Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288449 | MBraga | 03 out 2011 18:16

Como posso localizar estas Freguesias?

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288450 | Ajc.oliveira | 03 out 2011 18:47 | Em resposta a: #288449

Caro confrade

Santa Maria de Aveleda, e
São Pedro de Maximinos,
ambas do concelho de Braga

cumprimentos

Alberto Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288460 | MBraga | 03 out 2011 20:20 | Em resposta a: #288450

Caro Confrade,

Muitissimo obrigada pela sua ajuda na correcao dos nomes e na localizacao das frequezias. Quando as frequezias sao citada, ha geralmente referencia a um "lugar". O que este lugar se refere? Por exemplo: do lugar Abram da freguezia de São Pedro de Maximinos?


Cumprimentos

Miriam

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288475 | vbriteiros | 03 out 2011 23:02 | Em resposta a: #288449

Caro Confrade MBraga,
No site www.neps.ics.uminho.pt, poderá aceder a todos os dados de nascimentos,matrimónios e óbitos até 1900.
Cumprimentos
VB

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288476 | vbriteiros | 03 out 2011 23:10 | Em resposta a: #288449

Caro MBraga,
O site que citei diz respeito à freguesia de Aveleda.
Quanto a Maximinos poderá consultar on-line os livros do ADB.
VB

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288486 | MBraga | 04 out 2011 01:04 | Em resposta a: #288476

VB,

Muitissimo obrigada pelo link de Aveleda. Achei meus ancestrais. Estou emocionada.

O que sao os livros do ADB e como posso consulta-los?

Caso voce saiba de outros recursos referente a Braga, por favor,me avise. Meus ancestrais viveram em varias freguesias em Braga, minha unica fonte de pesquiza sao os registros paroquiais publicados online pelo FamilySearch.

Cordiamente,

Miriam

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288521 | vbriteiros | 04 out 2011 15:30 | Em resposta a: #288486

Miriam,
Ainda bem que encontrou os seus ancestrais em Santa Maria de Aveleda. É a freguesia onde nasci, no lugar de Mazagão.
Há muitas freguesias "Aveleda",mas no Concelho de Braga é a única e tem um site próprio ao qual pode aceder.
Os livros do ADB, são os livros de "Registos Paroquiais das Freguesias ( ou Paróquias , nem sempre coincidem)" que se encontram no Arquivo Distrital de Braga " e que contêm os Assentos Paroquiais de Nascimentos, Matrimónios e Óbitos.
Em pesquisas genealógicas usamos muitas siglas para abreviar designações por vezes extensas e aqui ADB quer significar Arquivo Distrital de Braga. Pode aceder ao site do ADB e depois consultar os Assentos, que por vezes demora algum tempo.
Quanto a Maximinos, por favor consulte aqui em cima antes de" todas as salas"o nome "Maximinos" e opte por " Pesquisar". Aparecerá então uma nova janela do Forum mostrando as intervenções sobre o tema. Verá que há uma pessoa a estudar Maximinos.
Quais são as outras freguesias de Braga que lhe interessam?
Boa sorte nas suas pesquisas.
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288532 | MBraga | 04 out 2011 19:22 | Em resposta a: #288521

Caro Vasco,

Muito obrigada pela sua resposta e sugestão da pesquisa sobre Maximinos neste site. Li com interesse os comentários gerados.

Minhas freguesias de interesse são: Lomar, Arcos, Aveleda, Maximinios, e Ferreiros.

Estou no começo da minha pesquiza em Portugal e aos poucos aprendendo como faze-lo.
Tentei achar nas bibliotecas locais livros e também websites que ensinam sobre a pesquiza genealogica em Portugal sem sucesso. Por esta razão tenho muitas questões básicas. Alguma sugestao de nomes de livros que possam a me ajudar neste processo?

Estou tomando a liberdade de lhe fazer algumas destas perguntas basicas:

1. O termo lugar usado nos registros paroquiais refere-se à uma area equivalente a um bairro, ou vizinhança, ou a uma rua principal dentro de uma freguezia? Onde posso obter uma lista dos “lugares” de uma freguezia?

2. Tenho usado o mapa do “Google” para visualizar as freguezias do Conselho de Braga. Existe uma melhor opção?

3. Em Maximinos existe um lugar chamado Abram?

4. Achei no website do ADB os livros que tenho interesse em pesquizar. Como acessa-los? Seriam estes os mesmos registros agora encontrados online no website do FamilySearch?

5. No seu comentário feito em 28-12-10, sobre Maximinos- há uma referência a “um conjunto de um conjunto de armazés dos chamados "larangeiros" , que recebiam laranjas dos lados de Vila Verde e Amares para enviarem para a Europa em Guerra.” Existia um local similar chamado Laranjeiras em Sao Paio de Arcos?

Espero não te-lo assustado e sido inconveniente com tantas perguntas, mais tenho a curiosidade de noviço.

Cumprimentos,

Míriam

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288541 | vbriteiros | 04 out 2011 22:19 | Em resposta a: #288532

Miriam,
As freguesias que cita são todas pegadas umas às outras. Aveleda é seguida pela freguesia de Ferreiros e esta pela de Maximinos (já pertenca à cidade de Braga). Ao lado destas fica Lomar, mas os limites não sei de memória. A Freguesia é a Circunscrição Administrativa de uma Paróquia. Um determinado grupo de freguesias formam um Concelho e os concelhos agrupam-se em Distritos.

1- O termo "Lugar" designa um local com alguma caracteristica que o define dentro da freguesia, por exemplo" Lugar das Larangeiras" para se diferenciar do Lugar do Rio ou Lugar da Fonte. Nas freguesias rurais não havia ruas com nomes.
Pode obter os nomes dos lugares actuais na "Junta de Freguesia", mas nem todas as freguesias tem site.
2 - Pode também usar o mapa das freguesias de cada Concelho, procurando no site da cidade capital do Concelho.
3 - Não conheço esse lugar e suponho que é uma grafia antiga e possivelmente mal escrita pelo Pároco.
4 - Os livros são os mesmos, mas por vezes os o FamilySearch não filmou todos!
5 - Desconheço a toponímia de São Paio de Arcos

Se visitar novamente o site da Aveleda , opte pela sigla A.P.E.C.D.A. e verá a casa que era de meus avós e onde nasci,

Cumprimentos
Vasco

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288558 | roz | 05 out 2011 00:22 | Em resposta a: #288532

Cara Miriam

Abram 'e a grafia antiga de Abrão (ou Abraão). Hoje ha' a Rua de Abrão em Maximinos mas nao sei se 'e por ser no lugar antes assim chamado ou somente uma referencia a esse sitio que existiu. Talvez a junta de freguesia de Maximinos lhe possa dar algumas informacoes. http://www.freguesiamaximinos.pt/portal/v3.0/

Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288595 | MBraga | 05 out 2011 14:27 | Em resposta a: #288541

Caro Vasco,

Agradeço a sua atenção em responder as minha inúmeras questões.

Obrigada pela explicação referente à divisão administrative de Portugal. O termo “Lugar” é equivalente ao termo cidade ou comunidade? Desculpe-me pela insistência, mais creio que ainda nao compreendi o conceito.

Segui sua sugestão de procurar o Concelho que estou interessada. Achei no site Enciclopédia das Localidades Portuguesas- Bem vindo ao Mapa de Portugal, não só a listas das freguesias do Concelho de Braga, mais também, o uma lista alfabética das localidades pertencentes ao concelho. Creio que tenha havido mudanças de alguns nomes desde 1700, mais creio que este é um bom começo.

Obrigada pela sugestão de procurar a Juntas das Freguesida. Ha dias que venho estudando o website da Junta de Freguesia de Lomar. Estudarei as demais freguesias que tenho ancestrais.

Ainda estou tentando descobrir como usar os recursos online do ADB. Achei o nome dos livros paroquiais que estou pesquizando no FS. A listagem dos livros no ADB é uma tool excelente.

Infelizmente não consegui ver a casa onde você nasceu no site de Aveleda. Não achei onde optar pela sigla mencionada.

Cumprimentos

Miriam

Resposta

Link directo:

RE: Freguesias de Santa Maria da Velleda e de Sao Pedro dos Matominos(?)

#288597 | MBraga | 05 out 2011 14:45 | Em resposta a: #288558

Cara Rosario,

Muito obrigada pela informação e sugestão. Tentarei obter maiores dados junto a Junta.

Cumprimentos

Miriam

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 07 mai 2024, 00:23

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen