Existe algum Pontual em Portugal ?

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas

Existe algum Pontual em Portugal ?

#288351 | Caioapf | 02 out 2011 03:09

Estou pesquisando sobre a família Pontual que tem origem na França, de lá alguem foi para Portugal (Braga), depois disso 3 deles vieram para o Brasil. Pergunto: Alguem saberia dizer como descobrir se ainda existe alguem que manteve esse sobrenome???????????????
Obg.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289816 | Caioapf | 24 out 2011 15:33 | Em resposta a: #288351

Na verdade eu estou procurando se existe alguém em PORTUGAL que tenha ainda esse sobrenome ................... Obg.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289817 | JoãoGaspar | 24 out 2011 16:09 | Em resposta a: #289816

Caro Caio,

A existir só se for mesmo de sobrenome! lol

Abraço amigo

J.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289819 | Caioapf | 24 out 2011 16:31 | Em resposta a: #289817

Acho que não me fiz entender....... é possível que o termo sobrenome em Portugal tenha outro sentido.
Tenho que confessar que isso me deixa muitas das vezes confuso quando tenho que preencher algum cadastro em sites de Portugal/Espanha/Brasil, alguns pedem nome e pre-nome, outros pedem apelido e nome o que para nós tem significado diversos.
No Brasil usamos o termo Nome como sendo o primeiro Nome e Sobrenome o termo que vem após o nome e que via de regra tem como nome de família principal o último, acredito que seja o mesmo em Portugal quanto a ordem, mas que talvez não tenham os mesmos termos de referencia, como no exemplo de cadastros.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289821 | M.Ribeiro | 24 out 2011 17:02 | Em resposta a: #289819

Caro Caio

O que no Brasil é chamado de sobrenome em Portugal chama-se apelido. E apelido no Brasil já é outra coisa...

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289824 | JoãoGaspar | 24 out 2011 17:19 | Em resposta a: #289819

Caro Caio,

Lamento que o tenha baralhado com apelidos e sobrenomes, mas a minha piada era mesmo sobre o nome Pontual, peço que me desculpe o sentido de humor, mas é que nós Portugueses não temos mesmo fama de pontuais, dai ter dito que se existir um português pontual, só se for mesmo de Sobrenome! Nós chegamos sempre atrasados! hehehe

Abraço amigo e perdoe esta nota de humor!

J.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289827 | HRC1947 | 24 out 2011 17:32 | Em resposta a: #289819

Caro Confrade Caio;


Saudações Genealógicas;


Sabe o problema é que o Português do Brasil é uma coisa.... O Português de Portugal é outra:

Acontece que tenho tido contacto com uma Patricia sua, aí do Rio Janeiro, há já um bom tempo, e no principio foi um

problema para nos entendermos:

Assim, quando a Senhora me queria explicar uma conversa de 4 personagens, a dita Senhora não me identificava

as personagens pelo nome.... dizia: ele.... eles ... o irmão dele....ela + mais aqueles etc.

Assim, para o " emissor "que está dentro do assunto, não há dificuldade alguma. Quanto ao " Receptor " a coisa já

muda de figura. Como não conhece o A... nem o B....perde-se e não chega lá.... Nós aqui em Portugal quando nos

referimos a determinada pessoa, indicamos o seu nome.... e não indicamos ele... ela.... eles etc.. até porque é uma

falta de consideração...(claro que isto é só um exemplo).

Disto isto, seria bom que quando fazem algum pedido, ele fosse devidamente escrito para que todos o entendessem,

e não de " QUALQUER MANEIRA ". para evitar confusões e perdas de tempo, que a ninguém beneficia.

Não me leve a mal este reparo, mas como deve entender a "falar" Português é que nós nos entendemos.


Os m/ cumprimentos


Ana Simões

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289828 | Caioapf | 24 out 2011 17:34 | Em resposta a: #289824

Não seja por isso, eu realmente não poderia entender o sentido que foi dado. Mas pesquisando com o nosso grande amigo Google achei muitos Pontuais só que todos eram nomes de empresas e nada de nome de pessoas, talvez o gosto do nome em Empresas seja para se contrapor ao sentido que destes na piada. Um abraço. Caio

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289831 | JoãoGaspar | 24 out 2011 17:47 | Em resposta a: #289828

Amigo Caio,

Aqui na base de dados do geneall encontro algumas pessoas de apelido Pontual, na sua maioria são do Brasil, mas encontro este de Portugal, Braga http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1220739

Abraço amigo

J.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289834 | Caioapf | 24 out 2011 18:20 | Em resposta a: #289831

João, esse sr. seria talvez um dos últimos viventes com esse apelido em Portugal, lá (Geneall) diz que ele seria da cidade de Braga, porem eu já tenho uma informação de que um dos filhos (Francisco Antonio Pontual) nasceu na Vila de Caminha (arcebispado de Braga), e que o outro (João Manoel Alves Pontual) teria nascido no ano de 1791, acredito que na mesma cidade, portanto preciso saber se existe alguma forma de buscar os registros (assentamentos) referente a essas pessoas, porque eu pretendo fazer um percurso inverso, pra chegar até a França de onde (acreditamos) todos nós surgimos. Obrigado.

Resposta

Link directo:

RE: Existe algum PONTUAL em Portugal ???????????????????????

#289835 | JoãoGaspar | 24 out 2011 18:27 | Em resposta a: #289834

Hum, estou a entender!
Procure aqui nos registos paroquiais:

http://www.geira.pt/adb/
http://etombo.com/
http://antt.dgarq.gov.pt/

Abraço

J.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 23:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen