Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288458 | Maria Montoya | 03 out 2011 19:59

Algum confrade saberá como entrar e fazer as buscas nas páginas dos arquivos distritais?
Já coloquei o numero do processo no local pedido e fiz várias tentativas e não consigo ler um único documento. O etombo.com é muito bom e permitiu-me até há data encontrar montes de antepassados. Porque ser«a que os Arquivos distritais não seguem o mesmo sistema de busca?
Agradeço desde já qualquer sugestão/ajuda.
Cumprimentos
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288468 | manuelrod | 03 out 2011 22:31 | Em resposta a: #288458

Dona Maria.
Queira indicar qual o Distrito que não consegue entrar.

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288544 | Maria Montoya | 04 out 2011 22:42 | Em resposta a: #288468

Att Manuelrod,
Se abrir a página do e.tombo.com, encontra os nomes dos concelhos e alguns teem entre parentes um sinal +. Este sinal creio quer dizer que já teem informação inserida e portanto com possibilidade de ser lida. Em seguida, depois de aceder ao concelho, (neste meu caso foi Setubal) aparece a página do Arquivo Distrital e, apesar de tentar abri-la, não o consigo fazer. Acredito que não estou a dar os passos certos mas não faço ideia de como usar a dita página. Já tentei tambem Leiria e não consigo. É pois para estas páginas dos arquivos Distritais que peço ajuda.
Obrigada pelo seu interesse.
Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288555 | Marggo | 05 out 2011 00:05 | Em resposta a: #288468

Caros confrades
Acontece-me o mesmo ,até em arquivos em que já tinha pesquisado e aparecem agora diferentes.Qual o programa que abre Leiria onde já tinha pesquisado Atouguia da Baleia e agora nem a encontro.?
Onde ver o que ja´se pode consultar onile?
Alguém me pode dar uma ajudinha?
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288565 | vabopi | 05 out 2011 01:46 | Em resposta a: #288555

Caras Maria Montoya e Marggo:

As alterações do site da DGARQ conduziram a um resultado que poderá ser tudo... menos amigo do utilizador. E sem expicações, sem instruções, enfim, é uma tristeza. E o pior é que o próprio etombo ficou com a vida muito dificultada.

Fica aqui a pág. de entrada para os vários arquivos distritais. Em cada um deles, tente fazer a pesquisa pelo nome da paróquia pretendida. Com sorte, obterá uma mescla de pistas que terá de filtrar, pois o 'caminho das pedras' não é facilmente revelado a quem tais 'sites' são destinados: nós, os utilizadores (penso eu ingenuamente). Note ainda que o facto de determinados documentos já terem estado acessíveis não é garantia de que continuem a estar...

http://dgarq.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/pesquisar-arquivos/catalogo/

Com votos de boa sorte,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288567 | Marggo | 05 out 2011 02:03 | Em resposta a: #288565

Caro Vasco Galvão

Muitíssimo obrigado pela preciosa informação. Na verdade verifiquei ao regressar ás pesquisa que muito tinha mudado e para pior.
Como vão as coisa temos de ser rápidos nas pesquisas ,pois de um dia para o outro desaparecem.
Cumprimentos
Marggo

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288572 | manuelrod | 05 out 2011 09:25 | Em resposta a: #288544

Dona Maria:
Penso que não terá feito tudo o que está ao seu alcance para obter o que necessita, pois eu também sou iniciante nestas andanças da informática, é com muito gosto vou tentar explicar o que deve fazer para aceder as paginas que deseja, assim no( e tombo ) 1º - vai a Portugal 2º - depois ao distrito que deseja 3º - depois ao concelho 4º - e de seguida a freguesia, Setúbal tem 6 freguesias clica na que lhe interessa e vai-lhe aparecer pesquisa simples, Pesquisa avançada, catálgo e documentos Digitalizados, Clica em Catalgo e em seguida em documentos digitalizados e vai-lhe aparecer os fundos ou seja os respectivos livros de baptismo, casamento e de óbito, aí tem que seguir o que pretender clicando em cima do livro que deseja o mesmo será para o Distrito de Leiria ou Para Qualquer outro Distrito

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288573 | manuelrod | 05 out 2011 09:32 | Em resposta a: #288555

Para Marggo.
Queira seguir o caminho que eu expliquei a Dona Maria Montoya

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288625 | Maria Montoya | 06 out 2011 00:40 | Em resposta a: #288573

Att manuelrod,
Muito obrigada pela ajuda. Lá abri o "Catálogo" e depois um livro de casamentos mas .... infelizmente não avancei mais.
O mesmo livro continha 3oo e tal folhas e eu queria ir tentar a data da folha numa 200. Não consegui chegar lá.
É preciso um "curso superior" para usar estas páginas dos Arquivos Distritais. A internet e computadores foram criados para facilitar a vida e acabar com a burocracia, mas isto deverá ser realidade noutra galátia.
Não haverá maneira de se protestar e fazer ver aos Arquivos Distritis que o programa por eles usado é pouco prático?
Se tiver tido mais sorte do que eu continuo a esperar a sua ajuda para ver se o meu "cérebro de burrinha" passa a ser mais inteligente.
Obrigada.
Maria Montoya (por favor sem Dona)

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda nas Páginas dos Arquivos Distritais

#288665 | LBolacha | 06 out 2011 23:50 | Em resposta a: #288544

Cara Sra

O mais indica que existe informação online sobre os livros, não que eles se encontram disponiveis para consulta através da internet.
De qualquer maneira, uma solução rápida é procurar no portal dos arquivos (http://portal.arquivos.pt/) procurando sempre por "paróquia tal". Chamo-lhe atenção para o facto de ter de escrever correctamente o paróquia e o nome da fregusia com os seus assentos, mas não dever escrever os "de", ao que certamente facilitará a sua busca.
Atenciosamente

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 06 mai 2024, 09:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen