Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Cargos | Direito

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287860 | MariaDavid | 24 set 2011 01:42

Caros confrades

Em boa hora o nosso companheiro das lides genealógicas, Victor Ferreira, se lembrou de lançar o tópico "'Bolsa de pesquisas no ADViseu e CELamego", já lá vão alguns anos. O tópico em si cresceu desmesuradamente, tornando a pesquisa, por vezes, difícil. Muitos contribuiram com dados, outros fizeram os seus pedidos e, estou certa, muitos beneficiaram desta troca de informações.

Ainda foi sugerida a criação de bolsas diferentes, que abarcassem o mais possível o espaço de investigação.
Como utilizadora que fui do Arquivo Distrital de Castelo Branco (aliás, um dos melhores em funcionamento, atendimento e simpatia dos seus funcionários), sinto a falta de partilha de muitos dados referentes a este distrito.

Foi então que me lembrei da iniciativa de Victor Ferreira e resolvi fazer um pedido: que tal começarmos a trabalhar na mesma linha mas desta vez dirigidos ao distrito de Castelo Branco? É que, para vos ser sincera, não tenho conseguido respostas a alguns dos meus pedidos, talvez pelas famílias tratadas não serem as mesmas que a maioria de vós investiga.

Com esta nova bolsa, seria mais fácil encontrarmos pistas para muitas das nossas incógnitas. Pelo meu lado, dado que a minha investigação se tem centralizado mais à volta deste distrito, estou aberta a colaborar com eventuais dados que sejam solicitados e que constem da minha base de dados.

Fazendo um COPY/PASTE de uma frase do nosso confrade (que muito respeito pelos conhecimentos, sentido de humor e iniciativas) "Qualquer que seja a receptividade que tenha esta sugestão, bem hajam".

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287869 | Lourval | 24 set 2011 05:11 | Em resposta a: #287860

Olá Maria,

Tudo bem? Aproximadamente um quarto de minha ascendência está em Castelo Branco, logo, tenho muita informação. Não propriamente minha, mas de um pequeno grupo de colegas. Muita coisa de Alcains, de Escalos de Baixo, do Salgueiro do Campo, etc. Da Póvoa de Rio de Moinhos, onde nasceu meu avô, temos tudo, em um único arquivo ´paf´ todos ligados em uma grande árvore desde cerca de 1560 até praticamente os dias atuais.

Abraços
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287874 | MariaDavid | 24 set 2011 10:28 | Em resposta a: #287869

Bom dia, Lourval

Ainda bem que respondeu. Da minha parte, já tive oportunidade de referenciar as povoações que me tocam mas é com todo o prazer que volto a inserir essa informação, respeitante ao distrito de Castelo Branco:


Castelo Branco
Idanha a Nova
Penamacor
S.Vicente da Beira
Monsanto
Fundão
Covilhã
Teixoso
Belmonte

Curiosamente, com tanta terra em investigação, não tenho conseguido achegas para as minhas gentes, do mesmo modo que os dados que tenho recolhido pouco têm servido para ajudar outros, tirando um apontamento aqui e além. Tenho atribuído tal facto à endogamia que se verifica nos meus ancestrais. Enfim, é aguardar pelo desenvolvimento do tópico.

Quanto a si, já sabe que estou inteiramente disponível para lhe facultar o que precisar em matéria de dados e que eu tenha a sorte de ter recolhido. Isto acaba por ser uma verdadeira lotaria!

Abraço e votos de excelente fim de semana.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287875 | f4b2 | 24 set 2011 12:47 | Em resposta a: #287874

Cara Maria

Concordo plenamente com a sua iniciativa,não por estar directamente interressado,já que poderei eventualmente ajudar muitos confrades com alguns elementos que possuo e ainda por ser do Fundão.
Já agora gostava de lhe perguntar quais são as achegas da sua gente de que prescisa?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287877 | Lourval | 24 set 2011 13:17 | Em resposta a: #287874

Olá Maria.

Temos muita coisa mesmo de São Vicente da Beira. Poderia me passar os seus "fim-de-linha" de SVB?

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287878 | marco pereira | 24 set 2011 13:39 | Em resposta a: #287875

Olá Maria
Eu como beirão a minha primeira fonte de informção é o ADCB e usava-o, mas pesquisadores por lá não eramos muitos, muitas tardes passei só eu e os livros no sossego e silêncio, mas foi aí que conheci o meu primo António Pereira, concorco com as suas palavras um dos melhores em funcionamento, atendimento e simpatia dos funcionários, mas a vida profissional só me deixava os fins de semana e as férias, aí sim valia a pena, e nessa altura quando abriu a "Bolsa de pesquisas no ADViseu e CE Lamego" e mesmo antes já tinhamos o Pedro França com o arquivo de AUC. eu estive para criar a bolsa do ADCB, mas para criar um "filho" e não lha dar atenção ou ter tempo não valia a pena, ou estar a criar falsas expectativas nos investigadores.
Mas sempre achei que era uma mais valia, se existese uma bolsa de pesquisa do ADCB, mas agora a minha localização é outra.
Mas estou consigo nessa ideia.
Forte abraço.
Marco Pereira

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287886 | Lourval | 24 set 2011 15:31 | Em resposta a: #287878

Olá Marco.

Tudo bem? Lembrei-me daquele livro: Alcains e a sua História, de Sanches Roque. Estava pensando em digitalizá-lo. O que acha? Já passei pela experiência digitalizando um livro de Noções de Cosmografia que com certeza já não existe mais ...foram 400 páginas e muitos meses de trabalho.

Lourval

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287893 | MariaDavid | 24 set 2011 17:10 | Em resposta a: #287878

Ao João Barroca e ao Marco Pereira, fico muito grata pelas palavras de incentivo mas, o seu a seu dono: quem tomou a iniciativa deste tipo de bolsa e muito oportunamente foi Victor Ferreira. Eu limitei-me em aproveitar a boleia dessa ideia e estender as oportunidades de investigação a outros distritos.

Esta semana vai ser para mim uma semana de alguma confusão e um tanto stressante, por isso, caro Lourval, vou deixar para o início de Outubro o meu "pedido" de achegas sobre S.Vicente da Beira. Fico-lhe muito agradecida pela sua oferta.

Para todos o meu sincero obrigada pela concordância deste tópico. Para já, se alguém precisar de informações sobre gentes das terras acima mencionadas, por favor, perguntem. Pode ser que eu tenha alguns nomes na base de dados, da mesma forma que tenho algumas centenas de processos do TSO já analisados. Pelas dificuldades inerentes ao estudo destas famílias de cristãos-novos, só a confrontação dos dados recolhidos de vários processos dentro do mesmo agregado familiar, poderá esclarecer quem é quem. Daí as dificuldades em encontrar achegas para os meus ancestrais.

Obrigada a todos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#287896 | MariaDavid | 24 set 2011 18:00 | Em resposta a: #287875

Caro João Barroca

Tal como disse ao Lourval, vou deixar passar esta semana e em Outubro colocarei aqui os meus "SOS", já que de momento me é impossível fazê-lo.

Tanto para si como para outros confrades que tão gentilmente se disponibilizam em ajudar, eu quero explicar onde residem as maiores dificuldades para as minhas gentes.

Como é sabido, a partir de certas épocas, os párocos eram muito avaros nas informações, omitindo os avós nos registos de baptismo, omitindo, por vezes, os nomes das próprias mães das crianças baptizadas (por exemplo :"aos tantos de tal baptizei Maria que é filha de António e de sua mulher" - Quem é este António, quem é a mulher dele e trata-se de um primeiro casamento ou segundo?...), omitindo, nos registos de casamento, os nomes dos pais dos nubentes, " Antóinio Nunes e Brites Mendes" , de quem são filhos?? etc.

Ora numa investigação virada para os cristãos-novos, que é o meu caso, temos numa mesma família e na mesma terra e época homens chamados António, por exemplo, que casam com mulheres chamadas Brites, por exemplo, que, na ausência de informações complementares, nos deixam com a terrível incógnita de saber quem são! Tenho, até, um caso engraçado de uma Maria Pereira casada com dois António Rodrigues, com filhos dos dois casamentos, e tendo os maridos a mesma profissão e sendo da mesma terra! Foi através de um dos filhos do primeiro casamento que se percebeu a genealogia deste grupo familiar, pois ele alude a uma irmã inteira, fruto do primeiro casamento da mãe e a outros sete meios irmãos nascidos do segundo casamento. A curiosidade está em que a própria mãe, quando declara a sua genealogia perante a Mesa, engloba todos os filhos no mesmo pacote, sem mencionar o primeiro casamento. Por estas razões, já encontrei imensos erros em obras publicadas de genealogia, devido aos autores embarcarem no facilitismo de copiar dados de outros que cometeram o erro de não confirmar as informações.

Quando se pretende fazer uma genealogia honesta, assente no rigor das fontes, em boa consciência nada podemos afirmar como seguro apenas baseados nos paroquiais tal como nos chegam e que acima exemplifiquei.

Por diversas vezes me pediram ajuda com determinados nomes de determinada terra. Quando não tenho dados seguros, não dou informações. Outras vezes, as pessoas que tenho na minha ancestralidade não são as mesmas que me são inquiridas, pese embora serem do mesmo apelido e às vezes da mesma época. Fazer genealogia sobre cristãos novos é um verdadeiro quebra-cabeças!!!!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288108 | marco pereira | 28 set 2011 20:05 | Em resposta a: #287886

Olá Lourval.
Tudo bem?
Vou enviar -lh email para falarmos melhor disso.
Ab Marco pereira

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288426 | MariaDavid | 03 out 2011 14:18 | Em resposta a: #287877

Boa tarde, caro Lourval

Cá estou para lhe ir dando conta dos meus impasses.

Vamos ao primeiro:

Tenho uma Joana Henriques (minha 9ª avó) filha de Baltazar Henriques (dado como natural de S.Vicente da Beira) e Maria Ferreira (dada como natural de S.Vicente da Beira) casados em 11.02.1647 em S.Vicente da Beira, sem menção dos pais. Este casamento deve ser encarado com reservas porque foi o único Baltazar encontrado casando com uma Maria em data que se aproxima com a dos baptismos dos filhos e, também porque uma das filhas diz no seu processo que o pai era natural da Guarda e a mãe da Covilhã.
Baltazar foi médico. O casal teve vários filhos. Uma das filhas, Isabel Ferreira, no seu processo TSO-IC 6128, diz que teve uma irmã, a tal Joana Henriques, casada com Francisco Henriques Ferreira, cuja descendência confere com os dados recolhidos. Portanto, sobre esta irmã, não subsistem dúvidas.
O casal Joana Henriques e Francisco Henriques Ferreira teve vários filhos, todos com processos do TSO (ver nota em baixo) e cujas informações sobre a genealogia familiar são coincidentes. Todos desconhecem a ascendência via materna.
Ora a única pessoa que acrescenta algo mais é Isabel Ferreira, irmão de Joana, casada com Antão Vaz Ribeiro, que consegue dizer os nomes dos avós maternos: Álvaro Rodrigues, mercador e Isabel Ferreira, ambos naturais da Covilhã.
A minha questão, para poder avançar, é: quem foram os pais de Baltazar Henriques?

Nota: Sobre esta gente tenho muitos processos analisados. Caso o amigo pretenda alguma informação a esse propósito, pergunte. O Francisco Henriques Ferreira enviuvou de Joana Henriques, voltando a casar com Brites Henriques, de quem teve mais onze filhos, quatro com processos do TSO. Tanto o Francisco Henriques como a Brites Henriques, tiveram também processos.

Agradeço, desde já, se houver da sua parte possibilidade em me ajudar a sair deste impasse.

Abraço
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288431 | MariaDavid | 03 out 2011 15:34 | Em resposta a: #287875

Caro João Barroca

Cá estou, de acordo com o que lhe disse anteriormente, para poder colocar-lhe alguns dos meus impasses, sobre gentes do Fundão.
Tenho esta situação, um tanto confusa:

Maria Henriques (TSO/Il-7097) casou com Francisco Lopes Monsanto (TSO/IL-2762). Em 1674 disse ter cinquenta anos, isso aponta para 1624 o ano aproximado do seu nascimento. Disse que seus pais se chamavam Luís Fernandes e Isabel Fernandes, ambos naturais do Fundão; avós paternos Fernão Rodrigues e Catarina Rodrigues; avós maternos Filipe Nunes e Mécia Rodrigues, também naturais do Fundão.

Maria Henriques menciona um único tio paterno, Jorge Rodrigues casado com Branca Manuel. Ora uma das filhas do dito Jorge Rodrigues, Leonor Rodrigues (TSO/IL-7400), diz que seu pai teve dois irmãos, Luís Fernandes casado com Isabel Fernandes e uma Maria Rodrigues/Henriques.
Leonor confirma os nomes dos avós paternos - Fernão Rodrigues e Catarina Rodrigues - assim como outras ligações familiares.
O único processo encontrado de um Luís Fernandes casado com uma Isabel Fernandes pertence à IC-2889, o qual não foi possível analisar e dá como pais de Luís um tal Fernão Luís e Helena Dias, com origem em Trancoso. Já Isabel Fernandes, TSO/IL-5952 diz ser filha de Filipe Nunes e Grácia Dias, natural do Fundão.

O casal Maria Henriques e Francisco Lopes Monsanto, ambos com processos, tiveram vários filhos que também passaram pelo TSO e dois desses filhos foram meus 9ºs avós, por vias diferentes, nascidos entre 1650 e 1660.
Da análise de todos os processos confirmaram-se as ligações familiares, subsistindo dúvidas na ascendência de Luís Fernandes e Isabel Fernandes, pela impossibilidade de consulta dos respectivos processos.

É sobre eles que gostaria de ter alguma luz que me permitisse avançar, dado que nos assentos de baptismo não aparecem os nomes dos avós.

Estou esperençada que o João Barroca possa clarificar alguma coisa, o que desde já agradeço com reconhecimento.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288464 | f4b2 | 03 out 2011 21:07 | Em resposta a: #288431

Cara Maria David

É um pouco dificil conseguir clarificar alguma coisa,mas posso dar algumas notas ,e cito do livro de Maria Antonieta Garcia "Inquisição e Independência,um Motim no Fundão - 1580":
- Outro nome é ventilado:o de Simão,filho de Isabel Fernandes,cristão-novo que cortara as rédeas aos cavalos.

O livro tem imensos nomes entre os anos de 1582 e 1754 do Fundão,que tenho a certeza têm interesse para si?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288480 | jamesthegreat | 03 out 2011 23:34 | Em resposta a: #288464

Caros confrades

Procuro saber a ascendencia de Domingos de Mattos Dourado (cc Iria da Conceição),quw nasceu no 4º quartel do sec. XIX, irmão de António de Mattos Dourado, conhecido como o Senhor Africano, proprietário d'A Obra em Escalos de Cima. Domingos de Mattos Dourado é meu bisavô, pai de meu avô Eurico de Matos de Escalos de Cima. Segundo a minha avó será a família Mattos Dourado originária de S. Vicente da Beira. Segundo pesquisa de José Reis de Matos, no livro sobre os Escalos de Cima, Domingos de Mattos Dourado será filho de João ou Joaquim de Mattos Dourado, uma vez que ambos foram casados com mulheres chamadas Maria de Mattose ambos tiveram filhos Domingos de Mattos Dourado.
Obrigado
Goncalo de Mattos

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288511 | MariaDavid | 04 out 2011 13:15 | Em resposta a: #288464

Boa tarde, João Barroca

Sobre o Livro de Maria Antonieta Garcia, eu já consultei essa obra mas torna-se muito difícil esclarecer a origem dos nomes, quer pela ausência de informações completas sobre a ascendência de muitos deles como pela ausência de fontes a que possamos recorrer para clarificar.

O problema reside, como já disse anteriormente neste mesmo tópico, na repetição sistemática dos mesmos nomes, numa e em várias gerações, para além da endogamia verificada.

Agradeço-lhe, na mesma, a sua lembrança.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288512 | f4b2 | 04 out 2011 13:31 | Em resposta a: #288511

Cara Maria David

Conheço pessoalmente a drªAntonieta Garcia,poderei questiona-la sobre as fontes e eventualmente pedir-lhe uma informação mais completa sobre a origem dos nomes.
Diáriamente falamos sobre vários assuntos,somos práticamente vizinhos,aqui no Fundão.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288518 | MariaDavid | 04 out 2011 15:01 | Em resposta a: #288512

Caro João Barroca

Isso seria ouro sobre azul! Vou fazer uma pequena lista dos meus nomes do Fundão e que tudo indica estarem no livro de Antonieta. Se conseguisse obter essa tal informação complementar ficar-lhe-ía muito grata.

Hoje não vai ser possível mas talvez até ao fim de semana conto ter a lista pronta. Se pretender que a envie para o seu mail pessoal, pode contactar-me para maria david eloy com estes nomes separados por um pequeno tracinho rebaixado seguido do sinal de arroba yahoopontocompontobr.

Muito obrigada mais uma vez!

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288520 | f4b2 | 04 out 2011 15:17 | Em resposta a: #288518

Cara Maria David

Estive agora a tomar café com a drª Antonieta,ela disse que me vai facultar as fotocópias que deram origem ao livro,portanto os vários processos da inquisição que consultou.
Também me informou que a citação que eu fiz de Isabel Fernandes,é mesmo do Motim do Fundão,ou seja 1580,será familiar directa da Isabel Fernandes de 1624?
Vou esperar que me entregue as fotocópias,pode ser que tenha lá tudo o que pretende?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288606 | MariaDavid | 05 out 2011 18:49 | Em resposta a: #288520

Caro João Barroca

Estou-lhe profundamente grata pelo empenho em me ajudar e pelas diligências que tem tomado junto de Antonieta Garcia. Creio que pode ser viável a conexão com a minha Isabel Fernandes pelas datas. Aguardarei, então, a sua recepção sobre as fotocópias. Até finais do mês irei passar pelo Fundão, rumo à Covilhã. Será possível que possamos falar pessoalmente e eu copiar as referências dos ditos processos? Estou inteiramente ao dispôr para o que precisar.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288651 | f4b2 | 06 out 2011 20:11 | Em resposta a: #288606

Cara Maria David

Hoje não falei com a Drª.Antonieta,pois estive fora do Fundão e só regressei á pouco,peguei no livro e reli mais algumas passagens,e retirei esta que transcrevo,por achar que muitas destas pessoas são os familiares que procura.

Cito:Os interrogatórios continuam. A 19 de Novembro de 1581,na Santa Casa da Misericórdia do Fundão,Gaspar de Castro ouve novas testemunhas.
Gaspar Antunes vira,ainda agredir Gonçalo Vaz,e chegar um filho de BRANCA MANUEL,com uns dez,doze anos,que fugira e trazia uma espada ferrugenta que ele lhe tomara. Citei.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#288686 | MariaDavid | 07 out 2011 16:08 | Em resposta a: #288651

Boa tarde, João Barroca

Efectivamente, tenho uma Branca Manuel ligada à minha gente. Contudo, pelas datas, é impossível tratar-se da mesma pessoa. O filho da Branca Manuel a que se alude no livro teria que ter nascido à volta de 1560. Ora o filho da dita Branca Manuel que está ligada à minha gente, Fernão Manuel, foi curtidor, casado com Maria Henriques e terá nascido à volta de 1620.
Eu já li a obra mas continuo um pouco enredada com muitos outros nomes que dela constam. Se precisar de alguma informação destas pessoas, tenho alguns dados.

Mais uma vez os meus agradecimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#289877 | f4b2 | 25 out 2011 16:00 | Em resposta a: #288686

Cara Maria David

Já tenho comigo as fotocópias que a Drª Antonieta Garcia me facultou.
Quando pensa passar pelo Fundão?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#289910 | MariaDavid | 25 out 2011 22:21 | Em resposta a: #289877

Caro João Barroca

Agradeço, a si e à Drª Antonieta Garcia, os elementos que me vão facultar.
Quanto à minha deslocação à Covilhã, ainda não está decidido o dia exacto mas penso que no decorrer da próxima semana, já em pleno novembro. De qualquer forma, entrarei em contacto consigo alguns dias antes, para combinarmos. Gostava de aproveitar essa deslocação para tentar fazer várias diligências, ao mesmo tempo. Vamos lá a ver. Também pretendo encontrar-me com a confreira que vive na dita Covilhã e investiga a família Peixeiro. Ainda não combinei nada com ela, depois lhe direi.

Uma boa noite e os meus renovados agradecimentos.

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#289915 | f4b2 | 25 out 2011 22:59 | Em resposta a: #289910

Cara Maria David

A confreira que investiga a família Peixeiro,é por acaso a Srª Maria A. C. Peixeiro?
Conheço pessoalmente, pois também investiga a familia PAIS do AMARAL.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#289922 | MariaDavid | 26 out 2011 01:55 | Em resposta a: #289915

Caro João Barroca

É, sim, a Maria Alice Peixeiro.
Encontrámo-nos pessoalmente antes do verão e combinámos voltarmos a reunirmo-nos logo que possível. As nossas vidas não têm facilitado mas agora no outono e inverno penso que arranjaremos tempo para isso. Se estiver interessado em se juntar a nós na Covilhã, é só dizer. Iremos discutir algumas ligações familiares e não só.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#289994 | motalopes | 27 out 2011 11:19 | Em resposta a: #287860

Parabens confreira!
Gostei de ler a sua mensagem. Esse deveria ser o espirito de todos nós. Se todos colaborassemos mais
uns com os outros muitos das nossas investigações poderiam tornar-se muito mais céleres.Infelizmente
poucos são aqueles que tem esse espirito de entreajuda,que muito beneficiaria quem anda nestas lides.
Acho a ideia lindissima,sobretudo porque seria uma preciosa ajuda para quem está longe dum Arquivo e
não tem grandes hipóteses de conseguir as informações que pretende,a não ser que possua já os dados
para requerer a passagem das certidões e os forneça diretamente ao respetivo Arquivo para tal.
Há já mais de uma semana que coloquei no tópico um pedido de ajuda para o Arquivo distrital de Viseu,
relativo a um trisavô que nasceu em Aregos (hoje municipio de Resende),em 1791(?),de nome ANTONIO
PINTO DA MOTA, filho de um Jose Pinto da Mota,e não apareceu ninguem disponivel para me ajudar.
Vivo nos arredores de Braga. Se lhe puder ser útil disponha sempre de mim.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290009 | MariaDavid | 27 out 2011 16:08 | Em resposta a: #289994

Caro confrade

Agradeço a sua simpática mensagem, embora eu considere que nada fiz de especial, fora do verdadeiro espírito que qualquer genealogista deva ter a bem dos interesses da genealogia.
É imperativo ajudar quem nos solicita ajuda, sempre que esteja dentro das nossas possibilidades, o pedido seja lógico e formulado com educação e "sintamos" não estarmos a ser utilizados por "chicos espertos" que se "aproveitam" da boa fé de muitos.
Há situações em que, por muito que se queira, não podemos dar contributos, porque as pessoas investigadas e sobre quem pedem ajudas nada têm a ver com as nossas pesquisas pessoais. Fico sempre triste quando isso acontece, pois gosto de ser útil. Pessoalmente, tenho tido pouquíssimas achegas quando peço contributos e quero pensar que as minhas gentes não estão dentro dos interesses dos demais.
Portanto, caro Mota Lopes, não desanime e aguarde que surja alguém que o possa ajudar. Da minha parte e sempre que eu domine a situação, estou pronta em dar uma mãozinha.
Estou-lhe grata por se disponibilizar em qualquer ajuda pontual pela região de Braga. Não é uma zona que esteja ligada aos meus ancestrais mas nunca se sabe. Se precisar de informações sobre terras/gentes da beira baixa, essencialmente, disponha.

Com os meus melhores cumprimentos

maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290010 | motalopes | 27 out 2011 16:48 | Em resposta a: #290009

Cara confreira Maria David
Comungo inteiramente das suas palavras. Tenho ancestrais oriundos da Beira Baixa, nascidos em Idanha a Nova
e Penamacor. Por fortuna, porque nada consegui atravás do AD de Castelo Branco, contei com o apoio do Doutor
JOÃO MANUEL RODRIGUES PROSPERO DOS SANTOS(da cidade de Castelo Branco)para me resolver esse problema,
tendo sido ele quem,amavelmente,me forneceu todos os elementos de pesquisa que precisava dessa costela da
Beira Baixa. Este gesto ilustra bem a sá camaradagem e ajuda que deve existir entre confrades,sobretudo quando
estão muito distantes dos Centros de pesquisa.
Reiterando os meus cumprimentos,e renovando a minha disponibilidade,muito atentamente,
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290018 | MariaDavid | 27 out 2011 18:19 | Em resposta a: #290010

Caro Francisco Mota Lopes

Tenho muitos Lopes na minha ancestralidade, em várias terras da beira baixa. Os meus antepassados foram, na sua maioria, vítimas do TSO. Foram dezenas e dezenas de processos consultados. Se precisar de alguma genealogia transcrita, diga-me os seus nomes e caso tenho na minha base de dados, envio.
Idanha a Nova e Penamacor são locais de gande concentração de antepassados meus.

Maria

PS:
Já tive oportunidade de falar com o Dr. Próspero dos Santos, no Arquivo de Castelo Branco, pensando tratar-se do mesmo médico que eu conhecera na minha juventude e que era colega do meu pai. Ironia do destino, trata-se do sobrinho dele.

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290021 | motalopes | 27 out 2011 18:53 | Em resposta a: #290018

Cara Maria David

Conheci pessoalmente o Dr. Prospero dos Santos no passado mês de Agosto, quando fui a Penamecôr
visitar uma familia aparentada com os PINTO DA MOTA.Casualmente ele estava numa localidade perto,
e essa familia deu-lhe a noticia da minha presença. Ele fez o favor de se deslocar a casa deles (ainda
são aparentados,alem de amigos) e ali nos conhecemos. Fico-lhe grato pela gentil oferta. Um dia vou
aproveitar a hipotese que me sugeriu. Um dia destes conctá-la-ei para o efeito.
Cumprimenos e votos de uma boa noite.
Atentamente e obrigado
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290056 | Sérgio R | 28 out 2011 10:14 | Em resposta a: #287874

Bom dia,

estou a ver que a sra Maria tem antepassados no Teixoso, também là tenho ascendentes: posso lhe dar os nomes dos meus afim de ver se temos algum em comum?

Obrigado.

Cptos.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290057 | MariaDavid | 28 out 2011 10:22 | Em resposta a: #290056

Bom dia para si também

Efectivamente, tenho alguns ancestrais do Teixoso, em tempos bem recuados. Pode enviar o que quiser pois será um gosto encontrar, finalmente, alguém que tenha comigo antepassados comuns.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290072 | motalopes | 28 out 2011 15:27 | Em resposta a: #290018

Cara Maria David
Cumprimentos.
Ainda relativamente à sua mensagem de ontem,e aos LOPES. O meu apelido(LOPES) herdei-o por via paterna.
O meu avô, José Augusto Pinto Lopes,descendente de uns Pinto Lopes de Melgaço (uma lindissima Vila raiana
do Minho),casou, em Valença, com uma senhora de nome MARIA DAS DÔRES DE ALMEIDA PINTO DA MOTA.Os
filhos (meu pai e tios) usaram os apelidos PINTO DA MOTA LOPES. O interessante desta questão é que minha
avó, MARIA DAS DORES DE ALMEIDA PINTO DA MOTA, era filha de um beirão, o general FRANCISCO ANTÓNIO
PINTO DA MOTA,nascido em IDANHA A NOVA a 3 de Junho de 1826. Este homem cumpriu grande parte do seu
serviço militar no norte do País,e muitos anos em Valença, onde, alem de ter sido comandante do batalhão, aí
instalado, foi governador da respetiva Praça Militar.Casou com Dª MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA,que
era irmã de outro general. Foram os pais da minha avó.Esse meu bisavô,FRANCISCO ANTONIO PINTO DA MOTA,
foi filho de um coronel de Caçadores,ANTONIO PINTO DA MOTA,natural de Arêgos,Resende,que casou na Vila de
Penamacôr (onde prestava serviço) com Dª HELENA DE BRITO DO COUTO LOUREIRO. Deste casamento,alem do
Francisco Antonio,de que já falei,nasceu tambem (entre outros) uma ANGELINA PINTO DA MOTA. Esta Angelina,
irmã do meu bisavô,nascida em 1823 (em Penamacôr) casou com um JOAQUIM FERREIRA GALHARDO,nascido a
1824 na mesma Vila. Deste matrimónio nasceu (1856),pelo menos, uma filha,que se chamou ZULMIRA JOSEFINA
DA MOTA (FERREIRA GALHARDO),por ter casado com ADELINO PINHEIRO FERREIRA GALHARDO. Gerou este casal
12 filhos. O mais novo deles, ANTONIO JOAQUIM GALHARDO, nascido a 12 de Julho de 1894, casou com Dona
FLORINDA MONTEIRO BORGES DA SILVEIRA (20/2/1907). Foram os pais de Dª MARIA JOSÉ MONTEIRO GALHARDO
(FERNANDES SERRANO),por ter casado com LAURENTINO DOS ANJOS FERNANDES SERRANO. São filhas de Dª MARIA
JOSÉ e do Sr. LAURENTINO as Senhoras TERESA ISABEL MONTEIRO GALHARDO FERNANDES SERRANO e MARGARIDA
SOFIA MONTEIRO GALHARDO FERNANDES SERRANO. Foi em casa delas,em Penamacôr,que estive em Agosto. Eu desconhecia este ramo familiar,conheci-o graças ao dr. Prospero dos Santos.
Reiterando os meus cumprimentos
Atentamente
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290082 | Sérgio R | 28 out 2011 17:42 | Em resposta a: #290057

Sra Maria,

aqui vai a genealogia da minha trisavo natural do Teixoso:

1-Marianna Quaresma, n 02/06/1861, bpt 24/07/1861

2- Vicente Bizarro n a1820 m? cc 05/09/1844
3- Antonia Quaresma n a1820 m?

4- Jozé (Telles) de Crasto Bizarro n? m? cc 09/12/1811
5- Izabel de Sousa n? m? (viuva de Jozé Francisco Leitão cc 10/02/1809)
6- Caetano Ferreira (Saranda) n? m? cc 31/12/1805
7- Anna (da Fonseca) Quaresma n? m?

8- José Telles Castro
9- Maria de Castro Bizarra
10- João (Luis) Sarrão n? m? cc 06/05/1775
11- Maria da Costa n? m ?
12- Francisco Ferreira Saranda n? m? cc 30/06/1773
13- Joanna Theodora n? m?
14- Jozé da Fonseca n? m?
15- Catharina Quaresma n? m?

16- ?
17- ?
18- ?
19- ?
20- Bartholomeu Luiz n? m? cc 17/01/1746
21- Jozefa de Almeida n? m?
22- Francisco da Costa n? m? cc 10/08/1745
23- Izabel Esteves n? m?
24- Manoel Ferreira n? m a1773
25- Catharina da Costa n? m?
26- Pedro Mendes n? m a1773 cc 07/12/1728 (viuvo de Josepha Maria)
27- Antonia Maria n? m?
28- ?
29- ?
30- ?
31- ?

32- ?
33- ?
34- ?
35- ?
36- ?
37- ?
38- ?
39- ?
40- João Luis n? m? f de Manoel Luiz e Maria Antunes Ferraz, neto pat de Antão Luiz Ingarrido e Maria Diaz, e mat de Manoel Antunes Olivença e Maria Antunes Ferraz
41- Maria Nunes n? m?
42- Manoel Esteves Ferrador n? m?
43- Clara Maria Antunes n? m?
44- Manoel Gomes Cariano n? m? natural de Caria
45- Izabel da Costa n? m?
46- Joam Esteves Sancho n? m? natural de Val de Ladras?
47- Maria de Souza n? m? Val de Ladras
48- ?
49- ?
50- ?
51- ?
52- Domingos Mendes n? m?
53- Thereza Mendes n? m? natural de Santa Marinha?
54- Domingos Jorge n? m? natural de Gibraltar?
55- Isabel Gonçalves n? m? natural de Gibraltar
56- ?
57- ?
58- ?
59- ?
60- ?
61- ?
62- ?
63- ?

Obrigado.

Sérgio

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290096 | MariaDavid | 28 out 2011 21:39 | Em resposta a: #290082

Caro Sérgio R

Lamento dizer-lhe que nenhum dos nomes que menciona faz parte da minha base de dados nem têm qualquer ligação com os meus antepassados já conhecidos.

Sobre a minha gente, tenho algumas referências ao Teixoso mas preciso encontrar os respectivos assentos.
Assim, seguem só estes meus ancestrais com datas já encontradas:

João da Cruz (n.22.08.1725 no Teixoso, o.02.08.1798 -esta data deve ser encarada com reserva pois há algumas confusões nos registos, talvez por lapsos de quem os escreveu, dado que existem alcunhas que podem não corresponder aos nomes que figuram nos assentos), filho de outro João da Cruz e de Brites Jacinta Nunes, esta nascida também no Teixoso em 15.05.1702, neto paterno de outro João da Cruz e de Ana Nunes e neto materno de Francisco Fernandes Loução e Antónia Nunes.

Mariana Henriques (n.16.06.1714 no Teixoso), filha de Francisco Fernandes Loução e Antónia Nunes, neta paterna de António Fernandes e Catarina da Fonseca e neta materna de Rodrigo Mendes e Beatriz Rodrigues.

Se tiver antepassados na Covilhã propriamente dita, aí tenho mais dados.

Cumprimentos e votos de bom fim de semana

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290097 | MariaDavid | 28 out 2011 21:48 | Em resposta a: #290072

Caro Francisca Mota Lopes

Agradeço as informações que deu mas as datas apresentadas são muito próximas no tempo. Os meus Lopes pertencem aos séculos XVI, XVII e XVIII, cristãos-novos.

Quanto aos apelidos, Monteiro, Galhardo, Serrano, Mota, Brito, Azevedo, Loureiro, nenhum deles consta do lote de nomes da minha ancestralidade. Lamento não lhe poder ser útil.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#290121 | motalopes | 29 out 2011 09:24 | Em resposta a: #290097

Cara Maria David
Cumprimentos.
Grato pela sua gentil mensagem.
Não tem importancia o facto de não me poder ter ajudado,agradeço-lhe do mesmo modo,pois para mim o que
mais me tocou foi o seu gesto e a disponibilidade que demonstrou. Como lhe disse o Dr. Prospero dos Santos,
médico em Castelo Branco, jé me havia dado todos os elementos relativos à minha "costela" beirã, até porque,
casualmente,ele, que a conhecia,andava à procura dos descendentes do general Pinto da Mota,meu bisavô.por
desconhecer,ele,a descendência deste,que é a minha.Não necessito,na verdade,nesta altura,de qualquer ajuda
no AD CASTELO BRANCO.De qualquer modo registo com satisfação a oferta de poder vir a tê-la da sua parte,se
necessário. Do mesmo modo poderá contar com a minha se precisar de alguma coisa da cidade de Braga.
Votos de bom fim de semana para si e familia
Atentamente e obrigado
Francisco Mota Lopes

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#292817 | f4b2 | 13 dez 2011 15:46 | Em resposta a: #289922

Cara Maria David

Não sei se ainda está interessada em consultar os documentos que me foram emprestados pela Drª Antonieta Garcia?
Como já passou algum tempo,era para saber se os podia devolver?

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#292847 | MariaDavid | 13 dez 2011 23:15 | Em resposta a: #292817

Boa noite, João Barroca

Em primeiro lugar, as minhas sinceras desculpas por não lhe ter dado parte das alterações (involuntárias) à minha deslocação para a sua zona. Problemas graves e o falecimento de um familiar chegado desorganizaram a minha vida. Sobre o assunto da sua mensagem, claro que estou super interessada nos documentos! Mas, infelizmente, como lhe disse, os acontecimentos da vida alteram num piscar de olhos os planos que vamos delineando e a minha saída agendada para a altura em que falámos ficou sem efeito para essa semana. Agora, com a proximidade do Natal, ainda é pior. Portanto, é provável que só consiga deslocar-me ao Fundão logo no início do ano.
Se a Drª Antonieta tiver urgência nos documentos, entregue-lhos e quando eu for aí, voltará a pedir-lhos, se ela não se importar, evidentemente.
Quanto a si, agradeço uma uma vez mais a sua disponibilidade e simpatia. Através da minha caixa de correio poderei dar o meu contacto. Por favor, pode entrar em contacto para mcsde02 seguido do sinal de arroba e yahoopontocompontobr?

Com os meus sinceros cumprimentos
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#296723 | MariaDavid | 07 fev 2012 22:46 | Em resposta a: #292817

Boa noite, João Barroca

Adiamentos sucessivos, quer por uma razão quer por outra, impediram-me de me deslocar ao Fundão como estava inicialmente previsto. Mas parece que é desta! Não fossem os rigores de tempo frio bem ventilados na comunicação social e já teria partido na semana passada. Estou a contar sair de Lisboa no final desta semana e, provavelmente, na próxima já poderei encontrar-me consigo num dia a combinar e que lhe seja favorável.
A fim de poder articular consigo o melhor momento para falarmos de genealogia e de ver os apontamentos da Antonieta Garcia, peço-lhe que entre em contacto comigo para o endereço electrónico que lhe deixo: mcsde02 seguido do sinal de arrobapontoyahoopontobr.
Logo que receber a sua mensagem, passarei um contacto telefónico que, por razões óbvias, não deixo aqui.
Aproveitarei para acertar, também, com a Alice Peixeiro.

Os meus sinceros cumprimentos
maria

Resposta

Link directo:

RE: Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#296727 | MariaDavid | 08 fev 2012 00:52 | Em resposta a: #296723

Caro João Barroca

As pressas dão em vagares e com isso dei um erro tremendo quanto ao endereço.
O que antecede o sinal de arroba mantém-se. Depois, é só escrever yahoo ponto com ponto br. Faltava o com!
As minhas desculpas

Maria

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas em Arronches - Portalegre

#427714 | Mario Almendro | 04 out 2020 12:58 | Em resposta a: #288480

Estou a fazer a minha árvore genealógica sobre a família Almendro e encontrei o meu (Heptavô) Manuel Dias Almendro que Faleceu em 17-01-1700, era casado em segundo núpcias em 13-08-1671 com Catarina Sardinha, sei que era Tabelião da Vila de Arronches, descobri vários documentos no Google a cerca dele. Sei que o seu pai também Escrivão se chamava Álvaro Dias Almendro, também casado com uma Catarina mas não sei mais nada acerca dele, por isso peço a vossa ajuda. Muito Obrigado

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#435032 | Mario Almendro | 11 jul 2021 14:55 | Em resposta a: #287860

#427714 | Mario Almendro | 04 Out 2020 12:58 | Em resposta a: #288480
Estou a fazer a minha árvore genealógica sobre a família Almendro e encontrei o meu (Heptavô) Manuel Dias Almendro que Faleceu em 17-01-1700, era casado em segundo núpcias em 13-08-1671 com Catarina Sardinha, sei que era Tabelião da Vila de Arronches, descobri vários documentos no Google a cerca dele. Sei que o seu pai também Escrivão se chamava Álvaro Dias Almendro, também casado com uma Catarina mas não sei mais nada acerca dele, por isso peço a vossa ajuda. Muito Obrigado

Resposta
Link directo:
https://geneall.net/pt/forum/160038/bolsa-de-pesquisas-no-adcastelo-branco/#a427714

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#435698 | Mario Almendro | 16 ago 2021 12:42 | Em resposta a: #287860

427714 | Mario Almendro | 04 Out 2020 12:58 | Em resposta a: #288480
Estou a fazer a minha árvore genealógica sobre a família Almendro e encontrei o meu (Heptavô) Manuel Dias Almendro que Faleceu em 17-01-1700, era casado em segundo núpcias em 13-08-1671 com Catarina Sardinha, sei que era Tabelião da Vila de Arronches, descobri vários documentos no Google a cerca dele. Sei que o seu pai também Escrivão se chamava Álvaro Dias Almendro, também casado com uma Catarina mas não sei mais nada acerca dele, por isso peço a vossa ajuda. Muito Obrigado

Resposta
Link directo:

Resposta

Link directo:

Bolsa de Pesquisas no ADCastelo Branco

#435702 | Cmgaa | 17 ago 2021 00:46 | Em resposta a: #287869

Boa noite, Lourval

A familia do meu bisavo Francisco Gama e de Salgueiro do campo.
Se nao me enganei o ramo comeca em Alexandre da gama ano de 1726.
Ja me disseram que o apelido Gama e dos mais antigos de Salgueiro dobcampo.
Sera que tem mais informação que possa juntar a minha arvore?

Obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 28 mar 2024, 15:21

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen