Brasão dos Machado

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Heráldica

Brasão dos Machado

#287664 | AlvesRF | 20 set 2011 22:26

Boa noite,

Em Possacos, Valpaços, Vila Real existe este brasão que se diz pertença da família Machado. Não existe nenhum documento com atribuição destas Armas a uma pessoa especifica? E em nenhum livro vem documentada esta família?

http://www.panoramio.com/photo/54006546

Desde já obrigado,
Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#287667 | RCCORREIA | 20 set 2011 23:13 | Em resposta a: #287664

Caro Rui

Eu diria que a pedra representaria as famílias Machado, Morais e Alão. Será que juntando estes apelidos encontra alguém?

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#287693 | RCCORREIA | 21 set 2011 15:08 | Em resposta a: #287667

Conforme está na ANTT temos uma Margarida filha dum Morais Machado e duma Alão que teve um descendente que foi fidalgo de cota de armas.

"História:
Alão de Morais é um dos ramos da família Alão, a qual, segundo o Anuário da Nobreza Portuguesa, descende de Afonso Fernandes Alão (3° neto de D. Mendo Alão, senhor e conquistador de Bragança, segundo os nobiliários), que viveu no reinado de D. Sancho II e, em 1275, instituiu um vínculo na sua quinta de S. Vicente de Pereira.

Domingos Geraldes Alão, neto de Afonso Fernandes Alão, cónego da Sé do Porto e prior na igreja de Fermelã, instituiu um vínculo na sua quinta de Sá, perto do reguengo de Quebrantões, na cidade do Porto. Seu irmão Gonçalo Geraldes, abade de São Cristóvão de Mafamonde, no julgado de Gaia, foi o instituidor da capela dos Alões, a favor de Afonso Martins, seu sobrinho, prior do Souto.

Ainda conforme o Anuário da Nobreza, "a sucessão do morgado dos Alões veio a cair em Margarida Fernandes Alão (filha de Jerónimo Lopes de Morais Machado e de sua mulher Inês Fernandes Alão, descendente de um irmão do instituidor do morgado) que do seu casamento com Manuel Gonçalves da Silva, homem nobre, teve a Baltasar de Morais Alão que viveu no Porto e cuja descendência se extinguiu no seu 3° neto, Inácio Pedro de Morais Alão, fidalgo de cota de armas (1775).
Uma irmã de Baltasar de Morais Alão, Maria Manuel Alão, casada com Cristóvão Rodrigues Pereira, teve um filho de nome Aleixo Alão de Morais que casou com D. Maria Nunes Camelo. Deste casamento nasceu Baltasar Alão de Morais, pai de Cristóvão Alão de Morais que casou com D. Joana Maria de Mendonça.

Foi filho de D. Joana Maria e de Cristóvão Alão, Agostinho Aurélio de Morais Alão que casou com D. Filipa Teresa de Morais. Deles nasceu Cristóvão Alão de Morais Sarmento, senhor do morgado dos Alões, que de seu casamento com D. Teresa Ana Pessoa de Faria teve Agostinho Alão de Moraes Pimentel, sucessor de seu pai, que foi casado com D. Joana Narcisa de Almeida.

O filho sucessor de D. Joana Narcisa e Agostinho Alão de Moraes Pimentel foi Francisco Alão de Morares Pimentel, senhor do morgado dos Alões e da quinta de Recarei, em Leça do Balio, que casou com D. Ana Rita do Carmo Correia de Sousa Montenegro. O filho deste casal, Agostinho Alão de Morais Pimental, sucessor na Casa de Alão, casou em 1808, em Cedofeita, com D. Francisca Carolina Xavier Ferreira de Sá Gavião Pessoa. Deste casal descendem os actuais representantes da família.

O espólio desta família incorporado no Arquivo da Torre do Tombo, inclui documentos referentes a Gonçalo Geraldes, Domingos Geraldes, Aleixo Alão, Cristóvão Alão de Morais, Agostinho Aurélio de Morais Alão, entre outros."

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#287786 | AlvesRF | 22 set 2011 21:25 | Em resposta a: #287693

Caro Rui Correia,

Muito lhe agradeço as informações, que certamente me serão úteis. Estou a tentar descobrir algo mais sobre essa família.
Tenho dois párocos mas não sei se pertenceram aos mesmos Machado...
Pe. Francisco Manuel Machado e Pe. Alexandre Manuel Machado, ambos dos Possacos, Valpaços.

Cumprimentos,
Rui ARF

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308872 | AlvesRF | 24 jun 2012 02:06 | Em resposta a: #287667

Caro Senhor,

Não percebo nada de heráldica, por isso venho perguntar lhe se é possível estarem representadas as armas de Alcoforado esquarteladas com Guedes.

Desde já o meu obrigado,
Cumprimentos
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308891 | RCCORREIA | 24 jun 2012 15:55 | Em resposta a: #308872

È uma questão sobre uma armas existentes ou da possibilidade de ser criarem uma que as juntam?

Alcoforado - xadrezado de prata e azul
Guedes - azul cinco flores de lis de ouro em santor

Cumpts,
Rui Correia

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308902 | AlvesRF | 24 jun 2012 17:08 | Em resposta a: #308891

Boa tarde,

É uma questão se ao invés de as armas representadas aqui: http://www.panoramio.com/photo/54006546
e que identificou penso eu como Alão, serem Alcoforado junto com Guedes...

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308903 | RCCORREIA | 24 jun 2012 17:23 | Em resposta a: #308902

A combinação esquartelada de Alcoforado e Guedes daria de facto um escudo semelhante ao dos Alões apesar de terem esmaltes e cores diversas que só se podiam ver num escudo colorido e não numa pedra. E que pode igualmente ser revelado se for possível determinar a quem pertenceram as armas.

RCC

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308905 | AlvesRF | 24 jun 2012 17:33 | Em resposta a: #308903

Para tentar enquadrar melhor vou expor todos os dados:

Brasão 1 (Vidago, Chaves) :
http://www.panoramio.com/photo/46586189
http://www.panoramio.com/photo/5578682

Brasão 2 (Possacos, Valpaços):
http://www.panoramio.com/photo/54006546

Família:
1. Pedro Rodrigues e Serafina Machado moradores em Vidago tiveram
1.1. Manuel Rodrigues Machado casado com Comba Vaz da Cruz (Possacos) (continuaram a morar em Vidago)
1.2. Maria Machado casada com Leonardo Alvares Cruz (Possacos) (passaram a ser moradores em Possacos)

Informações:
Sobre o brasão 1, Calvão Borges em "Uma ignorada ascendência Alcoforado, in Armas e Troféus, 1982-83" escreveu:
"Desconhece-se a Carta de Armas que terá sido concedida a Manuel Rodrigues Machado. Mas as Armas que mandou gravar são: Partido: em I cortado de Vaz (de Pedro Rebelo) e de Machado; em II um esquartelado que parece ser Alvins ou Alões. Conhecendo porem a ascendência (...) somos forçados a admitir que se trate das Armas de Alcoforados esquartelados talvez com Guedes. A pedra de Armas tem ainda um brica ou meia brica com um anel o que também não é muito ortodoxo porque as Armas de Vaz e Alcoforado - se de Alcoforado se trata - lhe vinham pela sua bisavó paterna e as Armas de Machado lhe vinham pela mãe. Aqui fica um enigma heráldico à espera de que se encontre a Carta de Armas."

Sobre o brasão 2, não tenho informações.

É então bem possível, que não existam nos nossos dias as cartas de ambos os brasões está correcto?

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

RE: Brasão dos Machado

#308927 | FLMF | 25 jun 2012 00:23 | Em resposta a: #308905

Caríssimos

E de Macedo de Cavaleiros, haverá entre vós conhecimento de Machado?
Agradecido desde já, aguardo.

FLMF

Resposta

Link directo:

RE: Machado em Macedo de Cavaleiros

#308933 | AlvesRF | 25 jun 2012 01:33 | Em resposta a: #308927

Caro Senhor,

Sei que o actual proprietário do Solar das Arcas, na freguesia das Arcas, em Macedo de Cavaleiros, usa o apelido Machado, mas desconheço-lhe a origem. Assim à primeira vista não me ocorre mais algum.
Se me disser que freguesia ou freguesias procura, talvez possa ajudá-lo melhor.

Cumprimentos,
Rui

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 jun 2024, 02:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen