aldeia ou lugar

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Heráldica | Património

aldeia ou lugar

#288510 | mafs | 04 out 2011 12:51

Caros Confrades

Na morada , local de um antepassado nosso é mais correcto dizer aldeia ou lugar?

nos registos parouiais e frequente o padre dizer lugar x da freguesia y ou aldeia x da freguesia y.

para ter um relatorio genealogico coerente e o mais exacto possvel na sua terminologia e mais correcto usar lugar ou aldeia?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288577 | mafs | 05 out 2011 10:06 | Em resposta a: #288510

caros confrades

podem me ajudar?

OBRIGADO

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288578 | roz | 05 out 2011 10:37 | Em resposta a: #288577

Caro/a mafs

Eu diria que Lugar 'e um sitio ainda mais pequeno do que uma aldeia. Quando se diz "Lugar de" normalmente significa um muito pequeno aglomerado de casas nao propriamente na aldeia mas proximo.

Isto 'e o que eu entendo por Lugar. Obviamente , pode tambem referir-se a um sitio ou lugar especifico dentro de uma terra como o significado normal da palavra indica.

Vamos a ver se ha' mais opinioes.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288583 | LBolacha | 05 out 2011 11:27 | Em resposta a: #288577

Caro Confrade

Vou-lhe dar a minha opinião pessoal e por isso valerá o que valer.
Embora segundo o dicionário, pouca distinção exista, tendencialmente considero uma aldeia um aglomerado de casas que não são o suficiente para serem vilas, sendo por isso considerado a grande maioria das sedes de freguesias do pais, por exemplo.
Como lugar considero um pequeno conjunto de casas. A diferença que tenho feito é que geralmente num lugar, em termos de genealogia, a maioria das pessoas (senão a sua totalidade) que lá se encontram tem fortes e próximas ligações familiares entre si.
Num lugar todos são irmãos e primos, numa aldeia existem sempre aquele "que não nos é nada"

Atenciosamente
Levi Redondo Bolacha

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288585 | mafs | 05 out 2011 11:34 | Em resposta a: #288583

Caro Confrade

mas quando estou a prencher a base de dados na Morada no My Heritage por exemplo devo generalizar a lugar ou a aldeia?

penso que o relatorio deve ser o mais uniforme possivel nao ?

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288588 | LBolacha | 05 out 2011 12:35 | Em resposta a: #288585

Está a perguntar se deve por antes algo do genero aldeia tal ou lugar aquele?
Se for isso, digo-lhe que não, pois embora esteja a definir a classificação do sitio na altura em que realiza a sua pesquisa, essas mesmas classificações são variaveis ao longo do tempo, e uma aldeia pode passar a vila, vila a cidade, etc.
Deve no entanto é ser o mais localizado que lhe seja possivel, do genero Pai Joanes, Loures, Loures, Lisboa ou Rana, São Domingos de Rana, Cascais, Lisboa, pois estes promenores, estas pequenas localizações são extremamente uteis quando é necessario distinguir entre casais com nomes iguais e ajudam a localizar as raizes geográficas de alguns ramos

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288591 | NISGM | 05 out 2011 12:44 | Em resposta a: #288585

Lugar será mais pequeno que aldeia. E os habitantes locais saberiam distinguir se estavam na presença de um lugar se de uma aldeia e com o tempo pq com o tempo muitos lugares passaram a aldeias ou vilas ou simplesmente a bairros. No My Heritage a unifomidade não deve obliterar o rigor científico da inclusão. Se não me engano, aquilo aceita vírgulas.

Assim, seja o mais preciso possível registe o nome do lugar ou da aldeia (não precisa de indicar o que o era exactamente à época), e a seguir a freguesia e o concelho. Por exemplo: Parada, Atei, Mondim de Basto.

Será relevante perceber se Parada era lugar ou aldeia? Está identificado que foi naquele sítio e se alguém achar necessária a classificação pode incidir os estudos sobre o carácter desse sítio na época, mas isso já será outro estudo. A origem da família ou do indivíduo já estará bem suficentemente precisada, até pq me parece que a questão dos estatutos está mais precisada em termos legais no título de vila e de cidade do que no de aldeia e lugar.

Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288601 | PP | 05 out 2011 16:34 | Em resposta a: #288510

Caros confrades,

Nalgumas freguesias do norte de Portugal que estudei com alguma exaustão, ou seja, lendo quase tudo, apercebi-me do seguinte: os registos mais antigos referem na maior parte das vezes «da aldeia de», que ao fim de algum tempo passou a «do lugar de» e nalguns casos a «da vila de».
Devemos ter algum cuidado com o que hoje significa para nós lugar e aldeia, pois poderá não ter precisamente o mesmo significado que no século XVI, por exemplo.

Lembro-me de algumas leituras de documentos, onde os professores alertavam, por exemplo, para as igrejas e outros monumentos classificados como em «ruína», que nalguns casos significavam somente algumas brechas nas paredes.

Aldeia, por exemplo, muitas vezes derivou como extensão do vocábulo latino Campus, (campo) que significava um terreno em que não havia um povoado importante. Hoje, quando nos referimos a um campo, nem sequer pensamos em povoado.

Daí que no meu caso particular mantenha a designação presente no documento. Mas se a vossa base de dados tiver um modo de localizar num mapa é melhor nem sequer colocar o vocábulo aldeia ou lugar pois «baralha» o programa que não reconhece o nome.

Cumprimentos, PP.

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288619 | LBolacha | 05 out 2011 23:00 | Em resposta a: #288591

O Caro Confrade respondeu o que eu queria por melhores palavras, pelo que concordo completamente

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288641 | LBonifacio | 06 out 2011 13:30 | Em resposta a: #288510

Um lugar, é uma sub-divisão não oficial de uma aldeia. Podo ou não estar separado da mesma e não existe qualquer delimitação oficial do mesmo. É apenas uma denominação popular e os seus limites são meramente baseados na tradição.

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288657 | mafs | 06 out 2011 20:59 | Em resposta a: #288510

Caros Confrades

Obrigado a todos pelo esclarecimento.

quando referi aldeia ou lugar, estou a referir me a documentos dos sec XVI, XVII, XVIII. pois e frequente nestes aparecer eessa designação aldea ou lugar da freguesia X. a minhaduvida era no sentido de no relatorio ficar uma linguagem mais uniforme, isto e ou lugar ou aldeia e nao parecer os dois em simultaneo no mesm relatorio.

penso que fiquei escarecido vou simplesmente por o nome, sem nomear aldeia ou lugar.

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288747 | M22F04M72 | 09 out 2011 00:56 | Em resposta a: #288657

Caro mafs
Pessoalmente coloco sempre o lugar onde foi nascido, casado ou falecido o meu familiar. Isto porque para mim o significado de "lugar" e "aldeia" não são confundíveis. Entendo como "lugar" o exato local, sítio, residência onde nasceu a pessoa. A "aldeia" é uma pequena povoação (que se formou pelo conjunto de vários lugares) que não tem categoria de vila ou cidade. Atualmente conhecida por freguesia. Nos assentos de batismo que tenho consultado é dito que "nasceu no lugar X da aldeia ou freguesia Y". Efetivamente pode acontecer, X ter nascido no Lugar Y sendo o nome de Y o mesmo em que nasceu o de X. Porém a repetição, para mim, significa que o lugar onde nasceu X veio dar nome a Y. Por ex., X nasceu no Lugar de Bustelo, da freguesia de Bustelo, ora a freguesia de Bustelo tem muitos outros lugares. Assim identifico as famílias que são do lugar de Bustelo, da freguesia do mesmo nome, separando-as das que são de outro lugar igualmente da mesma freguesia.
Até à pouco tempo as nossas freguesias (aldeias) não tinham nome de ruas nem nº de polícia. Atualmente todas as freguesias têm de atribuir nomes e respectivo nº de polícia aos canminhos, ruas e estradas. Este procedimento passa por terem de saber, junto da respectiva camâra municipial qual o nome que figura nos livros de localidades (ou lugares), e havendo já registo de nome de lugar esse será o que vai ser atribuído ao caminho, rua ou estrada. Esta forma de classificação irá levar-nos ao local onde o nosso familiar nasceu naquela freguesia. Por este motivo entendo que devo colocar o nome do local, a freguesia onde se localiza e por fim o concelho a que pertence.
Atenciosamente
Maria Matos

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288752 | mafs | 09 out 2011 08:42 | Em resposta a: #288747

Caro Confrade

eu tambem coloco o nome do lugar ou aldeia. a minha duvidaprende se com o facto e nos docmentos dos seculos que referi ve tambem aldeia da freguesia y. a minha duvida e se e mais correcto colocar aldeia ou lugar ?

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: aldeia ou lugar

#288753 | LBolacha | 09 out 2011 10:42 | Em resposta a: #288752

O mais correcto é colocar o nome da aldeia/lugar mas sem referir que é uma aldeia ou lugar (ou seja, não referir a sua classificação)

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:03

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen