José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#287986 | GoldenDays | 26 set 2011 18:25

Caros confrades,

Gostaria de saber se algum dos confrades terá informações que me possa facultar sobre o Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez, de seu nome José de Sousa, também conhecido por “tio Zé da Renda”, que deverá:

a) ter nascido algures por 1875-1885;
b) ter casado com Cândida de Amorim (Cândida, de Soutelo);
c) ser filho de Joaquim de Sousa.

Esteve por duas vezes emigrado nos EUA de onde regressou reformado. Desconheço outros factos e datas, para além de ter tido uma numerosa prole (10 filhos, entre legítimos e ilegítimos, com numerosa descendência e cujos nomes próprios conheço por informação oral).

Dado que o ADVC não tem a digitalização da freguesia online e resido na área de Lisboa não tenho a possibilidade de fazer as buscas necessárias.

Com os meus antecipados agradecimentos a quem tiver o ensejo de me ajudar.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#288006 | f4b2 | 26 set 2011 23:54 | Em resposta a: #287986

Caro Ribeiro de Araújo

Deixo-lhe estes nomes que retirei dos Anuários de 1908/1909,cito:

- CUSTÓDIO de SOUZA - Regedor de Rio Frio(Arcos de Valdevez)

- MANOEL de SOUZA - Regedor de Prozello(A. de Valdevez)

- LUIZ de SOUZA - Lavrador ou Agricultor em Azere(A. de Valdevez)

- MANOEL de SOUZA - Lavrador ou Agricultor em Soajo(A. de Valdevez)

- CUSTÓDIO de SOUZA - Official de Diligências do Juizo de Paz de Gondoriz(A. de Valdevez)

- ESTEVÂO JOSÉ de SOUZA - Lavrador ou Agricultor em Monte Redondo(A. de Valdevez)

- JOÃO NARCIZO de SOUZA - Pároco em Cabana Maior(A. de Valdevez)

- ANTÓNIO FERNANDES de SOUZA - Regedor de Villa Fondre(A. de Valdevez)

- JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA de SOUZA - Advogado em Arcos de Valdevez

- ANTÓNIO AUGUSTO de SOUZA - Barbeiro em Arcos de Valdevez

Tenho muitos nomes AMORIM a maioria como Regedores das freguesias de Arcos de Valdevez,se quiser posso também transcreve-los-

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#288019 | GoldenDays | 27 set 2011 09:35 | Em resposta a: #288006

Prezado Confrade João Barroca,

Agradeço-lhe a gentileza de me transcrever os referidos nomes apesar de neles não constar o José e o Joaquim de Sousa que procuro. Certamente serão da mesma família o que é contudo uma boa ajuda. Os filhos do José, entretanto, já todos faleceram.

Perdoe-me a curiosidade mas como os meus conhecimentos nesta matéria são mais limitados permito-me perguntar-lhe que Anuários são esses onde encontrou os nomes e por quem foram editados.

Parece-me que os mesmos contêm uma lista dos habitantes mais abastados e respectivas profissões de cada local. Estarei enganado? Existirão tais Anuários para consulta nalguma Biblioteca ou serão susceptíveis de download e que períodos cobrem?

Tendo ascendentes por via paterna de Rio Frio encontro-me interessado em apelidos do final do século XVIII e início do século XIX, nomeadamente onde constem Esteves, Pereira, Araújo, Gonçalves e Fernandes nascidos em Rio Frio entre 1810 e 1820 e também na geração anterior pelo que o acesso aos referidos Anuários, caso existam para esse período, seria ouro sobre azul.

Renovo os meus agradecimentos pela sua prestimosa resposta e pelo esforço da transcrição efectuada.

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#288031 | f4b2 | 27 set 2011 14:43 | Em resposta a: #288019

Caro Ribeiro de Araújo

Já dei esta explicação a outros confrades,tenho estes Anuários que adquiri em feiras de antiguidades,neles,ao contrário do que pensa,não constam só os habitantes mais abastados,mas sim todos os nomes dados por um informadorl local.
É natural que alguns nomes não constassem,mas no geral abrangia todas as profissões.
Só eu tenho acesso á sua consulta.Mas não consigo dar mais elementos do que aqueles que transcrevo.
Tenho alguns Anuários militares,e deixo-lhe estes nomes:

- Regimento de Milicias de Arcos de Valldevez ano de 1812

Todos os nomes que vou citar fizeram campanhas durante as invasões Francezas,e todos foram condecorados duas e mais vezes até 1820 pelo Rei D.João VI.

- ANTÓNIO JOAQUIM GONÇALVES - Alferes

- LUIZ ANTÓNIO de SOUSA - Tenente

- FRANCISCO LUIZ ALVARES de SOUSA - Alferes

- ANTÓNIO LUIS de SOUSA - Tenente

- DIOGO MANOEL PEREIRA PINTO - Tenente

- MANOEL PEREIRA de ARAÚJO MOSCOZO - Capitão

- MANOEL JOSÉ de SOUSA AMORIM- Capitão

- BALTHAZAR de SOUSA ARAÚJO e CASTRO - Capitão

- CAETANO PEREIRA de CASTRO - Capitão

- MANOEL PEREIRA PIMENTA de CASTRO - Coronel

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#288040 | GoldenDays | 27 set 2011 18:32 | Em resposta a: #288031

Prezado Confrade António Barroca,

Bem haja pela explicação que me deu e pelos nomes que me indicou. Vão certamente ser.me úteis logo que tenha a minha pesquisa melhor orientada.

Espero que outros Confrades neste forum possam eventualmente ter algumas achegas sobre estes Sousa (José e Joaquim) que procuro.

Cordiais cumprimentos
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

RE: José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#288335 | GoldenDays | 01 out 2011 21:27 | Em resposta a: #287986

Caros Confrades,

Em complemento da minha mensagem anterior gostaria de referir que o facto de José de Sousa, morgado de Rio Frio, ser também conhecido por "tio Zé da Renda" vem do facto de ele residir numa casa que anteriormente pertencera ao pároco e onde este guardava as rendas pagas pelos paroquianos. Tais rendas eram pagas em géneros (cereal ou vinho).

Essa casa fora vendida ao pai de José de Sousa, de seu nome Joaquim de Sousa, e daí o facto de ele ter passado também a ser conhecido pelo nome de Joaquim da Renda , designação que o filho "herdou".

Renovo o pedido.

Cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#358121 | pateli1708 | 29 mai 2015 23:07 | Em resposta a: #287986

Bom dia GoldenDays

José de Sousa nascido 16-04-1888 casado com Cândida Amorim (24-07-1878) eram meus bisavôs. Minha avó e Anna de Sousa (Mãe Taninha) nascida 18-03-1909.
Você pertence também a família ?
Tenho fotografia de José de Sousa e outros arquivos paróquias. Desculpa pelo meu português, nasci em França...

Resposta

Link directo:

José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#358126 | GoldenDays | 30 mai 2015 08:18 | Em resposta a: #358121

Olá caro parente Pateli,

José de Sousa era meu avô paterno. Gostaria de entrar em contacto consigo por email.
Recebi uma notificação de mensagem provavelmente sua do Geneall mas o link não abre e não consigo aceder à mensagem.

Peço-lhe que me contacte para golden (ponto) days (arroba) sapo (ponto) pt

Cordiais cumprimentos.
Ribeiro de Araújo

Resposta

Link directo:

José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#449973 | Vitor19 | 12 set 2023 22:09 | Em resposta a: #288031

Boa noite caro confrade João Barroca,

Vi uma mensagem sua em que referia ser possuidor de uns anuários com informação sobre habitantes de Arcos de Valdevez.

Ando há semanas louco por encontrar algo sobre 2 nomes, quiçá me possa ajudar:

Germana Dantas (natural de Santa Vaia de Rio de Moinhos e nascida em 1820)
António da Rocha (natural de Santa Vaia de Rio de Moinhos e nascido algures em 1852, sendo filho natural da Germana Dantas.

Aproveito para lhe perguntar também que período histórico abrangem os anuários que possui.

Melhores cumprimentos,

Vítor Peixoto

Resposta

Link directo:

José de Sousa, Morgado de Rio Frio, Arcos de Valdevez

#449981 | saintclair | 13 set 2023 10:37 | Em resposta a: #449973

-
Caro Confrade;
Nos anos 1960, existiam 3 volumes do Anuário Comercial, de capas vermelhas, que mencionavam
todos os comerciantes, industriais, casas comerciais, do Continente e Ilhas.
Pessoas singulares, de uma maneira geral não vinham, como bem se entende.
No seu caso, receio que venha a ter alguma resposta, no entanto sempre poderá consultar as boas
Bibliotecas da sua Zona, incluindo as Casas Municipais da Cultura, que em tempos estavam agregadas
ao chamado Instituto Nacional da Cultura.
https://restosdecoleccao.blogspot.com/2020/10/anuario-comercial-de-portugal.html
https://ireland.apollo.olxcdn.com/v1/files/6i53banghnlg3-PT/image;s=516x361
https://in-libris.com/products/anuario-comercial-de-portugal-ilhas-e-ultramar-1908?variant=18158163689569
Boa sorte.
Sc.
-

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 15:27

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen