291303 | QuintaVale | 17 nov 2011 17:34 | Em resposta a: #287139

Caro Casimiro,

Tomo a liberdade de chatear mais uma vez o meu amigo, quem sabe o mundo é pequeno espero não morrer amanha.
Tenho um Tomas Peixoto casado com Ana da Silva, da freguesia de Louredo, Feira, dado como sendo da freguesia de Sta. Marinha, (Gondomil), (Gutilharis) Comarca de Valença, Arcebispado de Braga, filho de João Peixoto e de Isabel Pereira, do referido local, casado com Ana da Silva, teve um filho em 1693, outro em 1698, uma filha falecida 1702, a mãe destes filhos faleceu em 1699.
Voltou a casar com Francisca de Oliveira a 6.6.1711, e esta faleceu 11.12.1714 no Vale, a partir daqui perdi o rasto, nada mais sei, se me puder orientar nos nomes entre parentes acima porque é inclusiva a leitura, e na eventualidade de poder estar alguns dados onde pesquisa.

Com os meus cumprimentos,
Arménio Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda SAPARDOS VILA NOVA CERVEIRA

#292736 | jbvp | 12 dez 2011 13:59 | Em resposta a: #286300

Prezados confrades.

Procuro informações relativamente a :

- Rev. Joaquim José Pereira do Lago, que surge num te4stamento de 1753


- Joana Pereira do Lago, falecida em Sapardos em 1848

-António Luís Pereira do Lago falecido em Sapardos 1850


- Manuel josé Pereira do Lago, natural de Sapardos, morador no lugar da Costa em São Julião da Silva

Ficaria muito grato ao Exmo Sr. Casimiro Puga se um dia tivesse a grande amabilidade de averiguar no ADVC qulaquer pista acerca da filiação e casamentos desta gente.


Muito agradeceria a qualquer dos participantes neste forum versados em Vila Nova de Cerveira que partilhassem as suas informações acerca destes Pereiras do Lago (não sei se da família do P.do Lago que foi governador da praça de Cerveira)

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#292808 | emivar | 13 dez 2011 13:46 | Em resposta a: #287830

Boa tarde, Paula Peixoto. Antes de mais pedir-lhe desculpa pela demora, mas peço-lhe para pacientar um pouco em breve lhe enviarei o ramo araújo que é difícil relacionar pois existiam muitos araújos no século XIX e início do século xx em Freixo e como tal a tarefa tem de ser o melhor possível bem feita. Para o processo ser mais rápido peço-lhe que envie de volte um mail para esta direcção: f_av@live.com.pt. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda SAPARDOS VILA NOVA CERVEIRA

#292898 | Casimiro | 14 dez 2011 20:32 | Em resposta a: #292736

Caro jbvp,
Consegui arranjar algum tempo e aqui lhe mando qualquer coisa.
Joana Rosa Pereira do Lago, solteira, faleceu em 20-07-1848, no lugar da Bóia, Sapardos. Fez-se-lhe um ofício geral de 24 padres.
António Luís Pereira do Lago, solteiro, faleceu em 17-03-1850, no lugar da Bóia, Sapardos. Ofício geral de 27 padres.
Na primeira não tem nome dos pais e no último diz que ele é filho de Luís Pereira do Lago. Como falta o livro de baptismos em Sapardos de 1737 a 1846, não consigo apanhar o nascimento deles. De qualquer maneira e à condição, vendo no livro de casamentos, aparece o matrimónio de Luís António Pereira do Lago com Genoveva Joaquina, casados em 29-04-1816 (Cota: 3.21.5.12, Casamentos nº 5, Sapardos; V. N. Cerveira). Ele já viúvo de Quitéria Maria Francisca e filho de José Luís Pereira e de Joana Rodrigues (ou Lourenço), casados estes em 06-08-1770 em Sapardos e a Genoveva Joaquina filha de João Gonçalves e de Liberata Gonçalves (ou Rodrigues), casados estes em 27-09-1772 em Sapardos.
José Luís Pereira é filho de Matias Afonso e de Mariana Pereira, neto paterno de Gaspar Afonso e de Bárbara Rodrigues e neto materno de Manuel Pereira e de Benta Gonçalves.
Joana Rodrigues (ou Lourenço) é filha de Pedro Rodrigues e de Eugénia Luiza (ou Lourenço), casados em 16-09-1748 em Sapardos, neta paterna de António Rodrigues e de Benta Gonçalves e neta materna de Gonçalo Lourenço e de Joana Rodrigues
João Gonçalves é filho de João Gonçalves Carvalhosa e de Maria Gonçalves, neto paterno de Gonçalo Gonçalves e de Maria Rodrigues e neto materno de João Gonçalves e de Maria Fernandes.
Liberata Gonçalves (ou Rodrigues) é filha de Boaventura Rodrigues e de Escolástica Gonçalves, casados estes em 28-06-1750 em Sapardos, neta paterna de António Rodrigues e de Benta Gonçalves e neta materna de Francisco Gonçalves e de Angela Rodrigues, do lugar de Trigais, Sapardos.
O António Rodrigues casado com Benta Gonçalves, ele filho de Francisco Rodrigues e de Maria Gonçalves, do lugar de Roteia de Bois, Sapardos e ela filha de João Gonçalves Milguete e de Maria Marques, da freguesia de Cabração, Ponte de Lima, mas moradores em Sapardos.
Gonçalo Lourenço casado com Joana Rodrigues, ele filho de Gonçalo Lourenço e de Maria Afonso e ela filha de Diogo Rodrigues e de Maria Gonçalves, do lugar de Ante o Eido, freguesia de Candemil, Vila Nova de Cerveira.
O Boaventura Rodrigues casado com Maria Gonçalves, é irmão do Pedro Rodrigues, casado com Eugénia Luiza. A Escolástica Gonçalves, casada com Boaventura Rodrigues é neta paterna de Francisco Gonçalves e de Maria Lourença e neta materna de Francisco Carvalho e de Angela Rodrigues, do lugar da Bóia, Sapardos.
Isto parece tudo muita confusão, mas não é.
Estou em crer que os Pereiras do Lago provém da Mariana Pereira e de Manuel Pereira, mas só com tempo é que se poderá verificar isso e tenho de lhe confessar que, em princípio, até ao final do ano, não terei muito tempo disponível.
Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

Santa Maria Maior, Viana

#292902 | tfp | 14 dez 2011 22:45 | Em resposta a: #292898

Caro Casimiro Puga,

Será que me poderia ver alguma coisa sobre a ascendência materna de:

Maria Madalena da Silva, baptizada a 12 de Fevereiro de 1665 em Santa Maria Maior, Viana do Castelo, filha de António da Silva, cirurgião-mor da vila de Viana, natural de Celorico da Beira, e de Madalena de Lima Coelho, natural de Viana?

Presumo que os pais tenham casado em Santa Maria Maior, o meu maior interesse era saber a filiação dos pais para poder continuar as buscas sem ter ir a Viana.

Grato por qualquer aditamento

Cumprimentos

Tiago Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda SAPARDOS VILA NOVA CERVEIRA

#292924 | jbvp | 15 dez 2011 14:08 | Em resposta a: #292898

Caro Casimiro Puga



Estava à espera de umas migalhas e o senhor oferece-me um banquete. Muitíssimo obrigado.

Em relação ao que me enviou: Eu estou como alguém que ia pescar à pluma para as margens de um rio e se vê de repente num mar de águas profundas.

Não sei se me saberá por exemplo ter a paciência de explicar o que vem a significar exactamente isso do ofício geral dos 24 e 27 padres: permite isso por exemplo presumir uma importância relativa desta gente a nível local?

Também tenho dificuldade em interpretar na nota correcta os dados onomásticos: é a recorrência de Luís como nome próprio nestes "Pereiras do Lago" excepcional no contexto de Sapardo ? A não ser, constatar-se-ia aqui mais uma vez uma coincidência com a onomástica presente na família do Luís Pereira do Lago que, de acordo com a base de dados do Geneall, foi governador de Cerveira. Poderão estes de Sapardos ser antigos serviçais, presumivelmente afilhados do sobredito governador, que adoptaram não só o nome próprio do padrinho como , mais tarde ,o próprio apelido "Lago"? Não sei até que ponto esta prática foi habitual em Portugal continental.
Ou , hipótese dois, tratar-se de um ramo bastardo de Pereira dos Lagos?


Desculpe não me apresentar formalmente para lhe agradecer, como bem sei que devia. Acho que lhe devo pelo menos uma justificação : a minha mulher, apesar - ou talvez por causa - dos seus ilustres costados, não vê nada com bons olhos esta minha recente mania de andar a vasculhar histórias passadas em freguesias perdidas: eis porque me oculto covardemente ,a bem da sempre precária paz doméstica, atrás de um pseudónimo.


Com os meus melhores cumprimentos e votos de um Santo Natal,

JBVP

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda SAPARDOS VILA NOVA CERVEIRA

#292930 | Casimiro | 15 dez 2011 19:37 | Em resposta a: #292924

Caro jbvp,
Agradeço e retribuo os votos de um Bom Natal.
Devido a certos afazeres só lá para Janeiro entrarei em contacto consigo.
Com os melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#293989 | JavierAcostaQueirolo | 05 jan 2012 03:44 | Em resposta a: #287127

Caro Casimiro Puga

Estou procurando os antepassado de Antonio Martins, falecido em 1775, nacido em Viana do Castelo,Portugal, Filho de Bartolomeu Martins e Servana ou Severina Rodrigues, este emigrou para o Paraguai aprox. 1730 casou-se com Catalina Thadea de Larios Galván Iriarte y Orsurza em Assuncao do Paraguai aprox. 1770 e tiveram numerosa descendencia, eu sou o 7mo.neto dele.
Agradecere qualquer informacao, desculpa meu portugues.
atte.

Arq. Osvaldo Javier Acosta Queirolo

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#310853 | pachancho | 27 jul 2012 17:50 | Em resposta a: #287626

Renovo pedido, feito dia 20.9.2011, a quem frequentar o AD Viana do Castelo.

cumprimentos,
Paula Peixoto

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#310883 | Mário Palm | 28 jul 2012 06:41 | Em resposta a: #286491

Caro João Correia:

Posso informar que a Margarida Josefa de Magalhães, faleceu a 13/3/1880, na Casa da Fervença, Milhases, Barcelos (Arq. Distrital de Braga, Paroquiais, Barcelos, Gilmonde, Óbitos, 1880, Lv. 936, fl. 46), sendo já viúva.
Ainda não obtive dados do óbito do Severino.

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#310884 | Mário Palm | 28 jul 2012 06:58 | Em resposta a: #286465

Caro João de Magalhães:

Apenas duas correções à sua mensagem:

1 - A designada Maria Josefa de Magalhães chamou-se realmente Maria Rosa de Magalhães (minha trisavó), tal como aparece nos registos de baptismo de seua netos Carlos e Maria Augusta (Ver Arq. Distrital de Braga, Paroquiais, Esposende, Palmeira de Faro, Baptismos, 1865, Lv. 333, fl. 14 v e 15, assento n.º 20); esporádicamente também aparece como Maria Josefa de Magalháes.
2 - Realmente não foi casada com o João Manuel Jácome do Lago Felgueiras Gaio, de quem teve duas filhas.
Sua filha Rosa Maria foi registada com "filha natural de maria, solteira, filha de António de Magalhães e de sua mulher Joaquina Monteira, do lugar de Barreiras" (Ver Arq. Distrital de Viana do Castelo, Paroquiais, Ponte de Lima, Freixo, Baptismos, 1825, ref.: 3.14.1.24, pg. 24 v e 25).

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#310909 | jagmc | 28 jul 2012 15:09 | Em resposta a: #310883

Caro Mario Palmeira,

Muito obrigado pela informação. Presumo que Margarida Josefa tenha ido viver para Gilmonde depois do falecimento do marido. Em 1850 a "inquirição de Genere" (processo nº 27095, pasta 1193) sobre o seu filho João António Rodrigues foi já feita em Gilmonde ( o filho foi pároco de Gilmonde entre 1865 e 1870 sendo-o depois em Àrvore V. Conde de dezembro de 1878 até à sua morte em setembro de 1891), o que pressupõe que Severino teria falecido em S. Julião do Freixo antes dessa data dado não ter encontrado o seu óbito em Gilmonde, pelo menos tanto quanto procurei.

Permita-me uma pergunta. Tem também ligações à familia?

Cumprimentos,
J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#310925 | Mário Palm | 28 jul 2012 18:35 | Em resposta a: #310909

CarojJoão Correia:

Como pode verificar pela minha mensagem ao confrade J. Magalhães, sou trisneto do casal Maria Rosa de Magalhães e João Jácome Felgueiras Gaio, via Casa da Fervença, Milhases.
Tenho também muitos antepassadoe de Vila do Conde, ramos Carneiros e Gaios.
Nos últimos anos tenho-me dedicado à pesquisa genealógica de minha família, tendo já reunido vasta informação, a qual poderei por à sua disposição, se isso for de seu interesse.

Cumprimentos,

Mário Palmeira - Braga

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#311082 | JJLourenço | 31 jul 2012 14:13 | Em resposta a: #310853

Cara Paula Peixoto

Referente ao seu pedido de 20.09, consegui hoje o seguinte no ADVC:
Assento nº 1/1893 livro duplicado cota 1.68.5.3-3 (os originais de casamento, o último livro de casamento depositado no ADVC para a freguesia do Freixo é o livro cota 3.14.2.1 (1885-1887).
O casamento de José Baptista de Magalhães x Delfina d´Araújo Pereira (a nubente está no assento como sendo d´Araújo Pereira e não Pereira d´Araújo), realizou-se a 5 de Fevereiro de 1893
-ele de 18 anos, solteiro, lavrador, natural do Freixo e lá batizado, morador no lugar das Barreiras.
-filho legítimo de Manuel José Baptista de Magalhães Menezes e de MARIA GONÇALVES (tal e qual como consta no assento e não Maria Rosa de Araujo Coutinho). Ambos naturais do Freixo.
-ela de 19 anos, solteira, lavradeira e natural e batizada no Freixo, moradora no lugar da Feira.
- filha legítima de Francisco José d´Araújo x Joaquina Pereira de Alburquerque, naturais do Freixo.
- Testemunha, António Pereira de Alburquerque, casado, negociante, morador no lugar das Barreiras.

Talvez ainda esta semana avançarei com mais dados do nascimento dos nubentes e dos pais.

Meus cumprimentos,
JJ Lourenço
lourenco.jj@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#311672 | joaocoma | 10 ago 2012 20:44 | Em resposta a: #310884

Caro Mário Palmeira,

É sempre um prazer conhecer um parente que desconhecíamos.
O meu interesse pela genealogia é sazonal, quer dizer, situa-se nas férias. Peço desculpa pelo atraso na resposta, pois não reparei no aviso que tinha na caixa de correio.
Agradeço as correções e as informações prestadas. A minha pesquisa sobre a nossa parente Maria Josefa/Rosa de Magalhães foi retirada precisamente do GeneaAll.
Tenho o assento de batismo de sua irmã Margarida Josefa, minha trisavó (Arq. Dist. de Viana, Nascimentos, n.º 2, 1782-1821, pp 80, cota 3.14.1.239). Caso pretenda uma cópia, basta dizer.
Cumprimentos,
João Magalhães

Resposta

Link directo:

RE: AD Viana Castelo- ajuda

#311673 | Mário Palm | 10 ago 2012 21:12 | Em resposta a: #311672

Caro João Magalhães:

Agradeço a continuação do contacto.
Já anotei a ref. do assento de baptismo da Maria Josefa mas, de momento, não necessito de cópia do assento.
Estou à sua disposição para quaisquer esclarecimentos sobre a descendência da Maria Rosa.
Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#361993 | cthemudo | 30 set 2015 15:32 | Em resposta a: #286182

Boa tarde.

Pedia ajuda no sentido de procurar o assento de batismo de MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVEIRA THEMUDO MENICI.
No assento de nascimento de sua filha, Maria José Leopoldina, (31 de Agosto de 1915) é referido que teria 27 anos e que era natural de Santa Maria Maior em Viana do Castelo, o que dá o ano de 1888 como ano de nascimento.
Considerando também a data de nascimento de sua irmã Lucília (23 de Outubro de 1885) Maria José terá nascido a partir de Julho de 1886 e não considerando o intervalo entre os dois casamentos de sua Mãe.
Assim sendo pesquisei o seu nascimento nos dois livros de Batismos da referida Paróquia (1886-03-03 a 1888-07-01 e o de 1888-07-02 a 1889 12-26).
Relativamente ao 1º livro fiz a pesquisa on-line e a segunda foi feito pedido para o Arquivo Distrital de Viana do Castelo. Não foi localizado o seu nascimento nesta Paróquia. Pesquisei também no ano de 1890,1891, 1892.
Pesquisei também no Livro de Batismos da Paróquia de Monserrate entre 28 de Novembro de 1886 e 1 de Setembro de 1893 (Vi até tif 259).

Se por acaso alguém "tropeçar" neste assento gostaria de ser informado.
Saudações
Carlos Themudo Barata

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#435786 | alb.maga | 22 ago 2021 15:47 | Em resposta a: #286182

MEU TÓPICO

Caros Confrades. Cordiais saudações.
Tambem sou um “Magalhães”, natural da freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde.
Desde 2007 procuro/consulto registos de nascimento, casamento, óbitos e inventários familiares, na via dos meus ascendentes. Cheguei a MARIA DE MAGALHÃES (minha 7ª Avó). A filha ISABEL foi nascer a Fojo Lobal onde também não aparece o casamento dos pais, mas aparece um Simão de Magalhães, talvez testemunha. Consultado o Arquivo Distrital de Viana do Castelo em 03/10/2014 (e várias vezes antes), informou: «Sei de fonte segura, que desde 1593 a 1658, na Facha, não existe nenhum “Magalhães”».

Pelas freguesias da Facha e Vitorino das Donas, viveu “António da Cunha Magalhães, um limiano abastado regressado do Brasil”. Terá a Maria de Magalhães nascido no Brasil e viajado com ele? Terão os documentos da Maria de Magalhães sido destruídos no incêndio de 23/07/1836 no “Paço de Vitorino das Donas”? Não encontramos seus ascendentes, pelo que agradecemos a melhor atenção e informação. Até lá, compulsamos as seguintes gerações:

1ª. MARIA DE MAGALHÃES, faleceu na freguesia de São Miguel da Facha, Ponte de Lima, a 22/10/1753. Neste óbito, o padre diz que “Foi sepultada dentro da igreja, que se fez o primeiro ofício de 41 padres, o 2º e 3º ofícios de 31 padres e todos os ofícios de nove lições”. Casou com Domingos Alves Novais, da freguesia de São Miguel da Facha. Teve Izabel, que segue.

2ª. IZABEL DE MAGALHÃES, nasceu a 22/06/1717, no lugar do Pinheiro, em Fojo Lobal. Foram padrinhos de batismo: Sebastião Ferreira, morador em Viana, e Izabel de Magalhães, filha de Simão de Magalhães, moradores na freguesia de Santo Estêvão da Facha, Ponte de Lima. Casou a 22/04/1743, na freguesia de Salvador de Fojo Lobal, com Manuel Pereira, natural de São Miguel de Cabaços. Teve Francisco Clemente, que segue.

3ª. FRANCISCO CLEMENTE DE MAGALHÃES, nascido a 13/02/1755, no lugar da Boucinha, Fojo Lobal. Casou a 23/12/1782, em São Salvador de Fojo Lobal, c. Josefa Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Teve Maria Josefa, que segue.

4ª. MARIA JOSEFA, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Casou a 12/01/1810, na freguesia do Salvador de Fojo Lobal c. Manuel José Luís, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Teve João Luis, que segue.

5ª. JOÃO LUIS DE MAGALHÃES, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Casou a 12/02/1844 com Luiza Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços, Ponte de Lima. Teve João Luis, que segue.

6ª. JOÃO LUÍS DE MAGALHÃES (meu bisavô), n. a 09/03/1853 e batizado a 16/03/1853 na freguesia de São Miguel de Cabaços, Casa do Arejal, Ponte de Lima. Foi “Professor Régio” na freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde, onde casou a 28/04/1877 com Maria Rosa de Araújo Marques, n. a 20/02/1845 e batizada a 23/02/1845 em Duas Igrejas, viúva de José António de Sá Dias, ele de idade 24 anos e ela de 32. Teve, entre outros, Viriato Victor, que segue.

Grato pela atenção.
Alberto Costa Magalhães. Alb.maga@gmail.com

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#435787 | alb.maga | 22 ago 2021 15:48 | Em resposta a: #286182

Caros Confrades. Cordiais saudações.
Tambem sou um “Magalhães”, natural da freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde.
Desde 2007 procuro/consulto registos de nascimento, casamento, óbitos e inventários familiares, na via dos meus ascendentes. Cheguei a MARIA DE MAGALHÃES (minha 7ª Avó). A filha ISABEL foi nascer a Fojo Lobal onde também não aparece o casamento dos pais, mas aparece um Simão de Magalhães, talvez testemunha. Consultado o Arquivo Distrital de Viana do Castelo em 03/10/2014 (e várias vezes antes), informou: «Sei de fonte segura, que desde 1593 a 1658, na Facha, não existe nenhum “Magalhães”».

Pelas freguesias da Facha e Vitorino das Donas, viveu “António da Cunha Magalhães, um limiano abastado regressado do Brasil”. Terá a Maria de Magalhães nascido no Brasil e viajado com ele? Terão os documentos da Maria de Magalhães sido destruídos no incêndio de 23/07/1836 no “Paço de Vitorino das Donas”? Não encontramos seus ascendentes, pelo que agradecemos a melhor atenção e informação. Até lá, compulsamos as seguintes gerações:

1ª. MARIA DE MAGALHÃES, faleceu na freguesia de São Miguel da Facha, Ponte de Lima, a 22/10/1753. Neste óbito, o padre diz que “Foi sepultada dentro da igreja, que se fez o primeiro ofício de 41 padres, o 2º e 3º ofícios de 31 padres e todos os ofícios de nove lições”. Casou com Domingos Alves Novais, da freguesia de São Miguel da Facha. Teve Izabel, que segue.

2ª. IZABEL DE MAGALHÃES, nasceu a 22/06/1717, no lugar do Pinheiro, em Fojo Lobal. Foram padrinhos de batismo: Sebastião Ferreira, morador em Viana, e Izabel de Magalhães, filha de Simão de Magalhães, moradores na freguesia de Santo Estêvão da Facha, Ponte de Lima. Casou a 22/04/1743, na freguesia de Salvador de Fojo Lobal, com Manuel Pereira, natural de São Miguel de Cabaços. Teve Francisco Clemente, que segue.

3ª. FRANCISCO CLEMENTE DE MAGALHÃES, nascido a 13/02/1755, no lugar da Boucinha, Fojo Lobal. Casou a 23/12/1782, em São Salvador de Fojo Lobal, c. Josefa Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Teve Maria Josefa, que segue.

4ª. MARIA JOSEFA, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Casou a 12/01/1810, na freguesia do Salvador de Fojo Lobal c. Manuel José Luís, da freguesia do São Salvador de Fojo Lobal. Teve João Luis, que segue.

5ª. JOÃO LUIS DE MAGALHÃES, da freguesia de São Miguel de Cabaços. Casou a 12/02/1844 com Luiza Maria, da freguesia de São Miguel de Cabaços, Ponte de Lima. Teve João Luis, que segue.

6ª. JOÃO LUÍS DE MAGALHÃES (meu bisavô), n. a 09/03/1853 e batizado a 16/03/1853 na freguesia de São Miguel de Cabaços, Casa do Arejal, Ponte de Lima. Foi “Professor Régio” na freguesia de Duas Igrejas, Vila Verde, onde casou a 28/04/1877 com Maria Rosa de Araújo Marques, n. a 20/02/1845 e batizada a 23/02/1845 em Duas Igrejas, viúva de José António de Sá Dias, ele de idade 24 anos e ela de 32. Teve, entre outros, Viriato Victor, que segue.

Grato pela atenção.
Alberto Costa Magalhães. Alb.maga@gmail.com

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#435800 | ADB | 22 ago 2021 21:21 | Em resposta a: #435787

Caro Alberto

A pista desse Simão parecia boa mas, uma vez que o casamento não foi na Facha, vai ter de procurar em todas as freguesias do concelho e, quem sabe, do distrito (o padrinho era da vila de Viana).

Maria de Magalhães terá casado na freguesia da sua naturalidade (que se desconhece) ou em qualquer outra, podendo haver várias razões para o fazer. Sem encontrar o casamento será difícil, a não ser que algum descendente dessa família tenha mais informações e o possa ajudar.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#435946 | alb.maga | 28 ago 2021 11:26 | Em resposta a: #435800

Caro Confrade Filipe.
Olá.
Grato pela sua pronta e ponderada resposta.

Nas várias tentativas de procura na freguesia da Facha e vizinhas, não encontramos sinais.
Atentos a que António da Cunha Magalhães veio do Brasil, tavez o confrade Ricardo, aproveitando a sua disponibilidade referida no Tópico #286591 de 06 set. 2011, possa ajudar, o que desde já agradeço, pois, a Maria de Magalhães pode ser familiar e ter vindo do Brasil com o António.

Cumprimentos
A. Magalhães.

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#437703 | rafavillar | 20 nov 2021 22:57 | Em resposta a: #286182

Boa noite, precisava de ajuda.
Há quase 8 anos procuro a certidao de nascimento do meu bisavô, mas eu nao consigo encontrá-la.
O nome dele era Joaquin Gomes da Cruz e sei que era natural e residia em Viana do Castelo, até que veio morar na Galiza (Espanha) antes de 1920 que meu avô Enrique nasceu.
Eu sei que ele casou com uma Espanhola chamada Carmen Iglesias Delgado, natural de Santiago de Compostela.
Eu sei que quando ele morreu em Santiago de Compostela (Espanha) abril de 1963, ele tinha 72 anos.
Eu sei que quando nasceu meu avô en novembro de 1920 ele tinha 29 anos.
Eu sei que o nome do pai dele era Juan ou Joao Gomes da Cruz e o nome da mae dele era Maria Josefa naturais e vecinhos de Viana do Castelo
Entao ele teve que nascer entre novembro de 1890 e 1891, mas nao conheÇo a freguesia nem o lugar de -Viana do Castelo.

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#437705 | mila1000 | 21 nov 2021 02:25 | Em resposta a: #286182

Rafa,

Com o nome João Gomes da Cruz :

AUTO DE EXAME E CORPO DE DELITO
PT/ADVCT/JJOVCT28/CR/001/1
1884 a 1884
Queixoso: Tomás Soares Borlido, da freguesia de Santa Marta de Portuzelo

Acusados: Manuel António Vieira, professor; João Gomes da Cruz e João Parente e filho António, da mesma freguesia



INVENTÁRIO DE MENORES POR ÓBITO DE MARIA ALVES
PT/ADVCT/JTJAVV/CV/001/00323
1901 a 1901
1 proc. (43 f.); papel
FONTE IMEDIATA DE AQUISIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA
Processo incorporado no ADVCT em 30 de abril de 2008, vindo do Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez.
ÂMBITO E CONTEÚDO
Inventariada: Maria Alves, casada com o inventariante, moradora que foi no lugar de Quintães, freguesia de Padroso, Arcos de Valdevez, falecida em 26 de junho de 1901, sem testamento;

Inventariante: João Gomes da Cruz, o viúvo, morador no lugar de Quintães, freguesia de Padroso, Arcos de Valdevez.

Filhos: José, de 10 anos; Joaquina, de 9 anos.

16.tif óbito maria Alves
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1096793

casamento joao gomes da cruz
imagem 50.tif
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1096520

segundo casamento joao gomes da cruz
114.tif
https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1096520


Penso que seja homõnimo.

Resposta

Link directo:

AD Viana Castelo- ajuda

#437715 | rafavillar | 21 nov 2021 21:44 | Em resposta a: #437705

Muito obrigado,
mas estou procurando por Joaquim Gomes da Cruz.
Ollando para os dados que você colocou, no caso de Joao poder ser meu tataravô, eu li que ele tinha dois filhos, o Jose e a Joaquina, mas nenhum filho chamado Joaquim quem é quem eu procuro desde muitos anos e nao consigo encontrar a certidao de nascimento del.
Muito obrigado pela sua informaÇao.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 00:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen