Profissão séc XVII - arqueador de caixas

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Património

Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#286966 | MMSA | 09 set 2011 23:28

Caros confrades:

Agradeço informação sobre a profissão/ actividade que encontro referida em registos dos finais de Seiscentos na freguesia de Santo Ildefonso, Porto. E não se vá dar o caso de eu ter feito uma máleitura do termo aqui estão 2 ocorrências do mesmo, no primeiro registo http://pesquisa.adporto.pt/cravfrontoffice/WebSearch/ShowFile.aspx?DOId=&FileId=_1193519&imageType=0.
Cumprimentos
Manuela
P.S. Procurei com o google mas as referências encontradas pareceram-me absolutamente desadequadas em relação à época em questão e nos outros tópicos deste fórum sobre profissões nada encontrei.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#286968 | HRC1947 | 09 set 2011 23:37 | Em resposta a: #286966

Confrade

Os m/ cumprimentos,

Poderá ser aquele que faz ou vende arcas (arcas de madeira....)

Sempre ao dispor


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#286970 | fertelde | 10 set 2011 00:14 | Em resposta a: #286966

Boa noite,
Poderia ser o encarregado de aferir a cubicagem das caixas, no serviço de Alfandega, logo de aferir a cubicagem, taxaria o frete...
Esta a minha interpretação.-

Melhores cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#286979 | felpo | 10 set 2011 03:55 | Em resposta a: #286970

No dicionário Houaiss diz: 1.º que o aquele que arqueia; 2.º que procede à arqueação; avaliador da tonelagem do casco de uma embarcação. Se diz ser arqueador de caixas concordo com Fertelde, quando diz: poder ser quem estava encarregado de aferir e avaliar a capacidade de caixas, ou caixotes; ou como hoje se usa dizer de contentores.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#286998 | CNT | 10 set 2011 18:31 | Em resposta a: #286966

Ora vamos lá ver o que diz, a esse respeito, um dicionário português de português de 1895:
Arqueador/a; que arqueia.
Arquear; dar forma de arco; curvar; guarnecer de arcos; medir a capacidade de navios e vasilhas arqueadas.

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#287008 | MMSA | 10 set 2011 21:01 | Em resposta a: #286998

Muito obrigada pelas informações, Estes registos são os primeiros do Porto, que eu vejo, com referências às profissões. Se esta profissão estiver ligada aos navios deve aparecer noutras cidades portuárias mas a verdade é que nos registos de Vila do Conde que consultei nunca a vi referida. Se estiver ligada à medição da capacidade de vasilhas arqueadas (pipa, tonéis?), será uma actividade ligada à aferição desse vasilhame e, portanto, ligada, à almotaçaria? Confesso que estou muito curiosa quanto ao conteúdo funcional desta actividade que constituiu uma autêntica "novidade" para mim, apesar da minha formação académica na área da História
Melhores cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#287061 | Nelita | 11 set 2011 18:25 | Em resposta a: #286966

Cara Manuela:

Embora com várias respostas dou mais uma:

Arqueador- o que mede a tonelagem ou lotação dos navios, para regular a sua carga. "Aos quaes mandamos que assi o cumprão, e que as madem arquear (as nãos) pelo arqueador, que pera o dito officio per nós for ordenado" Regimento da Fazenda, cap. 232, fol. 97, v.

Arqueiro- Caixeiro, fabricante e vendedor de arcas ou caixas. Nome que se dava antigamente aos três deputados administrativos a quem competia a guarda das quatro chaves das arcas fortes da Universidade; é ao que modernamente se chama Claviculario.

in Diccionario Portuguez..., pelo Dr. Frei Domingos Vieira, vol. I, p. 563 (1871)

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#287072 | tmacedo | 11 set 2011 21:43 | Em resposta a: #286966

Cara Manuela,

Julgo poder tratar-se de um profissional que colocava arcos de ferro nas arcas de madeira do século XVII. Muitas delas eram reforçadas com arcos para aguentarem longas viagens, por terra ou por mar.

Cumprimentos,
António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Profissão séc XVII - arqueador de caixas

#287079 | MMSA | 11 set 2011 22:37 | Em resposta a: #287072

Caros confrades
Mais uma vez os meus agradecimentos. A explicação dada pelo confrade António Taveira parece-me, na minha modesta opinião, a mais adequada ao contexto, quer pela precisão de ele ser arqueador de caixas , quer pelas profissões de outros profissionais familiares (cordoeiro, lavrador, hortelão). Conjecturo que ser arqueador de navios já devia exigir estudos.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 17:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen