prior André Castanheda de Moira

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

prior André Castanheda de Moira

#288726 | Maria Ribeiro | 08 out 2011 16:58

Gostaria de obter informações sobre os antepassados do prior André castanheda de Moura que entre 1668 ( ou talvez um pouco antes) e 1708 (ano em que faleceu) foi pároco de Requeixo (concelho de Aveiro). Vinculou os bens que possuia em Requeixo, bem como uma capela e a quinta de São Pedro de Aradas. Esta quinta e capela tinham pertencido a dona Ana da Veiga, casada António Rangel de Quadros de Aveiro. O vínculo foi herdado por Manuel Castanheda de Moura, casado com dona Maria Custódia Rangel de Quadros de Aveiro, filha de dona Ana da Veiga. Manuel castanheda de Moura e Orta, natural de Gois, foi sargento-mor da comarca de Coimbra e senhor da Casa de São Silvestre.
Os genealogistas que estudaram estas famílias ignoraram este André Castanheda de Moura que não sei onde encaixar.

Resposta

Link directo:

RE: prior André Castanheda de Moira

#289300 | RCCORREIA | 16 out 2011 00:09 | Em resposta a: #288726

Maria

Veja esta informação deixada pelo Eduardo Osório noutro tópico. Como julgo saberá os Castanheda eram antes Castanheira e em dado momento trocaram um apelido pelo outro (mas quiçá nem todos). É mais uma pista a pesquisar, como aliás outras já tratadas neste forum.

Cumprimentos,
Rui

"Salvo melhor opinião, para mim "criado grave" deverá ser mais ou menos o mesmo que secretário particular. Há tempos, encontrei um caso, que publiquei nas Raízes da Beira, vol. II, p. 495:

Manuel Castanheira de Moura, n. em 1734, matriculou-se em Instituta em 1752, em Cânones em 1753 e em Leis em 1754, sendo proprietário dos ofícios de escrivão da câmara e órfãos de Sinde e Ázere por carta de 07-04-1769, habilitado a 13-02 do mesmo ano (ANTT – Leitura de bacharéis, m. 45, nº 17). Neste processo se refere ser morador em Lisboa, «criado grave da Ex.ma Senhora D. Joana Isabel de Alencastro, das Picoas». Esta senhora era a mãe do 1º conde de Camarido.

Esta D. Joana Isabel nasceu em 1745, pelo que naquele ano era uma jovem senhora que aos 24 anos já tinha os 5 filhos que vêm no Genea...

Quanto ao nosso Manuel Castanheira era filho de André Castanheira de Moura, administrador da capela de Nª Srª da Conceição na Lajeosa, e neto do Dr. André Castanheira de Moura, bacharel em Cânones. Todos «lavradores principais desta freguesia, e nela servem os cargos honrados», etc. etc. Gente que não era nobre vista de Lisboa, mas que era letrada e principal na perspectiva da província.
"

Resposta

Link directo:

RE: prior André Castanheda de Moira

#289474 | Maria Ribeiro | 18 out 2011 15:12 | Em resposta a: #289300

Caro Rui
Trata-se de uma informação muito interessante e muito esclarecedora.
Agora, que terminei o grosso das investigações a que me tenho dedicado, vou dedicar-me um pouco mais às minhas próprias raízes, em que estou encalhada cerca de 1600. Sei para onde vou, mas não sei como lá chegar. Como no Homo sapiens, há elos perdidos.
Se eu puder ser-lhe útil em alguma coisa, disponha. Renovo os meus agradecimento
Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 05:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen