Programa de genealogia

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Programa de genealogia

#286684 | abfigueiredo | 07 set 2011 11:57

Prezados companheiros

Tenho intenções de comprar um programa de genealogia, peço ajuda para me indicarem qual o melhor. Tenho já muitos dados inseridos no Myheritage.com, mas como já há muita gente com acesso à minha árvore, e a colocar pessoas que não são meus familiares directos, penso em fazer uma árvore nova e transferir o que interessa para essa mesma árvore.

O Myheritage tem coisas giras, tais como poder fazer o livro da árvore, e outros, por isso quero comprar um programa que tenha também essas possibilidades. E onde posso adquirir o programa.

Agradeço antecipadamente a informação.

Cumprimentos a todos

Maria Adriana Bettencourt Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286685 | LBolacha | 07 set 2011 12:01 | Em resposta a: #286684

Cara Sra Adriana

NEste site poderá verificar uma bastante bem feita comparação de alguns dos programas existentes, sendo que poderá comparar o que cada um é capaz de fazer com as suas necessidades (http://www.genealogy-software-review.toptenreviews.com/).
Infelizmente, nunca encontrei nada a venda em Portugal, mas já me disseram que através na FNAC é possivel obter algo, ou então comprar directamente via net.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286721 | hbanha | 07 set 2011 18:40 | Em resposta a: #286684

Prezada Senhora

Se de facto gostou do programa Myheritge não vejo porquê dispender dinheiro a adquirir outro programa. Aliás não tenho conhecimento de estar á venda programas deste tipo, poderá adquirir vários através da net mas não existem em português.

Com o Myheritage pode descarregar gratis para o seu computador e aí abrir quantos projectos quiser. Eu tenho vários que elaborei com este programa e até publiquei alguns na net.

Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286731 | abfigueiredo | 07 set 2011 19:51 | Em resposta a: #286685

Caro LRB

Obrigada pela informação, já fui ver e parece-me que o mais completo é o "Legacy" e tem um preço muito acessivel.

Cumprimentos
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286733 | abfigueiredo | 07 set 2011 19:56 | Em resposta a: #286721

Caro Henrique Banha

Obrigada, pelo conselho, sei que há à venda programas, aqui em Portugal não, mas através da net há vários, segundo informação que recebi, também em resposta ao meu pedido.

O Myheritage tem coisas giras como disse, mas não consigo fazer uma transferência dos dados que tenho já, para outro que tenho aberto, e não há muita confidencialidade.

Cumprimentos

Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286748 | hbanha | 07 set 2011 22:10 | Em resposta a: #286733

Cara Adriana Figueiredo

Não tenho qualquer interesse em promover o Myheritage apenas dar a conhecer as potencilidades dum programa gratuito que por vezes não são totalmente conhecidas.
Claro que se já fez a publicação na net do seu projecto, a confidencialidade é uma coisa que já era. Mas também convem dizer que o programa tem a opção de tornar a sua exposição privada ao autor e aos membros do site que o autor autorizar.
A transferencia de dados é possivel usando a ferramenta de ficheiro Gedcom mas a transferencia é efectuada na totalidade o que premite abrir novo projecto que depois pode expurgar daquilo que desejar.

Se desejar poderei ajudar na concretização das operações necessárias para efectuar as modificações para tornar os seus projectos naquilo que tem em mente.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286755 | chartri | 07 set 2011 22:31 | Em resposta a: #286733

Cara Adriana Figueiredo

Eu uso o The Master Genealogist, da Wholly Genes (http://www.whollygenes.com/). Permite-me ter uma boa base de dados e transferir o gedcom para o My Heritage, ou para outros programas ou familiares
Assim o The Master Genealogist (julgo que melhor que o Legacy e outros) permite-me igualmente ter uma página internet usando o software Second Site. Ver por exemplo aquele que tenho em www.familiasdeLeiria.com. Este software permite ainda colocar a nossa base de dados genealógica, num DVD... e destribui-lo pela familia

Claro que podemos comprar o The Master Genealogist indo ao site do seu fabricante/editor, o Wholly Genes. Ele permite descarregar o software (como outros o permitem) e testar durante 30 dias.
Não tem versão em português mas pode-se ir colocando os termos em português. Passado algum tempo temos o software quase todo em português.

O TMG permite ainda usar uma versão inglesa, ou a americana (o site da Wholly Genes explica as diferenças) e alem diso permite usar uma versão simplificada que pode passar com um clik a avançada.

Mas olhe que cada genealogista tem as suas próprias preferências e aconselho peder um mês fazendo testes. Lembro que eu só comecei a usar quase todas as potencialidades do software após um mês de trabalhos
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286825 | DD | 08 set 2011 16:05 | Em resposta a: #286748

Prezado Henrique de Melo Banha
Li esta sua msg e debato-me com o seguinte problema:
Em Myheritage tenho construído, como projecto não publicado, uma árvore genealógica da minha família, já com mais de dois mil de pessos.
Por estar antiquado o meu computador, adquiri um outro mais actual.
Desejava transferir aquela árvore, que representa muita pesquisa genealógica, para o novo computador.
Creio entender que, segundo esta sua msg, tal transferencia é possível, só que não sei como usar a ferramena de ficheiro Gedcom, a que alude.
Como manifestou disponibilidade, a outro participante neste Forum, para a concretização deste ojectivo, atrevo-me a pedir o seu auxílio.
Será possivel conceder-me essa ajuda?
Ficar-lhe-ìa muito grato.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286847 | hbanha | 08 set 2011 21:05 | Em resposta a: #286825

Prezado Dario Rocha
Primeiro vai necessitar de ter um meio externo, tipo pen ou DVD, para onde vai gravar o ficheiro de GEDCOM.
Depois e na posse deste meio terá de criar o referido ficheiro do seguinte modo: Com o projecto no Myheritage aberto vai a Ficheiro no topo superior esquerdo e abre Exportar GEDCOM. A partir daí é seguir os passos indicados pelo programa. Quando o ficheiro estiver criado manda gravar no meio externo. Uma vez concluida esta fase abre o programa no novo computador onde vai inserir na respectiva drive ou porta o referido meio externo. Depois pede para criar novo projecto e dá instruções para utilizar o ficheiro GEDCOM que criou.

Espero ter sido suficientemente claro sobre o procedimento, no caso de mais qualquer esclarecimento estarei disponivel.
Melhores cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286959 | DD | 09 set 2011 22:33 | Em resposta a: #286847

Prezado Henrique de Melo Banha
Venho agradecer a sua amável e pronta resposta ao meu pedido.
Se fizer a fineza de desculpar a minha ignorancia, poderia explicar-me como obter, para gravar, " o ficheiro GEDCOM"?
Ultrapassada esta dificuldade, espero conseguir o resultado pretendido, com a sua preciosa e minuciosa explicação.
Desculpe abusar da disponibilidade que me oferece mas fique certo da minha gratidão.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286960 | DD | 09 set 2011 22:33 | Em resposta a: #286847

Prezado Henrique de Melo Banha
Venho agradecer a sua amável e pronta resposta ao meu pedido.
Se fizer a fineza de desculpar a minha ignorancia, poderia explicar-me como obter, para gravar, " o ficheiro GEDCOM"?
Ultrapassada esta dificuldade, espero conseguir o resultado pretendido, com a sua preciosa e minuciosa explicação.
Desculpe abusar da disponibilidade que me oferece mas fique certo da minha gratidão.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286982 | hbanha | 10 set 2011 09:32 | Em resposta a: #286960

Prezado Dario Rocha

Tal como disse na mensagem anterior, para gravar o ficheiro GEDCOM deverá efectuar os seguintes passos:

- Abrir o projecto no Myheritage onde tem a sua arvore.
- Depois clica no topo superior esquerdo onde diz Ficheiro, vai imediatamente por baixo aparecer uma listagem.
- Clica onde diz Exportar GEDCOM, vai abrir uma janela.
- Depois é seguir as instruções que o programa vai apresentando.
- Primeiro clica em "guardar como" para escrever um nome para identificar o ficheiro.
- Abrirá nova janela onde vai selecionar o local onde será gravado o ficheiro GEDCOM, terá então de escolher o tal suporte externo, como disse anteriormente por exemplo uma "Pen".
- Depois de aí clicar em guardar volta a aparecer a janela anterior já com o nome de ficheiro preechido e clica em seguinte.
- Não necessita preencher o quadro que aparece e clica em seguinte.
- Abrirá nova janela onde vai seleccionar as suas opções e volta a clicar em seguinte.
- Abrirá nova janela e conforme recomendado clica em "sim".
- Abrirá nova janela onde vai observar o evoluir da criação do ficheiro.
- Quando estiver pronta abrirá nova janela e aí clica em "terminar".
Depois com o ficheiro GEDCOM pronto e guardado no suporte externo (Pen) coloca a pen no novo computador e pode seguir os passos que já anteriormente mencionei.

Pode ainda enviar para o meu e-mail : melobanhaarrobasapopontopt qualquer outra duvida que lhe apareça.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286985 | PP | 10 set 2011 12:22 | Em resposta a: #286684

Cara confrade Maria Figueiredo,

Tenho o Family Tree Maker 2011 e estou muito satisfeito com o mesmo. E este está muito bem classificado nos comparativos...
Mais funcionalidade menos funcionalidade, como são muitas horas a olhar para o mesmo programa, pesou a parte estética.
É, sem dúvida nenhuma, muito agradável e muito bem executado do ponto de vista gráfico.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia

#286989 | DD | 10 set 2011 14:30 | Em resposta a: #286982

Prezado Henrique de Melo Banha
Peço desculpa por lhe ter solicitado os esclrecimentos adicionais, que prontamente satisfez.
Se não fora a minha grande ignorancia nestas coisas da informátia, teria percebido completamente a sua primeira explicação mas, agora, com os esclarecimentos complementares, creio estar seguro de obter o meu pretendido objectivo - de passar para o novo computador todos os elementos que consegui reunir .
Não digo que consegui tal objectivo porque, antes de pôr em prática os seus ensinamentos, senti necessidade de manifestar-lhe o meu reconhecimento pela atenção e paciencia com que me atendeu.
Mais uma vez os meus sinceros agradecimentos.
Com os melhores cumprimentos,
Dario Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318738 | Raquelis | 06 dez 2012 21:37 | Em resposta a: #286985

Caro confrades

Há cerca de 8 anos, quando iniciei carregamento dos registos paroquiais, escolhi fazê-lo no“Family Tree Maker” versão 6. Este programa, embora em inglês, é de fácil execução, tem um visual agradável, é intuitivo, avisa-nos para a possibilidade de repetição no carregamento de um indivíduo e produz mapas muito interessantes. Já carreguei perto de 40.000 pessoas e o índex, por ordem de apelidos e datas é extremamente rápido, quase instantâneo.
Desde que instalei o programa num PC com Windows 98 mudei para outro com Windows XP e a transferência de dados decorreu sem qualquer incidente.
Acabei de adquirir um novo PC com Windows 7 e, verifiquei com espanto e apreensão que não pode ser carregado por incompatibilidade com controladores com este sistema operativo. Pensei que o motivo poderia estar relacionado com a versão muito antiga do Family Tree Maker mas, dando uma” vista de olhos” pela internet pareceu-me que acontece o mesmo com os pacotes mais actualizados daquele programa que estão à venda “on-line”.
Porque os meus conhecimentos de informática são reduzidos e não acredito que não exista uma solução,estou a incomodar para saber se:
1- Já se deparou com tal problema?
2- Há solução?
3- Qual?

Cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318741 | PP | 06 dez 2012 23:12 | Em resposta a: #318738

Cara confrade Raquel Diogo,

Também optei pelo Family Tree Maker e estou muito satisfeito com o desempenho e, sobretudo, com a linha de apoio ao cliente. De facto, neste caso, funciona mesmo.

Gostaria de poder ajudá-la, mas não estou a entender bem a sua questão.

Tem um PC com o Windows 7 e nele instalou novamente o FTM 6.0, certo?

Quando tenta abrir a sua base de dados não consegue abrir directamente o ficheiro?

1.ª sugestão: actualizar o FTM 6.0 para o 2012. Julgo que é acessível pois se tiver licença desse só paga a actualização. Vai ver que já mudou muito o programa...

2.ª sugestão: quando no PC antigo exporta a sua base de dados para um ficheiro do tipo GEDCOM 5.5, também não consegue abrir a sua base de dados no Windows 7?

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318778 | Raquelis | 07 dez 2012 20:05 | Em resposta a: #318741

Caro confrade,

Muito obrigada pela rápida resposta.

Não tinha tentado nenhuma das soluções que aponta.

Vou começar por exportar a minha base de dados para GEDCOM . Vamos ver como corre o processo.

Se tiver necessidade volto a incomodá-lo.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318793 | vabopi | 08 dez 2012 10:22 | Em resposta a: #318778

Cara Raquel:

Permita-me uma sugestão. Se vai continuar a utilizar o mesmo programa, embora passando para versão diferente (actualizada), certamente que essa nova versão será de algum modo compatível com os ficheiros criados com a anterior. Isto é, a nova versão deverá fazer o "restore" de um "backup" feito com a versão anterior, assim garantindo a passagem integral dos dados.

O Gedcom (GEnealogical Data COMmunication), sendo muito útil, é uma espécie de "máximo divisor comum" dos diversos programas de genealogia, e assim sendo, não cobre todas as respectivas especificidades, pelo que frequentemente se perde informação ao fazer a transferência dos dados. É muitas vezes um precioso mal menor, mas no seu caso, uma vez que pretenda continuar com o FTM, não me parece de recomendar.

Encontram-se na internet multiplas queixas idênticas à sua, como p.ex.:
http://www.tomshardware.com/forum/29356-63-family-tree-maker-driver-windows
No entanto, não sendo eu próprio utilizador não tenho experiência na solução.
(utilizo o TMG num Mac/Parallels)

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318797 | PP | 08 dez 2012 12:44 | Em resposta a: #318793

Caro Vasco Galvão,

O Gedcom tem as suas limitações como qualquer outro software para intercâmbio de dados entre programas de genealogia ou outros, daí que tenham vindo a ser criadas diferentes versões do mesmo ao longo dos anos para melhorar algumas omissões. Por isso mesmo é que a única versão standard aprovada foi a 5.5.

Se fizer uma exportação para a versão 5.5 com o FTM 6.0, é "quase" garantido que passa tudo, excepto se o utilizador criou campos muito específicos e com caracteres especiais. Mas, de qualquer forma, a partir da versão, pelo menos 2010 do FTM, quando importar a base de dados, o programa apresenta-lhe uma espécie de relatório do que não consegui importar. O que é excelente.

Fiz alguns testes entre o PAF e o FTM e não tive problemas, passou tudo. Deve funcionar entre o FTM 2006 e o 2012. O que às vezes acontecia no 2010 é que à primeira, vá se lá saber porquê, não passava tudo, mas à segunda... :)

De qualquer forma, é apenas uma sugestão para dar a volta ao problema, mas se o FTM 6.0 corre no XP, deve correr no Windows 7.

Só há um pequeno truque que me esqueci de informar: se o programa não for instalado como administrador, nada feito, pois não se consegue instalar o «patch» de compatibilidade com o Windows 7 Profissional de 64 bits.

E para mim deve ser aqui que a confrade está a ter problemas... Daí eu querer saber se instalou ou não o FTM 6.0 no novo PC e como.

Espero ter ajudado e não complicado.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318830 | Raquelis | 09 dez 2012 01:38 | Em resposta a: #318793

Caro Vasco Galvão

Muito obrigado pela sua resposta.

Já fiz o "backup" e reservei.

Vou apenas fazer experiências no novo Pc, com alternativas com outros programas de genealogia. Pensei experimentar o My heritage mas, certamente irei adquirir uma versão mais atualizada do Family Tree Maker que deve assumir os dados das versões mais antigas.

Tenho muitas informações nas notas e temo perder o conteúdo fora do FTM.

Estou a continuar o trabalho no antigo PC e quero assegurar todos os dados que tenho antes de continuar no novo.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318834 | vabopi | 09 dez 2012 11:26 | Em resposta a: #318830

Caro PP:

O meu alerta relativamente ao GEDCOM não pretende de forma alguma menorizar o programa, que é aliás muito útil. Eu próprio o utilizo ocasionalmente, não para transferir a minha BD, mas para exportar um ou mais grupos de indivíduos para um outro programa exclusivamente de relatórios (The Complete Genealogist Reporter). Nesse caso a minha BD continua intacta, e se no relatório faltar algum tipo de informação que não tenha sido transferido, a situação não é grave e pode ser facilmente corrigida.

A questão toma outros contornos se pretender transferir a BD entre 2 programas radicalmente diferentes. Aí, o Gedcom cumpre o que promete, mas não é possível obter 100% de sucesso. E o problema não será do Gedcom, mas da diferente concepção dos programas, e "afinar" uma BD com milhares de indivíduos é obra. Fiz recentemente uma tentativa desse tipo que ficou relatada aqui:
http://www.reuniontalk.com/showthread.php?t=3327

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318841 | Raquelis | 09 dez 2012 15:01 | Em resposta a: #318834

Caros confrades
Muito obrigada pela ajuda que estão tentando oferecer-me.

O problema deve residir na minha inexperiência em questões informáticas.
Ainda tenho os CD’s da 1ª versão que comecei por instalar – a versão 5 – e resolvi ir busca-la e começar por aí e, para meu espanto o programa ficou instalado. Só que não recebe os dados que tenho no outro computador porque foram introduzidos sobre uma versão posterior – a versão 6.
Com esta instalação e feita a experiência, dá para começar tudo de novo , o que eu não quero, como é óbvio!

Se adquirir a actualização versão 2012 posso fazê-la correr sobre a versão 5 ou tenho que adquirir o pacote integral do FIM 2012?
Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318842 | vabopi | 09 dez 2012 17:04 | Em resposta a: #318841

Cara Raquel:

Pelo que vi na informação disponível no site do FTM a nova versão é instalada independentemente da anterior e podem funcionar em simultâneo enquanto for julgado conveniente. No entanto as versões anteriores são no site designadas pelo ano, pelo que não identifiquei qual seja a sua versão 6. Aparentemente terá de fazer a aquisição do programa e não o upgrade, de qualquer forma, está disponível um serviço de apoio aqui:
http://ftm.custhelp.com/app/ask

Lamento não poder ser mais concreto, mas como antes disse, não sou utilizador do FTM, nem nunca o experimentei pois não tem disponível versão para teste. Tenho boas referências dele na versão Windows, e menos boas na versão Mac que seria a que me poderia interessar. Uso há vários anos o TMG que considero excepcional nas infinitas possibilidades que oferece, sendo o ponto menos bom o interface com o utilizador, que mesmo na versão mais recente é bastante "antiquado". Mas a verdade é que nisto como em quase tudo, a substancia importa mais que o aspecto... que apesar de tudo não é mau. Existe disponível para download uma versão de teste aqui:
http://www.whollygenes.com
Este programa tem no entanto uma difícil curva inicial de aprendizagem que pode ser algo intimidatória, mas muito compensadora para quem não desiste nos primeiros momentos. Importa directamente os ficheiros do FTM, sem ter que recorrer ao Gedcom como intermediário. Mas, o melhor programa é aquele que satisfaz a nossas necessidades e com o qual nos sentimos à vontade!

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318843 | PP | 09 dez 2012 17:07 | Em resposta a: #318841

Cara confrade,

Quanto ao seu primeiro problema não há nada a fazer. Não é possível abrir o ficheiro que criou na versão 6.0 com a versão 5.0. Deve inclusivamente ter recebido uma mensagem a avisá-la disso mesmo.

Ao ter passado o seu ficheiro da versão 5.0 para a 6.0 devia ter tido em conta o facto do programa avisar de que não seria depois possível abri-lo com um versão anterior. Porém, não vai começar tudo de novo!

Tem algumas hipóteses:

1.º Abrir o seu ficheiro (com o seu trabalho atual) novamente no PC que tem a versão 6.0 instalada; depois tentar exportá-la da seguinte forma: clicar em Export, selecionar Entire File; Output format:

1.1. Agora tem duas hipótese e devia fazer ambas: ou escolhe o formato de saída Family Tree Maker genérico, ou seja, sem versão ou;
1.2. Escolhe GEDCOM 5.5.

Não se esqueça de seleccionar tudo! Pessoas vivas, fotos, factos privados etc.

2.º Levar o(s) ficheiro(s) exportado(s) para o seu novo PC e tentar abri-lo e ver se o relatório aponta alguma coisa que não tenha conseguido ler;

Essas duas versões são muito antigas e já não há suporte para elas desde o FTM 2011.

3.º Quando instalar a versão 5.0 no seu PC com o Windows 7, tenha a certeza que a instala como administrador: no ficheiro onde clica para instalar o programa assegure-se que clica no botão do lado direito do rato «instalar como administrador» pois o programa corre mas não instala as atualizações; instale depois todas as actualizações;

Mas porque é que não instala a 6.0?! Já não a tem?

Quanto à sua pergunta: pelo que estive a ver a FTM acabou nalguns países com a versão de upgrade. Ou seja, quando adquirir o FTM 2012, leva o pacote integral, nem precisa do FTM 5.0. Com o FTM 2012 instalado pode abrir qualquer das versões anteriores.

Será que não há na net o FTM 2012 para download... nem que seja para experimentar...
6 anos é muito tempo, já mudou muita coisa...

Cumprimentos, PP.

PS: faça cópias de tudo e trabalhe so com as cópias até ter a certeza que o seu ficheiro está integral e que nada lhe falta.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318859 | Raquelis | 09 dez 2012 23:06 | Em resposta a: #318843

Caro confrade
Muito obrigada pela explicação pormenorizada e clara que fez o favor de me enviar.

Estou mesmo decidida a continuar com o “FTM” e vou adquirir a versão 2012. Se estou satisfeita com o resultado agora, certamente ficarei ainda mais quando estiver actualizada. Aliás, já o devia ter feito mas acomodei-me um pouco … Mas nunca é tarde.

Também estou absolutamente convencida que houve erro da minha parte. Deveria ter.me familiarizado primeiro com o Windows 7. Assustei-me com a história dos 32 ou 64 bits e precipitei-me. Nem imagina as vezes que instalei e desinstale ivários programas, pacotes de compatibilidade etc. Há dias que ando à volta deste problema.

O meu progresso em informática é lento e os meus PC’s também sofrem do” tal vírus” que só ataca os computadores cujos os donos nasceram antes de 1960!!....

Um bem-haja por tudo. Ajudou-me na decisão que tomei.
Com os meus cumprimentos,
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318864 | Raquelis | 09 dez 2012 23:29 | Em resposta a: #318842

Caro Vasco Galvão

Uma vez mais obrigada pela atenção que me disponibilizou.

Como bem diz o melhor programa é aquele com o qual nos sentimos à vontade e vou continuar com o FamilyTree Maker na versão 2012 que vou adquirir. No entanto, vou seguir o seu conselho e exportar regularmente o fruto do meu trabalho para outro suporte beneficiando de outro tipo de resposta complementar e de maior segurança.

Um bem-haja,

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo Caro confrade

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318880 | PP | 10 dez 2012 11:55 | Em resposta a: #318859

Cara confrade,

Num dos mais conhecidos sites de compras globais consegue encontrar uma versão do FTM 2012 Upgrade (Uk Edition) por um preço muito bom. O pacote é muito básico, penso que só traz o próprio programa e mais nada.

Assegure-se apenas de que realmente pode utilizá-lo na sua versão 6.0, pois sendo uma edição inglesa, pode haver problemas de compatibilidade se a sua for, por exemplo, a edição americana.

Não se esqueça que para passar a sua base de dados antiga para ser lida no 2012, vai ter sempre que passá-la para uma versão mais atual, ou seja, vai ter que exportá-la da seguinte forma:http://ftm.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/4363

Se a sua versão for a 6.0, já tem 13 anos, mais vale comprar a versão 2012 com livro impresso. Vale a pena. Vai gostar.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318894 | JCC | 10 dez 2012 16:48 | Em resposta a: #318880

Caros Confrades

Pelo que vi esta versão do FTM custa cerca de 60 USD na Amazon que é sensivelmente o mesmo que custa o The Master Geneolgist (www.whollygenes.com). E não há comparação entre o que se pode fazer com um e com outro.

E, não, não tenho qulaquer comissão no negócio. Sou apenas um utilizador satisfeito :-)

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318900 | PP | 10 dez 2012 18:30 | Em resposta a: #318894

Caros confrades,

Aconselho-vos a procurar melhor preços, a versão «upgrade» pode ser adquirida nova por menos de 25 euros + portes...

Não ponho aqui o site, pois acho que não devo.

De facto não há comparação entre o FTM e o TMG: http://www.genealogy-software-review.toptenreviews.com/

Tal como vocês, também estou muito satisfeito com o programa que escolhi. Mas principalmente com a forma como o serviço de apoio atende e implementa as nossas sugestões.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318931 | Raquelis | 10 dez 2012 22:37 | Em resposta a: #318880

Caro confrade

Ainda bem que me avisou.

Pensava desinstalar tudo e depois carregar só o ficheiro com o backup do meu trabalho para a nova versão a adquirir.

Muito obrigada mais uma vez,

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318935 | PP | 10 dez 2012 23:33 | Em resposta a: #318931

Cara confrade,

Com 40 000 indivíduos não se brinca, como bem sabe e melhor do que...

No seu caso eu fazia o seguinte:

1.º Guardava o que tinha e fazia uma cópia de todos os ficheiros;

2.º Só fazia experiências e exportações através das ditas cópias;

Digam-me apenas o seguinte, se assim o entender: No FTM 6.0 quando faz exportar a sua base de dados, que opções tem? Deve poder ver um campo chamado «Output format», correto? Que hipóteses tem disponíveis?

Tenha também algum cuidado para onde realiza os seus backups. Algumas pessoas fazem-nos diretamente para o próprio disco rígido do PC, o que, se este avariar, é muito complicado e sobretudo muito dispendioso de recuperar.

Cordiais cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

Erros na comparação de programas de sofware

#318936 | chartri | 10 dez 2012 23:41 | Em resposta a: #318900

Caro PP
Cuidado com as comparações, pois são exclusivamente comerciais e claro, que defendem os seus produtos. E claro que não me espanto que os do grupo que financia estas comparações ficam no topo.
Veja com cuidado os critérios ou parâmetros de analise. Por exemplo: um dos itens é o poder produzir, sem custos suplementares, árvores genealógicas de dimensão muito grande. Ora quem escolhe um software por isso?
Ou outro ponto é o software dispor "Video Tutorial ". Ora por exemplo o TMG tem(eu tenho-o) e la não figura. Outro ainda é o "Rating System for Sources", que o TMG tem há muito.
Enfim, quem quer escolhe o que quiser.
Eu por exemplo, testei cada um, pois são fornecidos à borla durante 30 dias. Lembro que o teste é complicado pois devemos-nos habituar ao software, para conseguirmos ver o que ele tem e que nos convém.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Erros na comparação de programas de sofware

#318939 | PP | 11 dez 2012 00:06 | Em resposta a: #318936

Caro confrade,

Não fui eu que vim fazer comparações. Limitei-me a ajudar uma confrade.

O estudo comparativo que apresentei é valido como outra qualquer.

O estudo apresentado é, no meu entendimento, bem feito e fundamentado (aquilo é um resumo, mas se clicar nos diferentes programas pode ver um estudo detalhado).

O argumento de que o FTM está no topo porque é o grupo que o financia (?) não colhe: pois nem sempre esteve em primeiro.

Eu considero uma mais valia o facto de um programa dar a hipótese que o seu utilizador possa criar um site próprio com os seus estudos - aliás, parece um facto popular nos EUA.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Erros na comparação de programas de sofware

#318940 | chartri | 11 dez 2012 00:20 | Em resposta a: #318939

Caro PP
Mas claro que tem toda a razão cada um "pucha" a brasa à sua sardinha, e comercialmente tudo é possível
Cabe a nos, utilizadores, estarmos com os olhos aberto. Foi isso que fiz... chamei a a atenção e depois cada um come o que quiser.
Eu julgo esta comparação desta empresa ( e de uma outra que circula) desonesta


Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318941 | JCC | 11 dez 2012 00:38 | Em resposta a: #318900

Caro PP

Conforme lhe disse não tenho qualquer interesse comercial em nenhum dos softwares. E se recomendei e continuo a recomendar o TMG é porque ele, a par do Legacy, são do melhor que existe nesta área.

Como referiu o confrade Ricardo Charters de Azevedo há que ter atenção ao modo como se fazem as comparações. Por exemplo para mim é da maior importância o registo de todas as fontes, bem como do seu grau de credibilidade. Ou poder criar relatórios em português, ou anda criar eventos que não existem nos USA (Familiares do Santo Ofício, Fidalgos Cavaleiros da Casa Real, etc., etc), ou registar nomes de qualquer comprimentos ou apelidos compostos ou,...

Por outro lado não vejo, nesta comparação, qualquer referência a tamanho das bases de dados, tipos de registos que são feitos, se são desenvolvidos em 32 ou 64 bits, necessidades de CPU, etc. etc. E, pessolamente, teho algumas dúvidas sobre a afirmação de compatibilidade com o Windows 8, apenas devido ao seu tão recente lançamento. Note que isto se aplica a todos os programas da comparação.

Mas cada um sabe de si e sabe quais são os factores que o levam a decidir. Se está contente com o FTM, óptimo.

E, já agora, a comparação que é apresentada é com a versão 7 do TMG ao passo que a actual é a 8.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Erros na comparação de programas de sofware

#318942 | PP | 11 dez 2012 00:39 | Em resposta a: #318940

Caro Ricardo Azevedo,

Volto a recordar que apenas limitei-me a ajudar, do ponto de vista técnico, uma confrade. Não sugeri a esta confrade nada, nem lhe propus a aquisição de nada.

A decisão foi tomada pela da dita confrade e limitei-me ajudá-la. Só isso.

Não tenho que «puxar» a brasa pois pago o software que utilizo. Não estou interessado em saber se o que uso é o não o melhor - serve plenamente os meus interesses.

As comparações podem como qualquer outro estudo ter erros, mas não podemos simplesmente classificá-las de desonestas só porque não vão de encontro às nossas expectativas. Mas se passar uma vista de olhos pelos sites de genealogia de certeza que irá encontrar este programa muito bem classificado a par do Legacy.

O programa já ganhou inclusivamente o CodieAward, o que me parece significativo.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318943 | PP | 11 dez 2012 01:27 | Em resposta a: #318941

Caro João Cardoso,

Nunca fiz comparações sobre preços, funcionalidades sobre os programas que existem. Nem estou especialmente preocupado se o que uso é o melhor.

Relembro que apenas limitei-me ajudar uma confrade que já tinha tomado uma opção.

Porém, não aposto decisivamente na complexidade. Há por aí alguns programas que fazem tudo, mas são, por vezes, tão complexos e pouco «user-friendly» que não me interessam e dos quais mais de 50% das pessoas não usam metade do que eles proporcionam.

É um pouco como uma compra de uma máquina fotográfica... Quase todos querem uma SLR com 500 mil funções e ajustes manuais ao milímetro e depois compram a mais complexa que há para tirarem todas as fotografias em modo automático.

Mas é bom estarmos atentos aos avanços de outras marcas... (Bem me recordo no século passado quando os carros europeus eram muito bons e "fiáveis"... até aparecerem os japoneses...)

No meu caso particular estudei alguns programas de genealogia antes de optar por uma solução... li e reli...
E, com a minha experiência de «ex-analista funcional de desenvolvimento de aplicações informáticas», coloquei toda a experiência de lado e disse para mim: «Vou gostar tanto de Genealogia, que é bom que escolha um programa bom, mas com um design apelativo pois vou passar muito tempo a olhar para ele!» :)

E quanto ao design está muito avançado relativamente a alguns que decisivamente não recomendo pois estão claramente ultrapassados.

Concordo em absoluto consigo quando diz «Cada um sabe de si».

Saber que a confrade tem uma base de dados com 40 000 registos e que utiliza um programa com cerca de 13 anos e aguenta-se, é para mim um bom sinal, mesmo que não seja o melhor.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318944 | JCC | 11 dez 2012 01:36 | Em resposta a: #318943

Eu uso uma SLR em modo manual e so tiro fotografias em raw... Manias
Cumprimentos
Joao Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#318959 | vabopi | 11 dez 2012 13:16 | Em resposta a: #318944

Caro Joao Cordovil Cardoso,

Excelente "imagem" !!!

Cumps,
Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker - procedimentos

#318995 | Raquelis | 11 dez 2012 21:04 | Em resposta a: #318935

Caro confrade,

É muito bom que se troquem estas mensagens porque podemos aprender com a experiência de outros e até facilitar procedimentos.

Quando há anos comecei a introduzir os dados li o manual de instruções (em inglês). Não sei se esta nova versão de 2012 terá já tradução. Dei os primeiros passos muito a medo, até porque me iniciava, também, em informática e não tinha contactos com alguém que me pudesse dar qualquer tipo de orientação.

Desde as primeiras experiências que teimosamente fiz (e já não me recordo quantas) que tenho sempre os mesmos procedimentos:

Vou a “file” e tenho várias opções:

1. New family file;
2. Open Family file;
3. Apend/Merge family …
4. Backup family …
5. Copy/Export Family…
6. Restore from backup .

Escolho o nº 4 e aparece imagem:

. Working directory c/FTW;
. Custom directory c/FTW.

Escolho “Working directory..” e sou informada que o nome do ficheiro que pretendo guardar já existe e se pretendo sobrepô-lo ao existente no disco C.
Digo que sim.
Aparece imagem “coping to disk e vejo a cópia a correr.

Depois vou a c/FTW e clico no “icon” que tem o nome que dei ao trabalho “Colaterais” e onde guardo as perto de 40.000. Tenho outros “icons” que abri no “new family file” porque além deste trabalho tenho mais três ficheiros onde guardei pessoas que tenho a certeza que não me dizem respeito mas que, a qualquer momento posso juntar aos “Colaterais” com “Apend/Merge..” se assim o entender. Faço então a transferência para um CD.

Até há alguns meses usava um CD regravável. Limpava-o e recarregava-o. Agora prefiro uma pen exclusiva para os “Colaterais” mas, de tempos a tempos carrego também um CD com data e reservo (não vá o diabo tecê-las…).

Este procedimento é feito sempre que junto novos dados e não leva mais que dois minutos.

Era com esta pen ou CD que pensava transferir os dados para a nova versão do Family Tree Maker.

Há algum caminho seguro mais fácil?

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker - procedimentos

#319005 | PP | 12 dez 2012 10:00 | Em resposta a: #318995

Cara confrade,

Para que lhe possa prestar devidamente o apoio desejado, agradecia que me indicasse o seu e-mail ou, caso não pretenda disponibilizá-lo aqui, sugiro-lhe que contacte o administrador do site para que obtenha o meu e-mail.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#319441 | Raquelis | 20 dez 2012 17:22 | Em resposta a: #318738

Caros confrades

Venho agradecer uma vez mais os esclarecimentos, opiniões e orientações que me foram prestados quer através deste Fórum, quer por correspondência pessoal.

Quero, no entanto, chamar a atenção de confrades que venham a ter o mesmo problema.

Apesar de me ter decidido por adquirir a versão 2012 do Family Tree Maker para instalar no novo PC, fiquei sempre com dúvidas sobre o motivo de não conseguir instalar as versões anteriores (motivo que atribuí à minha inexperiência) e continuei a procurar respostas na Net.
E, a resposta aí está, da própria "Ancestry.com"

"Family Tree Maker 2005, 2006 and version 16 are compatible with Windows Vista and 7 provided they meet the following two criteria:

1. The computer is not a 64-bit operating system.
2. You've downloaded and installed our updater patch for that operating system.

Provided the first stipulation has already been met, we've included a link below from our Knowledge Base that should assist you in this matter.

Answer Title: Family Tree Maker 2005, 2006 & 16 Update for Windows Vista & Windows 7
Answer Link: http://ancestry.custhelp.com/cgi-bin/ancestry.cfg/php/enduser/std_adp.php?p_faqid=2777

If your computer is a 64-bit operating system, you will need to upgrade to a newer version of the software. More information on the current version of Family Tree Maker can always be found at http://www.familytreemaker.com .

If there is anything else with which we might assist you, please let us know.

Clayton
Member Solutions
Ancestry.com
http://ancestry.custhelp.com/ "


R: O Sistema operacional do meu PC é de 64 bits e necessita da nova versão do software do FTW. O mesmo poderá vir a acontecer com outros confrades.

Enquanto espero pela nova versão do FTW resolvi instalar um programa gratuito, o my heritage" através do processo do
"Gedcom".
À primeira vista parece-me que a importação/exportação correram muito bem e que os dados que tinha no FTW passaram todos para o my heritage. Estou, agora, a procurar ambientar-me com este novo programa para poder estabelecer as diferenças substanciais.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#319466 | JCC | 20 dez 2012 22:24 | Em resposta a: #319441

Cara Raquel Diogo

Se se recordará esse problema foi um dos que alertei poder acontecer já que a documentação existente nos sites não era clara...

Cumprimentos e um Santo Natal

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#319516 | Raquelis | 22 dez 2012 00:42 | Em resposta a: #319466

Caro João Cordovil Cardoso

Tem toda a razão.
Não devo ter entendido bem na altura. Agora as coisas estão claraspara mim.

Desejo-lhe, também, um Santo Natal!
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#326630 | vabopi | 03 abr 2013 12:47 | Em resposta a: #319516

Mais uma classificação do software actual:

Para Windows -

http://genealogy.about.com/od/software_windows/tp/Best-Genealogy-Software-Windows-Readers-Choice-Awards-2013.htm

Para Mac -

http://genealogy.about.com/od/software_mac/tp/Best-Genealogy-Software-Mac-Readers-Choice-Awards-2013.htm


nota pessoal: Para Mac concordo em absoluto, mas para Windows......


Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#327091 | Raquelis | 11 abr 2013 21:56 | Em resposta a: #326630

Caro Vasco Galvão

Tenho muito pouca experiência para poder pronunciar-me sobre estes programas. Os poucos que experimentei parecem-me todos capazes de satisfazer as exigências dos seus utilizadores e penso que vou continuar com o Family Tree Maker 2012 que aceitou os dados que tinha nas versões anteriores.

Não experimentei o “RootsMagic” mas deve ser semelhante as outros bastante conceituados Como oferece possibilidade de se fazer uma experiência gratuita talvez, um destes dias, lhe dedique um pouco de atenção.

Em minha modesta opinião, com maiores exigências e mais características, os programas vão perdendo a simplicidade e flexibilidade tornando-se pesados e difíceis de “manobrar “não respondendo com a rapidez das versões mais simples que nos ofereciam o essencial instantaneamente. Mas, não se pode ter tudo.

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#330375 | MABF | 04 jun 2013 18:17 | Em resposta a: #327091

Boa tarde Raquel Diogo

Li com interesse que utiliza o Family Tree Maker 2012, eu comprei o 2010 e quero actualizado par o 2012. A minha questão é se é possível fazer uma actualização, ou se tenho que adquirir um novo programa?
Obrigada
Adriana Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de genealogia - Family Tree Maker

#330490 | Raquelis | 06 jun 2013 21:25 | Em resposta a: #330375

Cara Adriana Figueiredo

Perante as dúvidas que tinha relacionadas com o meu PC que não aceitava versões mais antigas e também pelos meus parcos conhecimentos informáticos achei mais prudente a aquisição. Os dados passaram integralmente para a nova versão, sem qualquer perda (preocupava-me sobretudo a transferência das informações pessoais) e estou satisfeita.
Não sei se no meu caso resultaria apenas uma actualização. Possivelmente sim mas pareceu-me que o meu trabalho de tantos anos e tão vasto estaria assim mais salvaguardado ?.
No seu caso é apenas um pequeno salto da versão 2010 para a 2012. Eu, pesquisaria a possibilidade de fazer apenas a actualização. No entanto, já sabe que se optar pela aquisição fica bem servida.

Cumprimentos e os melhores sucessos no seu trabalho

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

exportar ficheiro GEDCOm desactualizado

#331572 | RitaV | 26 jun 2013 01:31 | Em resposta a: #330490

Cara Raquel Diogo
Usei durante algum tempo o Personal Roots deluxe até este deixar de se vender.
Há pouco tempo comprei o Family Tree Maker 2012-64bits e passei 'horas' na net a tentar perceber como podia importar a minha base de dados GEDCOM muito velhinha e muito desactualizada.
Descobri o seguinte:

- Entrei com um editor de texto (wordpad) dentro do ficheiro GED e substituí a indicação da versão do ficheiro. Assim, onde se lia

1 GEDC
2 VERS 3.0

eu coloquei
1 GEDC
2 VERS 5.5

Percebo que o seu problema não era bem este, mas quem sabe esta informação pode ajudar noutra altura.
Abraço
Rita de Vasconcellos

Resposta

Link directo:

RE: exportar ficheiro GEDCOm desactualizado

#331592 | Raquelis | 26 jun 2013 18:20 | Em resposta a: #331572

Cara Rita Vasconcelos

Efectivamente o meu problema não era bem esse e está ultrapassado.
Deixei de utilizar a versão anterior que tenho no computador velho. Não a apaguei porque tive receio de precisar de dados e não conseguir manejar a nova versão com a ligeireza com que estava habituada. Tive alguma dificuldade em me adaptar à complexidade da nova versão, mas já me habituei e a versão anterior já se encontra muito desactualizada. Está na hora de ter coragem de a deitar para o lixo!.
A importação da GEDCOM havia-me corrido muito bem.Segui indicações precisas que me foram dadas por alguns confrades que me orientaram no percurso.

Já agora, qual é a sua impressão sobre esta base de trabalho - FTM 2012 ?

Cumprimentos
Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: exportar ficheiro GEDCOm desactualizado

#331596 | RitaV | 26 jun 2013 19:52 | Em resposta a: #331592

Cara Raquel
Habituamo-nos a umas facilidades dos programas antigos e depois custa-nos a habituar às diferenças dos novos que fazem às vezes coisas a mais.
:-)
Não é?

Resolvi manter um XP antigo para continuar com o meu personal roots e vou devagarinho explorando o FTM
Ainda não tenho muita, experiência.
No que eu puder ajudar conte comigo.
Abraço
Rita

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 02:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen