os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Títulos

os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#287906 | jmaqm | 24 set 2011 21:24

e sabido que a casa de cadaval representa um ramo da casa de bragança: o que nao e refeido em quase nenhum local e o facto de que a casa de lavradio tambem representa um ramo da casa de bragança.
de facto os marqueses de lavradio representam( em portugal)o senhor dom diniz, filho do 3 duque de bragança dom fernando e da infanta de portugal senhora dona isabel;o senhor dom diniz tambem conhecido em espanha como dom diniz de portugal (dado que a sua mae era da cadsa real de portugal) teve um filho primogenito que ficou em espanha e cuja representacoaesta na casa ducal de alba.
teve um segundo filho que se chamou dom afonso de lancastre que deu origem a uma familia lancastre( que nao tem a mesma origem que os outros lancastres da casa ducal de aveiro, apesar de em muitos sitios se fazer essa confusao).
esse dom afonso que foi comendador mor da ordem de cristo teve um filho que se chamou dom diniz de lancastre cuja representaçao recai na casa dos marqueses de lavradio (pelos condes de santa cruz).
na verdade os lavradios representam os lancastres da casa de aveiro e os acima referidos lancastres da casa de bragança, e ambas as representaçoes vem pelos condes de santa cruz mais tarde condes de portalegtrre e marqueses de gouveia, titulos que os lavradios tambem representam.

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#289291 | jmaqm | 15 out 2011 22:09 | Em resposta a: #287906

relanço este tema que nao aparece referido normalmente; pelas leituras que fiz da ideia que a maior parte dos genealogistas (e os proprios Lavradios) nao tinha bem conhecimento desta ligaçao ou entao nao a valorizavam suficientemente.......
jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#292224 | abivar | 03 dez 2011 20:50 | Em resposta a: #289291

Meu caro João,

O Francisco Vasconcelos falou-me nesta questão há muitos anos e acho que já escreveu sobre o assunto. Assim, depois de todos os descendentes legítimos de D. João IV e dos Cadavais, viriam os Lavradios como linha legítima da Casa Real. É claro que descendentes legítimos do Cadavais há muitíssimos, entre os quais muitos descendentes dos Lavradios, pelo que não será fácil que se extingam...

Um abraço,

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#292228 | jmaqm | 03 dez 2011 21:11 | Em resposta a: #292224

obrigado pelp teu comentario.
de momento nao estou a ver quem e o Francisco Vasconcelos; quando dizes que escreveu estas a pensar num texto publicado?se te lembrares o que for dizme sff.
esta linha Bragança/Portugal/Lancastre teria sido a responsavel pelo tratamento de sobrinho que varias vezes foi dado aos Marqueses de Gouveia e talvez tb pelo de Honras de Parente dado mais tarde aos Lavradio

se tiveres mais algum comentario ou informaçao sobre os meus outros assuntos........

abraço e ate breve

joao

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#294805 | jmaqm | 15 jan 2012 19:49 | Em resposta a: #292228

ja vi escrito que as honras de parente teriam sidio dadas aos lavradio pela herança da casa de aveiro o que so por si se justificava.
mas tambem ja vi algures (nao me lembro aonde) que essas honras teriam sido dadas porque a casa de aveiro nessa epoca representava o tal ramo da casa de bragança que tinha ascendencia legitima na casa real (ramo do senhor d diniz ).
nao me lembro onde vi isto escrito?

curiosamnete este assunto e muito pouco referido nas genealogias oficiais, o que e surpreendente dada a importancia da linhagem que em muito ultrapassa todas as outras inclusive a dos lancastres aveiro.....

jmaqm

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#319011 | Avintes | 12 dez 2012 13:27 | Em resposta a: #294805

Caro jmaqm,

Queria lhe agradecer o interesse sobre este tema e apenas confirmar que "os Lavradios" têm amplo conhecimento desta linhagem e daquilo que ela representa, dentro das várias linhas de representação que a Casa tem, sendo, como diz, a razão pela qual o Marquês de Lavradio goza de "Honras de Parente".

Foi feito recentemente um trabalho baseado nos documentos existentes no arquivo da Casa, que traça todas as representações (morgadios, títulos, Casas) do actual Marquês de Lavradio. Infelizmente, dada a sua dimensão, não é passível de ser enviada ou partilhada na Internet...

Com a devida consideração,

Luis Lavradio

Resposta

Link directo:

RE: os marqueses de lavradio representantes de um ramo da casa ducal de bragança

#319276 | jmaqm | 17 dez 2012 15:38 | Em resposta a: #319011

Caro Luis, caro Primo
Fico muito satisfeito por ter resposta aos meus temas e sobretudo por vir da sua parte.
Agradeço a sua resposta e gostava de trocar email consigo por isso lhe envio o meu: joaoquintanilhamendonca@gmail.com

se vir em Autores JMAQM tenho varios temas que lancei sobre a Casa Lavradio mas que tiveram muito pouca reação...
gostava que lesse e se tiver comentarios....

Ja tenho dado ao seu Pai algumas coisas da nossa Familia comum
e gostava muito de ver esse trabalho de que fala.

Gostava de falar consigo sobre estes temas e de trocar informação.

abraço
Joao Quintanilha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 10:05

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen