Félix Pereira de Magalhães

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Félix Pereira de Magalhães

#286692 | fertelde | 07 set 2011 12:43

Estimados confrades,

Agradeço qualquer informação sobre Félix Pereira de Magalhães aqui na base de dados:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=561515

Cumprimentos


Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286694 | clcastro | 07 set 2011 12:53 | Em resposta a: #286692

Caro Confrade,


Uma simples busca na net e obtinha alguma informação que pretende. Basta usar a imaginação.

Deixo este link que me parece ser-lhe muito útil:http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=228&id=12880&idSeccao=2504&Action=noticia






Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286742 | Samuel C O Castro | 07 set 2011 21:25 | Em resposta a: #286692

Prezado Fertelde,

Nesse tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=206205 tem um descendente do Félix Pereira de Magalhães, que me parece utiliza 2 utilizadores "vtorres" e "vitor torres" e ali consta o e-mail dele, podendo contatá-lo.

Ótimas pesquisas. Abraço fraterno.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286753 | vtorres | 07 set 2011 22:28 | Em resposta a: #286692

caro confrade

há um livro editado pela assembleia da republica com os discursos dele e mais elementos sobre a familia. pode comprar na livraria da assembleia. é muito interessante.

cumprimentos vitor torres

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286797 | fertelde | 08 set 2011 10:10 | Em resposta a: #286694

Sr. César de Castro,

è, é verdade que com um pouco de imaginação o Sr. teria compreendido que o que eu pretendo não é a biogragfia que possa encontrar na rede, mas sim conhecer da genealogia do Félix Pereira de Magalhães...
Se o meu caro Sr. pode ajudar nesse sentido, agradeço, senão, também agradeço que não me trate como um inimaginativo.
Pretendo saber, por exemplo, como o Sr. Félix era tio de José de Barros Leite Velho... Tem algum dato sobre isso? A sua imagiação consegue ajudar-me sobre isso?

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286798 | fertelde | 08 set 2011 10:13 | Em resposta a: #286742

Estimado Samuel O Castro:

Agradeço a sua informação. Vou tentar contactar o descendente de Félix Pereira de Magalhães.

Fraterno abraço,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286799 | fertelde | 08 set 2011 10:26 | Em resposta a: #286753

Estimado confrade Vitor Torres,

Em primeiro lugar agradeço a sua colaboração.

Estou tentando entroncar a José de Barros Leite Velho, que aparece relacionado com o seu antepassado Félix Pereira de Magalhães como sobrinho.. Ora, creio que o José de Barros só poderá ser sobrinho por uma irmã de Félix Pereira de Magalhães. Pode ajudar-me nesse sentido?

José de Barros Leite Velho foi militar (Major de Engenheiria), e era filho de Manuel António Velho da Silva Araujo, natural de Braga. Isto é tudo o que existe na sua folha militar, que se encontra no AHM (Arquivo Histórico Militar).
Ora, se encontro quem era a mãe, e o ano aproximado do seu nascimento e ou do seu casamento, conseguirei as pistas para entroncar a José de Barros Leite Velho.-

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286802 | fertelde | 08 set 2011 11:20 | Em resposta a: #286753

Caro confrade,
encontrei aqui no geneall a seginte noticia sobre o pai de José de Barros Leite Velho, que aparece numa lista de tabeliães no ADBraga:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=72216&fview=e

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286803 | fertelde | 08 set 2011 11:34 | Em resposta a: #286802

Outras informações encontradas pelo google books:

1886 - Vista de excertos
José de Barros Leite Velho, fallecido em 25 de maio findo, era natural de Braga, e filho de Manuel Antonio Velho da Silva Araujo, e de D. Barbara Pereira de Magalhães. Em 1844, veiu para Lisboa, chamado por seu tio materno,

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286805 | clcastro | 08 set 2011 11:37 | Em resposta a: #286797

Caro Sr.


Lamento que tenha entendido mal as minhas palavras, nunca foi minha intenção ser incorreto consigo ou com qualquer outra pessoa, até porque me considero uma pessoa educada e de boa formação, coisa que vai rareando neste país.

Na sua intervenção o sr. pede e passo a citar: "...qualquer informação sobre Félix Pereira de Magalhães...", sem especificar o tipo de auxilio que precisa, daí ter-lhe enviado um link com uma obra editada. Mas numa futura intervenção seja mais específico que na certeza obterá melhores informaçães.



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286806 | clcastro | 08 set 2011 11:57 | Em resposta a: #286805

Onde se lê "informaçães" deve ler-se "informações"

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286808 | fertelde | 08 set 2011 12:02 | Em resposta a: #286805

Caro Sr. César de Castro:

Talvez tive uma interpretação equivocada das suas palavras, mas creio que sobrava a chamada de atenção sobre a maginação, não crê?
Entretanto dou-me por satisfeito por saber que é uma pessoa educada.
Talvez devesse ter sido mais explicito na minha pergunta ao forum, mas como este é de genealogia, creio que se subentende que busco informação sobre genealogia.

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286809 | fertelde | 08 set 2011 12:03 | Em resposta a: #286808

deveria ter sido, melhor dito

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286818 | vtorres | 08 set 2011 14:27 | Em resposta a: #286803

lamento não o poder ajudar agora pois não estou no país e só regresso em dezembro. se até lá não conseguir nada relembre-me para ver o que tenho em lisboa.
pode tentar o josé aguiar branco(esse mesmo). não sei se terá alguma coisa mas penso que sim pois temos a mesma descendencia. digo que talvez tenha pois sempre ficaram em portugal, ao contrario da minha parte familiar.
espero que consiga alguma coisa.


cumprimentos


vitor torres

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286830 | fertelde | 08 set 2011 18:07 | Em resposta a: #286818

Estimado Vitor Torres,

Obrigado e boa estadia por Angola.
Pronto, vou tentar entrar em contacto com seu primo.-

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286928 | caapal | 09 set 2011 17:28 | Em resposta a: #286830

Caro Fertelde,

Eis as informações que tenho sobre Félix Pereira de Magalhães:

Reg. Baptismo:
n. 14/1/1794, freg. Santa Maria Maior, Chaves
Pai: legitimo de José Luís de Magalhães
Mãe: Ana Joaquina de Magalhães
Avós paternos: António de Magalhães e de Maria Alves(?)
Avós maternos: Manoel Teixeira Marques e de Maria Pereira

Teve 3 filhas de 3 casamentos diferentes:

Maria da Glória Pereira de Magalhães(n. 1845), filha de Leocádia Máxima de Oliveira e Silva
casou com Francisco Inácio de Aguiar Pimenta Carneiro, de Vermoim, V.N. Famalicão;

Margarida Cândida Pereira de Magalhães filha de Margarida Francisca de Carvalho
casou com José Guedes Pereira de Castro;

Carolina Cândida de Sousa Pereira (n.1828, m.1910) de Magalhães, filha de Ponciana Maria de Sousa
casou com José Joaquim Machado Ferraz, de Guimarães.

Espero que ajude na sua pesquias.

Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286973 | fertelde | 10 set 2011 00:41 | Em resposta a: #286928

Estimado Carlos Palma,
Agradeço imenso a sua colaboração.
Com isso consigo aproximar a data de nascimento da irmã, que foi mãe de José de Barros Leite Velho, (fallecido em 25 de maio findo 1883?, natural de Braga, filho de Manuel Antonio Velho da Silva Araujo, e de D. Barbara Pereira de Magalhães. Em 1844, veiu para Lisboa, chamado por seu tio materno, Félix Pereira de Magalhães...)..
Por acaso não tem nenhuma noticia sobre esta irmã de Félix Pereira de Magalhães?

Cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286974 | fertelde | 10 set 2011 01:02 | Em resposta a: #286973

MAGALHÃES, Felix Pereira de
Nasceu em Chaves, em 14.1.1794 e morreu em Lisboa, em 25.1.1878. Destinado por seus pais à carreira eclesiástica, chegou a receber ordens menores aos 13 anos de idade, mas, como logo sobreviesse a revolta contra os invasores franceses, alistou se no batalhão eclesiástico formado em Chaves. Passou como alferes ao regimento de milícias de Chaves e daqui, mais tarde, para o Batalhão de Caçadores de Trás-os-Montes, no qual participou no cerco da cidade espanhola de Zamora e na defesa da nossa província da Beira Baixa. Terminada a Guerra Peninsular, matriculou se na Universidade de Coimbra e aqui ganhou o grau de bacharel em Leis. Dedicado às leis liberais, seguiu com entusiasmo a Revolução de 1820 e publicou uma Memória em que defendeu calorosamente a instituição do júri nos tribunais. No Porto, onde fixou residência por muitos anos e exerceu a advocacia, foi elemento muito activo da Sociedade de Patriótica Portuense e combateu ardorosamente o movimento absolutista do conde de Amarante. Em 1828, acompanhou as tropas liberais que se viram obrigadas a internar se na Galiza. Tomou parte na expedição de Belle Isle, que desembarcou na Ilha Terceira. Exerceu vários cargos e acompanhou o exército constitucional que desembarcou no Mindelo. No Porto, exerceu funções importantes entre as quais a de administrar a Companhia do Alto Douro. Em 1834 foi incumbido de elaborar um relatório acerca das negociações diplomáticas para o reconhecimento dos direitos reais e constitucionais de D. Maria II. Nesta missão colheu, nos documentos que teve de examinar, informações muito curiosas, que vieram também a servir lhe para a publicação de um folheto intitulado Apontanientos para a História Diplomática de Portugal, desde 1826, em que falece« o imperador e rei D. João VI, até 1834. Este folheto, de 184 páginas, fundamentado em documentos existentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros, e outros documentos oficiais e particulares, provocou animadas polémicas. Em 1838 foi eleito senador pelo círculo de Aveiro e nomeado presidente da comissão que elaborou o código administrativo promulgado no ano de 1842. Após a restauração da Carta Constitucional, em 1842, foi eleito deputado pela província de Trás-os-Montes. Outros serviços importantes prestou, como o restabelecimento do equilíbrio financeiro do Hospital de S. José, o parecer sobre a reforma das repartições de fazenda, a redacção do contrato dos tabacos, etc. Logo que se efectuou, em 19.11.1846, a fusão do Banco de Lisboa com a Companhia Confiança, foi eleito presidente da direcção do Banco de Portugal. Em 26.9.1845 foi elevado a Par do reino. Também foi Ministro da Justiça do último ministério presidido pelo conde de Tomar. Foi ele que instituiu os tribunais de primeira instância. Quando, por um acto de força do marechal Saldanha, a Regeneração triunfou, ele retirou se da actividade política. Era conhecido pela alcunha de Félix das Velhas. Fernando Aguiar Branco reproduz a sua biografia no livro "Digressões Autobiográficas". Porto. 1997, páginas 68/70.

In iii volume do Dicionário dos mais ilustres Trasmontanos e Alto Durienses,
coordenado por Barroso da Fonte, 656 páginas, Capa dura.
Editora Cidade Berço, Apartado 108 4801-910 Guimarães -

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#286975 | fertelde | 10 set 2011 01:13 | Em resposta a: #286928

para completar alguns datos, gostaria de compartir a seguinte leitura:

http://purl.pt/6566/3/hg-11025-v_PDF/hg-11025-v_PDF_01-B-R0150/hg-11025-v_0000_rosto-30_t01-B-R0150.pdf

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#287029 | caapal | 11 set 2011 01:25 | Em resposta a: #286973

Não tenho qualquer conhecimento sobre irmãos de Felix Pereira de Magalhães, mas também confesso não ter ainda feito nenhuma investigação nesse sentido.

Encontrei o registo de baptismo dele nos registos online do AD de Vila Real, paróquia de Santa Maria Maior - Repartição de Baixo, Concelho de Chaves, na pag. 43v do livro de baptismos de 1791-1803 (PT/ADVRL/PRQ/PCHV50/RB/001/007). Segue a transcrição completa:

Felix, filho legitimo de José Luís de Magalhães e de Ana Joaquina de Magalhães, desta freguesia, neto paterno de António de Magalhães e de Maria Alves(?), desta mesma freguesia, e materno de Manoel Teixeira Marques e de Maria Pereira, da freguesia de
São Miguel de Fontelas, Bispado do Porto, nasceu aos catorze de Janeiro de mil setecentos e noventa e quatro; foi baptizado solenemente e postos os santos oleos por mim, o padre João dos Reis, reitor da colegiada aos dezoito do dito mes e ano; foram padrinhos Francisco Xavier Coelho, e Dona Maria da Cruz Pereira do Lago.


Se nas suas pesquisas encontrar alguma informação de irmãos e antepassados, partilhe por favor, pois este é um ramo que também me intressa investigar :)

Cumprimentos,

Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#287038 | fertelde | 11 set 2011 04:03 | Em resposta a: #287029

Estimado Carlos Palma,
Agradecido pela sua atenção.-

Segundo o que temos visto até agora, Félix Pereira de Magalhães teria tido uma irmã, que foi mãe de José de Barros Leite Velho.
Com as datas que me disponibilizou, tenho a certeza de chegar bem cedo ao registo de casamento desta com o pai do dito José de Barros...
Pelos escritos que vejo no google books, presumo também que este José de Barros Leite Velho não terá tido descendencia... o que me interessa, portanto, é entrocar-lo na ascendencia Leite Velho,

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#289108 | fertelde | 13 out 2011 18:03 | Em resposta a: #287029

Estimado Carlos Palma,

via outro tópico aqui no forum, recebi, do colaborador João Barroca, as seguintes informaçôes:

- ANTÓNIO JOAQUIM PEREIRA de MAGALHÃES - Portageiro de 3ª classe da Câmara Municipal,na rua de S.Roque,Nº199 Porto em 1909.
- FRANCISCO PEREIRA de MAGALHÃES - Major Ajudante graduado em Capitão do Regimento de Milicias da Feira em 1812,

- MANOEL JOÃO PEREIRA VELHO - Capitão do Regimento de Milicias de Barcellos em 1812

Ambos participaram em duas campanhas durante as invasões Francesas,e ambos foram condecorados duas vezes por D.João VI,a ultima das quais a 28 de Março de 1820.

Teriam algo que ver com Félix Pereira de Magalhâes?

Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#291316 | caapal | 17 nov 2011 23:06 | Em resposta a: #289108

Caro Fernando,

Desculpe só responder agora, mas estive ausente este último mês.

Relativamente aos individuos que indica desconheço por completo se têm alguma relação com o Félix P. Magalhães.

Entretanto consultei o processo de genere do FPM onde encontrei mais informação:


1. Felix Pereira de Magalhães

2. José Luis de Magalhães, escrivão público de Chaves, n. Chaves
casou 1774 em Fontelas com
3. Ana Joaquina de Magalhães, n.1746, Fontelas

4. António de Magalhães, n.1707, Mirandela
casou 1729 em Chaves com
5. Maria Alves, n.1726, Canavezes

6. Manuel Teixeira Marques, n.1719, Fontelas
casou 1746 em Fontelas com
7. Maria Pereira, n.1724, Fontelas

8. Domingos de Magalhães
9. Maria Vaz

10. Francisco Alves
11. Agueda Martins

12. Pedro Teixeira
13. Joana Fonseca

14. João Fonseca
15. Maria Pereira


Cumprimentos,
Carlos Palma

Resposta

Link directo:

RE: Félix Pereira de Magalhães

#291319 | fertelde | 17 nov 2011 23:31 | Em resposta a: #291316

Estimado Carlos Palma,

Agradecido pelas informações.

Melhores cumprimentos
Fernando

Resposta

Link directo:

Félix Pereira de Magalhães

#405999 | jonaxe81 | 01 ago 2018 08:16 | Em resposta a: #286928

Caro Carlos Palma,

Gostava de confirmar se Felix Pereira de Magalhães é irmão ou parente de Francisco Pereira de Magalhães pai de Rita Candida Pereira de Magalhães.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

Félix Pereira de Magalhães

#412301 | machadojon | 13 fev 2019 16:28 | Em resposta a: #286692

Boa tarde Fertelde,

Acabei de confirmar que meu ascendente Francisco Pereira de Magalhaes é irmão de Félix Pereira de Magalhaes.
Segue link do batismo de Francisco, Rita CândidaPereira de Magalhães - http://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=490362 pagina m0212.
Gostaria de saber se poderia dividir as informações que já possui sobre a familia.

Grato,

Resposta

Link directo:

Félix Pereira de Magalhães

#412302 | machadojon | 13 fev 2019 16:38 | Em resposta a: #287029

Boa tarde Carlos,
Acabei de confirmar que meu acendente Francisco Pereira Magalhães é irmão do Felix.
atenciosamente,

Resposta

Link directo:

Félix Pereira de Magalhães

#412303 | machadojon | 13 fev 2019 16:41 | Em resposta a: #289108

Fernando o FRANCISCO PEREIRA de MAGALHÃES é irmão

Resposta

Link directo:

Félix Pereira de Magalhães

#420383 | jonaxe818 | 31 dez 2019 18:28 | Em resposta a: #289108

Segue batismo de Francisco Pereira de Magalhães
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1050145
PT-ADVRL-PRQ-PCHV50-RB-001-005_m0265

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:14

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen