Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), Évora

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Pessoas

Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), Évora

#286235 | zeev | 02 set 2011 12:02

Muito bom dia,
Iniciei à pouco tempo a pesquisa genealogica tendo reunido cerca de 250 nomes, 50 dos quais da parte do meu marido, do distrito de évora, freguesias de estremoz, redondo, montemos-o-novo, s. miguel machede, freixo. Agradeço a vossa preciosa ajuda para qualquer informação acerca das seguintes pessoas nascidas entre 1690-1720:

- Manuel Dias(z), natural de S. Martinho de Couto de Cima(Viseu), filho de Domingos Diaz e Dominguas Miguela(Viseu) casado com Josefa Coelha(S. Miguel Machede), filha de Gregorio Rodrigues(Represa) e Maria Conceição(Evora);

- Andre Banha(s)? casado com Maria, pais de Antonia Maria, todos de Srª Divor (Antonia Maria casada com Joaquim Jose de S. Mathias, residentes na Q. Stª Catarina);

- Jose Roiz, casado com Maria, pais de Gregorio, todos de S. Miguel Machede;

- Antonio Roiz(N Srª Assumção), casado com Maria Mendes(Arradigues??, Redondo), pais de Francisca Ignacia(Freixo);

- Gregorio e Francisca Ignacia são pais de Jose, 1752, S. Miguel Machede.

Agradeço desde já qualquer informação acerca destes parentes distantes.
Cumprimentos a todos
Zeev

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286259 | hbanha | 02 set 2011 14:24 | Em resposta a: #286235

Cara Confrade
Tenho muitos assentos paroquiais da freguesia de São Miguel de Machede da época em causa.
Se quiser pode consulta-los através do site htpp://henriquebanha.com.sapo.pt/
Aí vai encontrar um resumo do respectivo assento, se encontrar algum dos que anda a procurar pode me contactar para o e-mail melobanhaarrobasapopontopt e poderei acrescentar as informções complementrs que estejam no respectivo assento.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286280 | zeev | 02 set 2011 16:44 | Em resposta a: #286259

Caro Confrade,
Muito agradecida pela seu contacto e aproveito para lhe saudar pelo excelente trabalho no sitio da Familia Banha que, aliás, já conhecia através das pesquisas na internet...

Quanto aos parentes que procuro, infelizmente, não encontrei nenhuma semelhança. André Banha nasceu cerca de 1720-1725, na Graça do Divor e casou com Maria Luiz, natural da mesma localidade. Eles tiveram uma filha, Maria Antonia que casou em 1774, S Matias, com Joaquim Jose, filho de Manuel Diaz e Josefa Coelha de S. Miguel Machede. Pelas datas dos assentos de Baptismo/Casamento, não há nenhuma coincidência.

A única semelhança que encontrei, no ramo genealogico de S. Miguel Machede, foi o nome do Padrinho de Baptismo, Jose Manoel Perdigão, filho de "Francisco Rozado Perdigão" Lavrador no Monte do Alamo. O apelido Rozado Perdigão surge em vários documentos e gerações.

Agradeço desde já qualquer informação adicional ou sugestão.
Com os melhores cumprimentos,
Zeev

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286289 | luisjrm | 02 set 2011 18:31 | Em resposta a: #286280

Caro confrade

tambem tenho Banhas na Graça do Divor e em São Bento do Mato que ja referi no Topico: São Miguel de Machede ou Topico: Vidigal, São Gregorio,Igrejinha, Montemor...
O seu Andre Banha e filho de .....? Tenho alguns dados da Graça se me poder referir mais dados pode ser que eu tenha mais alguma informação que lhe interesse.
Na Represa tenho Teles e Vidigais.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286307 | hbanha | 02 set 2011 21:19 | Em resposta a: #286280

Cara Confrada
Obrigado pelas suas palavras sobre o trabalho que tive todo o gosto em partilhar.
De facto pelas datas apontadas não era possivel encontrar informação no trabalho publicado, lamento ter dado falsas esperanças. Gostaria ainda de dizer que consultei a minha base de dados na parte ainda não publicada e no periodo desde 1743 a 1774 sobre casamentos em São Miguel de Machede e não encontrei o casamento de Manuel Dias com Josefa Coelha.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286382 | zeev | 03 set 2011 18:58 | Em resposta a: #286289

Caro Confrade Luis,
Agradeço desde já o seu contacto.
Li e reli os seus tópicos mas não encontrei o "meu" André Banha nos seus dados. Entretanto, solicitei ao AD Evora alguns assentos e aguardo com esperança que os encontrem, a fim de prosseguir a minha pesquisa. Voltarei sem dúvida a este forum assim que os receber para pedir socorro...
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286386 | zeev | 03 set 2011 19:30 | Em resposta a: #286307

Caro Confrade,
Embora não tenha encontrado a informação que pretendia, creio que, sendo as localidades próximas, é plausível que haja algum relacionamento familiar, ainda que afastado. Aguardo resposta do ADEvora acerca de vários parentes e espero reunir dados adicionais que confirmam, ou não, a hipótese.
Com os melhores cumprimentos,
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#286402 | luisjrm | 03 set 2011 22:57 | Em resposta a: #286382

Cara Isabela

de facto era dificil de encontrar alguma referencia porque os meus "Banha" da Graça acabam por passar para a igrejinha substituindo o apelido por Rosado.
Quando tiver mais dados pode ser que a possa ajudar com esses seus antepassados.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#291820 | luisjrm | 24 nov 2011 21:35 | Em resposta a: #286386

Cara Isabela

sobre o Manuel Banha /Maria Rosado mesmo não sabendo efectivamente se será o vosso Manuel aproveito para partilhar alguma da informação com o fórum sobre os mesmos.

Na Freguesia da Igrejinha só tenho conhecimento de 4 Manuel Braz, três do mesmo ramo e outro descendente de um dos meus ramos “ Rosado ”. Não consegui ainda confirmar por falta de dados mas na minha opinião estes deveram ser também descendentes do casal Braz Fernandes /Guiomar Rosado. Deixo-lhe por isso os "Braz" da Igrejinha e uma parte do “meus Rosados” que pode também se entender observar no Blogue Alengenea;

http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/

__________________________

Rosados I da
Igrejinha

§ 1
Primeira Geração

1. Braz Fernandes que nasceu antes de 1570 e se casou com Guiomar Rosada. Guiomar faleceu a +25-2-1637 e foi sepultada na Igrejinha.

Tiveram os seguintes filhos;

+ 2.F i. Os gémeos Catarina e Gregório, baptizados na Igrejinha a 17-3-1596, foram
padrinhos Pedro Anes e Guilherme Dias

+ 3.M ii. Matias, baptizado na Igrejinha a 1-2-1597, foi padrinho André Vidigal e
madrinha Maria Alvares

+ 4.M iii. Manuel Braz

+ 5.M iv. André, baptizado na Igrejinha a 5-12-1602, foi padrinho André Vidigal e
madrinha Maria Alvares

+ 6.M v. André, baptizado na Igrejinha a 3-12-1603, foi padrinho Gilherme Dias e madrinha
Brites Pires

+ 7.F vi. Catarina Rosada

+ 8.M vii. Pedro, baptizado na Igrejinha a 19-9-1608, foi padrinho Manuel Lopes e
madrinha Isabel Lourenço

+ 9.M viii. Domingos, baptizado na Igrejinha a 9-1-1613, foi madrinha Luísa Vaz

+ 10.M ix. Braz, nasceu a 16 de Julho e foi baptizado na Igrejinha a 19-7-1618, foi madrinha
Luísa Vaz mulher de Domingos Pires.

Segunda Geração

7. Catarina Rosada que foi baptizada na Igrejinha a 20-5-1605, foi padrinho André Vidigal e madrinha Gracia Fernandes, casou na mesma Igreja a 29-10-1629 com Marcos Gomes, natural de São Bento do Mato filho de António Gomes e de Isabel André, testemunharam Jorge Lopes, Manuel Vidigal e Gregório Pires.

Tiveram os seguintes filhos:

+ 11.F i. Maria Rosada

+ 12.M ii. Manuel, baptizado na Igrejinha a 10-11-1640, foi padrinho Manuel Roiz e
madrinha Domingas Naba

4. Manuel Braz, baptizado na Igrejinha a 29-7-1599, foi padrinho André Vidigal e madrinha Domingas Braz. Casou na mesma igreja a 29-9-1625 com Catarina Lopes filha de Francisco Rebocho e de Ana Lopes, testemunharam Jorge Lopes, Domingos Lourenço, António Lopes e Manuel Rodrigues.


___________________________

Braz
( Igrejinha )

§ 1

Primeira Geração

1. Manuel Braz que nasceu antes de 1607 e se casou com Maria Roiz.
Tiveram:

+ 2.F i. Manuel Braz Cigano

Segunda Geração

2. Manuel Braz Cigano, casou 2 vezes (1), a 1ª com Maria Veladas e a 2ª na Igrejinha a 30-3-1667 com Catarina Cortes filha de Manuel Rebocho e de Maria Cortes.
Tiveram os seguintes filhos:

+ 3.M i. André Rosado (filho de Maria Veladas)

+ 4.F ii. Antónia Rosada (filho de Maria Veladas), casou na Igrejinha a 7-2-1655 com Manuel
Coelho filho de Manuel Coelho e de Luísa Roiz.

+ 5.F iii. Lúcia Veladas (filho de Maria Veladas), casou na Igrejinha a 30-8-1665 com Manuel
Fernandes filho de Luís Fernandes e de Domingas Roiz.

+ 6.F iv. Brites dos Santos (filho de Catarina Cortes)


Terceira Geração

3. André Rosado que casou na igrejinha a 5-9-1652 com Domingas Fernandes filha de Manuel Alvares e de Escolástica Manuel. Testemunharam Francisco Fernandes (…) e Manuel Domingues.
Tiveram os seguintes filhos:

+ 7.M i. Manuel Rosado

+ 8.F ii. Gregoria Rosada, casou na Igrejinha a 7-2-1684 com Manuel Alvares filho de Noutel
de Matos e de Mariana Ramalho, testemunharam Jerónimo Rosado e João Roiz.

6. Brites dos Santos que casou com António Marques filho de João Roiz e de Inês Marques, neto paterno de António Roiz e de Isabel Fernandes e neto materno de Jorge Lopes e de Filipa Gonçalves.
Tiveram os seguintes filhos:

+ 9.F i. Domingas Dias que casou na Igrejinha a 12-10-1690 com Manuel Luís já viúvo de
Isabel Rebelo.

+ 10.M ii. Manuel Braz, casou na Igrejinha a 15-5-1712 com Maria Mendes filha de João Pinto e

de Isabel Mendes.

+ 11.M iii. João Roiz que casou em São Gregório a 15-11-1735 com Maria Luís já viúva de Pedro

da Guerra e filha de André Alvares e de Maria Luís.

+ 12.M iv. Braz Roiz Piteira que casou em Santana do campo a 29-10-1750 com Luísa Maria filha

de Francisco Vidigal e de Maria de Mira.


Quarta Geração

7. Manuel Rosado, casou na Graça do Divor a 20-1-1677 com Ana Martins filha de Manuel Martins e de Lúcia Roiz.
Tiveram os seguintes filhos:

+ 13.F i. Maria Rosado

Quinta Geração

9. Maria Rosado que casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Manuel banha filho de Sebastião Simões e de Maria banha, Lavradores na Herdade da Figueira, neto materno de Sebastião Banha e de Margarida Dias.


_________________________
(1) Casou duas vezes considerando que Manuel Braz ou Manuel Braz Cigano seja o mesmo indivíduo.

________________________

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#291913 | zeev | 26 nov 2011 20:40 | Em resposta a: #291820

Caro Luis,
Antes de mais, agradeço a sua mensagem.
Ao verificar os seus apontamentos, surgiram mais duas possíveis pistas, no entanto, prefiro aguardar até segunda feira para conferir com os assentos do ADEvora, que já se encontram nos CTT. A minha duvida em relação ao "seu" Manuel Banha7Maria Rosado, filho de Sebastião e Maria Banha, serem os pais do "meu" Andre Banha, é a data de nascimento deste em 1716 e a do casamento de Manuel e Maria Rosado em 1698, pois há uma diferença de 18 anos. Não seria demasiado estranho mas. como disse, vou aguardar até segunda. Devagarinho, devagarinho mas chegarei...
A continuação de um bom fim de semana.´
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292193 | BANHA | 02 dez 2011 18:15 | Em resposta a: #291913

Boa Tarde
Cara Isabela
O meu nome é Paulo Manuel Caeiro Banha, já algum tempo que ando a fazer a árvore genealógica da minha Família paterna (Banha).
Resolvi pesquisar no arquivo Distrital de Évora, até ao André Banha (nascido em 1716 casou em 19/05/1743) correu tudo bem o problema está no pai, sei que o nome é Manuel Banha e a mãe Maria da ressurreição pelo menos é o que consta na certidão de nasc. Do André Banha mas não existe mais informação sobre o Manuel Banha.
Cumprimentos
Paulo banha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292314 | zeev | 05 dez 2011 10:13 | Em resposta a: #292193

Olá caro Paulo,
Fico muito satisfeita em conhecer um descendente de Manuel e Maria! Agradeço que verifique o seu mail.
Cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292555 | BANHA | 09 dez 2011 09:39 | Em resposta a: #291820

Caro Luis
Bom dia
Li no fórum geneall e a relação que faz entre o Manuel Banha e o André Banha, pois eu estou a fazer a arvore da minha família paterna (Banha)e parei no Manuel Banha por falta de documentação, será possível dar-me mais informação sobre Sebastião Simões e Sebastião Banha.

p.banha@netvisao.pt
Cumprimentos,
Paulo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292562 | luisjrm | 09 dez 2011 14:10 | Em resposta a: #292555

Caro Paulo

sobre os “Banhas” junto em anexo o que tenho sobre o mesmo. Não sei se trata efectivamente da ascendência do mesmo casal que foi referido pela Isabela, e do qual o Paulo descende também pelo que entendi da vossa mensagem no Fórum.
Tenho notícia na Igrejinha a 25-8-1683 do casamento de Manuel Banha e de Maria Rosada, do qual descendo. Curiosamente esta minha antepassada Maria Rosada e também natural da Graça e filha de Miguel Rosado e de Ana Banha, neta materna de José Fernandes e de Domingas Banha. Tenho por isso dois ramos “Banha”, um com origem em São Bento do Mato e este já referido.



Banhas
Graça do Divor

§ 1
Primeira Geração

1. Sebastião Banha que nasceu anteriormente a 1630 e casou com Margarida Dias.

Tiveram os seguintes filhos:

+ 2.F ii. Maria Banha

+ 3.F i. Ana Banha

Segunda Geração

2. Maria Banha, casou na Graça do Divor a 22-1-1665 com Sebastião Simões, já viúvo de Gregoria Cardoza. Foram Lavradores da Herdade da Figueira.

Tiveram os seguintes filhos:

+ 4.M i. Manuel Banha

+ 5.M ii. Sebastião Banha

3. Ana Banha, casou na Igrejinha a 13-5-1680 com Manuel Gonçalves já viúvo de Isabel Pires.


Terceira Geração

4. Manuel Banha, casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Maria Rosada filha de Manuel Rosado e de Ana Martins.

5. Sebastião Banha, casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Maria Vidigal, já viúva de Tome Luís, filha de João Banha e de Isabel Vidigal.

Cumprimentos,
Luis

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292573 | BANHA | 09 dez 2011 17:03 | Em resposta a: #292562

Caro Luis
Agradeço desde já as informações, gostava de falar consigo deixo o meu mail:p.banha@netvisao.pt
afim de entrar em conctacto.

Cumprimentos,

Paulo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292690 | zeev | 11 dez 2011 17:32 | Em resposta a: #292562

Caro Luis,
Antes de mais, mil desculpas pela resposta tardia e obrigada pela informação.
Recebi entretanto alguns assentos do Arquivo mas nada sobre o meu Manuel/Maria. Tendo em conta o que disse, penso que o proximo passo será pedir informações sobre o Sebastião tarefa agora facilitada porque fui contactada pelo Confrade Paulo Banha, descendente do mesmo Manuel/Maria e residente em Evora! Espero em breve ter mais dados.
Melhores cumprimentos
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292694 | zeev | 11 dez 2011 18:25 | Em resposta a: #292562

Caro Luis,
Reli as ultimas mensagens e é de facto tentador aceitar que as "marias" são a mesma pessoa. Na falta de provas e por alguma teimosia, fico no entanto sem saber o que devo fazer a seguir. Terei que rever os meus apontamentos porque creio ter alguêm de Sao Bento de Mato também. Continuo com duvidas em relação a Andre pois se ele for filho de Maria Rosado, terá casado com 18 anos. Entretanto, se possível, podia-me dizer os nomes dos filhos de Manuel e Maria Rosado? Fiquei baralhada com tantos nomes e datas.
Até breve
Isabela

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292697 | luisjrm | 11 dez 2011 19:26 | Em resposta a: #292694

Caro Isabela

gostaria muito de lhe poder referir os nomes de filhos do casal Manuel Banha / Maria Rosada, mas também não tenho mais informações.
Já falei com o Paulo e do que entendi o vosso Manuel Banha terá casado 2 vezes, portanto uma das quais com Maria da Ressurreição.
Falta portanto confirmar se o Manuel que eu referi e ou não o mesmo, e em relação a Maria o mesmo. Na minha opinião para que não restem dúvidas, só vendo os vários baptismos que refiram estes nomes, de forma a tentar encontrar algum dado que seja comum, por ex: o nome da herdade onde residiam a altura, nome dos padrinhos etc.
Eu já transmiti ao Paulo que da próxima vez que for ao Arquivo irei ver os Paroquiais da Graça, ate porque necessito de retirar alguns dados deste Livros, posso na altura dar também uma passagem aos baptismos, não prometo e a data.

Junto os “Banhas”para que a Isabela possa observar melhor.


Cumprimentos,
Luís




Banhas

Graça do Divor


§ 1
Primeira Geração

1. Sebastião Banha que nasceu anteriormente a 1630 e casou com Margarida Dias.
Tiveram os seguintes filhos:
+ 2.F ii. Maria Banha
+ 3.F i. Ana Banha

Segunda Geração

2. Maria Banha, casou na Graça do Divor a 22-1-1665 com Sebastião Simões, já viúvo de Gregoria Cardoza. Foram Lavradores da Herdade da Figueira.
Tiveram os seguintes filhos:
+ 4.M i. Manuel Banha
+ 5.M ii. Sebastião Banha

3. Ana Banha, casou na Igrejinha a 13-5-1680 com Manuel Gonçalves já viúvo de Isabel Pires.

Terceira Geração

2. Manuel Banha, casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Maria Rosada filha de Manuel Rosado e de Ana Martins.

5. Sebastião Banha, casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Maria Vidigal, já viúva de Tome Luís, filha de João Banha e de Isabel Vidigal.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292702 | LProjecto | 11 dez 2011 20:46 | Em resposta a: #292694

Cara Isabela,

Estive, em tempos, a consultar os paroquiais de São Bento do Mato na expectativa de poder encontrar algo mais sobre o meu Francisco Banha, mas sem sucesso. Aproveito para lhe enviar mais alguns "Banhas" que fui apontando. Possivelmente alguns serão já do seu conhecimento, se assim for, pode ser que interessem a outros confrades.
___________

S.B.Mato 15.8.1619 - b. Manuel - filho de Bento banha e de Isabel de Soure
Pad: Domingos Lourenço e Brites Dias

S.B.Mato 7.8.1639 - cas. Domingos Banha e Escolástica Jorge.
Ele, filho de Mateus Domingues e Maria Banha
Ela, filha de Jorge Gonçalves e Isabel Fernandes

S.B.Mato 17.9.1623 - Cas. Domingos Banha e Luísa Francisca
Ele, filho de João Mateus e Margarida Fernandes
Ela, filha de Domingos Francisco e Brásia Paes

S.B.Mato 14.9.1642 - b. Manuel - filho de Domingos Banha e de Escolástica Gonçalves
Pad: Bento Jorge e Maria Gonçalves

S.B.Mato 10.9.1640 - b. Luzia - filha de Domingos Banha e de Escolástica Gonçalves
Pad: Bento Jorge e Luzia Henriques

S.B.Mato 24.8.1639 - b. António - filho de Manuel Carreiro e de Francisca Banha
Pad: Francisco Alves e Cristina Nunes

S.B.Mato 19.10.1636 - b. Maria - filha de Manuel Carreiro e de Francisca Banha
Pad: Domingos Pires

S.B.Mato 27.10.1633 - b. Leonor - filha de Bento Banha e de Isabel de Soure
Pad: Domingos Lourenço e Maria Dias

S.B.Mato 16.1.1633 - b. Belchior - filho de Manuel Carreiro e de Francisca Banha
Pad: Luís Manuel e Beatriz de Soure

S.B.Mato 12.1.1631 - b. Sebastião - Domingos Banha e Maria Laço
Pad: Manuel Fernandes

S.B.Mato 15.1.1629 - b. Amaro - filho de Miguel Rodrigues e de Margarida Nunes
Pad: Bento Manuel e Margarida Rodrigues, mulher de Aleixo Rosado

S.B.Mato 29.7.1628 - b. Diogo - filho de Domingos Banha e Maria Francisca
Pad: João Fernandes e Maria Varela

S.B.Mato 15.3.1627 - b. Catarina - filha de Manuel Carreiro e de Francisca Banha
Pad: Luís Manuel e Guiomar Pires

S.B.Mato 20.4.1625 - b. Isabel - filha de Francisco Fernandes e de Isabel Banha
Pad: Bento Manuel e Maria de Azevedo

S.B.Mato 26.1.1625 - b. Sebastião - filho de Bento Banha e de Isabel de Soure
Pad: Domingos (...) e Joana Dias

S.B.Mato 5.8.1624 - b. Inácio - filho de Isabel, escrava cativa de Manuel Varela e de Catarina Mendes "o pai ela o dirá".
Pad: Margarida Banha, mulher de Francisco Fernandes

S.B.Mato 15.6.1623 - b. Maria - filha de Bento Banha e de Isabel de Soure
Pad: Domingos Lourenço e Joana Dias

S.B.Mato 20.5.1621 - b. João - filho de Bento Banha e de Isabel Soure
Pad: Domingos Lourenço e Joana Dias

S.B.Mato 15.8.1619 - b. Manuel - filho de Bento Banha e de Isabel de Soure
Pad: Domingos Lourenço e Brites Dias

S.B.Mato 21.10.1613 - b. Escolástica - filho de Manuel Banha e Maria Dias
Pad: Manuel Varela e Domingas Gonçalves

S.B.Mato 7.10.1612 - b. Catarina - filha de Bento Banha e Isabel de Soure
Pad: Domingos Lourenço e Helena Henriques

S.B.Mato 26.2.1612 - b. Domingos - filho de Mateus Domingues e Maria Banha
pad: Manuel Fernandes e Francisca Domingues

S.B.Mato 22.12.1612 - b. Escolástica - filha de Manuel Banha e de Maria Dias
Pad: Bento Dias e Isabel Luís

S.B.Mato 2.1.1610 - b. João - filho de Manuel Pires e de Maria Banha
Pad: Manuel Fernandes e Maria Dias

S.B.Mato 20.9.1609 - b. Francisco - Henriques Moreno e Margarida Dias
Pad: Amador Rodrigues e Domingas Banha

S.B.Mato 15.3.1606 - b. Bento - filho de Manuel Banha e de Maria Luís
Pad: Matias Pereira e Maria Pereira

S.B.Mato 21.9.1604 - b. Francisca - filha de Manuel Pires e de Maria Banha
Pad: João Bartolomeu e Maria Manuel

S.B.Mato 18.5.1625 - Cas. Manuel Carreiro e Francisca Banha
Pad: Bento Banha e outros

S.B.Mato 17.9.1623 - Cas. Domingos Banha e Luísa Francisca
Ele, filho de João Mateus e Margarida Fernandes
Ela, filha de Domingos Francisco e Brásia Paes
Pad: Bento Banha e outros

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#292810 | zeev | 13 dez 2011 14:02 | Em resposta a: #292697

Caro Luis,
Muito obrigada pela informação e PACIÊNCIA!...
Seguindo a sua sugestão, conferi alguns dados de André, filho de Manuel/Maria Ressurreição, e constatei que a Madrinha de Baptismo é Maria Vidigal, que seria sua Tia. Esta informação, conferida tb pelo Paulo, sugere que as "Marias" são de facto a mesma pessoa. Vou continuar a verificação dos dados e darei notícias.
Até breve
Isabela.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#293548 | TJCArrobas | 28 dez 2011 17:08 | Em resposta a: #292562

Prezado Luís,

Ao ler a sua mensagem neste fórum reparei que indicou o seguinte:

"5. Sebastião Banha, casou na Graça do Divor a 26-1-1698 com Maria Vidigal, já viúva de Tome Luís, filha de João Banha e de Isabel Vidigal."

Sendo descendente dos supracitados João Banha e Isabel Vidigal, gostaria de saber se dispõe de mais alguma informação sobre os ascendentes deste casal, penso que ambos são naturais da Graça do Divôr.

Agradeço qualquer ajuda,

Tiago Arrobas

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#293558 | luisjrm | 28 dez 2011 21:31 | Em resposta a: #293548

Caro Tiago

sobre o casal João Banha e Isabel Vidigal tenho conhecimento da existência de mais uma filha,Teresa de Jesus que casou com Jerónimo a Fonseca, Sangrador, natural de Avelar e filho de Manuel Antunes e de Isabel Simões, foram Pais de António de Mira Vidigal, Lavrador da Herdade de Entre -Aguas na Igrejinha e familiar do Santo Oficio por carta de 10-4-1757. Casou com sua prima em 2º grau, Úrsula de Mira Vidigal filha de Ande Vidigal e de Antónia Maria, moradores na Herdade das Paredes (Graça do Divor), neta paterna de António Luís e de Isabel Vidigal, neta paterna de Manuel da Silva e de Inês Luís. A referida Úrsula de Mira Vidigal e irmã do Padre Leonardo de Mira.

Dos ascendentes do mesmo casal não tenho mais informação.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#293623 | zefer | 30 dez 2011 00:24 | Em resposta a: #293558

Caro Tiago Arrobas

Em Outubro de 2008 encomendei à TT a digitalilazação da Diligência para a HFSO de António de Mira Vidigal a qual foi colocada posteriormente Online pela TT. Basta na pesquisa colocar o nome do Habilitando para acesso ao Doc. No folio 77, encontra-se a transcição de um dos assentos dos RPQ de Évora, Freguesia da Sé de 14 de Maio 1670 (fl130 ou 136) que penso que lhe interessa dado que trata do casamento de João Banha com Isabel Vidigal e onde constam os nomes dos pais da Isabel. João Banha era já viúvo pelo que os nomes dos pais ( como na maioria dos casos )não constam do assento.Como não está ainda online o livro de matrimónios de Évora (Sé) 1664(5?)-1672 (embora estejam outros) não consegui ainda encontrar o assento do 1º casamento de João Banha onde constarão eventualmente os nomes dos seus pais. talvez alguem nos possa dar apoio...
Isabel Vidigal casou uma 2ª vez em Évora (Sé) em 11 de Dezembro de 1684 com António Luís, após falecimento de João Banha. Este assento encontra-se online. É interessante registar este segundo casamento já que devido a relações familiares João Banha e Ant.º Luís se tornaram ambos meus "n-Avós" e certamente seus.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#293662 | luisjrm | 30 dez 2011 14:27 | Em resposta a: #293623

Caro Zefer

só hoje e que reparei mas a mensagem que quis dirigir ao Confrade Tiago, veio parar a minha caixa de mensagens. Por isso o Confrade não recebeu a notificação que lhe quis dirigir.

Sobre o mesmo, tenho aqui um apontamento que talvez tenha interesse sobre João Banha, possivelmente deve ser o mesmo que anteriormente terá casado com Jerónima Rosada, isto segundo o casamento na Graça do Divor, realizado a 11-7-1677de uma filha dos citados, de nome Leonor Rosada com Pedro Coelho já viúvo. Da mesma Freguesia tenho também notícia de um outro João Banha muito mais antigo (baptismo a 18-7-1610 de Catarina filha de João Banha e de Domingas Dias).

Por outro lado observo que das 5 ou 6 linhas Banha nesta Freguesia (refiro-me aos primeiros registos de que tenho dados) tem todas ligações com a Se de Évora.
Na minha opinião parece que devera haver alguma relação destes Banhas com ou outros que aparecem na Freguesia de São Miguel de Machede, mais concretamente os “Roiz Banha”, que constam no Site do Confrade Henrique Melo Banha.

Na Graça também existem registos de indivíduos com estes dois nomes, por ex: o caso de Amador Roiz Banha ou de Manuel Roiz Banha, ambos falecidos por volta de 1633 e que estão ligados no caso do primeiro ao Pomar do Regedor e na caso do segundo a Herdade do Regedor. Os meus “Banhas” curiosamente sem o “Roiz” parecem ter que ver com o mesmo local do “Regedor”.

Aproveito para partilhar no fórum alguns dos dados referentes a freguesia da Graça sobre este mesmo apelido:

1-2-1571, casamento de Simão Banha filho de Pedro Banha com Catarina Fernandes filha de Pedro Fernandes Goudolim. (este e o registo mais antigo referente ao apelido em causa)

1-10-1589, casamento de Amador Roiz Banha filho de Braz Roiz e de Domingos Braz com Gracia Nunes filha de Nuno André e de Guiomar Roiz.

17-6-1601, casamento de Simão Roiz Lucas filho de Braz Roiz e de Inês Jorge com Maria Banha filha de Diogo Banha e de Iria Nunes.

Cumprimentos,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), EVORA

#293679 | zefer | 30 dez 2011 20:58 | Em resposta a: #293662

Caro Luís
Obrigado pelo alerta e informação adicional que me orientará logo que estejam disponíveis outras fontes onde o cruzamento de dados, neste caso Matrimónios e Óbitos, permitam obter o que eu e o Confrade Tiago desejamos.
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), Évora

#438826 | betosong | 25 jan 2022 14:09 | Em resposta a: #286235

Bom dia!

Sobre a família de Úrsula de Mira Vidigal, filha de André Vidigal e de Antónia Maria (que se casaram em 24 de maio de 1715), moradores na Herdade das Paredes (Graça do Divor), além do irmão, o Padre Leonardo de Mira, encontrei outras irmãs: Tereza nascida em 1716 e Joanna em 1722.

Alguém saberia quem são os outros irmãos, padres jesuítas?

Resposta

Link directo:

Familia Rodrigues (Represa), Banha(s) (Nª Srª Divor), Roiz (S. Mig Machede), Évora

#438830 | dani21 | 25 jan 2022 17:06 | Em resposta a: #293548

Prezados Confrades,

Alguém conseguiu descobrir quem é o pai de João Banha?

Encontrei o assento de casamento de João Banha e Isabel Vidigal e o batizado da filha Tereza, mas não constam os nomes dos avós.

Obrigada pela atenção,
Dani.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 abr 2024, 00:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen