Branca Caldeira, esposa do 8º Senhor de Águas Belas, ascendência
Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos
Branca Caldeira, esposa do 8º Senhor de Águas Belas, ascendência
Prezados,
procuro informações sobre a ascendência de Branca Caldeira, que foi casada, de acordo com o banco de dados do GENEA, com o 8º Senhor de Águas Belas, Fernão Sodré Pereira. Águas Belas é hoje Freguesia , no Concelho de Ferreira do Zêzere, no Distrito de Santarém,
Fernando Caldeira Teixeira de Freitas.
Link directo:
RE: Branca Caldeira, esposa do 8º Senhor de Águas Belas, ascendência
Caro colega
Felgueiras Gayo em "Nobiliário de Famílias de Portugal" dá Francisco Nunes de Beja como pai de D. Branca Caldeira e não refere a mãe. Também posso adiantar que D. Branca Caldeira morreu a 18 de Dezembro de 1637 conforme informação do respetivo assento paroquial.
Não tenho mais informação, mas quem tiver a obra de Felgueiras Gayo à mão talvez possa encontrar Francisco Nunes de Beja no título de Bejas?
Sérgio Sodré
Link directo:
Prezado Sergio Sodré,
agradeço as informações. Meu interesse é saber a origem do "Caldeira" de D. Branca. Talvez tenha alguma relação com os "Caldeira" da região de Arganil (Alqueve e Mancelavisa) Arganil, dos quais descendo. Onde encontro o assento paroquial do falecimento de Branca?
Li sobre o Senhor de Águas Belas no livro de Gilberto de Abreu Sodré Carvalho, "A Inquisição no Rio de Janeiro no começo do século XVIII. É seu parente?
Atenciosamente,
Fernando Caldeira.
Link directo:
Caro Fernando Caldeira
Não sei dizer onde está o assento paroquial de Branca Caldeira, mas admito que esteja na Torre do Tombo. É António Baião, na sua obra "A vila e concelho de Ferreira do Zêzere", imprensa nacional de Lisboa, 1918 (reimpresso em 1982 e 1990 pela CM de Ferreira do Zêzere), quem decerto o leu e o cita na pág 140. Baião foi diretor da Torre do Tombo.
Tenho a obra que me foi enviada pelo autor com o qual troquei mensagens por correio eletrónico. Por irmãos diferentes, ambos descendemos de Francisco Sodré Pereira que foi para o Rio de Janeiro e era neto de Branca Caldeira.
cumprimentos,
Sérgio Sodré
Link directo:
Boa tarde
Pode encontrar aqui o assento de óbito em questão, no livro de óbitos de Águas Belas de 1621 a 1740:
http://digitarq.adstr.dgarq.gov.pt/viewer?id=1003506
(deve seleccionar a imagem ... 25.jpg)
O óbito que procura é precisamente o último assento desta imagem.
Boa sorte
Mário César Navarro
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 nov 2024, 13:15