Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Regiões

Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287271 | PP | 14 set 2011 17:14

Caros confrades,

Por acaso alguém saberá onde se localiza este lugar ou a freguesia?

Lugar de «Buberes», freguesia de Santa Maria da Póvoa, «Arcebispado de Lamego».

Tenho um assento onde parece constar «Buberes», mas nem a freguesia consegui descobrir...

Agradeço alguma ajuda.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287279 | PAIVAMANSO | 14 set 2011 18:34 | Em resposta a: #287271

Desculpe mas permita-me algumas sugestões; Diga o seu primeiro nome , para não a/o tratar impessoalmente por PP. Telefonei para a Diocese de Lamego 254 612 147, onde fui muito simpaticamente atendido mas faltam dados neste seu pedido de informação. Amplie esse assento e verifique se em vez de "Buberes" não será talvez "Beberes" porque talvez essa Santa Maria da Póvoa seja a actual "Póvoa" junto a Penedono, onde existiu e parece que ainda existe um lugar com esse nome. Informe a data desse assento. Considere a hipótese de enviar a digitalização desse documento a alguma confreira ou confrade aqui do fórum, que por ser muito experiente, o consiga decifrar com facilidade. Peça ajuda nesse sentido pois é habitual haver sempre respostas positivas e eficazes. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287287 | milly | 14 set 2011 20:30 | Em resposta a: #287271

ou Bebeses, freguesia de Póvoa de Penela, Concelho de Penedono, distrito de Viseu

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287292 | PAIVAMANSO | 14 set 2011 21:55 | Em resposta a: #287287

Peço desculpa, devo ter compreendido mal. Terá talvez sido Bebeses, (tal como rectificou o autor "milly") o nome do lugar que me disseram, de memória, sem tempo para irem consultar os livros, devido ao adiantado da hora. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287293 | jaboo | 14 set 2011 22:19 | Em resposta a: #287271

Caro(a) PP,

Como disseram os confrades Milly e Paivamanso, deve de certo ser o lugar (também designado como Quinta) de Bebeses ou Bubeses como as vezes aparece nos registos paroquiais antigos. Bebeses era anexa da freguesia da Póvoa de Penela (mas o orago é Santa Margarida e nao Santa Maria), hoje no concelho de Penedono, distrito de Viseu, Bispado de Lamego. Eu investiguei muito esses paroquiais por ter nessa freguesia muitos antepassados. Se me disser quem procura (nome e datas), talvez possa ajudar.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287312 | PP | 15 set 2011 01:08 | Em resposta a: #287279

Caro confrade Jorge Santos,

Agradeço a sua atenção e a maçada que teve.
De facto já tinha corrido um pouco de tudo e não me aparece nada. Na enciclopédia das localidades portuguesas on-line, nem sequer surge como freguesia...

Pode ver aqui se estou a ler correctamente - fólio direito, 2.º assento, em http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021_m0137.jpg

A data do assento é 1799.

Cumprimentos e obrigado, Paulo Pacheco.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287313 | PP | 15 set 2011 01:10 | Em resposta a: #287287

Cara confrade Milly,

Agradeço a sua atenção.

Pode ver aqui se estou a ler correctamente - fólio direito, 2.º assento, em http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021_m0137.jpg

A data do assento é 1799.

Cumprimentos e obrigado, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287316 | PP | 15 set 2011 01:20 | Em resposta a: #287293

Caro confrade João Braz,

Agradeço a sua atenção.

Pode ver aqui se estou a ler correctamente - fólio direito, 2.º assento, em http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021/PT-ADVRL-PRQ-PVRL03-002-021_m0137.jpg

A data do assento é 1799.

Não é assim muito importante as pessoas, mas fiquei curioso com a localidade e o nome do lugar. As pessoas são: Caetano Fonseca e Antónia Maria, que deverão ter casado por volta antes de 1780. Mas se lhe disser alguma coisa e tiver algum dado, agradeço.


Cumprimentos e obrigado, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287321 | jaboo | 15 set 2011 02:44 | Em resposta a: #287316

Caro PP,

Sim é mesmo o lugar de Bubeses, que era anexa da Póvoa de Penela. Desse casal Caetano da Fonseca e sua mulher Antónia Maria, tenho pouca coisa. Apenas sei que Caetano da Fonseca era natural de Cedovim (no concelho de Tabuaço, que fica ali pertinho), e que tiveram outro filho Francisco José da Fonseca (casado com Perpétua Maria de Jesus, de Paredes da Beira) pai de pelo menos uma menina Ana Joaquina baptizada em 1803.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287323 | Nelita | 15 set 2011 08:25 | Em resposta a: #287321

Caro João Braz:

Está tudo certo, mas Cedovim é do concelho de VilaNova de Foz Coa.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287335 | PP | 15 set 2011 14:16 | Em resposta a: #287321

Caro João Braz (e restantes confrades!),

Muito obrigado pela vossa ajuda e diligências feitas!
Se entendi correctamente a sua informação, o lugar é Bubeses, na localidade de Póvoa de Penela (que antigamente seria uma freguesia chamada Santa Maria da Póvoa), concelho de Penedono, Viseu.

Caetano da Fonseca e Antónia Maria são pais de Manuel Ramos, que por sua vez casou com a minha 5.ª tia-avó Rita Maria. Se me puder fornecer a data de casamento do dito casal e/ou a data de nascimento de Manuel Ramos, agradeço. Mas pelo que antevejo, não deverá ter...

Com os meus melhores cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287343 | jaboo | 15 set 2011 16:01 | Em resposta a: #287335

Caro PP,

Hoje a freguesia chama-se Bebeses. Mas antigamente tambem era conhecida como Bubeses. Que eu saiba o orago de Povoa de Penela nunca foi Santa Maria mas sim Santa Margarida (mas posso estar errado). E como corrigiu muito bem a confrade Nelita, Cedovim fica no concelho de Vila Nova de Foz Coa e não no de Tabuaço como tinha erradamente indicado.

Não tenho a data de nascimento de Manuel Ramos. Mas se um dia a encontrar depois mando-lhe.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287354 | PP | 15 set 2011 18:42 | Em resposta a: #287343

Caro João Braz,

Peço desculpa, mas não estou sinceramente a perceber. Certamente culpa minha.

O tal lugar de Bubeses/Bebeses, que pertencia à freguesia de Santa Maria da Póvoa, Arcebispado de Lamego, passou na actualidade de lugar de Bubeses/Bebeses a freguesia de Bebeses? É que na sua mensagem diz: "Hoje a freguesia chama-se Bebeses.", mas eu não encontro nenhuma freguesia de Penedono com o nome Bebeses, mas sim um lugar/localidade.

Recapitulando: não será lugar de Bebeses, freguesia de Santa Margarida de Póvoa de Penela, concelho de Penedono, distrito de Viseu?

Desculpe alguma confusão ou mal-entendimento.

Cumprimentos, PP

Resposta

Link directo:

RE: Pedido de ajuda - localização de lugar e freguesia - «Santa Maria da Póvoa».

#287357 | jaboo | 15 set 2011 19:00 | Em resposta a: #287354

caro PP,

Sim Bebeses localidade do concelho de Penedono, anexa da freguesia de Póvoa de Penela.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:35

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen