Genealogistas do Algarve Informação

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

Genealogistas do Algarve Informação

#288237 | Nelita | 30 set 2011 10:29

Caros Confrades:

Maria, n. a (14/3/1748) em S. Faustino, filha de Lucas Maria de Magalhães e de sua mulher Dona Antónia Rosa Gomes de Magalhães, neta paterna de José Mário de Magalhães e de Dona Maria Benigna, de Lamego e neta materna de João José Gomes Monteiro, Major de Artilharia e Inspector da Revista Militar da Corte e de Dona Francisca Rosa Gomes Monteiro, de Faro, Algarve.
Foi baptizada a (24/4/1748)
Padrinhos de baptismo:
Manuel Maria de Magalhães, que passou procuração ao Sr. José Maria de Magalhães e Nossa Senhora, tocando na Pia Baptismal em seu lugar o Rev. Joaquim Pereira do Amor Divino, da Régua.
Liv. S. Faustino Peso da Régua, p. 61

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288256 | LBolacha | 30 set 2011 16:56 | Em resposta a: #288237

Cara Sra

Peço desculpas porque não sei se esta informação era para alguem em particular ou apenas para a estar há disposição geral, mas não percebo o porque do seu post.

Atenciosamente
LRB

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288276 | marsousa | 30 set 2011 21:22 | Em resposta a: #288237

Cara Nelita

Agradeço a sua mensagem pois me fornece novas informações sobre o meu familiar João José Gomes Monteiro e permite-me saber mais acerca da descendência do mesmo. Tinha apenas a referência a três filhos: Faustino José, D. Efigénia e o Tenente Coronel Miguel José Gomes Monteiro.
Permita-me entretanto corrigir a data. O ano é 1848 e não 1748. Fui verificar ao site do ADVReal. É a imagem 60 do livro de 1846-1859

João José Gomes Monteiro era irmão do meu 5º avô José Elisbão Monteiro:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114499

Os avós paternos são de Carva, Murça. Mas infelizmente os livros respectivos não existem e a pesquisa de antepassados ficou parada.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288302 | Nelita | 01 out 2011 10:46 | Em resposta a: #288276

Cara Manuela:

Desculpe. Fico contente, pois também gosto que me ajudem quando necessito.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288408 | fertelde | 03 out 2011 02:57 | Em resposta a: #288237

Estimada Nelita,
tenho no meu livro ao João José Gomes Monteiro, como padrinho de meu bisavô, como segue:

... Francisco Eduardo dos Santos... padrinhos- António dos Santos (seu avô ), casado, proprietário, representado por seu bastante procurador João José Gomes Monteiro*, casado, empregado público (seu parente), e madrinha, Dona Mariana Eloriaria da Purificação Chaves, solteira, representada por seu bastante procurador Miguel José Gomes Monteiro*

por se tratar do Algarve, creio estarmos a tratar das mesmas familias. Será assim?

Contacte-me para ferteldearrobahotmailponto com

Cumprimentos,
Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288409 | fertelde | 03 out 2011 03:17 | Em resposta a: #288276

Também tenho para sí a mesma resposta, além de que tenho também a:

I-MANUEL GOMES, n.c. 1715 em Murça, Carva, c.c. LUISA FERNANDES, n.c.1715 em Murça, Carva,

Filho:

II.1-MANUEL JOSÉ GOMES MONTEIRO, n.c. 1745 em Murça,Carva, c.c. GERTRUDES MARIA, n.
em S.Pedro de Faro a 06.01.1747, filha de Manuel da Ponte, n.04.01.1701, e de Maria Josefa, n.c.1715,
neta paterna de João da Ponte e de Isabel Martins e materna de Manuel Martins Frade e de Francisca
Maria, cuja genealogia segue abaixo em “Breve genealogia dos Martins Frade ”
* e segundo a sua informaçâo haveria que acrescentar estes filhos:*
II.2- Faustino José Gomes Monteiro
II.3- D. Efigénia Gomes Monteiro
II.4- Miguel José Gomes Monteiro, Tenente Coronel que aparece referenciado na mensagem a Nelita...

Filhos de MANUEL JOSÉ GOMES MONTEIRO:

III.1-EPHIGÉNIA MARIA DA NÚBIA GOMES MONTEIRO, n.em S.Pedro, Faro, a 14.12.1771 e aí
faleceu a 14.11.1838, c.c. AGOSTINHO FEREIRA CHAVES, natural de Vale de Egas, freguesia de Sta
Marta de Pinho, termo da Vila de Monte Alegre, c.g.que segue em § 2 º-1

III.2-JOSÉ ELISBÃO G. MONTEIRO, n. S.Pedro, Faro, a 01.01.1775, capitão de ordenanças, esteve
preso em 1828 por apoiar a causa liberal, casou em Olhão a 21.09.1800 com Maria Teresa ,n.em Faro,
Olhão, a 01.11.1783, filha de Joaquim Viegas, n.a 15.10.1762 e de Rosa Maria, n.a 30.11.1762- c.g.que
segue § 2 º-2

III.3-?Gomes Monteiro, c.1778
-------

Quanto ás datas, veja o nascimento de JOsé Elisbâo Gomes Monteiro!!!

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288427 | fertelde | 03 out 2011 14:43 | Em resposta a: #288276

Estimada Maria Manuela Pereira,

Depois destas mensagens coloquei como segue:

II.1- MANUEL JOSÉ GOMES MONTEIRO1 n.c. 1745 em Murça, Carva, c.c. GERTRUDES MARIA, n. em S. Pedro de Faro a 06.01.1747, filha de Manuel da Ponte, n. 04.01.1701, e de Maria Josefa, n. c. 1715, neta paterna de João da Ponte e de Isabel Martins e materna de Manuel Martins Frade e de Francisca Maria, cuja genealogia segue abaixo em “Breve genealogia dos Martins Frade”
Filhos:
III.1- EPHIGÉNIA MARIA DA NÚBIA GOMES MONTEIRO, n. em S. Pedro, Faro, a 14.12.1771 e aí faleceu a 14.11.1838, casou em S. Pedro de Faro a 13.05.1792 com AGOSTINHO FERREIRA CHAVES, natural de Vale de Egas, freguesia de Sta Marta de Pinho, termo da Vila de Monte Alegre, c.g. que segue em § 2º-1
III.2- JOSÉ ELISBÃO GOMES MONTEIRO, n. S.Pedro, Faro, a 01.01.1775, capitão de ordenanças, esteve preso em 1828 por apoiar a causa liberal, casou em Olhão a 21.09.1800 com Maria Teresa, n. em Faro, Olhão, a 01.11.1783, filha de Joaquim Viegas, n. a 15.10.1762 e de Rosa Maria, n. a 30.11.1762- c.g. que segue § 2º-2
III.3- JOÃO JOSÉ GOMES MONTEIRO, c. 1778, que segue em § 2º-3

§ 2º-3

III.3- João Gomes Monteiro c. 1778, Major de Artilharia e Inspector da Revista Militar da Corte c.c. Dona Francisca Rosa (Gomes Monteiro), de Faro, Algarve.
Filhos:
IV.1- João José Gomes Monteiro, c. 1808, empregado público*
IV.2- Miguel José Gomes Monteiro, c. 1808, Tenente Coronel*
IV.3- Faustino José Gomes Monteiro
IV.4- Efigénia Gomes Monteiro
IV.5- Antónia Rosa Gomes Monteiro c.c. Lucas Maria de Magalhães, filho de José Mário de Magalhães e de Dona Maria Benigna, de Lamego com uma filha:
V.5.1- Maria Gomes de Magalhães, n. a 14.03.1848 em S. Faustino e b. a 24.04.1848, segundo registo no Liv. S. Faustino Peso da Régua, p. 61
*Nota: estes dois aparecem como padrinhos no assento de batismo de Francisco Eduardo dos Santos, em meu poder

Está de acordo com esta sequencia?

Cumprimentos,

Fernando Leite Velho

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288428 | Nelita | 03 out 2011 14:46 | Em resposta a: #288408

Caro Fernando:

Suponho que se trata da mesma família, mas não dos meus Monteiro.
Quando na busca por outros nomes se depara algum que pertence a outras regiões e só por acaso se encontra, eu coloco no Forúm para alguém que precise. Foi o que aconteceu.
Do Algarve certamente ninguém se lembraria de folhear os Paroquiais de Peso da Régua. Lá poderá confirmar as informações que lhe fazem falta.

Cumprimentos
Nelita

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288429 | fertelde | 03 out 2011 14:59 | Em resposta a: #288428

Estimada Nelita,

Os datos apontam para a mesma familia Gomes Monteiro do Algarve, este Joâo Gomes Monteiro que aparece por Peso da régua, era militar e, isso justificaria que estivesse longe do Algarve...
Na verdade, este forum tem esta particularidade de nos colocar, aqueles que gostamos da investigaçâo genealógica, em contacto e de partilhar o que vamos vendo pelos paroquiais...
As datas também encaixâo e nâo tenho a menor dúvida de estarmos na mesma familia. Sou descendente de uma das filhas de Ephigénia Maria da Núbia...

Melhores cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#288435 | fertelde | 03 out 2011 16:10 | Em resposta a: #288237

Cara Nelita
de novo,- apenas para lhe sugerir que se pode conhecer a origem de João José Gomes Monteiro, Major de Artilharia, solicitando a folha militar dele para o arquivo historico militar(ahm@mail.exercito.pt)
Deverá informar da data aproximada em que ele foi militar, presumo que em 1848 o seria...

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289101 | fanetal | 13 out 2011 15:55 | Em resposta a: #288429

Caro Ferenando:
Desculpe tratá-lo assim, mas desconheço o seu apelido.
Também sou descendente de Efigénia Maria Danúbia e de Agostinho Ferreira Chaves, por via de sua filha Gertrudes Carlota Ferreira Chaves e José da Silva Neto e seu filho João José da Silva Ferreira Neto, meu bisavô.
Segundo pude apurar Manuel José Gomes Monteiro e Gertrudes Maria Rosa teriam tido 10 Filhos: Manuel José,Efigénia,José Elisbão, Maria, João José, Tomás, Joaquim, joaquim, Ana e Antónia.
João José Gomes Monteiro nasceu a 22.11.1778, em S. Pedro, Faro, casou com Francisca Roza e tiveram 4 filhos: Faustino,Maria, Miguel e Efigénia.
Julgo poder afirmar que estes elementos são correctos. No entanto aceito e agradeço alguma correção e em particular toda a complementariedade.
Melhores cumprimentos
Fausto Neto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289192 | Fernando do Vabo | 14 out 2011 17:49 | Em resposta a: #288435

Caro Fernando.

Sobre a solicitação da folha militar, basta o nome e a data em que esteve na ativa da pessoa desejada?E a resposta vem também através de email?

Dese já agradeço pela atenção.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289204 | fertelde | 14 out 2011 20:03 | Em resposta a: #289192

Estimado Fernando,

Efectivamente, basta o nome, e a data em que esteve activo, mas indique, se o souber, a arma onde serviu e a patente que teve.-

Cumprimentos,

fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289218 | marsousa | 14 out 2011 22:53 | Em resposta a: #288427

Caro Fernando Leite Velho

Muito obrigada pela sua mensagem.

Os dados da ascendência de José Elisbão Monteiro foram obtidos por mim e pelo meu filho Rui Pereira pois temos trabalhado em conjunto na Genealogia da nossa família.

Neste momento tenho acesso à minha base de dados mas não tive possibilidade de consultar os documentos pois há cerca de dois meses que estou fora de Portugal.

A sequência parece-me correcta mas não acrescentaria qualquer apelido ao nome de Maria, filha de Antónia Rosa Gomes e Lucas Maria de Magalhães até saber quais usou efectivamente.

Também na minha base de dados o meu antepassado consta apenas como José Elisbão Monteiro pois nunca vi qualquer documento em que ele aparecesse com o apelido Gomes.

Uma filha dele, minha antepassada, aparece sempre só como Maria da Encarnação Monteiro ao passo que um dos filhos é referido como Joaquim Viegas Monteiro. E é assim que constam nos meus registos.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289234 | fertelde | 15 out 2011 11:09 | Em resposta a: #289218

Estimada Srª Maria Manuela Pereira,

Foi com a ajuda de seu filho Rui Pereira que obtive as informaçôes sobre estas origens algarvias de que descendo também e, com quem compartilhamos familia ascendente...

O José Elisbâo Gomes Monteiro aparece referenciado assim num documento ou assento de batismo de meu bisavô.

Vou ver como tenho os nomes apontados e se necessário rectificarei.

Melhores cumprimentos,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289236 | spes | 15 out 2011 11:40 | Em resposta a: #289234

Caros confrades algarvios


Peço desculpa por entrar desta maneira neste tópico mas gostaria de saber se algum dos confrades me poderá ajudar a descobrir os ascendentes de José Mendes Jara (Loulé) e de Maria Cândida Bravo, casados em Loulé em 1840.

Ambos aparecem aqui na base de dados.


Agradecido
Fernando Figueirinhas

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289238 | fertelde | 15 out 2011 11:45 | Em resposta a: #289218

PT-TT-RGM/J/188998
Título João José Gomes Monteiro
Datas 30/06/1865
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 11, f. 193
ÂmbitoConteúdo Carta. Emprego de terceiro Oficial da Alfândega Municipal de Lisboa.
EntidadeDetentora ANTT

Na Torre do Tombo.

Cumprimentos,

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289240 | fertelde | 15 out 2011 12:21 | Em resposta a: #289236

Tente contactar com a confrade que aparece como marsousa num dos comentários deste tópico.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289305 | marsousa | 16 out 2011 01:48 | Em resposta a: #289234

Caro Fernando Leite Velho

Muito obrigada pelas suas informações.

Cumprimentos da parente
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289306 | marsousa | 16 out 2011 01:55 | Em resposta a: #289236

Caro Fernando Figueirinhas

Fiz algumas pesquisas mas ainda estou a organizar os dados.
Depois envio-lhe os dados para o tópico José Mendes Jara (1840).

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289307 | fertelde | 16 out 2011 02:12 | Em resposta a: #289305

Estimada prima Maria Manuela Pereira,

EPHIGÉNIA MARIA DA NÚBIA GOMES MONTEIRO irmâ de JOSÉ ELISBÃO G. MONTEIRO.

EPHIGÉNIA MARIA DA NÚBIA é minha 4ª avó, como pode apreciar na base de datos desta página e, por tanto, 4º sobrinho neto de JOSÉ ELISBÃO. Somos assim primos.

Melhores cumprimentos,

Fernando L.V.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289486 | fanetal | 18 out 2011 16:53 | Em resposta a: #289307

Caro parente Fernando:
Fiiquei agradavelmente surpreendido com a informação dada a Maria Manuela Pereira (também prima ?) de que EFIGÉNIA mARIA DANÚBI é sUA 4ª avó É que eu também descendo da mesma Ephigénia, por via de sua filha Gertrudes Carlota Ferreira Chaves (um dos seus 15 filhos) a qual casou com José da Silva Neto, pais por sua vez de João José da Silva Ferreira Neto, meu bisavô.
Gostaria naturalmente de vir a conhecer a sua ascendencia directa e a mais antiga possivel, quem sabe desde os Monteiros, Ponte e Frade.
Tenho alguns dados destes ramos, que poderei disponibilizar, embora sem o formato tradicional de árvore genealógica, já que não sou entendido nas novas tecnologias.
Cumprimentos
Fausto Neto Alves

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289534 | fertelde | 19 out 2011 09:08 | Em resposta a: #289486

Estimado parente Fausto Neto Alves.

Grata surpresa também para mim. Eu sou descendente de Efigénia Maria da Núbia ou Danúbia (?) por sua 11ª filha Ana Gertrudes, irmâ logo anterior à sua antepassada Gertrudes Carlota e, já tinha o apontamento na minha base de datos do nome do seu bisavô Joâo José.
O que tenho de mais antigo:
- Agostinho Ferreira Chaves, nada sabendo dos seus pais e avós, c.c. Efigénia Maria Danúbia
- Manuel Gomes, avô da dita Efigénia, desconhecendo seus pais e avôs
- Joâo Mestre c.c. Maria Ponte, 4ºs avós via materna da dita Efigénia
- Manuel Martins Frade, bisavô de Maria Josefa c.c. Manuel Ponte, avó de Efigénia

pode contactar comigo para ferteldearrobahotmailpontocom

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289644 | fanetal | 20 out 2011 23:02 | Em resposta a: #289534

Caro Fernando:
Verifico que estamos de acordo quanto à nossa descendencia das irmãs Ana Gertrudes e Gertrudes Carlota, filhas de Efigénia Danubia e de Agostinho Ferreira Chaves.
Os elementos que disponho de Ana Gertrudes é a data do óbito em 13.08.1840, faltando-me a data do nascimento, por não existir o respetivo livro no Arquivo de Faro. Casou com José Antrónio Pegado de Oliveira, nascido a o3.05.1803, em Faro, filho de Joaquim José Pegado e de Isabel Eugénia de Oliveira. Não conheço a data e local de casamento. O casal teve 4 filhos: Maria, António, Agostinho e Maria Ana, sendo que esta veio a casar com Francisco dos Santos.Poderá confirmar estes dados e preencher as lacunas?
Quanto a Agostinho Ferreira Chaves, nasceu a 15.12.1767, no lugar de Val D'Egas, freguesia de Santa Marta de Pinho, termo de Monte Alegre, filho de Antão Pereira e Maria Vaz de Quiroga, casados a 06.06.1756;
- Maria Josefa é filha e neta de 2 Manuel Martins Frade e casou em 1731 com Manuel da Ponte e tiveram 12 filhos.
Pode contactar-me para fanetal37@gmail.com
Com os meus cumprimentos
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289695 | josécyr | 21 out 2011 21:48 | Em resposta a: #289644

Caros Confrades,
Não sei se vos interessa mas aqui vai:
Em Faro, S. Pedro, a 13.02.1849, casa Joaquim Pedro Leal, natural da Sé de Faro, filho de Apolinário José Leal e de Gertrudes Magna do Coração de Jesus, neto paterno de Bartolomeu Fernandes Leal e de Maria Victória da Conceição, e materno de Francisco de Sousa Ferradeira e de Josefa de São José Leiria (estes meus avós), com;
Dona Efigénia Joaquina Chaves, filha do Major António Ferreira Chaves e de Dona Joaquina Rosa Chaves, neta paterna de Agostinho Ferreira Chaves e de Dona Efigénia Maria Danúbia e neta materna de Francisco Tavres e de Verónica Magna.
Lamento mas nada mais retirei pois é uma linha minha colateral.
Cumprimentos,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289742 | fanetal | 22 out 2011 22:52 | Em resposta a: #289695

Caro Cabecinha:
Fiquei satisfeito por ter recebido noticias sua e espero que esteja de bôa saúde.
Agradeço que esteja sempre disponivel para colaborar nas investigações.
Já tinha a transcrição do assento de casamento de Joaquim José ou Pedro ou Apolinário Leal com Efigénia Joaquina Chaves, mas faltam-me as datas de nascimento de ambos que, julgo impossíveis de localisar por desaparecimento dos respectivos livros de registo.
Um abraço
Fausto.

Resposta

Link directo:

RE: PEGADO DE OLIVEIRA

#289750 | fertelde | 23 out 2011 01:53 | Em resposta a: #289695

Estimados "primos" do Algarve,

Alguém tem noticias dos Pegado de Oliveira que seguem?

- Capitão JOSÉ ANTÓNIO PEGADO DE OLIVEIRA, nasceu em S. Pedro, Faro, a 03.05.1803, filho de Joaquim José Pegado, n.c. 1768, e de Isabel Eugénia de Oliveira.
Talvez neto de José Pegado de Oliveira, n.c. 1720, nomeado Escrivão em 20.06.1739, como vemos pela Torre do Tombo em que aparece: José Pegado de Oliveira, 20.06.1739- RGM de D.João V, liv.30, fl.346, Carta. Propriedade de oficio de Escrivão. Filiação: Martim Pegado de Oliveira. (seria avô deste José António Pegado de Oliveira ?...?);
Martim Pegado de Oliveira, 26.06.1719- RGM de D.João V, liv.10, fl.507, Provisão. Escrivão da Câmara da cidade de Miranda. Filiação: Francisco Pegado de Oliveira;
de ser assim, José António seria bisneto de Martim Pegado de Oliveira e trisneto de Francisco Pegado de Oliveira...

Agradecido por qualquer indicaçâo,
Cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289787 | josécyr | 23 out 2011 22:20 | Em resposta a: #289742

Caro amigo Fausto, obrigado pelos seus desejos de boa saúde, que vai boa.
Quanto ao resto, julgo que o que lhe mandei, e que já tinha, está correcto ao nível dos nomes.
Tenho uma ANA, filha do Agostinho Ferreira Chaves e da Efigénia Maria Danubia, nascida a 05-05-1799, e baptizada em S. Pedro, a 13.05.1799 - ("R.P. - (Pag. 28) - Baptismo - Padrinhos: o capitão Caetano Francisco Sanches e Maria da Conceição, filha de Manuel José Gomes Monteiro (já referido supra "avô materno"). Referia os avós de ambos os lados"). Será a V. Ana Gertrudes???
Não sei se lhe interessa.
Um abraço e se tiver descendentes do casal Joaquim Pedro Leal com D. Efigénia Joaquina Chaves, partilhe comigo, por favor.
Um abração para si e para a família.
Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289810 | fertelde | 24 out 2011 12:59 | Em resposta a: #289787

Estimado Zé Cabecinha,

Esta Ana n. a 05.05.1799 é o filho nº 5, de 15, do referido casal Agostinho e Efigénia.
A outra, Ana Gertrudes n.c. 1807 e é a nº 11.-

Melhores cumprimentos

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289813 | fertelde | 24 out 2011 14:26 | Em resposta a: #289787

Estimado Zé Cabecinha,

Desculpe esta nova mensagem, mas é interessante conhecer que Manuel José Gomes Monteiro tinha esta filha mais, a Maria da Conceição, que nâo a tinha na minha base de datos. Por acaso nâo tem mais referencias sobre esta?

Cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289850 | josécyr | 24 out 2011 21:45 | Em resposta a: #289813

Caro Fernando,
Obrigado pela sua mensagem, mas não sei a que Maria da Conceição se refere? Serão dados que enviei ou de outrem? Um abraço Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#289851 | josécyr | 24 out 2011 21:48 | Em resposta a: #289813

Caro Fernando, que estupidez a minha. Referia-se à Maria da Conceição, madrinha da "Ana", * em 1799. Não meu amigo, nada tenho salvo o que está no referido assento. As minhas desculpas pela tonteira.
Um abraço, Zé Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290103 | fanetal | 28 out 2011 23:10 | Em resposta a: #289787

Amigo Cabecinha:
Os descendentes directos do casal Joaquim Pedro Leal e Efigénia Joaquina Chaves que apurei, a partir do seu casamento em 13.02.1849, em S. Pedro, Faro, são apenas 3 de 5, que tiveram e são:
1 - Efigénia Rita Chaves Leal, nascida a 30.01.1852 em S. Pedro, Faro, que veio a casar a 21.12.1893 em S. Pedro, Faro com Luis Palermo de Oliveira, nascido a 29,12. 1866 em S. Pedro, Faro, filho de Francisco Julio de Oliveira Franco e Maria Bernarda Palermo de Aragão
3 - Agostinho Ferreira Chaves Leal, nascido a 03.09.1854 em S. Pedro, Faro. e falecido a 05.11.1921, casou a 25.06.1879 em S.Pedro, Faro, com Gertrudes Adelina Palermo Leal, nascida a 10.03.1852 em S. Pedro, Faro e falecida a19-01.1927, filha de João Pedro Leal e Maria Rita Palermo Leal. O casal teve 2 filhos: João Aureliano e Maria Beatriz. João Aureliano Chaves Leal, nasceu a 16.06.1880, em S. Pedro e faleceu em 06.02.1959; Maria Beatriz Chaves Leal nasceu a 04.08.1889 em S. Pedro e faleceu a 17.02.de 1977. Casou em 1ª nupcias a 03.10.1909 em S. Pedro com Pedro Alberto Sant'Ana Pinho Castel Branco, que faleceu a 05.08.1912, na Serra da Estrela- O casal teve uma filha Maria José Leal Castel Branco, nascida a03.07.1910 e falecida a 02.06.2000, casou a 15.07.1939 com Manuel Guerreiro Pereira e tiveram 3 filhos. Maria Beatriz casou em 2ª nupcias com Apolinário José Leal, filho de José Pedro de Sousa Leal e Gertrudes Apolinário Palermo Leal. Deste casamento nasceram 4 filjhos: Maria Beatriz n.1918 e f. 13.03.1935, Maria Isabel n. 1920 e f. 11.03.1937, Maria Luisa Leal n.1922 e f. 16.07.2008, casada com com Joaquim Brito da Mana e tiveram 5 filhos.
5 - António Ferreira Chaves n. 14.08.1861 e f. 07.01.1873, em S. Pedro.
Agradecia que se encontrar alguma imprecisão me diga, bem como se tiver elementos em falta.
Um abração
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290120 | josécyr | 29 out 2011 08:41 | Em resposta a: #290103

Caro Amigo Fausto,
Obrigado pelos seus dados que foram uma grande surpresa. Não pensava que, ainda que remotamente, tivesse ligação a pessoas que conheço ou conheci muito bem e com as quais tive/tenho relações de amizade. É assim, afinal somos todos parentes.
Julgo que a Gertrudes Apolinário Palermo Leal, poderá ser neta do casal Apolinário José Leal e de Gertrudes Magna do Coração de Jesus, se calhar filha do casal Joaquim Pedro Leal casado com Efigénia Joaquina Chaves? Será?.
Quanto ao que pede nada mais tenho a não ser a ascendência da Gertrudes Magna do Coração de Jesus, que se desejar mando. Como calcula desta tenho-a levantada até ao XVII, com algumas falhas pois há gente de Pechão, Conceição de Faro, Quelfes e até do Porto, freguesias estas com livros de registos desaparecidos.
Um abraço,
José Cabecinha.

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290125 | fertelde | 29 out 2011 11:30 | Em resposta a: #289192

Estimado Fernando do Vabo,

Recebi do Arquivo Histórico Militar:

João José Gomes Monteiro- localizados os segintes processos:

AHM/DIV/3/7/97
AHM/DIV/#/7/453
AHM/DIV/3/7/1737
AHM/DIV/3/7/1955

Na próxima semana espero ter a documentação comigo.

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290135 | Fernando do Vabo | 29 out 2011 15:35 | Em resposta a: #290125

Caro Fernando de Telde.

É com muita alegria e satisfação que recebo sua mensagem.Por ter o hábito de ler todas as mensagens que se relacionam ao Algarve, tive a sorte de encontrá-lo, dando uma dica a outro confrade.
Como não sabia que você iria me fazer esse favor, entrei em contato com o AHM, e ~eles ficaram de me dar uma relação dos "VABO" encontrados nos arquivos. O problema com o AHM, é que êles só mandam via postal, onerando o envio.
Gostaria de saber se há como ESCANEAR(digitalizar) esses documentos e envia-los por email e me dizer os custos pelo pedido feito por você junto ao AHM, para ressarci-lo.

Mais uma vez agradeço sua gentileza.

Estou ao seu dispor no RJ, para qualquer ajuda.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290162 | fanetal | 29 out 2011 23:28 | Em resposta a: #290120

Amigo Cabecinha:
Fiquei satisfeito por ter podido colaborar.
No que se refere a Gertrudes Apolinário Palermo Leal, nascida 11.05.1851 e falecida a 23.01.1893, se não estou errado ´e filha de Apolinário José Leal e de Isabel Palermo e casou a 15.02.1882 na Sé, com José Pedro de Sousa Leal, filho de António Pedro Leal e Maria Joana de Sousa Palermo, ambos netos de Apolinário José Leal e Gertrudes Magna do Coração de Jesus. Nesta familia é algo confuso, pois realisaram-se casamentos entre primos e entre irmãos, para além dos próprios nomes se repetirem.
Um abraço
Fausto

Resposta

Link directo:

RE: PEGADO DE OLIVEIRA

#290169 | fanetal | 30 out 2011 00:45 | Em resposta a: #289750

Presado Fernando:
Em principio, não perfilho a hipótese acima proposta. O"nosso" José António Pegado de Oliveira nasceu a 03.05.1803, em S. Pdro, Faro, filho de Joaquim José Pegado e de Isabel Eugénia de Oliveira, neto paterno de Luis Pegado e Ana Maria, naturais de Faro e materno de António de Oliveira, natural de Tavoira e Apolónia Maria, natural da comarca de Beja.Existe outro José António Pegado de Oliveira, natural de Mogadouro, comarca de Miranda e que servio no Regimento de Cavalariaa nº 12 entre 1811 1813, filho de Martinho Caetano Pegado de Oliveira e neto de outro J.A.P.O, Capitão-Mor de Ordenanças de Mogadouro. Estes elementos poderão ser comprovados em pastas destes últimos.
Cumprimentos
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

RE: PEGADO DE OLIVEIRA

#290180 | fertelde | 30 out 2011 14:39 | Em resposta a: #290169

Estimado Fausto Alves,

Agradecido pelos seus esclarecimentos sobre as origens de José António Pegado de Oliveira, de Faro.-
Como podemos ser desviados quando se encontram indivíduos que viveram na mesma época e com nomes e apelidos iguais... Incrivel.

Melhores cumprimentos

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290413 | fertelde | 03 nov 2011 17:48 | Em resposta a: #290135

Estimado Fernando Vabo,

Estive esta tarde a recolher algumas fortocópias no AHM, sito em Lisboa, Stª Apolonia, e vi que na mesa de investigação, estão os processos de, pelo menos 4- dos Vabo, que alí existem...

Não entendi bem o seu problema, se é que reside fora de Portugal e o envio por correio é caro, ou, se o seu problema é como executar o pagamento, situação essa que bem conheço, por residir normalmente fora de Portugal...

Eles pedem normalmente que se emitam os valores via conta bancária deles, não dando outra possibilidade... Eu, em uma ocasião, resolvi esse problema enviando ao Director de algum serviço, directamente e a seu nome o dinheiro, o que seria, em meu caso a ajuda que lhe poderia prestar... O envio de dinheiro a um funcionário, seria em um principio interdicto, mas. se fôr a titulo particular, já não...
Caso não resulte esta última posição a solução, diga-me para podermos executar os pedidos e pagos por outra via,.

Melhores cumprimentos,

Fertelde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290435 | Fernando do Vabo | 03 nov 2011 23:11 | Em resposta a: #290413

Caro Fernando de Telde,

agradeço primeiramente sua atenção.

Estou aguardando a relação dos nomes encontrados pelo AHM. Segundo você, haviam +ou - quatro, e eu tenho uma relação de 20 nomes de militares "VABO" no exercito português.Depois de receber a listagem deles, vou enviar os nomes que tenho, para que façam a pesquisa direta sobre cada um.Para que enviem de uma vez todos os documentos. Finalizada esta parte, êles me informarâo os valores.
Se este valor estiver dentro das minhas posses, e a forma de pagamento for complexa para nós de outro país, se você aceitar, enviarei o dinheiro para você(não sei como), e você pagaria diretamente no AHM e êles me enviariam via postal.

Obs: essa parte de envio, seria tratada via email particular.

Desculpe se não fui claro.

Abraços

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290520 | fertelde | 05 nov 2011 18:35 | Em resposta a: #290435

Caro Fernando Vabo,

Tenha em atenção que nem todos os processos se encontram no AHM, alguns poderão estar no Arquivo Historico do Ultramar, que funciona noutro edificio... vidé: Arquivo Histórico Ultramarino, direcção correio electrónico: ahu@iict.pt

Quando lhe indiquem a quantidade, lhe darei a minha direcção para se fazer o pagamento.

Abç

Fernando

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#290560 | Fernando do Vabo | 06 nov 2011 17:52 | Em resposta a: #290520

Caro Fernando,

obrigado por mais essa dica.

Boa semana

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#291108 | Fernando do Vabo | 14 nov 2011 18:17 | Em resposta a: #290520

Caro Telde, mais uma vez estou a oportuná-lo.

Dentro das suas possibilidades, quando passar pelas imediações, favor dar uma olhada no meu pedido junto ao AHM.

Até agora nada, nem uma satisfação. Já tem um mês.O que eu quero a principio, são os nomes encontrados e o valor.

Mandei um email para AHU, ´não recebi resposta.

Desculpe o abuso.

Abraços

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#291326 | fertelde | 18 nov 2011 02:12 | Em resposta a: #291108

Estimado Fernando Vabo,
Tenha paciencia, eles sempre respondem, por vezes com um mês de retrazo, mas respondem... Eu vi que eles estavam a trabalhar no apelido Vabo Vamos esperar a ver o que dizem...
Abç

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#291345 | Fernando do Vabo | 18 nov 2011 14:09 | Em resposta a: #291326

Caro Telde,

obrigado pela atenção dada a minha solicitação.

Bom final de semana.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#295841 | Fernando do Vabo | 27 jan 2012 21:39 | Em resposta a: #291326

Caro Fernando de Telde

Estou mais uma vez a importuná-lo.

Hoje(27-01), estou tentando através do meu banco enviar o dinheiro para o IGCP. O código IBAN fornecido por eles, da como invalido. Terça vou ter a resposta.
Caso não consiga, posso enviar o dinheiro para você efetuar o pagamento ai?. No valor já esta incluido o envio da papelada. Bastaria fazer o pagamento no IGCP em meu nome e mostrar no AHM.

Caso haja essa possibilidade, teria que ter seu nome, codigo IBAN do seu Banco;nome do Banco e SWIFT/BIC do seu banco; seu endereço, cidade.

Caso não possa, não queira ou não ache conveniente, não tem problema. Sem constrangimento. O valor é insignificante, aproximadamente 52 euros, incluido o envio postal.

Caso queira, peça o meu email ao moderador.Os dados ficariam mais seguros.

Mais uma vez obrigado.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#295843 | fertelde | 27 jan 2012 22:13 | Em resposta a: #295841

Estimado Fernando do Vabo,

Infelizmente já nâo me encontro em Portugal e, por tanto, com todo o meu pesar nâo o posso ajudar. Mas tente que lhe deem o IBAN correcto, eles vâo enviar os documentos, nâo tenha qualquer desconfiança sobre isso...

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#295852 | Fernando do Vabo | 27 jan 2012 22:58 | Em resposta a: #295843

Caro Fernando de Telde.

Assim mesmo , agradeço pela sua gentileza em querer me ajudar.Vou esperar o resultado dessa nova tentativa.

Caso não consiga, vou pedir pra êles guardarem os documentos, pois estou me programando para setembro dar um giro por ai, então pego os documentos pessoalmente.

Saudações.

Fernando do Vabo

Resposta

Link directo:

RE: Genealogistas do Algarve Informação

#318222 | fanetal | 27 nov 2012 00:14 | Em resposta a: #288237

Caros Confrades:
Será que algum de vós disporá de alguns dados biográficos à cerca do Capitão Caetano Francisco Sanches (11.03.1752-10.09.1804) e Dr. João da Silva Sanches Costa (15.06.1775- 18.11.1848), incluindo respectivas naturalidades?
Estou particularmente interessado em conhecer o testamento deste último, que julgo terá alguma ligação a Gertrudes Carlota Ferreira Chaves.
Os meus agradecimentos antecipados.
Fausto Alves

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:08

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen